PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE GUARULHOS (SP) RECEBE 17 ARMAS ESPINGARDAS CALIBRE 12

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP) de Guarulhos apresentou nesta quinta-feira, dia 28, as novas espingardas, calibre 12, que serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal. “Trata-se de uma arma de primeira linha e moderna utilizada por apenas algumas forças policiais do país”, informou o secretário de Segurança, João Dárcio.
Um lote de 17 armas foi adquirido neste ano, sendo que três deverão ser entregues nos próximos dias. Com essa compra a GCM de Guarulhos sai na frente no quesito modernidade de equipamento tendo em vista que foi a primeira Guarda do País a adquirir esse tipo de arma. “A exemplo do que ocorreu com as pistolas semiautomáticas calibre 380, estamos sendo pioneiros a utilizar esse tipo de armamento”, anunciou o diretor da GCM Marcelo Charaba.
Para utilizar o novo armamento os GCMs deverão realizar curso específico. “Independente do guarda já ser habilitado, deverá participar de novo curso técnico (prático-teórico), direcionado a esse equipamento, tendo em vista sua peculiaridades”, afirmou o comandante da GCM, Luiz Carlos Barreto. 
A espingarda calibre 12, fabricada pela CBC, tem capacidade para 8 tiros, é, tem coronha rebatível com pistol grip e retrátil de 6 posições. Tem corpo em aço revestido com polipropileno e alça de mira regulável na vertical e lateral. É superior em sua capacidade de tiro e precisão com relação às usadas inicialmente pela corporação.

Por Cris Marques


GOVERNADOR TEM SEGURANÇA REFORÇADA PELA GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) DURANTE VISITA AO EXTREMO SUL BAIANO

Políticos da região aguardando a chegada do Governador do Estado Jacques  Wagner no aeroporto de Teixeira de Freitas

Desde cedo, prefeituráveis e representantes da região, estiveram no aeroporto de Teixeira de Freitas, para receber o governador Jaques Wagner onde participou, na manhã desta sexta-feira (29), da cerimônia de instalação do campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), e com a sua diligencia, recebeu o apoio da Guarda Municipal da cidade.
O campus Paulo Freire, terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Após a chegada do governador, a Secretaria de Segurança com Cidadania, através do Departamento da Guarda Municipal, conduziu os deputados e senadores que acompanharam a comitiva, de van, até a Avenida Profeta Issa, s/n, bairro São José, onde aconteceu a solenidade de instalação.
Com orquestras e muita organização, foram recebidos com aplausos de estudantes oriundos de todo o extremo sul baiano.
A Ufesba assinou convênios com a Prefeitura de Teixeira de Freitas para cessão do imóvel da Secretaria Municipal de Educação como futura sede do IHAC; com a Secretaria de Saúde da Bahia para a implantação do Curso de Medicina; e com a Bahia Sul Celulose para apoio à Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários. Além de Teixeira de Freitas, a Ufesba tem o campus Jorge Amado, em Itabuna, Sul do estado, onde funcionam a Reitoria, Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação; em Comunicação e Artes; e outro IHAC.
Após a solenidade a comitiva partiu para a cidade de Porto Seguro, onde também visitará as obras de reforma do estádio municipal, às 15h, candidato a centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo FIFA 2014.





Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

GUARDAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA (RR) CONSTROEM CASA PARA FAMÍLIA VITIMA DE INCÊNDIO

Equipe da ROMU da Guarda Civil Municipal de Boa Vista ajuda a construir casa para família

Diante de uma situação triste, a atitude de 22 guardas civis municipais da Ronda Ostensiva do Município (Romu) fez a diferença na vida da família da dona Ana Vitorina, que devido a um incêndio perdeu a casa onde morava com o esposo e mais sete filhos. A ação solidária durou pouco mais de 20 dias e a casa pronta será entregue nesta sexta-feira (22).
As dores da família, que mora na zona Oeste de Boa Vista, começaram em outubro deste ano, quando o marido de dona Ana, o pedreiro Elivan Silva, sofreu um acidente de trânsito e fraturou as duas pernas, além de sofrer escoriações pelo corpo, ficando impossibilitado de trabalhar.
"Eu agradeço muito a ação deles [guardas civis], porque se não fosse eles não tinha como eu construir minha casa. Nós ficaríamos no aluguel por muito tempo", declarou a dona de casa.
Ela acrescentou ainda que depois do acidente do marido, a situação só piorou. "Ele não trabalha mais, não sai de casa. Se não fossem eles [guardas civis], eu não saberia o que fazer", contou emocionada a mulher.
Para aumentar os problemas da família, a casa de madeira com apenas um cômodo foi destruída por um incêndio, em outubro deste ano, e a família ficou sem um teto para morar. Diante da situação, os guardas civis municipais se sensibilizaram e começaram a construção de uma nova casa, sendo que agora de alvenaria.
"O que nos motivou foi ver o sofrimento da família, principalmente das crianças e, como já fazemos trabalhos sociais, tivemos a ideia de construir um novo lar", relatou o inspetor Murilo Santos, comandante da Romu, que informou ainda que os guardas trabalharam na construção durante as horas vagas.


A equipe ROMU é formada por 22 guardas civis municipais 

A família vive atualmente em um quarto de estância alugado, enquanto a nova casa fica pronta. Para a construção, os guardas civis fizeram cota e compraram alguns materiais.
Eles também receberam doações de amigos, policiais militares e de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). "Foi um trabalho em conjunto, que resultará na alegria desta família", destacou Santos.
Ainda segundo o inspetor, este não é o primeiro trabalho social que a equipe faz. "Somos um grupo muito unido e desta união muitas pessoas são beneficiadas. Já construímos outra casa e também fazemos palestras de conscientização em escolas de Boa Vista. Sabemos que iniciativas como estas fazem a diferença na sociedade", declarou.

Elogio da Prefeitura
Equipe ROMU reunida para elogio

Prefeita Teresa Surita elogiou os 22 guardas civis municipais da ROMU, que fizeram multirão e construíram uma nova casa a família da Dona Ana Vitorina, que teve a casa destruída em um incêndio.


GUARDA MUNICIPAL DE SARANDI (PR) DESCOBRE 5 KG DE COCAÍNA E 1,1 KG DE CRACK EM RESIDÊNCIA

Cinco quilos de cocaína e pouco mais de um quilo de crack foram apreendidos em uma residência na zona zul de Sarandi, região metropolitana de Maringá, no início da tarde desta quinta-feira (28). Essa é a maior apreensão de cocaína realizada na cidade.
Durante a operação realizada pela Guarda Municipal (GM), com apoio da Polícia Militar (PM), duas pessoas foram presas em flagrante e uma adolescente de 17 anos apreendida. O dono do imóvel não foi localizado.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Aparecido Antônio, mais conhecido como 'Cido Polícia', há cerca de uma semana a GM recebeu uma denúncia de que no imóvel localizado na Rua Santana, no Jardim Santana, funcionava uma espécie de centro atacadista de drogas, que abastecia diversos distribuidores de Sarandi.
Os guardas municipais passaram então a monitorar a residência e, durante a investigação, descobriram que o dono do imóvel usava um matagal próximo ao local para esconder a droga. Eles também obtiveram informações sobre as datas de entrega dos carregamentos.
No início desta tarde, após a confirmação do recebimento da uma grande quantidade de drogas, a Guarda solicitou apoio da PM e invadiu a residência. Os cinco quilos de cocaína pura estavam no quintal, e a pedra de crack de 1,1 quilo estava escondida no interior um tanque de combustível retirado de um veículo.
Três pessoas que estavam na residência receberam voz de prisão. Foram presos o ex-presidiário Reinaldo Gilardi, 44 anos, o 'Capacete', e a esposa dele, Débora Cristina Raiti Silva, 33 anos. A adolescente identificada como amásia do proprietário da residência, Valdinei Pereira, 34 anos, - que não foi localizado - foi apreendida.
Os guardas municipais e os policiais apreenderam ainda um revólver calibre 32 municiado com cinco cartuchos, uma balança de precisão, três aparelhos celulares e duas TVs que estavam no local. Todo o material foi encaminhado para a Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Paraná (Denarc) em Maringá, mesmo destino das três pessoas flagradas na casa.
Segundo as autoridades de segurança, os cinco quilos de cocaína, depois de misturados com outros produtos, renderiam cerca de 15 quilos que seriam vendidos no varejo por aproximadamente R$ 750 mil. Já a quantia de crack foi avaliada em torno de R$ 50 mil.


AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) CAPTURAM SUCURI

Agentes foram acionados por populares para capturar o réptil

Na manhã de hoje (29/11), nas proximidades da Avenida Luiz Vianna Filho, agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador foram acionados por populares, após estes visualizarem uma cobra Sucuri. Prontamente os agentes se deslocaram até o local, capturaram o animal e o devolveram à natureza.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA 

JUSTIÇA CONDENA AUTOR DE OFENSAS CONTRA UM GUARDA MUNICIPAL DE CAMACÃ (BA) EM SITE DE NOTÍCIAS

A Vara Crime da Comarca de Camacã condenou o autor Alan Santos Silva de ofensas contra um Guarda Municipal de Camacã em uma coluna de um jornal.

De acordo com a sentença, o autor das ofensas Alan Santos Silva comentou uma reportagem em que envolvia o GCM Delmo Souza da seguinte forma:
“Alan disse: Agnaldo, sei que como sempre você não irá publicar meu comentário, porém, não estou nem aí para isso. Acho engraçado que o mesmo crápula que se diz Guarda Municipal (o tal do Delmo) é o mesmo que faz esses tipos de matéria. Porém, há de salientar que, após o mesmo ser apresentado como “carcereiro”, começaram as constantes fugas”.

Veja a notícia com o comentário no link: http://ocamacanzinhonoticias.blogspot.com.br/2013/02/uma-reportagem-de-otempojornalismocombr.html

A advogada Dra. Neiva Maria da Luz e o Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia, Pedro de Oliveira, e o GCM Akira Campos de Coaraci que é diretor do SINDGUARDAS-BA acompanharam a audiência. O autor do fato ficou de pagar prestação pecuniária no valor de 1 (um) salário mínimo.
Isso mostra que o que publicamos na internet esta sujeito a ações judiciais, pois qualquer parte que se sinta ofendida pode salvar a página com o link onde foi escrito o que se considere como uma ofensa e procurar os meios legais para os tramites processuais.


GCM Delmo da Guarda de Camacã ofendido em um site de notícias

Fonte: GCM Delmo Souza via facebook

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE CURSO DE MULTIPLICADORES

Na manhã do dia 25/11, agentes da Guarda Municipal do Salvador (GMS) participaram da abertura do Curso de Multiplicador em Operação de Protocolos Integrados de Segurança em Grandes Eventos, no Centro Administrativo da Bahia.
O curso tem como público alvo Profissionais de Segurança Pública e órgãos afins na esfera federal, estadual e municipal que atuarão nos grandes eventos e tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a legislação aplicada à Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, protocolos integrados de segurança pública para grandes eventos, integração entre a segurança pública e a segurança privada quando da atuação nos estádios, centros oficiais de treinamento e eventos afins.
Ao final do curso, o profissional deverá estar em condições de ser multiplicador junto aos operadores de segurança pública das suas respectivas Instituições.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

AUDIÊNCIA PÚBLICA - A IMPORTÂNCIA DA GUARDA MUNICIPAL PARA O MUNICÍPIO DE AMARGOSA


GUARDA MUNICIPAL DE ITARANTIM (BA) E POLÍCIA MILITAR INTENSIFICAM RONDAS OSTENSIVAS


A Polícia Militar em conjunto com a Guarda Municipal de Itarantim intensificaram as rondas ostensivas em vários bairros da cidade. De acordo com as últimas informações, houve prisão de um homem e várias abordagens de indivíduos usuários de drogas.

OS CASOS

Um homem já conhecido da Polícia identificado pelo pré nome de Lucas foi preso acusado de furtar um tonel de água nas imediações do Parque de Vaquejada.
Outro furto foi registrado nas proximidades do mesmo local onde cinco sacos de cimento foram roubados.
Menores usando drogas nas imediações do Parque de Diversões no bairro Cajazeiras foram abordados após denúncia anônima.

RESUMO

Foram registrados nos últimos meses um crescimento do tráfico de drogas na cidade e o uso por menores tem crescido acentuadamente.

Fonte: Panorama do Sul da Bahia

COORDENADOR TRAÇA METAS PARA TREINAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA)

Reunião para traçar metas para o treinamento da Guarda Municipal de Simões Filho entre o Sr. Santos, coordenador Especial da Guarda Municipal, e representantes da Empresa BASE, com a presença dos jornalistas Everaldo Dantas da Bahia Alerta (Rádio Sucesso) e Waldeck Filho do programa Na Mira.
Treinamento e capacitação da Guarda Municipal de Simões Filho em armamento, direção ofensiva e evasiva em carros e motos, patrulhamento, defesa pessoal, mobilização tática, adentramento tático em edificações com reféns, adentramento em veículos com reféns, abordagens a estabelecimentos, abordagens utilizando veículos, gerenciamento de crise, escolta de autoridades, direitos humanos e legislação.


Fonte: Fala Simões Filho.com

ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE IGAPORÃ (BA)

Dante Santos, subcomandante da Guarda Municipal de Igaporã
A Guarda Municipal de Igaporã atua na cidade desde 1º de setembro de 2011, na qual existe uma comandante, Indiana Barros, e um subcomandante, Dante Santos. A sede provisória está localizada na Praça Bernardo de Brito.
Segundo o agente Dante Santos, o grupo passou por um período de capacitação, que durou sessenta dias, na cidade de Caetité, em 2011. Foram duas turmas em treinamento das cidades de Igaporã e Lagoa Real. O curso incluía aulas de primeiros socorros, defesa pessoal, combate a incêndio, gerenciamento de crise, aulas de trânsito e uso de armas não letais. Santos considera que passaram por um “curso completo” e enfatiza que o treinamento possuiu uma base militar, com tutores soldados da Polícia Militar baiana. Além destes, foram ministradas aulas por advogados sobre os aspectos legais da atividade.
O período de capacitação foi encerrado com uma cerimônia para entrega dos certificados de Guardas Civis Municipais (GCMs).
O trabalho dos GCMs em Igaporã envolve a proteção de instalações, bens e serviços, como a guarda patrimonial. Os agentes também possuem responsabilidade sobre o trânsito urbano, atuando de forma orientadora aos pedestres e motoristas.
Os oito agentes se revezam em turnos de 12h de serviço, por 48h de descanso. Santos informa que em conversa entre os GCMs e a Prefeita Rosana Cotrim, esta prometeu a aquisição de uma viatura, com o objetivo de melhor equipar o grupo para atuação na cidade.
Além da parceria com o poder Executivo, Santos afirma que a GCM de Igaporã possui uma relação de cordialidade, uma parceria que envolve combinação prévia para que não ocorram contradições na atuação das duas corporações.

Fonte: Radio Igaporã

MAIS UM GUARDA CIVIL METROPOLITANO DE SÃO PAULO É EXECUTADO A CAMINHO DO TRABALHO

O Guarda Civil Municipal Ailton Targino da Silva da IR/Tiradentes quando em deslocamento de sua casa para o trabalho por volta das 6hs30min de hoje, 29/11, foi executado, ele estava na Avenida Souza Ramos na cidade Tiradentes quando vagabundos o renderam para levar sua moto ao perceberem que era um Guarda Civil o alvejaram.
Targino foi socorrido ainda com vida ao PS da Cidade Tiradentes mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Viaturas estão em diligência a procura dos marginais.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

GRUPAMENTO AMBIENTAL DA GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOGIPE (BA) INICIA ATIVIDADES NO MÊS DE DEZEMBRO

O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Maragogipe começará suas atividades de fiscalização e monitoramento da área da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape – RESEX do Iguape – nesta segunda-feira, dia 02 de novembro. Quatro homens da Guarda Municipal foram selecionados dentre aqueles que passaram pelo Curso de Capacitação em Fiscalização Ambiental no mês de outubro, que faz parte do Termo de Reciprocidade firmado entre a Prefeitura Municipal de Maragogipe e a RESEX, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
No Termo de Reciprocidade, a prefeitura indicou os Guardas Municipais para o Grupamento Ambiental, e o ICMBio fez a capacitação, e deverá coordenar as atividades do Grupamento, bem como fornecer o equipamento necessário para o exercício de suas atividades: uma viatura, uma lancha e equipamentos de registro de atividades, além de fardamento. O principal objetivo dessa equipe é combater os dois maiores problemas da Reserva: a pesca com bomba e o aterramento de manguezais.


Fonte: Aline Brandão Cavalcante (ICMBio)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA), POLÍCIA MILITAR E AGENTES DA PREFEITURA REALIZAM FORÇA TAREFA DE COMBATE A POLUIÇÃO SONORA

Por iniciativa do Prefeito José Eduardo Mendonça de Alencar, juntamente com o Secretario de Administração Francisco de Assis Sampaio da Silva, foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro a Operação Força Tarefa de Combate a Poluição Sonora, com o objetivo de combater todo o tipo de poluição sonora no município de Simões Filho, bem como regularizar os estabelecimentos comerciais e casas de shows que estão em funcionamento de forma irregular, onde se tive alguns estabelecimentos autuados para regularizar suas situações juntos aos órgãos competentes.
Essa fiscalização esta formada por tempo indeterminado e ocorrera em diversos pontos da cidade. A primeira semana foi em caráter educativo, sendo que as apreensões terão inicio a partir da próxima operação, que iniciará no dia 29/11, já com a atuação repressiva.
Participaram dessa Força Tarefa, 08 Guardas Municipais, inclusive com o seu comandante Sr. Santos, 08 da Rondesp, 04 da 22º CIPM, 04 da Secretaria de Transporte e Trânsito, 04 da Secretaria de Serviços Públicos e 02 da Secretaria de Meio Ambiente, totalizando 30 agentes participantes dessa grande operação em prol da sociedade.


Fonte: Guarda Municipal de Simões Filho/BA

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CRIMINAL


GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA) DEVOLVE ANIMAL SILVESTRE A NATUREZA RETIRADO IRREGULARMENTE


           No último domingo, 24/11, no bairro do KM-30, após investigação foi descoberto que o animal do tipo Iguana foi retirado a alguns dias da região conhecida como Tiro Seguro, sendo recolhida pela Guarda Municipal e encaminhada pela guarnição ao seu habitat de origem.
Possivelmente a Iguana seria transportada para outra região e após apreensão, a pessoa que estava em posse do animal foi orientada sobre o crime que estaria cometendo, tendo os seus dados pessoais anotados e encaminhada para as autoridades competentes.


Fonte: Guarda Municipal de Simões Filho/BA

GUARDA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO (BA) E FISCAIS DA PREFEITURA INTENSIFICAM AÇÕES DO “CALÇADA LIVRE”

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso através da Secretaria de Serviços Públicos, com o apoio da Guarda Municipal e fiscais de postura, está intensificando as ações de fiscalização, com o objetivo de regularizar e uniformizar o uso das calçadas dos estabelecimentos comerciais de Paulo Afonso, colocando assim em prática a Lei de acessibilidade e reforçando o andamento do Projeto Calçada Livre.
A fiscalização iniciou-se desde segunda-feira, 25/11 e se estenderá até que os estabelecimentos comerciais se adequem as normas estabelecidas em lei, já que muitos comerciantes estendem seus espaços físicos até às calçadas e por outro lado muitos pedestres e pessoas portadoras de necessidades especiais são prejudicadas e os mesmos clamam por mais espaço no passeio público, que atualmente está fora dos padrões e sendo assim, para que todos convivam em harmonia, sejam pedestres, portadores de necessidades especiais e principalmente os frequentadores dos estabelecimentos comerciais da cidade, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso com incumbência do secretário de serviços públicos, ressalta que dará atenção especial a esse assunto de fundamental interesse de todos que circulam em nossa cidade.


Fonte: Departamento de comunicação da Guarda Municipal de Paulo Afonso/BA

GUARDA MUNICIPAL DE NAZARÉ (BA) GARANTE A TRANQUILIDADE DURANTE INAUGURAÇÃO DA NOVA CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Depois de muito esperar a população do município de Nazaré, na região do Recôncavo Baiano, na tarde deste domingo (24/11), presenciou a inauguração e abertura oficial do novo espaço da Central de Abastecimento da cidade. Num espaço bastante agradável, aconchegante, limpo, bastante arejado, que proporciona um ambiente digno tanto para quem compra como para quem comercializa os diversos produtos. A Guarda Municipal de Nazaré esteve presente no local garantindo a manutenção da ordem pública, garantindo a tranqüilidade de todos os presentes neste momento. Durante a abertura do espaço este presente as autoridades locais, o prefeito Milton Almeida Júnior, a vice-prefeita Jandira Barbosa, além dos secretários municipais Eude Candeia, Aguinaldo, Almir Reis, Zélio Costa, José Carlos e Antônio Brito, além dos vereadores Anita Brito, Gildásio, Jorgina, Edson, Bartolomeu, Manoel e João Paulo, assim como também esteve presente o coordenador da EBDA, Manoel Brito, e também representantes de diversos segmentos da sociedade local. O evento aconteceu com bastante tranqüilidade, e a Guarda Municipal manteve de prontidão fazendo o seu papel em prol da sociedade, garantindo a segurança, através da prevenção.


Por Alan Braga
Fotos: http://www.nazare.ba.gov.br

Fonte: FEBAGUAM

CÂMARA DE VEREADORES APROVA GRATIFICAÇÃO ESPECIAL PARA A GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO (BA)


Foi aprovada na Câmara de Vereadores de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, Projeto de Lei elaborada pela comissão formada pela Secretaria de Administração, juntamente com o Coordenador Especial Sr. Santos, na qual esta Gratificação Especial da Guarda Municipal, que varia de 50% a 150% sobre o salário. 
Os guardas municipais estiveram presente durante toda a sessão e ficaram bastante satisfeitos com a aprovação deste projeto de lei que vem para ajudar a valorizar a categoria no município. É uma vitória que há anos a Guarda Municipal pleiteava e com muita luta e dedicação alcançaram os seus objetivos.


Fonte: Guarda Municipal de Simões Filho/BA 

INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) SÃO DESTAQUE EM COMPETIÇÃO DE JIU JTSU

 Equipe da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas levou medalhas de 1º e 3º lugar

Foi realizado no último domingo (24/11) no Colégio São João Evangelista, em Itamaraju, o I Open de Jiu Jitsu da Equipe Carranca do professor Fábio Costa.

No geral, atletas de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado e Mucuri participaram do aberto.
Entre as lutas memoráveis, destaque para as lutas dos professores Guilherme Augusto e Alisson Ferraz (Gracie Barra), Miquéias (Alliance) e “Márcio Marreta” (Carranca), que deram um show de técnica.
Allisson Ferraz (Gracie Barra), Márcio Hack (RAME Bahia), Marreta (Carranca) e Nil Viana (RAME Bahia), interação e equilíbrio pelo bem do esporte

O professor Nil (RAME Bahia) e professor e lutador de MMA Rodrigo Pit Bull (Equipe Alliance) foram outros dois que realizaram um luta muito técnica. No final, o atleta da Alliance levou a melhor e venceu nos pontos.
Outro pradense que teve destaque indiscutível foi o Hallysson Tavares. O atleta finalizou 3 lutas com menos de 1 minuto cada, aplicando em todas um juji gatame invertido, porém acabou prejudicado por um dos mesários que teve uma participação polêmica do começo ao fim do evento.

Hallysson Tavares finalizou 3 lutas com menos de 1 minuto cada.

A equipe de Guardas Municipais de Teixeira de Freitas, do projeto “Mentes e Corpos Sãos”, também participou do evento. Ailton Santos e Alex Batista levaram o 1º e 3º na faixa branca.

Equipe RAME Bahia MMA

No geral, cerca de 200 atletas participaram do I Open de Jiu Jitsu de Itamaraju. O professor Fábio Costa, mostrando equilíbrio e sabedoria, fez do I Open de Itamaraju um evento que deve entrar para o calendário de campeonatos regionais.


Fonte: Ascom - Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS DE PIRITIBA (BA) APROVADOS NO CONCURSO INICIAM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Comandante Dias da Guarda Municipal de Jacobina, Capitão Nery da Polícia Militar, Comandante Djavan Melo da Guarda Municipal de Piritiba e o Advogado Fabio Santos Silva fizeram-se presentes na aula inaugural do Curso de Formação Profissional.

Os 28 homens e 12 mulheres aprovados no último concurso para agentes de segurança pública da Guarda Municipal de Piritiba, iniciaram nesta sexta-feira, 22/11, o curso de Formação Profissional baseados na Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais, e terá carga horária total de 550 horas. A Empresa Alpha 4 Consultoria esta promovendo o treinamento, que também tem a participação de instrutores de outras Guardas Municipais que estarão formando os novos agentes.
Os novos integrantes participaram por aulas de diversas disciplinas, como por exemplo, as de Ordem Unida, Defesa Pessoal, Direitos Humanos, Espaço Público e Sociedade, Código Penal.


Fotos: Guarda Municipal de Piritiba/BA
Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM 

GUARDA MUNICIPAL DE MAUÁ (SP) É ASSASSINADO EM RIBEIRÃO PIRES (SP)

Foi assassinado nesta noite (24/11), na cidade de Ribeirão Pires, com dois tiros pelas costas, o GCM Oliveira, que possuía 9 anos de serviços prestados a sociedade Mauaense.
Segundo informações da Equipe de ROMU da GCM de Ribeirão Pires, o policial estava em uma lanchonete, bebendo e por motivos desconhecidos entrou em discussão com alguns frequentadores do local e entre esses um deles saiu e retornou armado, o GCM, que estava desarmado não teve nem chance de se defender, pois foi pego de maneira covarde, quando estava sentado em uma cadeira e de costas para o atirador que efetuou 3 disparos vindo a acertar 2 deles em Oliveira, sendo um deles na nuca da vitima, que veio a óbito no local.
Segundo testemunhas, o atirador é morador do bairro e mudou recentemente para o local, equipes das GCMs de Mauá e Ribeirão Pires estão em diligência a procura do criminoso.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

domingo, 24 de novembro de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA (BA) PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE REQUALIFICAÇÃO

Inspetores e sub-inspetores da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana participaram de um seminário, nesta quarta-feira, 20, visando a requalificação profissional. O evento teve como palestrante o inspetor Júlio César Figueiredo, da Academia da Guarda Municipal Metropolitana de São Paulo.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), à rua Castro Alves, nº 1.038, das 8h às 12h. Contou com a participação de mais de 30 efetivos da Guarda Municipal feirense, a segunda mais antiga em atividade no país.
O coordenador de Projetos Especiais da Seprev, Jorge Pinho, ressalta a importância da iniciativa visando proporcionar melhor formação para os guardas municipais. “E a requalificação dos profissionais tem sido uma preocupação constante deste Governo Municipal”, destacou.

Por Ronaldo Belo

GUARDA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO (BA) CRIA ABAIXO-ASSINADO PEDINDO O ADICIONAL DE RISCO

Na última oportunidade que tivemos com o Prefeito Sivaldo Rios, avisamos que os vereadores nos informaram que só faltava a aprovação da vossa excelência o senhor prefeito para ser criado o referido recurso que falta na Guarda Municipal de Capim Grosso, que, aliás, é um adicional normal que não deveria nem está em discussão na altura da idade em que está a Guarda Municipal de Capim Grosso, que possui 30 anos de existência, e estamos aqui discutindo essa questão. Queremos já, seja qual for o motivo alegado pelo prefeito ou os vereadores. 
Vejam esta notícia:

No dia 13 de setembro de 2013 em Jacobina na Bahia:

Depois de vários debates e passar por todo o tramite legal quanto à questão do adicional de risco, o Projeto de Lei que concede a gratificação de Adicional de Risco para os agentes da Guarda Municipal de Jacobina/BA, foi aprovada hoje, 11/09, por unanimidade pela Câmara de Vereadores.  Esta foi uma grande conquista pelos agentes de segurança pública deste município que vem buscando cada vez mais melhorias e atuando mais próximo da população local, mantendo a ordem pública e bem-estar social, reforçando a segurança pública no município de Jacobina. Isso mostra a importância de valorizar estes profissionais que ariscam suas vidas diariamente para proteção do maior bem existente: a vida.  Os guardas municipais estiveram presentes a sessão, e puderam acompanhar o resultado esperado, e comemorar esta grande conquista. 
Por Alan Braga 
Fonte: FEBAGUAM

Queremos o mesmo em Capim Grosso, e contamos com o apoio de todos!

Para assinar o abaixo-assinado clique no link abaixo, acesse e deixe sua assinatura:


Fonte: Página do Facebook da Guarda Municipal de Capim Grosso/BA

GUARDA MUNICIPAL DE LAGARTO (SE) RECUPERA VEÍCULO FURTADO

A Guarda Municipal de Lagarto recuperou neste sábado (23/11), na Avenida Santo Antônio, no município de Lagarto (SE), um veículo S10, de placa HZJ 1092, furtado na última sexta-feira (22/11). Segundo informações, os guardas encontraram uma plotagem no automóvel de uma loja de móveis usados. Os agentes entraram em contato com o proprietário, que informou ter sido furtado na última sexta-feira (22/11), na Avenida Maranhão, em Aracaju (SE). Foram tomadas as providências necessárias e o veículo foi conduzido para a SEMOP.


Fonte: Guarda Municipal de Lagarto/SE

GUARDA MUNICIPAL FEMININA DE POÇOS DE CALDAS (MG) É ATACADA E AGREDIDA EM PRONTO SOCORRO

Guarda Municipal Feminina com uma lesão na região ocular feita pelo “paciente” agressor e descontrolado.

Saldo final de um plantão extremamente desgastante, por volta de 01hs da manhã do dia 17/11/13, chega um “paciente” até o Hospital Margarita Morales onde a guarda municipal feminina estava de plantão, que já chegou agitado e querendo quebrar tudo. Ao pedir que o tal se acalmasse, o mesmo passou a bater no balcão de atendimento, em seguida quebrou o vidro de proteção e arremessou um pedaço de madeira contra a minha cabeça. A GCMF ligou imediatamente ligou para Polícia Militar solicitando apoio urgente, porém foi informada que não tinha viatura disponível e em seguida ligou para a Central da Guarda Municipal de Poços de Caldas que o apoio chegou em menos de 10 minutos, foram todos para a delegacia, na qual os GCM´s tomaram um chá de cadeira até as 06h50min da manhã, onde o individuo foi autuado em flagrante pagou uma fiança e saiu de lá pela porta da frente, enquanto a GCMF, teve seu óculos quebrado, um trauma próximo ao globo ocular, e se quiser processar o individuo, terá que pagar um advogado para entrar com um processo por lesão corporal.
Balcão com vidro de proteção quebrado


Pedaço de madeira atirado contra a cabeça da GCMF

Fonte: http://www.guardasmunicipais.com.br