PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sábado, 31 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO (BA) FALA SOBRE PROJETO CALÇADA LIVRE E APREENSÃO DE MERCADORIAS

 
O projeto Calçada Livre sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de Paulo Afonso tem como objetivo , limpar das calçadas todos os obstáculos que impeçam os transeuntes de caminharem livremente pelas mesmas, evitando dessa maneira futuros e eventuais acidentes, tendo em vista que muitas pessoas em nossa cidade, fazem o uso das vias onde transitam os veículos, correndo riscos diariamente. 
Desde que o projeto foi lançado, a Guarda Municipal tem intensificado o serviço de fiscalização, orientando, notificando e apreendendo quando necessário, objetos e mercadorias que sejam comercializadas nos passeios públicos e que estejam atrapalhando a passagem dos pedestres, a GM ainda informa a população que, o projeto continuará, pois a intenção é deixar todas as calçadas da cidade livres, para que os cidadãos possam transitar normalmente, sem maiores transtornos. 
Vale salientar que no caso do dia 27/05, em que uma ambulante foi conduzida à Delegacia de Polícia, ressaltamos que, a mesma foi orientada, várias vezes da sua situação irregular, foi notificada também em diversas ocasiões e por fim, foi dada a ordem de apreensão das suas mercadorias, pois a mesma infringiu o Código de Postura do Município, em sua lei 915 do artigo 18, que fala claramente, sobre a proibição de comercialização de produtos de qualquer natureza em passeio público, sem prévia autorização do município e a Guarda Municipal embasada e respaldada pela lei fez o seu trabalho.

Fonte: SECOM/Guarda Municipal de Paulo Afonso - BA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) VAI ATUAR REFORÇANDO O POLICIAMENTO DURANTE A COPA

A Guarda de Salvador realizará patrulhamento na Copa faz parte do Plano Integral de Operações da Prefeitura que será lançado nos próximos dias

A primeira vez que a Guarda Municipal de Salvador estará portando armas de fogo em um evento de grande porte será na Copa do Mundo, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho. 
Dos 598 agentes que irão trabalhar no Mundial, principalmente durante os dias de jogos na capital baiana, 96 podem fazer uso das pistolas calibre 380 nas barreiras montadas ao redor da Arena Fonte Nova e em operações de outros órgãos municipais, com o objetivo de garantir a segurança de funcionários de governo e organização do evento que estiverem em atuação. 
A Guarda na Copa faz parte do Plano Integral de Operações da Prefeitura que será lançado nos próximos dias. “A GM (Guarda Municipal) vai estar armada na Copa e todas as ações partirão do Centro de Comando e Controle (CICC), no Parque Tecnológico da Bahia”, confirmou o tenente-coronel Peterson Tanan Portinho, superintendente da Guarda.

ESTREIA 

Como o Carnaval, a Copa é um evento de grande porte. Mas, só agora, será possível o emprego da arma de fogo em um evento dessa magnitude, devido a alguns fatores, conforme explica o subgerente de planejamento do órgão, Vagner Santos. 
“No Carnaval, a GM atuou principalmente no combate ao comércio informal dentro do circuito (da folia), com uma grande concentração de pessoas. Paralelo a isso, a quantidade de guardas armados que temos hoje não era suficiente para todos os postos”, conta Santos, ressaltando que os 96 oficiais armados estarão espalhados no entorno da Arena Fonte Nova.
Criada em julho de 2007, na gestão do ex-prefeito João Henrique (PSL), a Guarda Municipal só contou com efetivo nas ruas quase um ano depois. Desde então, os guardas estavam munidos apenas de armas não letais: taser (pistola de choque), cassetete e spray de pimenta. A função do órgão é garantir a proteção dos bens, serviços e instalações do poder público municipal e contribuir com a prevenção da violência contra os cidadãos. Os guardas passaram a andar armados a partir de janeiro deste ano. 

OPERAÇÃO 

Segundo Vagner Santos, a operação da Guarda na Copa começou desde o último dia 21, quando guardas municipais armados começaram a circular em pontos estratégicos da cidade como Barra, Centro Histórico, Campo Grande, Praça Irmã Dulce (Cidade Baixa). No entanto, conforme ressalta, a concentração das ações será mesmo nos dias de jogos - Espanha x Holanda, 13 de junho; Alemanha x Portugal, 16 de junho; Suíça x França, 20 de junho; Bósnia x Irã, 25 de junho; partida das oitavas-de-final, 1º de julho; jogo das quartas-de-final, 5 de julho.

APOIOS 

A cerca de um quilômetro e meio da Fonte Nova, serão montados pontos de verificação veicular (PDVs). Lá, os guardas municipais, a maioria armados, vão atuar junto com agentes da Superintendência de Trânsito (Transalvador). “Só poderão ter acesso a esse perímetro veículos autorizados pela Fifa”, explica o subgerente.
Em ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), os guardas estarão nas 15 barreiras fixas montadas no entorno do estádio, no intuito de controlar o comércioinformal e a fiscalização dos produtos licenciados pela Fifa que podem ser comercializados no perímetro. Nas barreiras volantes, ou seja, montadas em horários alternados, também haverá agentes armados.
Os guardas municipais darão apoio ainda aos fiscais da Superintendência de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para garantir a proteção da publicidade das marcas permitidas pela Fifa.
“Na Copa das Confederações, por exemplo, tivemos que usar um caminhão dos Bombeiros para retirar uma propaganda não autorizada da sacada de um prédio. Isso chama-se marketing deemboscada. São empresas que, de alguma forma, tentam colocar a visibilidade de sua marca em local não permitido”, adverte Vagner Campos, da GM.
Em ações da Secretaria de Promoção Social e de Combate à Pobreza (Semps), a Guarda também estará munida de arma de fogo. “Vamos auxiliar na relocação de moradores de rua para albergues. Muitos deles estarão sob efeito de álcool e drogas e, por isso, acabam partindo para agressão”, prevê o subgerente, que faz uma ressalva. “Necessariamente, não significa que um guarda armado vá usar a arma, mas, sim, para inibir qualquer ação delituosa por parte do agressor”, tranquiliza.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ (BA) É HOMENAGEADA POR ESTAR PRESENTES EM TODOS OS EVENTOS

No último domingo, 25 de maio de 2014, a Guarda Municipal de Tapiramutá foi Homenageada pela Secretaria de Esportes, por estar presente em todos os eventos esportivos, dando segurança para que ocorram em paz.
Apesar de está com um efetivo bastante reduzido, a GMT vem, na medida do possível, atendendo a todas as solicitações, tanto das Secretarias Municipais, quanto da População Tapiramutense.
Infelizmente, ainda há pessoas que insistem em afirmar que a Guarda não faz nada. A você que pensa dessa forma, fica aqui o nosso repúdio!


Fonte: Blog da Guarda Municipal de Tapiramutá/BA

PREFEITURA DE UBATÃ (BA) IMPLANTARÁ A GUARDA MUNICIPAL NA CIDADE

Imagem da Guarda Municipal de Coronel João Sá/BA.

A Segurança Publica de Ubatã em breve recebera reforço da implantação da Guarda Municipal com o objetivo de zelar pela ordem, zelar pelo patrimônio público e dar apoio ao serviço ostensivo da Policia Militar quando assim for necessário. A prefeita Simeia Queiroz apoia a implantação que trará mais tranquilidade aos ubatenses.


Fonte: Ubatã Realidade

domingo, 25 de maio de 2014

MULHER É DETIDA PELA GUARDA MUNICIPAL DE SANTALUZ (BA) APÓS INVADIR RESIDÊNCIA E FURTAR OBJETOS

Acusada de Invadir residência detida pela GCM de Santaluz/BA.

Por volta das 15 horas desta tarde deste sábado, 24 de maio, na Rua Barão de Rio Branco, uma mulher com uma criança de colo, invadiu uma residência e furtou objetos do seu interior. Na saída a "acusada" foi fora surpreendida pela moradora do imóvel que acionou um agente de trânsito da Guarda Civil Municipal que controlava o tráfego de veículos na área. O GCM rapidamente via rádio, solicitou apoio dos prepostos da viatura GCM/GM 02, e em conjunto detiveram a acusada, que foi identificada como sendo, JOSILMA L. d. S, residente no município de Conceição do Coité. 
Ela foi levada a presença da Autoridade Policial(Delegado de Policia Civil), que realizou a produção de um termo regular, pois as vítimas não quiseram registrar a ocorrência. Como a acusada estava com uma criança de 3 anos no momento do furto, foi acionado também o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assitência Social, pois Joilma alegou também ser dependente química.

Nas mãos, efeito físico da dependência química

A ação conjunta entre Guarda Civil Municipal de Santaluz, Conselho Tutelar e Secretaria de Ação Social, findou-se no município de Conceição do Coité, e com apoio da Guarda Civil Municipal de Guarda Municipal de Coité, a residência da acusada foi localizada, a criança foi entregue a avó paterna pois o pai está preso no presídio de Serrinha e Josilma aguardará a decisão da justiça sobre o futuro de sua vida e da criança.

Agentes da GCM de Conceição de Coité e GCM de Santaluz e avó paterna da criança

Conselheiros tutelares de Santaluz e Conceição de Coité entregando a criança a avó paterna

Agentes da GCM de Conceição de Coité e GCM de Santaluz agindo em conjunto para localizar a família da acusada

01 perfume e 01 creme de cabelo, encontrados em posse da acusada que não soube explicar a origem


Fonte: Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

sábado, 24 de maio de 2014

COMISSÃO APROVA PROPOSTA DE ISENÇÃO DE IPI PARA CARROS COMPRADOS POR AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA

Aprovado isenção de IPI na compra de carros por policiais.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que concede isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados aos carros comprados por integrantes dos órgãos de segurança pública. A proposta beneficia policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis e policiais militares e bombeiros, além da Guarda Municipal.
O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 6256/09, do deputado Major Fábio (DEM-PB), que originalmente previa o benefício apenas para policiais militares e bombeiros com pelo menos três anos de serviço. O substitutivo, apresentado pelo relator na comissão, deputado Capitão Assumção (PSB-ES), incluiu as outras categorias da segurança pública e determinou sua validade a partir do ingresso na carreira.
O projeto foi apresentado para facilitar a compra de veículo próprio pelos profissionais de segurança pública e, assim, garantir maior segurança nos deslocamentos.
Capitão Assumção explicou que todas as categorias estão sujeitas aos riscos inerentes às profissões da segurança pública, podendo tornar-se alvo de bandidos em transportes coletivos, não importando o tempo de serviço. "Nem que seja por um dia, o exercício da profissão de segurança já induz a perigos. Sendo assim, não podemos exigir que a pessoa se exponha por três anos para fazer jus ao benefício", argumentou. As informações são da Agência Câmara.


Fonte: Tribuna de Petrópolis

AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PRESTAM SOCORRO EM GRAVE ACIDENTE NA AVENIDA SAN MARTIN

Agentes da Guarda Municipal socorrem vitimas de acidente grave em importante avenida da cidade. Fotos Jorge Vasques

Na madrugada de hoje (24), por volta das 3h, um grave acidente ocorreu na avenida General San Martin. Agentes da Guarda Municipal de Salvador, lotados no Grupamento de Operações Especiais (GOE), chegaram logo após o fato atendendo as vitimas, dando os primeiros socorros, fazendo o isolamento da área e também acionaram a SAMU e Transalvador.



Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

sexta-feira, 23 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE PIRITIBA (BA) DETÉM HOMEM POR DIRIGIR EMBRIAGADO

Hoje, 23 de maio, durante a ronda noturna pelas ruas da cidade de Piritiba, um homem foi detido pela Guarda Municipal por apresenta-se dirigindo embriagado pelas ruas da cidade, na qual também teve seu veículo retido. A medida foi adotada pela Guarda Municipal de Piritiba para que este conduto sofresse algum acidente assim como também para evitar que o mesmo por esta e uma situação suspeita de embriaguez cometesse algum tipo de acidente na qual pudesse existir vitimas que estivessem passando pelas ruas que este mesmo condutor trafegava. A Guarda Municipal esta trabalhando diuturnamente para garantir a segurança e bem estar de toda a comunidade piritibana.


Fonte: Guarda Municipal de Piritiba/BA 

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA) RECUPERA MATERIAL FURTADO DE ESCOLA

Agentes da GCM de Itabuna/BA recuperando material furtado. Fotos Silvio Marques.

Agentes Grupamento de Operacional de Ações Preventivas – GOAP da Guarda Municipal de Itabuna/BA, recuperaram materiais de vídeo e áudio que foram furtados após um arrombamento de uma escola do município no bairro de Santa Inês. Os agentes encontraram o material na casa de um menor, que também mora no mesmo bairro da escola. O material foi apreendido e devolvido a escola municipal e o menor encaminhado para a delegacia para serem tomas as medidas cabíveis.
Por Alan Braga com informações de Silvio Marques/Ascom GCMI

Fonte: FEBAGUAM

POPULARES ACIONAM AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) APÓS ASSALTO EM SUSSUARANA

No final da manhã do dia 20 de maio, agentes do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac) intervieram em um assalto no bairro de Sussuarana, que acabou na detenção de um meliante.
A guarnição realizava ronda na região quando foi acionada por uma vítima que acabara de ser assaltado por dois meliantes em um microônibus. Durante a ocorrência, um deles conseguiu evadir-se do local, enquanto o outro detido foi encaminhado para a 11ª Delegacia - Tancredo Neves.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS (BA) CONVIDA PARA 134º DA CIDADE


A Guardas Municipal de Santo Antônio de Jesus/BA convida a toda a sociedade e os guardas municipais de toda a Bahia. Na ocasião haverá o hasteamento das bandeiras do município, do estado e do país assim como também um grande desfile cívico pelas principais ruas da cidade.


Fonte: Guarda Municipal de Santo Antônio de Jesus/BA

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA (PE) RECEBE MEDALHA DE HONRA AO MERÍTO


O secretário executivo de Ordem Pública Segurança Cidadã da Prefeitura de Petrolina,  O Inspetor GM Jenivaldo dos Santos, (J. Santos), foi agraciado pela Casa Plínio Amorim com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan – honraria máxima do Legislativo Municipal concedida a autoridades e pessoas com serviços prestados à cidade.
A medalha é fruto de decreto legislativo de autoria dos vereadores Maria Elena (PSB) e Paraíba (PMDB). A homenagem aconteceu em sessão solene marcada para as 19h30 de ontem (22), no plenário da Casa.



Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Petrolina/PE

GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA) TEM NOVO COMANDO

A Prefeita Municipal oficializou o novo comando da Guarda Municipal de Jeremoabo através das Portarias 216, 217 e 218 de 19.05.2014. O novo Chefe é Alexsandro Oliveira, que retorna ao posto do qual já foi titular, quando empreendeu uma boa dinamização à corporação. Para auxiliá-lo no comando, foram nomeados também Jader Dantas de Oliveira e Edvaldo Dantas, como Supervisores.
Em sua página no facebook o novo comandante agradeceu: “Enfim, de volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído: o comando da Guarda Municipal de Jeremoabo. Obrigado Senhor Meu DEUS! Agradeço a todos os meus amigos GMs pelo o apoio dado, a Prefeita do Município Anabel, aos Vereadores Antonio Chaves e Benedito e a todos que torceram pelo meu retorno. Estou muito feliz por estar fazendo o que AMO”.


Fonte: http://www.jeremoabo.com.br/web/index.php/noticias/15-policial/1845-jeremoabo-guarda-municipal-tem-novo-comando

GUARDA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU (PR) APREENDE MENOR COM 277 KG DE MACONHA

No final da manhã desta sexta-feira, 23 de maio de 2014, por volta das 11h:00, agentes da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, equipe em serviço no patrulhamento comunitário pela Avenida Silvio Américo Sasdelli, no Bairro Jardim Lancaster, quando avistaram um veículo GM / Astra, de placas JPC-5767, de Foz do Iguaçu, trafegando em alta velocidade em atitudes suspeitas.
 Diante das suspeitas, foi realizado o acompanhamento tático, dando ordem de parada, sendo que o condutor não acatou a ordem, se evadindo em altíssima velocidade. Após perseguição por varias ruas do bairro, foi logrado êxito a abordagem na Avenida Gramado, esquina com a Avenida Garibaldi.
Após a abordagem, foi constatado que o condutor era um adolescente identificado pelas iniciais A.E.P., de 17 anos, onde também constataram que no interior do veículo havia centenas de tabletes de maconha.
 Diante dos fatos, foi dado voz de apreensão ao menor, sendo encaminhado juntamente com o veículo e a droga para o DEA (Delegacia Especial do Adolescente). Na delegacia a droga foi pesada e totalizada a quantia de 277 Kg de maconha.


Fonte: http://gmfiporgmjaime.blogspot.com/2014/05/guarda-municipal-apreende-menor-com-277.html

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) E PM CONDUZEM MELIANTE APÓS ASSALTO

Hoje, 23 de maio, agentes da Guarda Municipal, lotados no Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), e Policiais Militares do 18º Batalhão de Polícia Militar foram acionados por populares, após um assalto a uma Agência de Viagens na região do Centro Histórico.
O homem de prenome Fábio, acusado pelo assalto, foi alcançando por populares que iniciaram um linchamento. As agressões só foram encerradas com a chegada da Guarda Municipal e Polícia Militar, que conduziram o suspeito à Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), onde o fato foi registrado.
Com o suspeito foram encontrados uma Pistola calibre 380, um aparelho celular, R$ 2.900 (Dois mil e novecentos reais), US$ 2.801 (Dois mil oitocentos e um dólares americanos), além de EU$ 1.280 (Hum mil e duzentos e oitenta euros).

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

OAB DE MOSSORÓ (RN) QUER TODAS AS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DO BRASIL ARMADAS

Escrito por Andrey Ricardo da Assessoria de Imprensa 

A segurança pública tem sido uma das principais preocupações dos brasileiros ao longo dos últimos anos, independentemente do número de habitantes ou da localização geográfica do município. O que se percebe a partir dos estudos que analisam o avanço da violência é que este é um problema que tem afetado todo o país. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, solicitou ao Conselho Federal da OAB que ingresse com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do artigo 6º da chamada Lei do Desarmamento, que limita o uso de arma de fogo por membros das Guardas Civis Municipais. A OAB/Mossoró questiona o critério adotado pela lei, que leva em consideração somente o número de habitantes locais.
Atualmente, a lei nº 10.826/2003, que é a chamada Lei do Desarmamento, prevê que as guardas civis municipais só poderão portar arma de fogo, sem nenhuma restrição, nas capitais e em cidades com população acima do meio milhão de habitantes, ou seja, nesses lugares poderão portar tanto em serviço, quanto no horário da folga, e em cidade entre 50 mil e 500 mil habitantes apenas em serviço. Abaixo de 50 mil pessoas, a lei não autoriza sequer o uso de forma alguma. A preocupação da OAB/Mossoró é justamente com os critérios adotados pela lei, que fixou como único parâmetro o critério populacional. No entanto, os estudos recentes mostram que outros fatores podem influenciar no índice de violência de uma localidade, podendo fazer com que pequenas cidades sejam muito mais inseguras.
O ofício foi encaminhado pela OAB/Mossoró para o Conselho Federal, que é uma das entidades legitimadas a propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (analisa a legislação interna em face da Constituição Federal, por meio do Supremo Tribunal Federal. Assim, se a lei, um artigo, um parágrafo ou inciso não estiverem de acordo com a Constituição, tal dispositivo é imediatamente retirado do ordenamento jurídico). Caso a OAB/Mossoró consiga a aprovação do Conselho Federal e o STF acate a ADIN, os integrantes das guardas civis municipais de todo o Brasil poderão portar arma de fogo, independente do número de habitantes. A intenção é fazer com que os membros desta instituição auxiliem as outras forças que atuam na segurança pública.
O ofício foi enviado pela Comissão de Segurança Pública e Trânsito da OAB/Mossoró, assinado pelo seu presidente, Paulo Cesário Targino Lucena, tendo sido aprovado pelo Conselho Subseccional da OAB/RN a unanimidade, e devidamente protocolado pelo conselheiro federal Humberto Fernandes. A ideia é que a Guarda Civil auxilie no trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, cada qual desempenhando as atribuições conferidas na CF. A Guarda, no caso, tem a responsabilidade de proteção de bens, serviços e instalações do Poder Público e, subsidiariamente, da população. A PM não possui efetivo suficiente para garantir com eficiência a segurança dos cidadãos e contaria com esse apoio. Os militares poderão dedicar sua atenção às áreas mais complexas em que não existam bens públicos municipais.
Sobre a importância do porte de arma para os guardas municipais, dentro e fora do serviço, Paulo Cesário explica: “é de conhecimento notório de todo cidadão brasileiro, que os guardas civis municipais atuam em caráter repressivo e preventivo da criminalidade da cidade, sempre em prol da segurança do munícipe, correndo, portanto, riscos igualmente aos sofridos pelas outras forças policiais. A atuação ostensiva da Guarda Civil Municipal, desempenhado uma função de grande importância social na cidade, auxiliando as policias civil e militar, deve ser vista perante a Lei do Desarmamento, exatamente como são vistas as outras polícias”, explica Cesário, que aguarda pelo posicionamento com Conselho Federal da OAB.


GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) PARTICIPA DE CURSO DE INTELIGÊNCIA EM RECIFE

Com o intuito de implantar meios que potencializem o combate à violência e à criminalidade na capital sergipana, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vem empreendendo esforços para a criação de um núcleo de inteligência. 
Com este foco, a GMA enviou na última semana dois representantes para o Estágio Básico de Inteligência (EBI), promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Recife. Na ocasião, os participantes conheceram como aplicar as atividades da área de Inteligência na produção de dados estratégicos de gestão.
De acordo com o diretor adjunto tenente Jonatas Souza, que participou do evento, o conhecimento de inteligência é imprescindível no planejamento da atuação da GMA. "Pretendemos criar um núcleo de inteligência que vai assessorar a Direção Geral da Guarda. Saliento que este núcleo não está relacionado com a parte de investigação, mas sim com a produção de conhecimentos sensíveis para uma gestão estratégica de segurança", destacou.

Durante o EBI, os representantes da GMA conheceram diversas experiências de núcleos de inteligência com a configuração apresentada pelo tenente Jonatas. "Vários órgãos públicos corroboraram que a inteligência não está ligada apenas à investigação. Como exemplo, os departamentos de inteligência da Petrobras, Chesf, Infraero e Ibama. Foi importante perceber estas experiências positivas, as quais devemos aplicar na GMA", disse. Além do evento, os representantes da GMA visitaram o sistema de monitoramento da Prefeitura de Recife, a Guarda Municipal e o órgão de trânsito da cidade.

Fonte: Ascom Guarda Municipal de Aracaju/SE

quarta-feira, 21 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE CANAVIEIRAS (BA) REFORÇA A SEGURANÇA ATRAVÉS DA RONDA ESCOLAR

Além de apoiar as ações de segurança pública no município, a Guarda Civil Municipal também atua no na fiscalização e proteção do Patrimônio Público Municipal, um dos seus objetivos de criação. Outra atividade que está sendo desenvolvida pela Guarda Civil Municipal é proteção dos veículos e estudantes universitários nos horários de embarque e desembarque, e dos alunos residentes no interior do município.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Batista de Freitas, assim que os ônibus chegam à cidade, oriundos das faculdades de Itabuna e Ilhéus, que são acompanhados pelos guardas, nas diversas paradas. “Esse trabalho de acompanhamento e tem proporcionado mais segurança aos estudantes, que podem descer dos ônibus e chegar em suas casas com mais tranquilidade”, explica Batista.
A segurança nas escolas da Rede Municipal da Educação também é outra atividade que está sendo desenvolvida pelos guardas municipais, através de uma ronda escolar e presença física nas escolas. Além da proteção ao patrimônio público, a presença dos guardas municipais também garante a segurança dos alunos, principalmente nos horários de saída do turno da noite.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Canavieiras/BA

PERITOS CRIMINAIS DO DPT MINISTRAM CURSO DE PRESERVAÇÃO DO LOCAL DO CRIME PARA GUARDA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO (BA)

Fotos: Guarda Municipal de Paulo Afonso/BA.

Ontem, 20 de maio, a Corregedoria Regional de Polícia Técnica – CRPT, ministrou o curso de Preservação do Local do Crime Caminho para a Justiça, para os agentes da Guarda Municipal de Paulo Afonso, que teve como instrutores:

- Dr. Charles Gomes – Perito Criminal e Coordenador do Departamento de Polícia Técnica em Paulo Afonso;
-  Dr. Tânia Gesteira – Perita Criminal e Coordenadora de Genética Forense;
-  Dr. José Lazáro – Perito Criminal e Crime contra a Pessoa; e,
- Dr. Alessandro Carvalho – Perito Criminal e Coordenador de Genetica Forense do Departamento de Polícia Técnica em Salvador.

O Curso visa o aprimoramento dos agentes da Guarda Municipal para que possam preservar de maneira integra o local do crime para que a pericia técnica possa estar examinando a área da ocorrência evitando a perda de evidencias que possam solucionar os autores do crime.
O curso também teve a participação e convidados para as aulas agentes da Polícia Rodoviaria Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Samu, Exército, Promotores de Justiça e Juízes.

Por Alan Braga
Fonte: FEBAGUAM


GUARDAS MUNICIPAIS DE ITAPARICA (BA) RECEBEM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA ATENDIMENTO AO TURISTA

Fotos: Ascom – Prefeitura Municipal de Itaparica/BA

Sabe-se que a Ilha de Itaparica possui um grande potencial turístico, que muitos baianos e pessoas de outros estados e até países vem conhecer os encantos e tranqüilidade que margeiam este lugar na região metropolitana de Salvador.
Visando um melhor tratamento e receptividade a estes turistas assim como também a população local, a Prefeitura em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB promoveram nos dias 15 e 16 de maio, a qualificação dos agentes da Guarda Municipal de Itaparica em atendimento ao turista, e inclusive essa aprimoração deve-se a questão desta ilha também deverá receber um grande número de pessoas visitantes por conta da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá na capital baiana.

Por Alan Braga


Fonte: FEBAGUAM

GUARDAS MUNICIPAIS DE PIRITIBA (BA) SE FORMAM EM NOITE SOLENE

Guardas Municipais de Piritiba e o  Prefeito Ivan Cedaz durante a solenidade de formatura.

Foi Realizada na noite deste sábado 17/04 em uma festa solene a formatura da 1º turma de Guardas Municipais do município de Piritiba, os 56 integrantes da GM Piritiba, passaram por curso de formação de 550 horas aula, com base na Matriz Curricular Nacional do Ministério da justiça com termino no dia 26 de Janeiro de 2014 e 3 (três) meses de estagio monitorado. A solenidade que teve início as 18 horas na Praça Getúlio Vargas, em seu primeiro momento com um desfile cívico onde estiveram presente além da população em geral, autoridades civis, militares e políticas, representação de Guardas Municipais de várias cidades, além dos padrinhos dos formados e instrutores do curso de formação e da ALPHA4 Consultoria, tendo como anfitrião o Prefeito Ivan Cedraz.
Após o desfile da tropa para todos os presentes, foi realizada a incorporação da Guarda Bandeira, foram cantados os Hinos Nacional e de Piritiba, foi realizado o juramento da tropa com a GM Graziele, após o juramento foram ouvidas as palavras do horador da turma o GM Saldanha, do comandante da Guarda Municipal o GM Melo, do coordenador pedagógico do curso o Senhor Edenilson Soares, da secretaria de Educação representada pelo o Senhor Anderson Mendes, do Capitão Juliano Procópio representando os Instrutores, do consultor da ALPHA4 o senhor Agnelo Guimarães, do presidente da câmara de vereadores o senhor Divaldo Gomes Vilela Junior e do Prefeito do município o senhor Ivan Cedraz.
Segundo o prefeito Ivan Cedras, em discurso proferido, não adianta no Brasil ter educação, saúde, Lazer sem segurança, o prefeito também relatou a importância que a GM vai ter para  o atendimento à população e também o apoio que dará aos órgãos de Segurança Pública que atuam no município, e relatou que a 20 anos atrás criou o primeiro corpo de vigilantes de Piritiba, agora entrega 20 anos depois uma Guarda Municipal equipada e montada de acordo aos moldes do Ministério da Justiça, durante a solenidade também foi entregue para apoio aos serviços da GM, uma Caminhonete Ranger e  segundo o prefeito outros investimentos serão feitos na corporação, em um segundo momento após formatura cívica, foi realizado um baile dançante no clube dos 50,onde os formandos receberam parentes autoridades instrutores e amigos.


Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Piritiba/BA

terça-feira, 20 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPARICA (BA) REALIZA ESCOLTA DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA EVITAR AÇÃO DE VÂNDALOS

Fotos: GM Dos Anjos – Guarda Municipal de Itaparica/BA

Após denuncias de usuários e estudantes do transporte escolar, a Guarda Municipal de Itaparica montou a operação “Retorno da Paz Escolar”, na qual desde a última sexta-feira, 16 de maio, a Guarda Municipal faz a escolta do transporte escolar no trajeto dos distritos de Amoreiras e Porto dos Santos, evitando assim que vândalos continuassem a depredar o transporte escolar que serve aos estudantes do município, inibindo assim estes atos de violência que ocorria durante o percurso até as unidades ensino público.


Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE DARIO MEIRA (BA) CONQUISTA UNIFORMES PADRÃO E VIATURA PARA RONDAS

A Guarda Civil Municipal de Dario Meira iniciou o ano com novos investimentos. Em solenidade realizada no sábado, 12 de abril, às 14 horas, todos se reuniram no trevo da cidade onde recebeu uniforme e a viatura da Guarda Municipal. Foi a primeira vez na história que os GM´s ganharam fardamento completo, com todos os itens. Há mais de três anos que a Guarda espera por esta conquista através da AGMDM (Associação da Guarda Municipal de Dário Meira), assim fez uma carreata pelas ruas da cidade e concentração na Praça Isaías Rêgo onde o Prefeito João Caetano fez a entrega da chave da viatura ao comandante da Guarda Municipal Hélio Andrade e no dia entregou também os certificados de qualificação a todos os GM´s.
As novas vestimentas incluem camisetas, camisas, cintos, meias, capas para colete balístico, gorros, boinas, divisas, bandeirantes com o brasão da Guarda, bandeiras do município, calças e botas especiais para equipe de patrulhamento em motocicleta.
Participantes
Além dos Guardas Municipais, comandados pelo comandante da Guarda Hélio Andrade, também participaram os vereadores Gilmar, Acacio, Josenilton, deputados Euclides Fernandes, vice-presidente do Sindguardas Farias, chefe do gabinete do prefeito Elivaldo Nascimento e a Polícia Militar.



Fonte: Guarda Municipal de Dario Meira/BA

GUARDA MUNICIPAL DE MONTE MOR (SP) É EXECUTADO FRIAMENTE

O vídeo mostra o exato momento da morte do GCM de Monte Mor Juliano Canabarra, de 34 anos.

Informações preliminares dão conta que no mesmo local do crime, um açougue, o Gcm se envolveu em uma ocorrência onde era a vítima de roubo, ele conseguiu reagir e baleou um dos marginais e conseguiu prender o outro. Como retaliação comparsas dos criminosos vieram para se vingar. Quem tiver qualquer informação que leva a polícia a captura dos assassinos, ligue 181,190 ou 153 (sigilo absoluto) ou entre em contato com essa página. Compartilhe, pois queremos informações que levem a captura desses marginais.



Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA DA GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) MARCOU O TEIXEIRA FOLIA 2014‏

Em entrevista feita com os foliões, os aspectos que chamaram mais atenção na festa este ano foram à organização e segurança.

O aniversário de Teixeira de Freitas foi comemorado em grande estilo, com direito a atrações de renome nacional, muita diversão e geração de emprego e renda para a comunidade local.
Cerca 70 banheiros químicos foram instalados ao longo do circuito para maior conforto dos foliões e, no quesito segurança, mais de 300 homens trabalharam por noite, dentre policiais militares, defesa civil, seguranças privados e bombeiros civis com ênfase à guarda municipal, que movimentou durante os 4 dias do evento, todo o seu efetivo com intuito em garantir a segurança daqueles que foram comemorar na avenida, o 29° ano de emancipação da cidade.
Entre as ações de mediação da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas (GMTF), além de impedimento de conflitos, destaca-se o recolhimento das garrafas de vidros que circulava no circuito da festa, o acompanhamento em todos os dias com o videomonitoramento e a apreensão de um meliante que tentava furtar uma bicicleta.
Cerca de 80 barracas estiveram no circuito, com a média de quatro pessoas trabalhando por barraca, e cerca de 50 ambulantes também circularam pelo evento.







Fonte: Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA