PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE RIO DAS PEDRAS (SP) É EXECUTADO EM BAIRRO DE PIRACICABA (SP)

Um guarda municipal de Rio das Pedras - SP foi assassinado em Piracicaba – SP, na noite desta terça-feira, 30/09. De acordo com a Polícia Militar, o agente, que morava em Piracicaba, foi baleado diversas vezes enquanto estava à paisana em uma padaria no bairro São Jorge. O crime cometido por volta das 21h, próximo ao terminal de ônibus da comunidade. Ninguém foi preso. A comandante da PM em Piracicaba, major Adriana Sgrigneiro, disse ao G1 que não descarta a hipótese de um atentado contra o guarda. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Fonte: G1 Piracicaba e região

GUARDAS METROPOLITANOS DE SÃO PAULO SÃO RECEBIDOS A TIROS DURANTE PATRULHAMENTO EM ÁREA DE ALTO RISCO


Durante patrulhamento em  área de risco com vista a invasões, equipe da Guarda Civil Metropolitana - Inspetoria Regional FÓ - avistou dois indivíduos em um terreno, que efetuaram disparos de arma de fogo contra a equipe e correram barranco a baixo.
Foi solicitado o devido apoio mas os suspeitos conseguiram se evadir deixando uma moto (produto de roubo em Pinheiros). Encaminhando os fatos à 72° Delegacia de Polícia. Equipes no apoio a Supervisão IR-FÓ, Supervisão Norte, IR. CV.  Supervisão Ambiental FÓ e IR Perus pra condução da moto. Fotos: Equipe no local.


Fonte: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/guardas-sao-recebidos-com-tiros-durante.html

GUARDA MUNICIPAL DE DIADEMA (SP) É COVARDEMENTE EXECUTADO POR MARGINAIS


O Guarda Civil de Diadema (SP) Nunes, de 25 anos de idade, foi covardemente assassinado ele estava a apenas um ano na GCM e em breve iria tomar posse em um concurso da PM. 
Segundo informações ele havia acabado de sair do plantão por volta das 5:30 hs, estava de moto quando foi interceptado por vagabundos em uma moto falcom, cor prata, eles queriam a carteira e o relógio e acabaram achando a funcional dele, revistaram e acharam a arma ,o policial foi atingido por dois disparos nas costas, mais um em umas das mãos e, além disso, os vagabundos dispararam mais cinco tiros no rosto do GCM com a sua própria arma.

Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE DÁRIO MEIRA (BA) PERSEGUE HOMEM APÓS ASSASSINATO

“Peba” morreu no local. Foto: Bidu

Um homem identificado como FERNANDO ARAÚJO DE JESUS, vulgo "Peba", foi assassinado na tarde de domingo (28) no povoado de Planalto Íris, município de Dário Meira. Segundo testemunhas, o rapaz foi assassinado por um homem de nome Antonio que era vizinho da vítima. Fernando morava no distrito de Valentim, município de Boa Nova. 
Populares informaram que o assassino chegou num bar e chamou Fernando, efetuando dois disparos. Antes de fugir ainda efetuou outros disparos nas costas de Fernando. O criminoso fugiu numa motocicleta, abandonando-a após perseguição da Guarda Municipal, fugindo a pé pelo matagal.


Fonte: http://tocooliver.blogspot.com.br/2014/09/dario-meira-guarda-civil-municipal.html

GUARDA MUNICIPAL DE TIMON (MA) REALIZA PALESTRA SOBRE TRÂNSITO NAS ESCOLAS

O componente do GAPE, P. Rocha, fala da metodologia utilizada com crianças tão pequenas.

Nesta sexta-feira (26), enceram-se as programações da Semana Nacional do Trânsito em Timon e a Prefeitura Municipal, juntamente com a Guarda Civil Municipal, através do GAPE (Grupo de Apoio e Proteção Escolar), realizam palestras com temática voltada para asegurança no trânsito nas escolas da rede municipal. Nesta manhã, alunos da Creche Aurenir Flor receberam a visita do GAPE e, à tarde, será a vez dos estudantes da Escola do Povoado Pinto, zona rural da cidade. A semana Nacional de Trânsito iniciou no dia 18 deste mês.
A Creche Aurenir Flor atende cerca de 40 crianças com faixa etária de 2 a 3 anos e fica localizada na Vila João Reis. Na ocasião, as crianças tiveram oportunidade de receber valiosas instruções sobre a importância de exercitar a educação no trânsito. A ideia também é que, através das crianças, as informações repassadas cheguem também aos pais. 
A diretora da Creche, Monalisa Vale, explicou que, apesar da pouca idade, as crianças conseguem assimilar as informações. “Nós trabalhamos de forma lúdica com eles. Aqui as crianças aprendem e levam essas informações aos pais. Nós montamos toda uma estrutura para simular um ambiente de trânsito e aqui mesmo eles ensinam seus pais”, disse a diretora.
O componente do GAPE, P. Rocha, fala da metodologia utilizada com crianças tão pequenas. “Nós não temos muita burocracia de trabalhar com crianças, mesmo sendo pequenas, elas absorvem as informações. Nós utilizaremos vídeos e ilustrações que prendem a atenção delas, que aprendem brincando, e posteriormente transmitem o que assimilaram aos seus pais”, comentou o guarda municipal.
Às 14h, será a vez dos alunos da escola do Povoado Pinto, localizado às margens da BR 316. Lá, os Guardas Municipais também farão palestras sobre o trânsito e os perigos da BR. “No povoado Pinto, nós trabalharemos na prevenção de acidentes, e isso é muito importante, pois a BR é perigosa e nossa parte, enquanto formadores de opinião, é informar”, complementou o guarda civil P. Rocha.


Fonte: http://www.portalodia.com/municipios/timon/guarda-civil-municipal-de-timon-realiza-palestras-sobre-o-transito-em-escolas-215513.html

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) ESTEVE PRESENTE EM MAIS EVENTO NACIONAL VOLTADO À SEGURANÇA PUBLICA

O comandante da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, GM Vieira, o inspetor  GM Da Silva, e o GM Gilberto, participaram do XXIV Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado do dia 24 a 26 de setembro, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.
Promovido pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais, (Órgão representante das Guardas Municipais em todo território nacional), o congresso tem como objetivo principal, a busca de uma identidade para as corporações, através de palestrantes altamente qualificados, que abordam temas e questões como legislação, regulamentação e padronização de uniformes e insígnias, entre outros.
Entre os assuntos abordados nessa 24° edição, os que tiveram destaque foram os da atuação das Guardas Civis no Trânsito, conforme Lei Federal e CTB; o Poder de Policia das Guardas Municipais e o Porte de Arma para todos os GM’s, regido pela Lei Federal nº 13022, recentemente aprovada pela Presidente da Republica, que determina a adequação dos municípios no prazo de dois anos, a esta nova Legislação.
Alem de palestras sobre leis, (Estatuto da Criança e do adolescente, Maria da Penha, Estatuto das Guardas, Direitos Humanos), antiterrorismo, legislação, segurança pública, violência domestica e apresentação de estandes com equipamentos e soluções na área de segurança, foram discutido também, o Plano de Carreira Nacional para todos os GM’s indicados pelo SENASP e Carteiras Funcionais Nacional, que será elaborada pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais para todos os agentes atuantes.
“Participar de um congresso deste nível é de tamanha importância para promover a integração de nossa corporação com outras, que alem de adquirir conhecimentos possibilita parcerias com corporações mais antigas. Em socialização pude perceber que a nossa corporação, apesar de possuir apenas três anos de formação, estamos enfrentando problemas de níveis menores, comparando com algumas Gm’s de outros estados.” – diz o GM Da Silva, Inspetor da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas.
Em nota, O CMT GM Vieira, diz que o encontro foi de fundamental importância para a instituição ao qual ele representa, pois reuniu Agentes de todas as partes do país, proporcionando assim uma interatividade e oportunizando a Guarda Municipal de Teixeira de Freitas apresentar à outras corporações,  os projetos executados no município.  – “Por isso devemos parabenizar o nosso secretário de Segurança, Bartolomeu Calheiros e o prefeito João Bosco, por reconhecer que a excelência só se alcança, na busca do conhecimento junto a outras realidades, fortalecendo a categoria nesse processo de melhoria da Segurança Publica Municipal, onde o maior favorecido é a comunidade”.  – finaliza o Comandante da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas.
O congresso acontece todos os anos e é classificado como o maior evento da classe, onde nesta ultima edição, reuniu cerca de 400 Guardas Municipais de todo o país e contou com a presença de algumas autoridades, a exemplo do Prefeito de vila Velha, Rodney Miranda e da Secretária Nacional de Segurança (SENASP),Regina Mikki. Sendo ela, em todas as suas manifestações, a encorajadora dos trabalhos realizados pelas Guardas Civis em todo Brasil, que diferente do que se ouve falar, não querem tomar espaço de nenhuma Instituição e sim realizar um trabalho preventivo de policiamento comunitário fortalecendo assim ainda mais a segurança publica de cada município.
CMT Vieira, Inspetor GCM Da Silva e GM Inez Basso da Guarda Municipal de Curitiba/PR

CMT Vieira, Inspetor Da Silva e o GCM Mauricio Domingos (Naval) da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo/SP

CMT Vieira e o CMT Flavio Romarico comandante da Guarda Municipal de Recife/PE

CMT Vieira e o GCM Eliel Miranda da Guarda Civil Municipal de Santa Barbara d´Oeste/SP


Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

APREENDIDO MENOR ACUSADO DE ATIRAR EM VIATURA DA GUARDA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE (MS)

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por ser suspeito de atirar contra uma viatura da Guarda Municipal. Ele também é acusado de trocar tiros com outra pessoa, que não foi encontrada. O menor foi apreendido na Rua Pedro Teruel, na Comunidade Cidade de Deus, em Campo Grande, e conduzido até a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Piratininga.
Os guardas, com apoio de policiais da 1ª Delegacia, foram até a casa do adolescente, que fica na Rua Seiko Yonamine, Bairro Parque do Sol.
Segundo o comandante da Guarda, Jonys Cabreira Lopes, eles apreenderam vários celulares e a suspeita é de que os aparelhos sejam roubados ou furtados. Já os moradores relataram que a troca de tiros foi por conta de rixas de gangues.


Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) EFETUA PRISÃO NA REGIÃO CENTRAL

A prisão ocorreu nas mediações da praça do Liceu do Ceará

Uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Fortaleza, formada pelos subinspetores Teles e F. Gomes e o GM Onofre, conduziu Leandro de Souza Soares de 19 anos, ao 34º Distrito Policial, na manhã última sexta-feira (26).

A prisão ocorreu após o jovem subtrair o aparelho celular de uma pessoa nas mediações da praça do Colégio Estadual do Ceará (Liceu), na avenida Philomeno Gomes, no Centro. Ao notar a presença do grupamento especial da Guarda Municipal, a população acionou a equipe, que prontamente atendeu ao chamado. Além de impedirem que a população linchasse o acusado, os servidores o conduziram à delegacia onde ficou detido autuado no Artigo 157.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PRF MINISTRA PALESTRA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA A GUARDA MUNICIPAL DE PINDOBAÇU (BA)


Na noite dessa quarta-feira, 24/09, a Guarda Municipal de Pindobaçu/BA, através de uma grande parceria entre as instituições, recebeu uma palestra com o tema Educação no Trânsito, ministrados pelos Policias Rodoviários Federais Montenegro e Cleriston. A palestra foi realizada no Clube Social de Pindobaçu, com a participação de 25 agentes da Guarda Municipal onde os integrantes da GCM receberam informações de educação para o trânsito, como orientar o público para o trânsito seguro, acidente automobilístico, direção defensiva e de conscientização dos condutores de veículos em geral.



Fonte: Guarda Municipal de Pindobaçu/BA

MELIANTE ATIRA CONTRA GUARDAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG) NA PORTA DE ESCOLA, MAS ARMA FALHA

Guardas municipais que fazem o patrulhamento em uma escola do Bairro Dom Silvério, na Região Nordeste de Belo Horizonte, viveram momentos de terror na tarde desta quarta-feira. Durante uma abordagem a um motociclista que fazia manobras arriscadas em frente a instituição de ensino, um jovem tentou impedir a prisão e atirou duas vezes contra os inspetores. A sorte dos alvos é que a arma falhou. Os dois homens fugiram e ainda não foram encontrados. 
A tentativa de homicídio foi registrada por volta das 13h quando os estudantes entravam na escola para o turno da tarde. Um motociclista passou pela Rua Penalva fazendo manobras arriscadas e acabou abordado pelos guardas municipais. “Eles abordaram o jovem por direção perigosa e detectaram que o condutor não tinha carteira de habilitação. Por isso, acionaram a PM para fazer a prisão”, comentou o soldado Heleno Ribeiro. 
Durante a abordagem, um jovem apareceu na rua com uma arma em punho. “O homem atirou duas vezes contra os guardas, mas a munição falhou. Os guardas correram para dentro da escola e se esconderam. Enquanto isso, os dois homens fugiram”, afirma Ribeiro. Foi feito um cerco na região por policiais militares, mas até o fim da ocorrência os suspeitos não foram encontrados. 
O boletim de ocorrência foi feito por tentativa de homicídio. A moto do jovem foi apreendida.


Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/09/24/interna_gerais,572422/jovem-atira-contra-guardas-municipais-em-frente-a-escola-municipal-de-bh-mas-arma-falha.shtml

GUARDA MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA (PR) PARTICIPA DE CURSO PARA ESTRUTURAÇÃO DE CANIL

Curso dará noções sobre tratamento de cães e adestramento básico. (Foto: Carlos Poly/SMCS)

O servidor público Rodrigo Augusto Damazio, integrante da Guarda Municipal de Araucária (GMA), está em Porto Alegre (RS) para realizar um curso gratuito de adestramento de cães, ministrado pelo Núcleo de Ensino do 3º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro.
O “estágio”, como é denominado pelo Exército, terá duração de dois meses e meio e qualificará o guarda para adestrar os cães do projeto do Canil da Guarda Municipal. O objetivo da iniciativa é que os profissionais possam conduzir e empregar cães nas atividades de: faro de drogas, guarda e proteção e patrulhamento.
O início das aulas foi voltado para fatores ligados à psicologia canina e em breve começará a trabalhar noções de adestramento e treinamento lúdico. No ano passado, outro guarda municipal de Araucária participou do curso de tratamento de cães e adestramento básico, também ofertado pelo Exército.
“Foi excelente, um curso complexo e que nos deu uma boa base. Nos ajudará bastante na estruturação do nosso canil, pois estamos com três cães. Será um processo que levará alguns meses, mas será muito importante para o nosso trabalho”, explica o guarda Bruno Vinícius Rodrigues, que participou da capacitação em 2013.

Função

Os cães do canil municipal serão adestrados e poderão auxiliar os guardas na proteção de bens, assim como de serviços ou instalações do município e em outras situações relacionadas com as atribuições da GMA ou que possam apoiar ações da Polícia Civil e Militar. Os animais poderão ainda ser empregados em operações de busca de drogas, resgate e salvamento ou em demonstrações de cunho educacional e recreativo em escolas.


Fonte: Prefeitura Municipal de Araucária/PR

OPERAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) E POLÍCIA CIVIL APREENDE 5 MIL UNIDADES DE PRODUTOS FALSIFICADOS

Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal isolaram área do protesto juntamente com a Polícia Militar.

A Guarda Municipal do Natal e a Polícia Civil do RN realizaram uma operação conjunta na manhã de ontem (23) no camelódromo do Alecrim, onde foram apreendidas 5 mil unidades de DVDs e CDs piratas. A ação deteve três homens e resultou numa manifestação por parte dos vendedores ambulantes, que interditaram a avenida Coronel Estevam queimando pneus e lixo.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados ao local e juntamente com os agentes da Ronda Ostensiva da GMN desobstruíram a via, como também apagaram os focos de incêndio registrados na avenida. Durante o protesto, que reuniu cerca de 60 pessoas, outros dois homens foram detidos por desacato e um menor foi apreendido pelos operadores de segurança pública.

Manifestação contou com cerca de 60 ambulantes, mas foi controlada pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, a operação foi iniciada logo cedo e durante a ação surpresa os vendedores de produtos falsificados não tiveram reação, somente após a apreensão e retirada dos produtos das bancas é que aconteceu a manifestação. “Temos no Alecrim uma base da GMN onde monitoramos com câmeras de segurança boa parte do comércio de rua e isso foi utilizado para que a operação da polícia civil e da GMN encontra-se êxito”, disse.
O titular da Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações (DEFD), Júlio Costa, informou que a repressão ao comércio ilícito de obras fonográficas e audiovisuais vai ser continuada. Este ano já foram apreendidas 95 mil unidades de produtos falsificados. 
As pessoas detidas durante a operação foram conduzidas a Delegacia de Platão onde foram autuadas em flagrante e vão responder por crime previsto no artigo 184 do Código Penal. Se considerados culpados, podem pegar detenção de três meses a um ano e multa.


Fonte: Assecom – Guarda Municipal de Natal/RN

GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA) TEM LEI DE AUXILIO FARDAMENTO APROVADO NA CÂMARA DE VEREADORES

O Executivo Municipal enviou para a Câmara de Vereadores de Simões Filho o Projeto de Lei nº 011/2014, que institui o Programa Auxílio Fardamento da Guarda Municipal. Na manhã dessa Terça-Feira (22) o projeto foi lido e apresentado pelo Vereador Everton Paim.
O Projeto Auxílio Fardamento que terá autonomia no âmbito da Secretaria de Administração do Município de Simões Filho tem como premissa facilitar a aquisição e também a manutenção do Kit Fardamento diretamente pelo servidor.
Com a aprovação do Projeto de Lei pelos edis a proposição dará autonomia e aprimoramento da Guarda Municipal na Administração do seu fardamento, onde o recurso será disponibilizado individualmente. Com a implantação do Programa a administração pública não terá mais a necessidade de licitação para aquisição e manutenção dos programas partindo diretamente da Secretaria de Administração do Município.
O Programa incentiva e revela mais uma conquista da Guarda Municipal de Simões Filho (GM) na gestão do Coordenador Especial, Erivaldo Santos. Com a aquisição o valor do Auxílio Fardamento corresponde ao custo médio de 2 (dois) Kits farda para utilização a cada ano do exercício, no valor correspondente a 5% do vencimento básico, para cada Guarda Municipal e que será disponibilizado mensalmente em conta salário.
O Kit Fardamento conta no seu modelo normal com: Calça, Camisa, Gandola, Cinto de Guarnição, Coturno e Boina tipo militar e também com o Kit combatente camuflado.
Para o Coordenador Especial da Guarda Municipal, Sr. Erivaldo Santos e toda a corporação o presente Projeto de Lei mostra acima de tudo o comprometimento da Gestão Municipal e da Câmara de Vereadores para à necessidade de valorização de uma das GM mais antiga do Estado da Bahia e que nos dias atuais o Prefeito Dr. Eduardo Alencar tem apoiado com o olhar de que é preciso valorizar, integrar e melhorar dando melhores condições de trabalho a uma classe que em parceria com outras corporações tem ajudado a cuidar da segurança pública do município de Simões Filho.


Fonte: Mapelenews

GUARDAS MUNICIPAIS DE ITABERABA (BA) PASSARÃO POR CURSO DE FORMAÇÃO COM 472 HORAS/AULA

66 integrantes da Guarda Municipal de Itaberaba (GMI) participarão de curso de formação com 472 horas/aula.

A Guarda Municipal de Itaberaba (GMI) irá participar de um curso de formação - com 472 horas de aulas - para 66 integrantes da corporação. Sob a coordenação do guarda municipal Nélson Querino, o curso terá 7 módulos e começará no dia 6 de outubro e terminará no dia 10 de janeiro de 2015. “Convocamos todos os guardas municipais para que se informem e obtenham todos os esclarecimentos na nossa sede”, informa o coordenador Querino.
O Módulo I terá como tema “O papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal”, com 172 horas/aula. Começará dia 6 de outubro e terminará dia 31 de outubro.
O Módulo II começará dia 3 de novembro e se estenderá até o dia 4 de novembro, com 30 horas de aulas. O tema será “Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade”, com palestras do guardas municipal Nélson Querino, e do técnico ambiental Luiz Américo. O Módulo III começará dia 5 de novembro e se estenderá até o dia 13 de dezembro, tendo com temática “Violência e (IN) Segurança Pública”. Terá 198 horas/aula. O Módulo IV começará dia 16 de dezembro e se estenderá até o dia 18 de dezembro. Abordará a questão “Comunicação e Gerenciamento da Informação”, com 24 horas de aulas. O Módulo V começará dia 5 de janeiro de 2015 e se estenderá até o dia 6 de janeiro. Com o tema “Relações e Condições de trabalho das Guardas Municipais”, terá 24 horas/aula. Finalmente, o Módulo VI “Atividades Extraclasse e Avaliação”, com 28 horas/aula, começará dia 8 de janeiro e se estenderá até o dia 10 de janeiro de 2015.


Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Itaberaba/BA

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MULHER AGREDIDA PELO PRÓPRIO FILHO SÓ TEM PAZ APÓS RECEBER BOTÃO DO PÂNICO DA GUARDA MUNICIPAL DE VITÓRIA (ES)

Caixinha preta da Guarda Municipal de Vitória é a mais nova arma no combate à violência contra a mulher. Iniciativa ganhou o prêmio Innovare em 2013 e está ajudando a Justiça.

Para as mulheres ameaçadas pelos companheiros ou por filhos agressivos, muitas vezes o socorro não chega a tempo de evitar o pior. Mas agora, elas têm um aliado, um aparelho que está trazendo mais segurança: o botão do pânico.
O Fantástico foi ao estado brasileiro que lançou esse projeto, e que está conseguindo diminuir os números da violência. A reportagem é de Marcello Canellas, Monica Marques e José de Arimatéa.
Uma sirene dispara na sala de operações da Guarda Municipal de Vitória. A dez quilômetros dali, um microfone capta a respiração ofegante de uma dona de casa. Ela está fugindo do marido que a agrediu.
Uma caixinha preta que se traz junto ao corpo ou dentro da bolsa é a mais nova arma da Justiça do Espírito Santo no combate à violência contra a mulher.
“A partir do momento em que o botão do pânico é acionado, todo o áudio do ambiente começa a ser gravado. Isso se constitui na melhor prova judicial possível”, explica o desembargador Pedro Feu Rosa.

Outro flagrante. Ao mesmo tempo em que grava, o botão do pânico avisa a Guarda Municipal, que desloca imediatamente uma equipe. A descrição do agressor e a localização da vítima aparecem na tela da sala de controle.
Enquanto a equipe se apressa, as câmeras de monitoramento de trânsito da prefeitura rastreiam a mulher. Em sete minutos, a Guarda Municipal já está com a vítima. O marido está preso por já tê-la espancado antes, mas um amigo dele a ameaçou agora.
Ela ganhou o botão do pânico da Justiça depois que teve o rosto desfigurado pelo marido. “O cirurgião teve que reconstituir a maçã do rosto, porque teve três fraturas”, conta a mulher.
As pancadas trituraram o osso da face, mas o caso dela está longe de ser exceção.
“Nós já vimos casos piores. Até escalpelamento”, conta o cirurgião Renato Rocha Monteiro.
Dados oficiais do governo mostram que, a cada mês, 472 mulheres são assassinadas no Brasil, o que dá um assassinato a cada hora e meia. O Espírito Santo é o estado mais violento: 11,24 mortes em cada grupo de 100 mil mulheres.
Há pouco mais de dois anos, o Fantástico mostrou que as medidas protetivas emitidas pela Justiça capixaba, proibindo maridos violentos de se aproximarem não estavam funcionando.
Quando foi assassinada, na periferia de Vitória, Anita Leite trazia o papel da medida protetiva dentro da bolsa. Depois da reportagem, o marido dela, Hercy de Souza Leite, foi preso e aguarda julgamento.
“Nos chamava a atenção a vergonha de o Espírito Santo ser o último colocado no Brasil a nível de proteção das mulheres. Mulheres chegavam ao judiciário praticamente rasgando, jogando numa lata de lixo, o papel que continha a medida protetiva em função de que aquilo ali era nada mais, nada menos do que uma folha de papel. Não ia além disso”, afirma o desembargador Pedro Feu Rosa.
Foi então que o desembargador teve a ideia de implantar o botão do pânico. Em 2013, a iniciativa ganhou o prêmio Innovare, concedido a práticas inovadoras que modernizam a Justiça brasileira.
No começo, havia até uma certa desconfiança. Ninguém acreditava que um dispositivo que mais parecia coisa de cinema, dos filmes de ação de Hollywood, pudesse realmente funcionar em Vitória. Mas quando os primeiros botões de pânico chegaram, os resultados começaram a aparecer.
Na 11ª Vara Criminal de Vitória, a vítima e o ex-marido, acusado de agredi-la, ficarão frente a frente. Cada um conta uma história.

Fantástico: Você a agrediu?
Ex-marido: Não.
Fantástico: Você nunca agrediu a sua mulher?
Ex-marido: Não, teve discussão verbal de eu ter que me afastar.
Fantástico: Ele foi agressivo com você
Vítima: Foi.
Fantástico: Agressivo como?
Vítima: Ele me batia.
Fantástico: Batia como?
Vítima: Batia. Ele pegava a minha cabeça e atirava na parede. Depois me dava porrada.

A audiência começa e a mulher conta à juíza que o ex-marido só parou de persegui-la depois que ela passou a usar o botão do pânico.
Para a juíza Clésia dos Santos Barros, o bom resultado da medida protetiva só tem uma explicação: “Tenho certeza que foi por causa do botão do pânico. Por quê? Antes eu já tinha prendido esse cidadão umas duas vezes e não adiantava, ele ia atrás dela”.
Mas Franz Simon, defensor público do acusado, diz que a vítima está exagerando no uso do botão do pânico. “Ele tem medo de sair de casa por causa dessa situação. Ele está sendo ameaçado. A vítima aqui é ele, não é ela”, garante Simon.
Pedro Pessoa Temer, defensor público da vítima, rebate a acusação: “Se ela usasse o botão toda semana, todo mês, aí nós estaríamos com um excesso. Pelo contrário, ela tenta evitar acionar o botão questionando os transeuntes se o requerido está no local onde ela deseja ir”.
Há um impasse na audiência. O defensor da vítima quer a manutenção do botão. O defensor do acusado pede que o dispositivo seja entregue à Justiça.
“Eu posso extinguir até essas medidas, se o senhor provar que ela está correndo atrás dele”, avisa a juíza Clésia dos Santos Barros.
O defensor do acusado garante que a mulher vai atrás do seu cliente com o botão do pânico. “Ela procura saber onde ele está para acionar o botão e ele ser preso”, diz Franz Simon.
A mulher nega as acusações e conta que estava na porta da casa da irmã quando acionou o botão do pânico: “Ele estava com a faca, passou a faca em mim”.
No áudio do acionamento do botão, anexado ao processo, a mulher conta à Guarda Municipal o que houve: “Ele ‘tacou’ a faca no meu pescoço, ele ‘tacou a faca no meu pescoço!”.
Uma testemunha confirma: “Todo dia ele ameaça ela, todo dia passa em frente à casa dela e ameaça. Todo dia!”.
A decisão da juíza levou em conta a gravação. “Então, pelo sim, pelo não, vai ter medida protetiva, porque se você se aproximar de novo, vai ser preso”, decide Clésia dos Santos Barros.
O acusado vai embora em liberdade. Mas a vítima vai continuar com o botão do pânico.
Clésia explica a decisão de manter o botão do pânico, apesar de o acusado alegar que não estava mais ameaçando a vítima: “Isso vai fazer com que ele permaneça longe dela e, com o tempo, se afaste psicologicamente da vítima e leve a sua vida em paz”.
A juíza diz que há casos, como o de um filho que ameaçava a mãe, em que a vítima foi salva pelo botão do pânico. “O filho ia matar ela! E a guarda chegou lá em minutos!”, lembra Clésia.
O acionamento do botão foi o gesto extremo da mãe de um jovem transtornado pelo uso de drogas. A gota d’água foi quando ele tomou todas as economias dele e depois a espancou.
“Ele pegou a sacola e falou: ‘Olha aqui, sua desgraça’. Aqueles palavrões feios... ‘Olha aqui, achei as suas moedas’. Na hora em que eu fui sentar na cama, ele deu um soco no olho. Eu caí, tonteei tudo, comecei a gritar. Ele pegou minhas moedas e sumiu”, lembra a mãe.
Depois disso, ela recebeu o botão do pânico e o acionou assim que o filho a procurou de novo. “Meu filho chegou lá em casa e começou a bater no portão. Aí eu falei com meu esposo: agora é tudo ou nada”, conta ela. “Esse botão salvou minha vida porque, naquele dia, se eu não tivesse o botão ele ia me matar”, acrescenta.
Salvar sua própria vida é o que busca uma outra mulher. Ela diz que o ex-marido, um empresário de Vitória de quem está separada há dois anos, tentou matá-la: “Ele me deu um soco, me empurrou. Eu caí de cima de um sofá em cima de uma mesa de centro. Se ele tivesse me lançado de uma escada, eu tinha morrido”.
Durante dois anos, apanhou em silêncio, porque sentia vergonha. Administradora de empresas, com um círculo de amigos da classe média alta de Vitória, ela não conseguiu reagir.
“É difícil para a pessoa agredida falar o que acontece com ela. Hoje, que estou longe dele, fora dessa situação, acho inadmissível ter passado o que eu passei calada. Na primeira agressão eu tinha que ter saído fora. Só que eu não consegui”, conta a vítima.
Levando o botão do pânico na bolsa, ela agora tem esperanças de fazer o que não tem conseguido há quase cinco anos: viver.
“Tentar viver novamente, né? Porque o que eu estava passando não é vida para ninguém”, afirma a administradora de empresas.


Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/09/mulher-agredida-pelo-proprio-filho-so-tem-paz-apos-receber-botao-do-panico.html

GUARDAS MUNICIPAIS DE EUNÁPOLIS (BA) REALIZAM PALESTRAS EDUCATIVAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E PLANTAM MUDAS DE ÁRVORES NO PARQUE DR. GRAVATÁ

Guardas Municipais de Eunápolis/BA plantando mudas de árvores nativas no Parque Doutor Gravatá.

Foi realizado na ultima sexta-feira, dia 19/09, no Parque Ecológico Doutor Gravatá, por iniciativa da Guarda Municipal de Eunápolis/BA, o plantio de várias mudas de arvores nativas da Mata Atlântica, com o objetivo de trazer mais benefícios a sociedade e preservar o meio ambiente, que segundo o artigo 99 do Código Civil Brasileiro é um bem público, e que também segundo o artigo 225 da Constituição Federal “o poder público tem p dever de proteger e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, e como se trata de um bem público e seguindo a Constituição Federal a Guarda Municipal esta fazendo a sua parte buscando protegê-la e preservá-la. Apenas no mês de setembro já foram plantadas mais de 700 mudas de árvores nativas doadas pelo CEPLAC da cidade de Itabuna.
Mais uma grande ação e iniciativa dos integrantes da Guarda Municipal de Eunápolis juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a preservação do meio ambiente e de uma boa qualidade de vida no município, em comemoração ao dia da árvore, que é homenageada no dia 21 de setembro. Para a busca da conscientização ambiental da população também esta sendo feito palestras educativas para alunos da rede municipal de ensino sobre a importância das árvores no ambiente urbano e da conservação do meio ambiente natural.


Por Alan Braga
Fonte: FEBAGUAM

domingo, 21 de setembro de 2014

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) E AS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL RECUPERA MOTO ROUBADA

 Meliantes foram reconhecidos pela vitima e foram detidos em flagrante e detidos em operação conjunta da GM, PM e PC.

Neste domingo, 21/09, durante uma operação conjunta do Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal de Salvador/BA, Polícia Militar, Policia Civil e fiscais da prefeitura de combate a poluição sonora o bairro de Boa Vista de São Caetano dois meliantes foram presos em flagrante e apresentados a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizada ao lado do Detran.
Antonio Marcos de Lima e Felipe da Silva Santos foram reconhecidos pela vitima que acionou os agentes da operação que conseguiram deter os acusados em flagrante. Ao serem apresentados na Delegacia de Polícia foi averiguado que os mesmos já tinham passagens pela polícia por roubo de veículos e inclusive também pesando sobre os mesmo uma acusação de homicídio.


Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA) E POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL REALIZAM BLITZ EDUCATIVA NA BR 135

Em mais uma grande ação a Guarda Municipal de Barreiras/BA e a Polícia Rodoviária Federal realizaram em conjunto neste domingo, 21/09, uma blitz educativa as margens da BR 135, onde vários condutores de veículos foram abordados e orientados quanto ao risco as estradas, devendo manter a ateção redobrada, principalmente em virtude da Festa da Paz que acontece no município de São Desiderio, na qual muitos veículos estão trafegando em direção a esta cidade com várias pessoas que pretendem curtir a grade festa regional.
Essa foi mais uma ação da Guarda Municipal de Barreiras em conjunto com a Polícia Federal Rodoviária que uniram suas forças em beneficio da sociedade proporcionando um transita mais seguro a todos.


Fonte: Guarda Municipal de Barreiras/BA

GUARDA MUNICIPAL DE VINHEDO (SP) ADOTA WHATSAPP PARA RECEBER DENÚNCIAS

Aplicativo é utilizado para troca de mensagens

A Guarda Civil Municipal adotou o aplicativo Whatsapp para receber a denúncia de moradores sobre problemas na cidade. O vinhedense faz o relato pelo telefone (11) 95323-6246 e uma equipe é designada para ir até o local indicado. O serviço começou a ser utilizado para combater a pichação na cidade.
Bastante conhecido e utilizado por diversos usuários de smartphone, o Whatsapp é um aplicativo de mensagens que permite a troca de informações por texto, vídeo, áudio e imagens sem custo, desde que exista acesso a internet.


Fonte: http://www.jornaldevinhedo.com.br/?view=noticia&noticia=11511

GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA) REALIZA BLITZ EDUCATIVA NA AVENIDA SÃO DESIDERIO

 Fotos: Guarda Municipal de Barreiras/BA

Neste sábado, 20/09, durante as 08:00 às 23:00 hs, sob o comando do inspetor GCM Amorim a Guarda Municipal de Berreiras/BA realizou uma blitz educativa na Avenida São Desiderio, onde foram abordados mais de 800 veículos. O intuito da Guarda Municipal de Barrreiras foi advertir os condutores que se deslocavam para a Festa da Paz no município de São Desiderio sobre os riscos na estrada, onde também os agentes da GM fizeram panfletagem sobre a Semana Nacional do Trânsito.
Mais uma grade ação da Guarda Municipal de Barreiras para garantir a segurança no trânsito e para que todos os condutores possam evitar acidentes que possam causam graves conseqüências e diminuir a mortalidade nas vias públicas.


Fonte: Guarda Municipal de Barreiras/BA

sábado, 20 de setembro de 2014

FÓRUM REGIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DA GUARDA MUNICIPAL DE ITAGIBÁ (BA)





GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) INTENSIFICA PATRULHAMENTO ESCOLAR

Fotos: Guarda Civil Municipal de Juazeiro/BA

Com o objetivo de trazer mais tranqüilidade a comunidade escolar de todo o município, a Guarda Civil Municipal de Juazeiro – BA, vem intensificando as rondas escolares em toda a rede municipal.
As rondas são feitas nas unidades escolares nos horários de funcionamento das escolas durante toda a semana, os GCM´s buscam estar presente principalmente nos horários de entrada e saída de alunos evitando diversos tipos de ocorrências e afastando possíveis meliantes que circulam nas imediações dessas unidades de ensino.

Texto por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

REPRESENTANTE DA FEBAGUAM E CNGM REALIZA VISITA TÉCNICA A GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA) E É RECEBIDO PELO PREFEITO DA CIDADE

CMT da GCM de Barreiras, GCM Marcelo Feitosa, Delegado Regional do Conselho Nacional das Guardas Municipais, GCM Alan Braga, e o Prefeito de Berreiras, Antonio Henrique, em encontro no gabinete do prefeito discutindo diversas formas de ações e melhorias para a GM de Barreiras.

Em mais uma visita técnica, o secretario da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM e delegado regional do Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM, reuniu-se com integrantes da Guarda Municipal de Barreiras/BA na região oeste do estado, onde foram discutidos diversos assuntos os agentes desta briosa corporação.

GCM Alan Braga, Prefeito de Berreiras, Antonio Henrique, e o Subcomandante da GCM de Barreiras, GCM Francisco Dantas, no gabinete do prefeito.

No ensejo, fomos muito bem recebidos pelo comandante da Guarda Municipal Marcelo Feitosa e o subcomandante Francisco Dantas, que nos apresentaram as instalações da instituição. Na oportunidade tivemos também um encontro com o Prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, que nos recebeu eu seu gabinete na prefeitura da cidade, onde também pudemos orientar ao gestor municipal como aplicar a Guarda Municipal com bastante eficiência no município, mostrando sua importância, assim como também a disponibilidade dos recursos federais para a segurança pública municipal e para as GCM´s, como também aplicar a Guarda Municipal no trânsito, na fiscalização ambiental e também na fiscalização das posturas municipais. Além disso existe um grande interesse do Prefeito Antonio Henrique em oficializar o armamento institucional da Guarda Municipal de Barreiras dento de todos os requisitos legais na qual o GCM Alan Braga buscou orientar todos os procedimentos passo a passo para poder efetivar o porte de armas para esses agentes de segurança pública municipal.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE QUEIMADAS (BA) RECEBE NOVA SEDE PARA A CORPORAÇÃO


Depois de muitos anos de descasos, a Guarda Municipal de Queimadas/BA começa a ser valoriza. A Prefeitura Municipal de Queimadas entregou esta semana a nova sede da Guarda Municipal, mais uma forma de valorizar as ações desses agentes de segurança pública na cidade. Porém esta sede foi instalada no povoado de Espanta Gado enquanto isso os guardas municipais que estão na cidade de Queimadas não estão lotados em sede própria.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE LICINIO DE ALMEIDA (BA) SOCORREM VITIMA DE ACIDENTE NA BA 026

Fotos: GM Greise Torres – Guarda Municipal de Licinio de Almeida/BA

No dia 17 de setembro, por volta das 22 horas, a Guarda Municipal de Licinio de Almeida/BA foi informada que no km 35 da rodovia BA 026 que liga os municípios de Caculé ao de Lícinio de Almeida havia ocorrido um acidente com um veículo na qual o mesmo teria capotado. Após o recebimento desta informação prontamente os agentes da Guarda Municipal chegaram até o local confirmando a veracidade do fato, onde uma vitima de nome Jefferson, natural do município de Ipiaú – BA encontrava-se desacordada, ao ver esta situação os agentes buscaram fazer a sinalização do local do acidente para evitar outros e também acionaram o atendimento médico especializado para prestar um melhor atendimento médico a vitima, que foi retirada do veículo sem ferimentos graves.



Fonte: Guarda Municipal de Licinio de Almeida/BA