PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS DE BARROCAS (BA) SOFREM COM DESCASO DA PREFEITURA


Os guardas municipais de Barrocas, município que fica na região de Serrinha/BA, a 191 km de distância de Salvador, estão sofrendo um grande descaso da Prefeitura Municipal com os mesmos, onde a única viatura da GM esta parada a mais de um mês por falta de uma manutenção que custa R$ 160,00 e por esta sem combustível. Além disso os agentes denunciam que na sede da corporação já estão a cinco dias sem água para beber, assim como também falta material de limpeza no local. Uma grande falta de valorização dos servidores que estão cada vez mais desmotivados, e deixaram de fazer rondas na cidade por não terem mais a única viatura que os servia e davam apoio aos colegas e ajudava a manter a ordem pública nos mais diversos locais da cidade e nas instalações públicas.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM 

GUARDA MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON (BA) PRENDE INDIVIDUO POR FURTO DE RESIDÊNCIA

Foto: Guarda Municipal de Miguel Calmon/BA

Em uma grande atuação feita pelos agentes da Guarda Municipal de Miguel Calmon, detiveram um elemento que tentava furtar uma residência no povoado de Itapura. O elemento foi conduzido a delegacia da cidade para as demais providências legais.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON (BA) RECEBE NOVA VIATURA

Foto: Guarda Municipal de Miguel Calmon/BA

Depois de tantas solicitações na gestão anterior sem obter êxito, a Guarda Municipal de Miguel Calmon, na região da Chapada Diamantina, recebeu uma nova viatura que ajudará a ampliar as ações e atuação da Guarda Municipal. A atual gestão municipal mostrou-se bastante solicita pois em apenas uma única solicitação dos guardas municipais a Prefeitura forneceu este novo equipamento que ajuda a valorizar a atividade da corporação, dando mais agilidade.

Por Alan Braga


Fonte: FEBAGUAM

GUARNIÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE (MG) VAI CONFERIR DENÚNCIA E ACABA SENDO ALVEJADA

Três supostos traficantes passaram a pé atirando contra o carro; ninguém foi detido até o momento; em fevereiro deste ano um guarda e uma enfermeira foram baleados em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), na mesma região.
Uma viatura da guarda municipal de Belo Horizonte foi alvejada por supostos traficantes na noite desta terça-feira (29) no bairro Jardim Felicidade, na região Norte da capital. Até o momento nenhum suspeito foi preso. 
De acordo com o guarda Sérgio Luiz, que estava na viatura, dois carros da guarda foram até um posto de saúde do bairro após denúncia de tráfico de drogas na unidade de saúde. No local, a guarnição encontrou um suspeito que estava com pedras de crack. Quando percebeu a presença das autoridades ele fugiu deixando o entorpecente no local.
Em seguida, três homens passaram a pé atirando contra a viatura da guarda municipal. “De todos os tiros disparados apenas um atingiu o carro. Graças a Deus ninguém ficou ferido”, declarou o guarda.
A guarnição deixou o local, foi até uma unidade da polícia e voltou com uma viatura da Polícia Militar (PM). Até o momento ninguém foi preso. 
Em fevereiro deste ano, um guarda municipal e uma enfermeira ficaram feridos após serem baleados dentro de uma Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Primeiro de Maio, na mesma região.
Após o fato, a categoria saiu pelas rua da capital manifestando a favor da autorização do uso da arma de fogo para esses profissionais. Atualmente, os guardas usam apenas armas não letais como Taser, que dispara uma descarga elétrica capaz de imobilizar o alvo sem feri-lo.


Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/guarni%C3%A7%C3%A3o-da-guarda-municipal-vai-conferir-den%C3%BAncia-e-acaba-alvejada-1.830487

GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA) UM MOMENTO DE CRESCIMENTO E MUITOS ELOGIOS

A Guarda Municipal de Simões Filho, tem recebido muitos elogios pelos canais de comunicação e pela população, o que faz com que toda a equipe se sinta lisonjeada e ainda mais motivada para continuar fazendo o melhor.
No início de 2013, a mudança no comando da Guarda Municipal de Simões Filho gerou apenas um fato porem as qualidades do coordenador especial Erivaldo dos Santos, que na trajetória de sua vida como policial, tem trazido uma nova realidade para o município, procurando a integração das policias, apoio com a instituição recebendo assim da administração Eduardo Alencar, carta branca dentro dos limites e da ordem e respeito, sendo assim, culminam com a marca positiva que, em tão pouco tempo, a GM tem deixado no Município.
Elogios são confiados diariamente, via redes sociais em todos os meios de comunicação e nas ruas da cidade, sobre o ótimo trabalho que a Guarda Municipal tem apresentado em Simões Filho.
O Prefeito Eduardo Alencar, fez um gol de placa, e foi muito feliz, com a indicação de Santos, para a Coordenação Especial da Guarda.
A Guarda municipal deixou de apenas fazer seguranças patrimonial, mesmo com o um efeito pequeno supera as expectativas. Notando-se que ela só vem evoluindo no dia a dia.
Não existia uma pessoa experiente administrando, mas depois que Erivaldo Santos, ou melhor, Santos, assumiu a frente desta gloriosa guarda,muitas coisas mudaram exemplos foram seguidos, ações realizadas, problemas solucionados, mudanças precisas foram pensadas para assim extrair o melhor de cada um, pontuando suas incríveis qualidades

Por: Silvio Souza


Fonte: Mapele News

VOTE A FAVOR DA EMENDA EM APOIO ÀS GUARDAS MUNICIPAIS


Vote a favor da emenda em apoio às Guardas Municipais, opine no link abaixo:

Veja p texto na integra no link:


Conheça abaixo o texto completo da emenda.

SENADO FEDERAL
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº , DE 2012

Modifica os arts. 30 e 144 da Constituição Federal para dar ao Município competência para a criação de áreas estratégicas de pacificação social e ordenamento urbano, e para as guardas municipais o exercício de atividades de polícia ostensiva, nos limites definidos em convênio com os Estados.
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º Os artigos 30 e 144 da Constituição Federal passam a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 30...............................................................................................
..........................................................................................................
X – criar zonas estratégicas de pacificação social e ordenamento urbano, com o fim de aperfeiçoar ações de controle e revitalização sócio-econômica do espaço urbano e de segurança pública. (NR)”
“Art. 144.............................................................................................
............................................................................................................
§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei, e para a realização de atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, nos limites definidos em convênio com os respectivos Estados e para os fins previstos no inciso X do art. 30 desta Constituição.
................................................................................................. (NR)”

SENADO FEDERAL
Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor sessenta dias
após a data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

A desordem é um fato cotidiano em qualquer grande cidade do mundo. Nas duas últimas décadas, é possível dizer que no Brasil o tema começou, ainda que muito discretamente, a ser percebido como da alçada dos governos locais. Durante a redemocratização, o clima político tornava impossível imaginar que comportamentos antissociais, como a prostituição e o consumo de drogas, poderiam ter qualquer consequência mais séria para a sociedade. Em alguns países da Europa e nos EUA, o tema cresceu em importância na agenda de políticas públicas proporcionando uma legislação específica para responder aos problemas de desordem.
Em termos de políticas públicas e legislação, a visão dominante até a década de 1990 era a de que as forças de segurança e ordem pública não deveriam se encarregar do pequeno delito e menos ainda de comportamentos antissociais, ao contrário, deveriam priorizar as ações contra os “grandes crimes” (o tráfico de drogas e o crime organizado em geral). Para a administração municipal é possível afirmar que o problema da desordem passou de uma situação de invisibilidade para tema prioritário em menos de uma década. A epidemia de crack tem contribuído muito para essa mudança.
Criminólogos e cientistas sociais voltaram e se interessar pelo problema da desordem (Wilson e Kelling, 1982; Sampson e Groves, 1989; Skogan 1990; Kelling e Coles 1996, Gannon-Rowley, Morenoff e Sampson, 2002; Sampson e Raudenbush, 2001 e 2004), e desde os anos 90 se disseminaram políticas públicas cujo foco é o controle desse problema (Sousa e Kelling, 2006).
As políticas de controle da desordem combinadas a iniciativas de revitalização urbana demonstraram que grandes problemas, como o crime, podem ser resolvidos com medidas relativamente simples que alteram o
ambiente urbano e seus padrões de uso cotidiano. Esse tipo de abordagem atingiu repercussão internacional após a experiência bem sucedida de Nova York na década de 1990. Com desdobramentos na legislação britânica do Anti-Social Behavior Order (ASBO) de 1998 e o Acceptable Behavior Contracts (ABCs).

SENADO FEDERAL
Senador Armando Monteiro

A presente proposta apoia-se na ideia de que é necessário aumentar o poder do governo municipal nas suas ações de ordenamento público. A alteração constitucional proposta visa garantir que os municípios tenham apoio legal para desenvolver ações capazes de reverter a espiral de decadência desencadeada pela desordem e transformar áreas degradadas da cidade em centros dinâmicos de atração de negócios e população.
Nos termos da proposta, os Municípios passariam a ter competência para criar áreas de interesse estratégico para o ordenamento urbano em seus territórios (áreas com alta incidência de crimes, áreas submetidas a programas de reestruturação e revitalização urbana, áreas com concentração de comportamentos antissociais). As atividades de segurança e de controle da desordem nessas áreas seriam realizadas com base em um convênio de cooperação entre o Município e o Estado, gerido conjuntamente pelos órgãos estaduais e municipais de segurança. As atribuições de responsabilidade nos serviços de segurança pública seriam estabelecidas de acordo com o convênio, podendo a polícia militar facultar parte de suas atribuições de policiamento ostensivo para as guardas municipais.
Existem exemplos de programas municipais em curso no Brasil que poderiam se beneficiar diretamente dessa mudança na Constituição Federal, a exemplo do programa de Unidades de Ordem Pública (UOP) na Cidade do Rio de Janeiro. As áreas que receberam UOPs têm alta utilização pela população e têm a característica de serem ‘manchas’ de desordem, mensuradas com base no georeferenciamento de ocorrências.
Nos termos da proposta aqui apresentada as UOPs poderiam se beneficiar diretamente do aumento do poder de polícia da Guarda Municipal, a ser diretamente supervisionado pela polícia militar. Com a aprovação da Emenda Constitucional em mãos, o Executivo municipal terá maior agilidade propositiva e segurança jurídica com o intuito de consolidar a experiência de ordenamento urbano em curso.
Várias capitais brasileiras têm programas inovadores de reordenamento e valorização de suas áreas urbanas como o Projeto Nova Luz em São Paulo, os programas de revitalização dos bairros histórico do Recife e do município de Santos em São Paulo, entre outros exemplos. Essas intervenções urbanísticas poderiam se beneficiar diretamente da presente proposta, pois esta amplia de forma incremental e mediante a supervisão direta das polícias estaduais, o poder de iniciativa do município na provisão dos serviços de segurança.
O Estado brasileiro precisa rever sua estratégia geral de combate à criminalidade, e julgamos que a alteração proposta oferece um dos caminhos.

Sala das Sessões,

ARMANDO MONTEIRO

segunda-feira, 28 de abril de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE SALTO (SP) APREENDE 250 KG DE MACONHA


A Guarda Municipal de Salto SP, localiza 250 kg de maconha próximo a um posto de combustível. (Droga apresentada na Polícia Federal).
Os GCM's Rocha e Rodrigo em patrulhamento próximo de um posto de combustível deparou com o proprietário de um caminhão frigorífico descarregando a droga, ao questionar informou que estaria vindo da cidade de Tapejara PR e entregaria o entorpecente aqui em Salto. 
O motorista do caminhão foi conduzido à Polícia Federal de Sorocaba, foi preso em flagrante pelo delegado de plantão e conduzido à cadeia pública por tráfico de drogas.



Fonte: Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) EM APOIO NO COMBATE A DENGUE


Agentes da Guarda Municipal do Salvador, lotados no Grupamento de Operações Especiais (GOE), realizaram atividades em apoio à Secretaria Municipal de Saúde. A linha de atuação foi iniciada na semana passada, quando os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o auxílio de um chaveiro, inspecionaram 22 residências nos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Durante a ação, foram identificados focos do mosquito em dez casas visitadas.



Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

REPRESENTANTES DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE AMARGOSA (BA) FALA DA EFETIVAÇÃO DOS CONCURSADOS

Carlos Silva disse que apenas quatro guardas é pouco para as necessidades da população de Amargosa

Carlos Silva, representante dos guardas municipais de Amargosa, em entrevista a na noite de quinta – feira (24) falou da possível efetivação dos concursados na cidade.
Carlos falou a repórter Juarez Ghaé da Criativa On Line, a importância de se ter guardas municipais em todas as cidades, servindo de segurança preventiva. No caso de Amargosa em que a violência tem aumentado, ajudará muito nas ações da polícia.
O representante ainda disse que apenas quatro guardas é pouco para as necessidades da população e que os concursados que ainda estão sofrendo pela pequena quantidade de funcionários da segurança para realizar um trabalho seguro.

Fonte: Criativa On Line

ASSALTANTE É PRESO EM FLAGRANTE PELA GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA)

Ítano Kaique Nogueira da Silva, 41 anos, foi preso em flagrante, após tentar, mediante grave ameaça, subtrair o aparelho celular de M. R. D., de 17 anos.
Segundo o menor, o autor estava com a mão direita por baixo da camisa, e mencionou a seguinte frase: “saí da cadeia ontem, já matei dois, passa logo o celular”! A ação foi interrompida por guardas municipais, que abordaram o conduzido, dando-lhe voz de prisão, em seguida foi encaminhado a delegacia de polícia para as providências cabíveis.

Fonte: Fala Barreiras

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) COMEMORA 12 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Guarda Civil Municipal de Tucano (GCMT) foi criada no dia 17 de abril de 2002, na gestão do prefeito Arilton Dantas dos Santos, que realizou concurso para admissão de pessoas que atuariam no âmbito da Segurança Pública no município. O grupo iniciante e pioneiro, formado por mais de 20 pessoas, foi habilitado através de treinamento intensivo para melhor atender à sociedade tucanense. Nesse período, a GCMT foi comandada pelo Sargento da Polícia Militar Antônio Pedro Miranda Cerqueira, que retornou à instituição em 2011. Com o sucesso da primeira turma e, no intuito de ampliar o efetivo da corporação, foram realizados novos concursos públicos em 2006, 2010 e 2012 na gestão de José Rubens de Santana Arruda, na qual foi aprovada a lei que regulamentou nossas atribuições e competências, que hoje integram a Lei Nº. 303/2013, que dispõe acerca do nosso Estatuto e Plano de Carreira, sancionado pelo atual gestor, Bel. Igor Moreira Nunes.
Passaram pela corporação, deixando grandes marcas de trabalho, os seguintes comandantes: Soldado da PM/BA Magnaldo Guimarães dos Santos, o Bacharel em Direito e Delegado aposentado Antônio Gonçalves dos Santos e o GCM José Richard Oliveira Cavalcante, primeiro coordenador de carreira. Atualmente, a instituição é coordenada pelo GCM João Souza de Matos, também comandante de carreira, que, junto aos demais prepostos, articula ações para identificação, análise e redução de problemas que existem em nossa sociedade.
Desde a sua criação, a Guarda Civil Municipal opera em serviços comunitários, de prevenção e repressão à violência e à criminalidade. Também atua em festas organizadas pela Prefeitura Municipal, a fim de garantir a tranquilidade dos cidadãos e dos munícipes, pois nosso dever maior é proteger o bem mais valioso deixado por nosso Criador: a VIDA, embora muitos pensem que nossa missão seja somente cuidar de bens materiais e instalações/serviços públicos.
Destaca-se, ainda, nosso trabalho no combate ao uso de entorpecentes e outras substâncias ilícitas, na preservação de locais onde ocorra algum crime/acidente, na organização do trânsito, na feira livre municipal, na mediação de conflitos, no banimento do uso de veículos automotores e ciclomotores por crianças e adolescentes, em palestras socioeducativas, na garantia e promoção dos direitos humanos e na conscientização acerca da importância de atitudes cidadãs. 
Para cuidar, proteger nossa cidade e manter a ordem pública, os servidores da Guarda Civil Municipal passam por capacitações e participam de fóruns, seminários, congressos e audiências públicas que debatem as funções desta instituição e questionam nosso “poder de polícia”, nossos valores e missões. Não somos um conjunto de indivíduos que não estudou e ingressou no serviço público simplesmente com o propósito de obter dinheiro para o sustento pessoal/familiar, como muitos, erroneamente, pensam.
É lícito ponderar que a Guarda Civil Municipal não desenvolve seu trabalho de forma unilateral, e sim em articulação com outros órgãos, a exemplo da Promotoria Pública, das Polícias Civil e Militar, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SETRADES), da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho Tutelar, visando sempre ações interdisciplinares de segurança dentro do município.
Enfim, observa-se que todos os serviços prestados por essa corporação de segurança são imprescindíveis para um município tranquilo, com poucos índices de violência. Uma Guarda Civil Municipal não é criada apenas para gerar despesas ao erário público, e sim para educar, prevenir e combater as mazelas que inviabilizam nosso desenvolvimento.


Fonte: ASCOM – Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

domingo, 27 de abril de 2014

BANDIDOS ROUBAM CARRO, FAZEM REFÉM, MAS FUGA É FRUSTADA PELA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA)

Uma interceptação de um crime digna de cinema aconteceu na noite deste domingo (27). Rafael Assis dos Santos, de 22 anos, e um menor de 17 roubaram um automóvel Sandero branco de placa HZI - 9291 e fizeram a proprietária do veículo refém, no Largo do Tanque. Com a vítima no banco de trás, tentaram fugir, mas uma blitz montada pela Guarda Municipal na Avenida Jequitaia, na Calçada, frustraram os planos dos assaltantes.
Os guardas municipais pediram para que o veículo encostasse. A vítima, então, pulou do banco de trás e saiu correndo, gritando que se tratava de um assalto.
Os bandidos não resistiram, foram presos e encaminhados para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos. Uma arma foi encontrada na posse dos bandidos e apreendida na operação.
Com Informações e fotos do repórter Marcelo Castro.


Fonte: Bocão News

UNIVERSITÁRIO É FLAGRADO ALCOOLIZADO E COM COCAÍNA E É DETIDO PELA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA)

O estudante universitário Claudio da Costa Santos Filho, de 23 anos, foi flagrado portando cocaína em uma blitz da Operação Lei Seca com apoio da Guarda Municipal de Salvador, montada na Calçada, na Cidade Baixa.
No bafomêtro, foi confirmado que Claudio estava alcoolizado. Ele estuda Tecnologia da Informação e foi levado para a Central de Flagrantes.
As informações são do repórter Marcelo Castro.


Fonte: Bocão News

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

O período da Semana Santa foi muito movimentado para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Várias ocorrências e prisões foram realizadas em diversas áreas da cidade.
Na quarta-feira, 16, foi preso Roberto Araújo de 28 anos acusado de cometer furtos e roubos na Praça da Bandeira, Centro da capital. Denúncias anônimas através do telefone 153 culminaram na prisão do acusado que possuía um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE).
No dia 17, a equipe da Ronda da Capital (Rondac) apreendeu diversas trouxas de maconha, além de objetos utilizados no consumo de crack. Essa ação faz parte do Projeto Praça Mais Segura e aconteceu na Praça Zilda Arns no Bairro Jardins, zona sul da capital.
Entre os dias 18 e 20 três pessoas foram presas nos terminais de integração do transporte público acusados por roubo. Em todos os casos, os pertences das vítimas foram recuperados e devolvidos. Quatro adolescentes foram apreendidos no Terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) de posse de três facas que seriam utilizadas na prática de roubos.

Mercados Centrais

Um homem acusado de aliciar uma adolescente de 12 anos foi preso pela guarnição dos Mercados Centrais no último dia 19. No mesmo dia em outra ocorrência um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas. Foram encontradas em posse do adolescente quase vinte pedras de crack prontas para a venda.


Fonte: Guarda Municipal de Aracaju/SE

GUARDA MUNICIPAL DE CIPÓ (BA) É ASSASSINADO NA PORTA DE SUA RESIDÊNCIA

Um guarda municipal foi assassinado a tiros, na noite de sexta-feira 25, na Rua Débora Santos, no bairro- Santos Dumont, no município de Cipó.

Informações levantadas pela Polícia Militar, dão conta de que, dois elementos, chegaram  em  um veículo  Celta de  cor  escura e  demais  dados  não   anotados,  na casa  de José Virgem dos Santos, chamando por  “Zezinho”, e  quando  o mesmo   abriu a  porta, foi  alvejado  por  vários  disparos  de  arma de  fogo, possivelmente  de calibre  38.

Atingido em diversas partes do corpo, principalmente no tórax, Zezinho, como era conhecido o servidor público, andou alguns metros para dentro de casa e acabou morrendo sentado na cama. Será instaurado um inquérito policial, para apurar a autoria, bem como a motivação do homicídio.


Fonte: Gil Santos Noticias

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) APRESENTA NA DELEGACIA 5 PESSOAS ACUSADAS DE ARRONBAMENTO NO DISTRITO DO JUNCO

A Guarda Municipal de Jacobina apresentou na delegacia 5 pessoas acusadas de arrombar uma creche no distrito do Junco, furto ocorrido na noite da última segunda-feira (21). A ação ocorreu por volta das 20h desta quarta, 23, quando uma guarnição da Guarda Municipal prendeu o quintento na Rua Jacobina, próximo a feira do Junco.
Foram apresentadas na delegacia em Jacobina, com apoio do PETO as pessoas de: Gilson Santos da Silva, Fábio Ferreira da Silva, Fernanda da Silva de Jesus e Tiago de Jesus Alves, como sendo o mentor da ação delituosa.
Com eles foram encontrados: 2 espingardas bate bucha, 2 facões 2 foices, um punhal, aproximadamente 3 Kg de carne, um tablet de carne moída, 3 garrafas de suco, 2 pacotes de farinha láctea, 2 pacotes de achocolatado, talheres da creche, copos e um ventilador de parede.
As pessoas foram apresentadas ao delegado plantonista Damião Lacerda, que tomará as medidas cabíveis.




Fonte: Augusto Urgente

POLICIA CIVIL DOOU 120 PISTOLAS CALIBRE 380 PARA A GUARDA MUNICIPAL DE VITÓRIA (ES)

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Polícia Civil doou 120 pistolas calibre 380 para a Guarda Civil Municipal de Vitória. A doação aconteceu nesta segunda-feira  na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a doação faz parte da padronização de equipamentos e armamentos para os policiais dos Estados Federados e do Distrito Policial, com fomento do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Para isso, todos os revólveres calibre 38 e pistolas calibres 380, que estavam acautelados aos policiais civis foram recolhidos e eles receberam pistolas novas de calibre .40”, contou Joel Lyrio.
O valor estimado da doação das 120 pistolas é de R$ 49.800,00, conforme informou o titular do Departamento de Administração Geral (Dage) da Polícia Civil, delegado Paulo César Ferreira. Para a sub-secretária da Segurança Urbana de Vitória, Luciana Fiorin, a aquisição do armamento faz parte do processo de modernização da Guarda Civil Municipal de Vitória. “Atualmente atuamos predominantemente com revólveres calibre 38. As pistolas vão contribuir com a modernização e o re-aparelhamento dos agentes”, explicou.
Segundo Luciana Fiorin, dos 250 agentes de segurança que existem na Guarda Civil Municipal de Vitória, 152 deles já possui o curso para manuseio da pistola e assim que a transferência de registro das armas for concluída pela Polícia Federal eles estarão aptos para usar o novo armamento.
“Além desses, temos outros 98 agentes que foram nomeados no final do ano passado e que farão o curso na Academia de Polícia, por meio de uma parceria firmada com a Polícia Civil”, afirmou.
O delegado responsável pela Delegacia de Armas e Munições (Dame), Fabrício Dutra, informou que foi realizada a limpeza, a manutenção preventiva e testes em todas as armas doadas aos agentes de segurança.
Ele adiantou que, em breve, todos os revólveres calibre 38 que estavam com os policiais civis e foram recolhidos serão doados a Guarda Civil de Vila Velha.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE SIMULADO PARA A COPA

Na tarde de ontem (24), foi concluído o Curso de Sistema de Comando de incidentes (SCI), ministrado pelo Tenente Coronel Antônio Júlio Nascimento Silva, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).
O curso, que possuiu uma carga horária de 40 horas, foi ministrado para integrantes da Guarda Municipal do Salvador (GMS), Polícia Militar da Bahia, Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Polícia Federal, com objetivo de integrar as forças e preparar as equipes para o gerenciamento de incidentes de grandes proporções.
De acordo com a GM Carolina Santana, participante do curso, a capacitação é de extrema importância para a Guarda Municipal e as outras forças participantes. “A integração dos órgãos é fundamental para o sucesso das ações que possam ser realizadas em eventos como a Copa. Os agentes de todas as forças precisam está alinhados e com pleno conhecimento dos respectivos papeis de cada instituição que atuará em eventos que reunirão grande concentração de pessoas”, pontuou Carolina.
O simulado foi realizado durante todo o dia de ontem (24), na Arena Fonte Nova, com o intuito de preparar ainda mais os agentes para situações reais.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

NOVAS VIATURAS DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE (PE)

Fotos do modelo das futuras viaturas da Guarda Civil Municipal do Recife, Renault Duster:







Fonte: http://guardamunicipalrecife.blogspot.com.br/2014/04/novas-viaturas-da-guarda-civil.html

sexta-feira, 25 de abril de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS (BA) RECEBEM CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS OPERACIONAIS PELA FEBAGUAM E CNGM

         Durante os dias 22 a 25 de abril a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM realizaram o curso e oficina de Técnicas Operacionais para a Guarda Municipal de Cruz das Almas – BA. Mais uma importante capacitação realizada para os agentes da segurança pública municipal que teve a participação dos instrutores GM Nelson Querino – Maragojipe, Jucemir Araújo _ Feira de Santana, GM Marcio Oliveira – São Gonçalo dos Campos e GM Jarbas Pires – Lauro de Freitas. O curso foi mais uma forma de aprimoramento de técnicas operacionais assim como para padronizar ações dos agentes da Guarda Municipal de Cruz das Almas – BA.






Fonte: FEBAGUAM  

quarta-feira, 23 de abril de 2014

APROVADO PROJETO QUE REGULAMENTA AS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

O Plenário aprovou o Projeto de Lei1332/03, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei10.826/03).
O texto aprovado é o de uma subemenda do relator pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Fernando Francischini (SDD-PR), que incorporou negociações com os partidos e o governo. A matéria será enviada ao Senado.

Veja o texto aprovado no link:

 Texto da PL 1332 aprovado dia 23 de abril de 2014


Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/466471-APROVADO-PROJETO-QUE-REGULAMENTA-AS-GUARDAS-MUNICIPAIS.html

GUARDA MUNICIPAL DE LAGARTO (SE) SURPREENDE ARROMBADOR COM REVÓLVER E MOTO ROUBADA

Mesmo no dia do seu aniversário a Guarda Municipal de Lagarto – GML não deixa de produzir bons resultados para a tranquilidade da população.
Atendendo orientação da Direção para deslocar-se ao novo Conjunto Residencial João Nogueira no sentido de coibir invasões dos imóveis desocupados, a Guarnição de Plantão da GML acabou por prender em flagrante e retirar de circulação o indivíduo de nome Edyldo Evangelista dos Santos (19), quando ele tentava invadir um dos imóveis do conjunto.
Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições intactas, uma motocicleta Honda Pop 100 sem placa, celular, dinheiro e outros objetos de valor. Há suspeitas que Edyldo, juntamente com outros comparsas, tenha praticado inúmeros assaltos na região de Lagarto.
Segundo o GM Iran, integrante da Guarnição que capturou o elemento, “nosso intuito maior era conscientizar as pessoas que tentavam invadir imóveis, supostamente vazios, a desistirem e procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho para se cadastrarem e buscar outras informações. Foi quando percebemos um indivíduo tentando arrombar uma das residências. Daí deu no que deu...”
Edyldo, o veículo e todo o material arrecadado foram encaminhados pela GML à Delegacia Regional de Lagarto para lavratura do flagrante por posse ilegal de arma e adoção dos demais procedimentos cabíveis.


Fonte: Guarda Municipal de Lagarto/SE

GUARDA MUNICIPAL DE CURTIBA (PR) FILMA TENTATIVA DE SUBORNO DE TRAFICANTE PRESO

Se não fosse a filmagem feita por guardas municipais, a prisão de Bruno Laércio dos Santos, 24 anos, e Rodrigo de Souza, 37, poderia ser mais uma por tráfico de drogas no Centro. A dupla tentou subornar os guardas em R$ 7 mil, para escapar da cadeia. Um dos detidos ainda disse aos guardas que roubaria e mataria para pagar a dívida, se fosse preciso.
A prisão ocorreu por volta das 21h30 de sábado, na Travessa Nestor de Castro. De acordo com o supervisor Aparecido, da Guarda Municipal, Bruno, que seria o distribuidor de drogas a vários traficantes da região, jogou um pacote no chão, com 30 pedras de crack e 20 papelotes de cocaína. Mensagens no celular de Rodrigo, trocadas com Bruno comentavam sobre a venda de drogas na região e sobre operação de policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), num hotel do Centro, supostamente para prendê-los. Rodrigo seria “funcionário” de Bruno. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico, no 1.º Distrito Policial. 
No celular de Bruno, segundo Aparecido, havia 22 nomes e telefones, boa parte conhecida por tráfico no Centro. Alguns números eram do Rio de Janeiro. No 1.º DP, os presos alegaram inocência ao delegado Rubens Recalcatti, já que a sacola com drogas estava no chão e não lhes pertencia. Rodrigo também disse que o celular era de outra pessoa.
Segundo o supervisor, Bruno se desesperou e ofereceu R$ 7 mil para ser liberado, além de pagamento semanal para que os guardas fizessem “vistas grossas” na fiscalização no Centro. A filmagem, feita por Aparecido com seu celular, mostra o suspeito dizendo que possuía 300 pedras de crack circulando na praça, o que renderia a ele, em cerca de três horas, R$ 3 mil, dinheiro que ele daria imediatamente aos guardas. Os outros R$ 4 mil ele entregaria até meio-dia de domingo.

Outro

Cerca de meia hora depois, a Guarda Municipal prendeu Bruno Vinícius Tonin, 19 anos, também na Travessa Nestor de Castro. Ao perceber a viatura se aproximando, segundo os guardas, o rapaz jogou um pacote com 40 pedras de crack no chão. Ele foi levado ao 1.º Distrito Policial e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele carregava R$ 170 em dinheiro trocado. Para o supervisor Aparecido, o detido também é “funcionário” de Bruno Laércio.

Veja o vídeo com a notícia desta notícia através do link: Guarda Municipal filma tentativa de suborno de traficante preso no Largo


Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/794611/?noticia=GUARDA+MUNICIPAL+GRAVA+PROPOSTA+DE+SUBORNO+FEITA+POR+SUSPEITOS

ELEMENTO É PRESO APÓS AGREDIR GUARDA MUNICIPAL DE CONTAGEM (MG)

Detido participou de crime que terminou na morte de policial em 2013.

Um elemento de 18 anos foi preso após agredir um guarda municipal em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Talissom Gabriel Lacerda foi abordado ao ser flagrado usando loló em praça pública.
Armado com uma pistola calibre 380 carregada, o vagal tentou sacar a arma ao fugir correndo mas, por sorte dos guardas, a pistola caiu e o suspeito não conseguiu pegá-la.
Uma porção de maconha e quase R$ 100 também foram recolhidos com Lacerda, que apresentava marca de tiro em uma das pernas.
Em março do ano passado, o detido, que ainda era menor, tentou roubar um carro, no bairro Floramar, na região norte da capital mineira. Durante perseguição policial, um policial militar à paisana foi baleado e morreu na hora. Pelo homicido, o jovem ficou preso por nove meses.
Lacerda foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão de Contagem.


Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

PARECE PIADA, MAS NÃO É! POLÍCIA DE MOÇAMBIQUE FARÁ SEGURANÇA DA COPA - CONSIDERADA UMAS DAS FORÇAS MAIS VIOLENTAS DA ÁFRICA

Acordo trará a polícia de Moçambique para ajudar na segurança da Copa.

A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal terão um luxuoso auxílio durante a Copa: policiais de Moçambique, na África, reforçarão a vigilância em estádios, treinamentos, e nos hotéis das delegações. Segundo o jornal local Notícias, o contingente, ainda indefinido, será comandado pelas autoridades brasileiras. A Polícia da República de Moçambique vai vigiar, inclusive, a final no Maracanã, no Rio.
No acordo de cooperação, o Brasil daria treinamento e armas e Moçambique… Talvez nem Moçambique, que não joga, saiba.
Cerca de dois mil policiais atuaram na Copa de 2010, na África do Sul. É a polícia mais violenta da África, segundo a Anistia Internacional.


O vídeo acima mostra a polícia moçambicana em ação. O texto abaixo foi retirado da Folha de Maputo. Está em português do Moçambique, nosso irmão lusófono. Clique aqui para acessar o original da notícia. 
De acordo com fonte do Comando-Geral da Polícia, citado pelo Notícias, o efetivo moçambicano estará sob comando das autoridades brasileiras e a sua principal missão será garantir segurança nos estádios de jogos e na proteção das seleções que ali estarão alojadas. Explicou que a proteção a ser dada pelos agentes nacionais será às seleções no hotel, durante os treinos e no percurso para os estádios de jogos. Eles farão parte de um comando conjunto.
Um dos estádios de destaque onde a participação policial moçambicana se fará sentir durante a competição, será no Estádio do Maracaná. Construído para a Copa do Mundo da FIFA de 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, este estádio reassume a condição de protagonista no Brasil 2014.
O Estádio de Maracanã vai acolher o maior número de partidas da competição, sete confrontos ao todo, e nele será disputada a final da copa a 13 de Julho, com os agentes moçambicanos privilegiados para reforçar o controlo de segurança.
Renovado para este Mundial, o Estádio, que ficou conhecido como “O Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol, tem agora capacidade para 73.531 espectadores e continua sendo o maior do Brasil.
Refira-se que estarão no Mundial as seguintes seleções: GRUPO A – Brasil, Croácia, México e Camarões; GRUPO B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália; GRUPO C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão; GRUPO D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália; GRUPO E: Suíça, Equador, França e Honduras; GRUPO F: Argentina, Bósnia, Irão e Nigéria; GRUPO G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos; GRUPO H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul."

Fonte: http://coturnonoturno.blogspot.com/2014/04/policia-de-mocambique-fara-seguranca-do.html