PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA) PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DE DESFILE DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE


A Guarda Municipal de Santo Antônio de Jesus vem surpreendendo mais uma vez a população, desta vez foi durante o desfile do aniversário da cidade, onde o município comemorou 133 anos de emancipação política, que pela primeira vez em sua história de mais de 10 anos de existência, de forma majestosa, a corporação desfilou nas ruas. O desfile nos principais logradouros da cidade que também contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas, demais instituições civis que ajudaram a abrilhantar este evento comemorativo que ajuda a resgatar esta tradição.
Durante a marcha a Guarda Municipal foi conduzida pelo seu comandante, o Guarda Municipal de carreira, Raimundo Ronaldo.



Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) E CREAS REALIZAM ABORDAGENS A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Juazeiro, através da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos e a Guarda Municipal realizou terça-feira (28), uma ação planejada e integrada de busca ativa junto à população em situação de rua. As assistentes sociais, psicólogas e pedagogas do CREAS dividiram-se em dois grupos. O primeiro foi destinado ao Complexo Policial para realização do cadastramento dos abordados e encaminhamentos à equipe da Policia Civil para registros de boletins de ocorrência e posterior emissão de documentos. Já o outro grupo realizou visitas em seis pontos da cidade: Praça dos carroceiros (próxima ao estádio); Terminal de ônibus urbano; Orla 2/Arco da ponte; Americanas/Rua do Paraíso; Feira livre (Alto da Maravilha) e bairro Tancredo Neves.
O secretário de Desenvolvimento Social, Cisley Bandeira, coordenou e acompanhou toda a ação. “Nosso objetivo não é promover uma higienização das ruas da cidade, mas promover a ressocialização dessas pessoas que tiveram seus vínculos familiares quebrados e vivem à margem dos direitos básicos que todo cidadão deve ter. Vamos fazer os devidos encaminhamentos de acordo com cada necessidade”, explicou. Durante as abordagens foram diagnosticados diferentes situações, como dependência de álcool e outras drogas, pessoas originárias de outras cidades, algumas do próprio município e todas sem nenhum tipo de documento. A enfermeira da Sesau que acompanhava a ação também atendeu a um homem, identificado apenas por Eduardo, com estado de saúde já agravado e sem movimento nas pernas. O mesmo recebeu uma cadeira de rodas e foi encaminhado através de uma ambulância do SAMU ao Hospital Regional.
Após registrados os boletins de ocorrência na Delegacia de Policia Civil todos os abordados foram levados ao CREAS onde tomaram banho, almoçaram e aguardaram os devidos procedimentos, como emissão de passagens para as respectivas cidades de origem, encaminhamentos para as residências locais ou para os centros de recuperação. A prefeitura de Juazeiro também contou com o apoio das prefeituras baianas de Feira de Santana, Salvador e Seabra, do Crato/CE e ainda do CEPREV, situado no bairro João Paulo II.
Na ação de busca ativa promovida pelo CREAS foram atendidos e cadastrados 17 homens e 02 mulheres. A assistente social Emanuela Fonseca salientou a importância da continuidade dessas abordagens. “A população em situação de rua é uma realidade em todo o país, são pessoas que têm os seus direitos violados e estão marginalizadas e dentro dessa invisibilidade social habitam as ruas. Consideramos a ação positiva pelos encaminhamentos feitos e continuaremos nossa luta porque infelizmente essa é uma demanda frequente”.
                       

Fonte: Blog do Geraldo José

quinta-feira, 30 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) APREENDE QUASE UMA TONELADA DE MACONHA

Na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 07:20 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, juntamente com uma equipe da Foztrans localizaram em estado de abandono um veículo GM / Blazer, de placas GSM-0300, com placas da cidade de São Paulo/SP, na Avenida JK, nas proximidades da curva do Gresfi.
Ao verificarem o interior do veículo foi encontrado dezenas de fardos de maconha. Foi verificado que o veículo não possui queixa de furto ou roubo, sendo um veículo financiado que teria apresentado problemas mecânicos.
Diante dos fatos a droga foi encaminhada a 6ª SDP, onde esta sendo pesada neste momento.
O fato curioso que a droga foi apreendida em meio a uma das maiores operação já realizadas no combate ao contrabando e o trafico de drogas, o qual engloba mais de 1000 homens do Exercito, Marinha, Aeronáutica, Policia Federal, Policia Civil e da Policia Militar, o qual no último balanço divulgado haviam apreendido pouco mais de 100 Kg de maconha.
E uma pequena equipe de servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu apreenderam aproximadamente uma tonelada de maconha somente na manhã desta quarta-feira.
Fotos: Enrique Alliana

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) EM OPERAÇÃO APREENDE MENORES POR TRÁFICO DE DROGAS E FURTOS EM TERMINAIS



Vários adolescentes e jovens foram flagrados nos terminais do Siqueira e Messejana, em uma operação da Guarda Municipal e do poder judiciário de combate ao tráfico de drogas e furtos. Alguns dos adolescentes já tinham sido liberados há dois dias, após apreendidos em uma outra operação. O repórter Nilson Bezerra acompanhou toda a movimentação.


Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

     Com a chegada do dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade das Dunas (Unidunas) promove a partir do próximo dia 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2013. Objetivando despertar a consciência ecológica e a importância da preservação ambiental, o evento contará com a participação e o apoio da Guarda Municipal do Salvador (GMS).
Na abertura do evento, a Banda de Música da GMS irá executar o Hino Nacional, seguido da apresentação das atividades do evento, pelo Presidente Jorge Santana. A GMS participa ainda com a realização de palestras sobre Educação Ambiental e sobre as ações desenvolvidas pelo órgão na prevenção de crimes ambientais no parque. Segundo o GM Rodrigo Do Carmo, a Guarda Municipal realiza um trabalho sério e compromissado com o meio ambiente. "Estamos colaborando com o Parque das Dunas desenvolvendo diversas ações preventivas para conscientizar os freqüentadores sobre os cuidados necessários para preservar esse bem de suma importância para a cidade", ressaltou Do Carmo.
No evento, que finaliza dia 8 de junho, serão realizadas diversas palestras, além da realização de trilha no perímetro do Parque.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

FEBAGUAM ELOGIA PREFEITO DO MUNICÍPIO JITAÚNA (BA)


O presidente da FEBAGUAM Nelson Quirino elogiou o prefeito Edson Silva do PT pela evolução da Guarda Municipal, segundo Nelson há cidades lutando a mais de 12 anos para a GM evoluir. gestores fazem vista grossa para não fazer investimentos em segurança, mas a cidade de Jitaúna em apenas três meses equipou com fardas, tonfas, acessórios, viatura e motos e ainda montou um alojamento. Os GM´s Fraga e Farias de Jequié que vem lutando a algum tempo por essa evolução na Guarda Municipal de Jitaúna também teceu elogios ao atual prefeito. No ultimo dia 23/05 foi fundada a AGMJ, Associação da Guarda Municipal de Jitaúna, estiveram presentes os GM’s Fraga e Farias, representando a Associação dos Guardas Municipais de Jequié e no SINDGUARDA-BA, os GM’s Adelson do Rosário e Francksinei Bomfim representando a Associação e a Guarda Municipal de Maragojipe, a assembléia aconteceu no Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba. no próximo mês a Guarda de Jitaúna passara por cursos de aperfeiçoamento.


Fontes: Tocooliver e Guarda Municipal de Jitauna/BA











GUARDA MUNICIPAL DE CONDE (PB) PALHAÇO DO “TREM DA ALEGRIA”


Na tarde desta segunda-feira 27/05/13 a guarda municipal de Conde- PB foi acionada por um senhor para que lhe socorresse em um assalto.
O senhor José da Silva teve o seu celular roubado, e ao procurar a policia de Conde, não encontrou ninguém, e ao passar na secretaria de saúde, deu de cara com os homens da guarda municipal, os quais saíram em diligencia à procura do ladrão. Segundo seu José, quem lhe assaltou foi um palhaço. Hilário isso, segundo Felipe, motorista da viatura.
Um ônibus modificado para andar como trenzinho da alegria, com crianças de escolas, passou por volta das 16:30 horas pelo centro de Conde, momento em que o assaltante fez de seus atos artísticos, um momento de alegria. Momento estes que durou pouco.
O animador acusado de roubar o celular é o senhor José Geneílson Nogueira da Silva, que segundo ele, é morador da cidade de Tavares- PB.
A guarnição do Inspetor Rodrigo, que saiu em captura do palhaço, conseguiu alcançar o trenzinho perto do Distrito de Gurugí, a sete quilômetros do centro de Conde.
A guarnição deu voz de prisão ao assaltante e o conduziu até a secretaria de segurança de Conde, depois o artista foi prestar esclarecimentos de suas artes na delegacia de Alhandra- PB.
O engraçado é que o palhaço afirmou que não foi ele quem roubou o celular e a própria vitima o defendeu também dizendo que foi outra pessoa que estava com ele quem o roubou, mas segundo o inspetor Rodrigo, o próprio acusado confirmou o assalto no momento da abordagem. O moído ficou para ser resolvido na delegacia policial.

Fonte: Arimatéia Sousa / Com fotos do portal J1

GUARDA MUNICIPAL DE UNA (BA) RECEBE NOVO FARDAMENTO




O evento teve inicio com a tropa sendo passada em revista pela prefeita Diane e a Deputada estadual Ângela Souza e Aconteceu nesta sexta feira 26/05 na câmara de vereadores de Una, uma solenidade de apresentação dos novos métodos de atuação da guarda municipal e a busca por melhorias do efetivo. O evento contou com a participação de diversas autoridades entre elas a Prefeita Diane Rusciolelli, A deputada estadual Ângela Souza, Tenente Rodrigo da cidade de Una, a Delegada Dra. Norma, a Cipe cacaueira, a Polícia Militar de Una e parte do efetivo da guarda municipal de Itabuna e Ilhéus juntamente com seus respectivos comandantes.
Na oportunidade foram apresentados planos e estratégias de atuação da guarda municipal em Una e a apresentação da nova farda. Em um momento de muita emoção, foram graduados para a inspetoria o Gcm Dorival  Silvestre de Melo Vitorino, Gcm Valdice Oliveira dos Santos, Gcm Valfredo Oliveira dos Santos, Gcm Antonio Atenor de Jesus Santos. E agraciados com honra ao mérito foram: Alexsandro Silva Santos, Márcio Fledson Costa - Naval. e Wildes.



GUARDA MUNICIPAL DE POÇÕES (BA) APRENDE BEBIDAS FALSIFICADAS DURANTE FESTA DO DIVINO



Uma ação preventiva da Guarda Municipal de Poções, durante a tradicional Festa do Divino, realizada entre os dias 15 à 19 de maio, foram aprendidos mais de 150 unidades de energéticos,  garrafas whisky e de vodka falsificadas, com diversos foliões. Durante esta ação também foram apreendidas diversas garrafas de bebidas que estava sendo comercializada e que também estava com os foliões para prevenir que estes objetivos pudessem ser utilizados na ocorrência de brigas, sendo um total de 200 garrafas retiradas do circuito da festa.
Neste mesmo evento a Guarda Municipal também realizou a segurança do cortejo da chegada das bandeiras da Festa do Divino, que é a maior festa de cavaleiros da Bahia.

Fonte: Antonio Uesclei – Comandante da Guarda Municipal de Poções/BA 

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO (BA) CRITICA DESCASO DA GESTÃO MUNICIPAL COM A GM


O presidente da Associação da Guarda Civil Municipal, Luis Alberto, concedeu entrevista na tarde desta terça-feira (28) ao programa Geraldo José na Transamérica FM quando teceu severas críticas ao governo do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). Segundo o dirigente associativista a categoria não recebe fardamento novo há quase cinco anos. "Nesses quatros anos e cinco meses do mandato do atual prefeito a Guarda Municipal nunca recebeu fardamento novo, os guardas é que com recursos próprios tem comprado o seu material de trabalho", protestou Luiz Alberto.
"O setor de ciclismo da Guarda ainda funciona em Juazeiro graças ao prefeito anterior (Misael Aguilar) caso contrário não teríamos o ciclismo em Juazeiro. O Grupamento Especial, que é a unidade tática e que promove um grande trabalho, também não dispõe de material para realizar o seu trabalho adequadamente", prosseguiu. "Eu não sei se as reivindicações que a Guarda faz estão chegando ao governo, mas é notório o descaso da gestão com a Guarda Municipal cuja sede só está funcionando graças aos esforços do próprio contingente se não o telhado do prédio já tinha desabado sobre as nossas cabeças", protestou.
Luiz Alberto ainda relatou que chegou ao conhecimento da associação que o guarda municipal estaria sendo impedido de participar de programas radiofônicos em Juazeiro. "Espero que essa conversa não seja verdadeira porque o direito de expressão consta no Artigo 5° da Constituição Brasileira e se isso está sendo colocado no regimento interno da Guarda eu serei o primeiro a dizer que a entidade é covarde, porque nós vivemos num país democrático. Que regime interno é este que quer ser maior do que a Constituição Federal?" concluiu. A Guarda Civil Municipal de Juazeiro tem atualmente 600 membros, sendo que destes, apenas 170 são concursados.

Fonte: Blog do Geraldo José

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) INICIA CURSO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES


Com a realização da aula inaugural, o Curso de Técnicas e Procedimentos Necessários ao Cotidiano para Mulheres (Defesa Pessoal) foi apresentado ao grande público, na tarde de ontem (27), na sede do Centro de Referência Loreta Valladares (CRLV). Resultado da parceria entre as Superintendências de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), o curso terá início em 4 de junho de 2013.
Presentes à aula inaugural, membros das referidas autarquias e alunas inscritas assistiram a uma breve apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal, na abertura e encerramento do encontro. A representante da SPM, Ilma Tosca, após elogiar a BMGM, consolidou a intenção de estabelecer novas parcerias, ao falar em nome da gestora do órgão, Mônica Kalile. Em seguida, a subgerente do CRLV, Doranei Alves, ressaltou que o projeto significa uma mudança de paradigma no enfrentamento das diversas formas de violência sofridas pelas mulheres.
Com a finalidade de oferecer às mulheres técnicas de defesa pessoal que facilitem sua segurança,os módulos de aprendizado também contarão com extensa carga teórica, que tratará de questões sobre cidadania e conscientização, dentre as quais a assistência jurídica e procedimentos legais perante o poder judiciário. A instrutoria ficará a cargo de Guardas Municipais. No módulo prático, as participantes aprenderão a identificar fatores possíveis e padrão de comportamento agressivo e prevenir e gerenciar crises. Além disso, o curso pretende estimular o crescimento da auto-estima das mulheres e sua capacidade de afirmação. "A cultura machista que vivemos, infelizmente, ainda estimula que na vida privada muitas mulheres mantenham certa submissão", afirma Renato Alcântara, um dos Guardas Municipais que ministrará o curso. "Pretendemos dar ouvidos a estas mulheres, que vêem de realidades tão diferentes e tratar da consciência e do papel delas ao reverter essa realidade", complementou o GM Júlio Ramos, também instrutor. "Temos grande satisfação em estarmos aqui, fazendo parte de um projeto que finalmente se concretiza ao ser elaborado por nossos agentes, e abraçado e incentivado pela Susprev", afirmou Elza Carolina, chefe do Centro de Formação da Guarda Municipal do Salvador, que representou o superintendente Francisco Edson de Araújo. 
As aulas, com início em 4 de junho, acontecem no CRLV, localizado na Rua Aristides Novis, nº 44, bairro da Federação. 

Fonte: Ascom - Guarda Municipal do Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) RECEBERA DENÚNCIAS VIA MENSAGENS DE CELULAR


Moradores de Curitiba poderão fazer denúncias à Guarda por mensagens de celular
Fazer uma denúncia anônima à Guarda Municipal de Curitiba pode ficar ainda mais fácil. Em dois meses, a população poderá fazer denúncias via mensagens de celular, os chamados ‘torpedos’. O objetivo é que a ação da Guarda seja agilizada pela rapidez e eficácia da mensagem. O sistema operacional está sendo estudado para que não haja falhas ou problemas de sinais. A previsão é que entre em vigor a partir do segundo semestre, ainda deste ano.
O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico, afirmou que a tecnologia deve ser usada em favor do combate à criminalização. “Hoje, o celular é mais do que um aparelho telefônico. Ele possui vários aplicativos e um desse é o SMS. Se, dentro do ônibus, alguém ver algo delituoso pode enviar mensagem, já que ligar estaria expondo a pessoa”, aponta.
O projeto está sendo estudado, porém o inspetor adianta que espera resultado positivo. “Estão faltando apenas questões técnicas de implantação de sistema, ter números disponíveis e também operadores para atender a demanda. São coisas simples e básicas, então logo que entrar em vigor vamos divulgar todas as informações”, explica Frederico.
De acordo com o diretor, para se fazer um mapeamento do crime é necessário a colaboração da população. “O poder público não pode fazer nada se não tiver a participação da população. Por isso, vamos disponibilizar mais este canal de acesso porque sem a população informando não há como se saber o que e onde está acontecendo”, diz o inspetor.
A ideia é que o número 153 – que hoje funciona como ligação telefônica para a GM - também seja usado para o envio de mensagens de celulares.

Fonte:  http://www.bandab.com.br

terça-feira, 28 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) IMPLANTA O TRICICLO PATRULHAMENTO


    Atendendo à demanda da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que prevê o reforço  das ações de prevenção nos espaços públicos municipais, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) implantou dois triciclos para aprimorar o patrulhamento no Calçadão da 13 de Julho, possibilitando maior eficiência e agilidade na atuação do efetivo de guardas municipais (GMs) do local.
A novidade garante à guarnição um deslocamento cinco vezes mais rápido do que o realizado a pé. Além disso, os GMs passam a ter um ângulo de visão privilegiado, já que em cima do triciclo o GM fica posicionado 15 cm acima dos transeuntes que utilizam o calçadão. "A mobilidade e a rapidez são as maiores vantagens do triciclo em relação ao patrulhamento a pé, ou com a bicicleta. É um veículo que chama atenção das pessoas que estão no calçadão, porque é novo e interessante ", relata o GM Júnior Siqueira.
A GM Aline Lima destaca ainda que o triciclo proporciona também um maior conforto. "Além disso, este veículo apresenta dois estágios de velocidade. O primeiro é ideal para o patrulhamento, já o segundo é específico para uma ocorrência, possibilitando uma velocidade superior e permite que a gente alcance rapidamente o foco de perturbação", explica.
Segundo o diretor geral da GMA, o coronel Enilson Aragão, a implantação dos triciclos ainda está em fase de testes. "Vamos fazer a avaliação técnica dos veículos, bem como a viabilidade de emprego por parte da GMA. Se for constatada a eficiência do veículo, eles serão utilizados em outros espaços, como a Orlinha do bairro Industrial e praças", informa.

Aceitação

Quem costuma frenquentar a 13 de Julho notou a presença dos GMs com os triciclos e aprovou a novidade. "A presença do guarda é importante, independente de estar a pé ou de bicicleta. O triciclo é uma alternativa muito boa, eu gostei bastante", disse o senhor Tiago Villa Silva, que praticava sua atividade física com tranquilidade no local.

Veículo

Os dois triciclos implantados para testes são elétricos, para uso individual, semelhantes a um patinete. A velocidade máxima atingida é de 20 Km/h, com tração dianteira e aceleração suave e constante. O funcionamento é através de baterias que podem ser recarregadas. O veículo, que dispõe de buzina, farol e luzes de alerta, suporta uma pessoa com até 100 kg, sem afetar o rendimento do motor.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Aracaju/SE

GUARDA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO (SE) DETÉM INFRATOR QUE PICHAVA PATRIMÔNIO PÚBLICO


    A Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (G.M.N.S.S.), deteve nesse final de semana mais um jovem que danificava o patrimônio público. Na ocasião o rapaz foi flagrado pichando os prédios da praça da juventude do Conjunto Marcos Freire II, após o flagrante os Guardas do Rope - (RONDA OSTENSIVA PREVENTIVA ESPECIALIZADA) obrigaram o infrator a limpar toda a pichação feita por ele. Em outra ocasião outro jovem que pichou o monumento desta mesma praça também foi detido e obrigado a limpar a sujeira. A GM de Socorro está em fase de treinamento e preparação do seu efetivo, Criada no dia 20/07/2009, através da lei 792, a Guarda Municipal tem como finalidade garantir a defesa dos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e patrimônio do Município e do meio ambiente, conforme o disposto no parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal e artigo 86 da Lei Orgânica Municipal. Atualmente a corporação conta com o efetivo de 130 guardiões que trabalham em turnos alternados, como também, apoiando os mais diversos eventos esportivos, culturais e religiosos em todo o município, além do apoio aos eventos e ações dos mais diversos seguimentos municipais. A Guarda Municipal é responsável pela Defesa Civil do município. 

Fonte: http://www.coisasdesocorro.net

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) RECEBE CAPACITAÇÃO DA MARINHA


        Efetivos do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Mossoró receberão capacitação no Curso de Piloto Marítimo, entre os dias 3 a 7 de junho, pela Divisão de Ensino Profissional Marítimo. Com isso, a Guarda ficará apta à fiscalização dos corpos hídricos, como é o caso do Rio Apodi-Mossoró.
Edward Smith, comandante da Guarda, explica que o município é circundado por uma vasta área do Rio Apodi-Mossoró, o que exige um melhor monitoramento em termos de patrulhamento preventivo ambiental. “Há diversos moradores na região ribeirinha que, no período de chuva, necessita de atenção redobrada com os riscos das enchentes, portanto, é válida esta ação em conjunto com a Subsecretaria da Gestão Ambiental e Defesa Civil”, argumenta.
A Prefeitura Municipal de Mossoró já possui um barco propício ao monitoramento dessas áreas. “Foi com muita satisfação que recebemos a notícia desse treinamento. Os nossos agentes serão capacitados para tripular e operar a embarcação, dentro das normas exigidas pela Capitania dos Portos, oferecendo um serviço de qualidade e com mais segurança para toda população mossoroense”, disse.
O serviço terá foco na orientação, preservação e patrulhamento preventivo do Rio Apodi-Mossoró, tanto por terra quanto por água, onde serão desenvolvidas ações de fiscalização compatíveis com a realidade ambiental brasileira, de forma a fomentar a participação da sociedade na defesa do meio ambiente, reforçando o compromisso da Prefeita Claudia Regina com a responsabilidade social e ambiental e busca do desenvolvimento sustentável dos nossos munícipes.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Mossoró/RN

segunda-feira, 27 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ (AL) TERÁ INSPETORA EM COMPETIÇÃO MUNDIAL


Maceió terá uma representante na “Wold Police & Fire Games”, em Belfast – Irlanda do Norte -, competição com mais de 12 mil profissionais de Segurança Pública de todo o mundo, que ocorre de dois em dois anos. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, a inspetora e esportista da Guarda Municipal, Simone Lima, participará do evento, que acontece no período de 31 de julho a 11 de agosto deste ano.
A inspetora já trouxe para Alagoas no ano de 2011 três medalhas de prata conquistadas no New York World Police & Fire Games, disputando as provas dos 100 e 200m rasos no atletismo. “O apoio da Prefeitura é fundamental para que eu possa participar do evento”, afirmou Simone, que se prepara para mais uma competição.
A atleta, que é estudante de Relações Públicas, serve a guarda municipal há 27 anos e treina desde 2008. Ela também já participou de competições nacionais, chegando a bater recorde nos 100 e 200m, nos Jogos Nacionais de Policiais e Bombeiros, em 2009, no Rio de Janeiro. “O esporte me auxilia em todos os aspectos da minha vida. Desde que iniciei, me tornei uma guarda condicionada para melhor servir a população”, disse.
“É um orgulho saber que dos 15 mil atletas de 80 países, que competiram no mundial em Nova Iorque, apenas quatro brasileiros foram classificados e eu estava entre eles, representado o meu estado, minha cidade e todos os meus colegas guardas municipais, que ficam na torcida. Dessa vez, espero melhorar meu tempo e trazer a medalha de ouro”, falou a atleta, que treina seis dias na semana.
Simone comanda o Grupamento de Ação Operacional (GAO) da guarda e também auxilia os colegas no treinamento diário do grupo. “Determinação e preparo físico são algumas das características necessárias para exercer algumas das funções da GMM”, disse.

Flora Guimarães/ Ascom SEMSC
Fonte: http://www.maceio.al.gov.br

sábado, 25 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO


Qualificar, aperfeiçoar e ampliar ainda mais o nível de conhecimento dos agentes da Guarda Municipal do Salvador (GMS) para uma atuação eficiente na segurança pública com cidadania, estimulando atitudes de justiça, respeito à lei, valorização humana e repúdio a qualquer forma de intolerância. É com esse objetivo que a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), através do Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGMS), realiza a partir do mês de junho o Curso de Formação e Aperfeiçoamento Profissional de Segurança Pública para Guardas Municipais.
Com diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso abordará diversas disciplinas voltadas para o trabalho da Guarda Municipal, tais como Espaços Públicos e Comunidade; Funções e Atribuições; Técnicas de Procedimentos Operacionais; Movimentos Sociais; Ética e Direitos Humanos, dentre outros. Segundo Elza Carolina, Chefe do Centro de Formação, a iniciativa é fruto de um convênio com a Senasp que visa padronizar a formação dos Guardas Municipais em todo o Brasil. "É de extrema importância para os nossos agentes participarem de uma capacitação que tem o propósito de alinhar a forma de atuação das Guardas no Brasil".
A iniciativa, que terá a participação de todos os servidores lotados na Susprev, terá carga horária de 230h e acontecerá na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada na Av. Antônio Carlos Magalhães.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

FEBAGUAM REALIZA PALESTRA MOTIVACIONAL PARA A GUARDA MUNICIPAL DE ITAGI (BA)



No ultimo dia 23/05, o Presidente da FEBAGUAM o GM Nelson Querino, ministrou uma palestra com o tema: Competências e Atribuições da Guarda Municipal, e enfatizou a importância das Associações no crescimento das Guardas da Bahia, se fizeram presentes os GM’s Fraga e Farias nas representação da Associação dos Guardas Municipais de Jequié e no SINDGUARDA-BA, os GM’s Adelson do Rosário e Francksinei Bomfim representando a Associação e a Guarda Municipal de Maragojipe, a Guarda Municipal de Itagi vem passando por um fase muito complicada, sem fardamento, agente com a baixa estima, sem condições de trabalho, tendo o comando um PM na ativa, A FEBAGUAM solicitou dos Vereadores que participaram que tomassem providencia em prol da Guarda Municipal de Itagi, a FEBAGUAM deixou afirmado a realização de um Curso de aperfeiçoamento na atuação de Guarda Municipal, estamos de olho e em breve estaremos de volta.

Fonte: FEBAGUAM

FEBAGUAM, AGMEM E AGMJ AJUDAM A FUNDAR A ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ITAGIBÁ (BA)



No ultimo dia 21 de maio o Presidente da FEBAGUAM o GM Nelson Querino juntamente com o Presidente da Associação dos Guardas Municiais de Jequié o GM Farias e o seu Tesoureiro o GM Fraga, realizaram uma palestra com o tema: Guardas Municipais Competências e Atribuições pelo período da manhã onde se fizeram presentes os Guardas Municipais a Secretaria Municipal de Administração e o Procurador.

No período da tarde aconteceu a Assembléia de Fundação da Associação dos Guardas Municipais de Itagibá, os GM’s Farias e Fraga, foram os maiores responsáveis pela organização dos Guardas Municipais desta região, após muitas explanações e aprovações a Diretoria da AGMI ficou assim definida:

Presidente: Aleilton da Silva Santos
Vice Presidente: Paulo Souza Miranda
Secretario Geral: Clécio David Macário
Diretor Financeiro: Carlos Pinheiro da Silva
Conselheiros Fiscais: Ademilton Nascimento de Jesus, Marcos Silva Souza e Silvio Santos Fontoura.


Fonte: FEBAGUAM

sexta-feira, 24 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) APREENDE VÁRIAS ARMAS BRANCAS EM OPERAÇÃO "PENTE-FINO"


A Guarda Municipal de Aracaju (G.M.A.), apreendeu várias facas e outros objetos perfuro cortantes, além de cachimbos para o consumo de crack e outras drogas, nesta quinta-feira, 19, logo após um cidadão ser assaltado na região das rampas do mercado Albano Franco na capital sergipana.
A apreensão aconteceu por volta das 18h, quando as guarnições dos Mercados Albano e Antônio Franco Realizaram uma operação "Pente-fino" na área da cracolândia no intuito de localizar os ladrões. Os bandidos não foram localizados mas a GM conseguiu recolher de vários suspeitos, todo esse material, ao todo foram apreendidas 10 armas brancas, 6 objetos perfuro cortantes além de vários cachimbos. Posteriormente os documentos e cartões de crédito da vítima foram localizados com uma usuária de drogas nas dependências do mercado albano franco.

Fonte: Coisas de Socorro

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA) E POLÍCIA CIVIL DETÉM DOIS SUSPEITOS DE ASSALTO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DA CIDADE



Nesta quarta-feira (22/05) por volta das 19:40h, o Investigador de Polícia Paulo Rucas, quando recebeu informação via celular de que naquele exato momento, o Terminal Rodoviário de  Itambé estava sendo assaltado por 04 elementos, sendo que 02 estavam de armas em punhos.
Paulo Rucas seguiu rapidamente para o local e foi informado que os meliantes seguiram em sentido Rua Capitão Veloso próximo, a creche do Felipe Achy. Em seguida, o investigador avistou os quatro elementos correndo desesperadamente sentido BA-634, Itambé-Ribeirão do Largo, momento em que dois dos meliantes deflagraram 04 (quatro) vezes contra o seu veículo. O policial respondeu atirando cinco vezes, e posteriormente, mais cinco vezes, quando os meliantes adentraram na Fazenda do Sr. Otoniel Ferraz.
As diligências de buscas continuaram por toda a madrugada, alternando entre hospital, e o Bairro Felipe Achy. O Investigador com apoio dos GCMs, José Antônio (DUREX), Divanildo Dias e Gilberto Leite conseguiram identificar já por volta das 06:00h do dia (23),  o primeiro suspeito dos quatro que praticaram o roubo ao Terminal Rodoviário. Este foi reconhecido por testemunha, sendo o menor A.P.F, vulgo; Salvador ou Porto Seguro, conduzido para a  DEPOL ficando em cela especial à disposição da autoridade competente.
Na sequência, varias testemunhas reconheceram e apontaram o segundo participante do assalto, como sendo; André de Carvalho Santos, vulgo “Ìves”, o mesmo acusado de atear fogo destruindo por completo a loja Zeca Confecções, no dia 06 de março deste ano.
Os itens apreendidos estão à disposição da Autoridade competente. Os valores roubados das Empresas foram os seguintes:

·        Viação Novo Horizonte; R$ 394;
·        Rota Transportes; R$ 820,00;
·        Expresso Brasileiro; R$130,48;
·        Cidade Sol; R$147,08;
·        Salutaris; R$482,00;
·        R$76,00 do funcionário da lanchonete;
·        R$ 60,00 do funcionário da rodoviária;
·        R$ 380,00 do funcionário da Rota Transportes;
·        01 celular da funcionária Rota Transportes.

Informações: DEPOL
Fonte: Itambé Popular.com 

IMPORTANTE AVISO AS GUARDAS MUNICIPAIS DA BAHIA "NÃO REGULAMENTADAS"

Atenção colegas, saudações a todos.

Vocês que estão espalhados pelo ESTADO da Bahia e funcionam como "GUARDAS IRREGULARES", vai o conselho:

Se articulem politicamente a fim de cobrarem do EXECUTIVO e da CÂMARA DE VEREADORES de seu município, a DEVIDA REGULAMENTAÇÃO.

Primeiro que os senhores estão sendo prejudicados da seguinte forma:


1) NÃO SENDO REGULAMENTADOS(Através de Lei específica pelo Município ou emenda a Lei Orgânica) estão perdendo a oportunidade de crescerem, e serem devidamente reconhecidos como Guardas Municipais;



2) NÃO SENDO REGULAMENTADOS, vocês para o Ministério da Justiça e demais órgãos estão funcionando de forma irregular, ou em outras palavras, sequer existem.



3) NÃO SENDO REGULAMENTADOS, não podem junto ao Ministério da Justiça, apresentarem projetos louváveis a fim de OBTER RECURSOS para melhorias da sua GM;



4) NÃO SENDO REGULAMENTADOS, suas GMS nunca vão crescer, sendo apenas cabide de emprego para a política local, quando o verdadeiro objetivo é complementar a Segurança Pública para melhor servir a sociedade;



Sendo assim,  FEBAGUAM se compromete através dos seus membros, auxiliarem os colegas a buscar com o seu Prefeito e Vereadores, a criação da LEI DE REGULAMENTAÇÃO, inclusive, já passando um esqueleto da lei para apenas ser adaptada a vossa realidade e apresentada pela categoria a seu gestor, para ser encaminhada e posteriormente aprovada.



Lembrando que na Bahia, apesar de já sermos mais de 13mil GMs, apenas estão sendo contabilizados menos de 4mil cadastrados na Plataforma EAD/SENASP do Ministério da Justiça pelos seguintes fatores:



1) Falta de REGULAMENTAÇÃO de boa parte das Guardas Municipais da Bahia;

2) Falta de atualização através de lista atualizada da GM junto ao Tutor Master do Estado da Bahia.


Se querem fortalecer a tropa pela Bahia para juntos crescermos, busquem a sua devida REGULAMENTAÇÃO e IDENTIDADE. Deixem de ser "vítimas" e exijam seus direitos.



Somos uma das forças "mais antigas" provenientes da época do Brasil Império, D. Pedro I conhecidas antigamente como Guardas Imperiais do Estado, mas poucos sabem a fundo essa real história, inclusive os "falsos especialistas" que aparecem por aí menosprezando nossa categoria.



Quem não busca o CONHECIMENTO, além de ser vítima da discriminação e preconceito, pode se tornar um "eterno" refém dos desmandos de quem o irá gerir. Portanto, se capacitem, estudem, busquem o crescimento, não esperem o PODER PÚBLICO custear seus cursos e especializações... Quem quer corre atrás, procura ajuda, solicita apoio e assim, mesmo sem recursos, crescerás!



Estamos juntos irmãos! E lutamos por uma Bahia mais unida e igualitária para todos!

Desejamos apenas o nosso espaço! E vamos lutar para conquistá-lo!


Que Deus nos abençoe a cada dia e continue nos iluminando!




FONTE: FEBAGUAM
Texto: CMT GM Jarbas Pires - Lauro de Freitas/Ba




quinta-feira, 23 de maio de 2013

ATENÇÃO GUARDAS MUNICIPAIS DA BAHIA !!!


Atenção Guardas Municipais da Bahia, o Tutor Master dos cursos EAD/SENASP na Bahia solicitou a Federação Baiana dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, para que possamos passar esta importante mensagem sobre as inscrições dos guardas municipais para os cursos ead de forma urgente para todas as GM do estado:



Caros Senhores,

Na condição de Tutor Master do EAD/SENASP, no Estado da Bahia, temos a obrigação funcional de mantermos em nosso cadastro a relação nominal e ATUALIZADA de todas as Guardas Municipais.
Para regularizar a situação basta tão somente que seja enviado um ofício ao Senhor Secretário da Segurança Pública, assinado pelo Chefe do Executivo ou pelo Chefe (Comandante) da Guarda Municipal a qual pertence, informando a relação nominal de TODOS os integrantes da Guarda.
Esta relação deve conter o nome completo do servidor, RG, CPF, Matrícula, e-mail e telefone para contato.
Este arquivo contendo a relação nominal dos servidores deve ser gerado em EXCEL e OBRIGATORIAMENTE DE SER ATUALIZADO E REENVIADO TRIMESTRALMENTE EM ATÉ 10 DIAS ANTES AO ÍNICIO DAS INSCRIÇÕES PARA O PRÓXIMO CICLO DE ENSINO DO EAD/SENASP.
Só serão aceitas as inscrições daqueles servidores que constarem da relação nominal que nos for enviada. Daí a importância da atualização periódica da documentação requerida tendo em vista que aqueles servidores falecidos, demitidos, aposentados, etc., devem ser excluídos do nosso cadastro, considerando que o público alvo dos nossos cursos são os servidores da ATIVA das Policiais, das GM, Bombeiros e Agentes Penitenciários.
A regulamentação é possível para este Ciclo até o dia 27/05, no que para tanto disponibilizamos o e-mail ead.senasp@ssp.ba.gov.br para receber eletronicamente a documentação necessária a regulamentação.
As Guardas Municipais que não enviarem a documentação necessária à sua regulamentação terá recusadas as inscrições dos seus servidores nos Ciclos de Ensino à Distância patrocinada pela SENASP.
Telefone para contato: (71) 3115-1859

Estamos à disposição.
Fraternalmente,
TC PM ALZIBERTO FRANCISCO CONCEIÇÃO PEREIRA
TUTOR MASTER/EAD - BAHIA 

GUARDA MUNICIPAL DE PONTO NOVO (BA) APREENDE MOTO SUSPEITA DE SER USADA POR MELIANTES



Por volta das 06:30 hs desta manhã, a Guarda Municipal de Ponto Novo, ao fazer a ronda de rotina na zona rural do município, apreendeu uma moto CG Titan Honda de cor verde. A mesma está foi apreendida e deslocada para a delegacia local. A moto foi provavelmente usada em delitos pela região, a inteligência da GCM está apurando os fatos.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Ponto Novo/BA

GUARDA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO SÁ (BA) APRESENTA BOM DESEMPENHO


A Guarda Municipal de Coronel João Sá, dentro do objetivo de sua criação que é de cuidar dos órgãos municipais, também colaboram com as Polícias Militar e Civil no dia a dia, isto independendo de seu comando, pois, responde diretamente ao Secretario Municipal de Segurança Pública, mesmo antes de ter uma secretaria específica, sempre colaborou com a sociedade.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, divulgou um balanço dos trabalhos da Guarda Municipal de Coronel João Sá nestes primeiros quatro meses da nova gestão do Governo do Excelentíssimo Senhor Prefeito JOSE ROMUALDO SOUZA COSTA.
Até o dia 31 de abril do corrente ano foi registrado um total de 109 atendimentos, média de 25 ao mês num período de 04 meses.
Com a forte atuação da PM e PC no combate ao tráfico de entorpecentes, a GM sempre em apoio, fazem diligências nos bairros e centros da cidade alem de manterem uma atuação permanente nas escolas chamada (Ronda Escolar)
Os GMS também veem atuando no combate aos motoqueiros que não respeitam a lei do transito são abordados com frequência e depois de averiguados quando são considerados infratores são conduzidos a delegacia para que assim possa ser tomadas as providencias cabíveis.
Criada desde 2001 pelo o então prefeito JOSE ROMUALDO,  a Guarda Municipal vem desempenhando um trabalho de grande relevância ao nosso município, hoje com efetivo de 32 homens totalmente preparados para o cargo que exercem sempre e possível ao fazer um simples passeio pelas ruas da cidade observar a presença dos GMS seja em uma praça, escola posto medico PSFs, delegacia, secretarias e outros órgãos publico do nosso município. Sobre o comando do inspetor da GM o Sr. Ivanildo Sá de Souza sobre a coordenação do secretario de segurança o Sr. JOSÉ DE ALCANTARA NOGUEIRA JÚNIOR a GM vem atuando de forma brilhante segundo relato de populares podem terem na guarda um suporte muito significativo no auxilio na segurança publica municipal. Sabemos que temos sempre que aprimorar nossos serviços  estamos sempre a disposição da sociedade para que nos ajudem com  sugestões sobre tudo que possa ser melhorado em nossa corporação. A GM também dispõe de duas Motos padronizadas que são usadas por guardas devidamente habilitados com CNH e treinados para exercerem diversos tipos de serviços na GM.

Por Valdomiro Junior
Fonte: http://www.otrombone.com