PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) FAZ APREENSÃO DE ENTORPECENTES



Ontem, dia 29 de janeiro, por volta das 20 horas, a ROMU - Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Civil Municipal de Mossoró estava fazendo patrulhamento preventivo de rotina nas imediações da Praça do Bairro Liberdade I, quando depararam-se com três indivíduos em atitudes suspeitas. Ao fazer a abordagem e consequentemente uma busca pessoal, foi encontrado em poder de um menor de iniciais F.I.N.J um cigarro de maconha e em seguida foi feita uma vistoria em sua motocicleta, onde foi localizada mais entorpecentes, totalizando uma quantia de 66 gramas da droga.
Em seguida, a guarnição conseguiu entrar em contato com os responsáveis, onde foi feito a condução do mesmo para a Delegacia de Plantão, onde foram feito os procedimentos cabídeis.
Vale salientar para todos, que a segurança pública é uma das prioridades da atual gestão. Essa fiscalização está sendo feita com frequência em todas as praças do município com a ação "Guarda na Praça", cujo objetivo é de inibir delitos e ocorrências de vandalismo nas áreas de lazer da cidade.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Mossoró/RN

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA): ASSALTANTES ESTOURAM COM DINAMITE POSTO DO BANCO DO BRASIL E LEVAM CAIXA ELETRÔNICO NO DISTRITO DE CALDAS DO JORRO


    Por volta das 03h15 minutos desta quinta-feira dia 31, cerca de 6 elementos  fortemente armados,  estouraram com  dinamite o posto  de atendimento do Banco do Brasil, no distrito de Caldas do Jorro. Segundo informações, os assaltantes chegaram em duas caminhonetes  de dados não anotados e obrigaram  os agentes da Guarda Civil Municipal e algumas pessoas  a deitarem no chão, enquanto realizavam a ação criminosa.
Devido à violência da explosão, o imóvel onde  ficava o caixa eletrônico, que foi levado pelos bandidos, ficou totalmente destruído. A explosão também atingiu a parede do Pelotão da Guarda Civil  Municipal, que fica ao lado do estabelecimento, sofrendo  grandes rachaduras nas paredes.
Informações dão conta de que, após  consumar o assalto, os elementos  fugiram jogando pregos na estrada de acesso ao distrito, na tentativa  de dificultar a ação da policia. Ainda de acordo com as informações, uma das viaturas da Policia Militar, do município de Tucano, teve os pneus furados  pelos mesmos.
Policiais Militares  do 1º- Pelotão de Caldas do Jorro, 2ª-CIA/Tucano e a guarnição da CIPE-LITORAL NORTE (CAEL), estão neste momento realizando diligencias no intuito de prender os elementos.
Apesar  dos vários disparos efetuados pelos assaltantes no momento da fuga, ninguém ficou ferido na ação.

Fonte: http://gmtucanoba.blogspot.com.br/?zx=b6e1de9fec245e74

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN): BRASÃO DA ROMU - RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS




A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil de Mossoró já possui o seu brasão. O mesmo é composto pelo nome da corporação e carrega consigo, uma águia. O significado da ave é associado a coragem, força, liberdade, agilidade e outras virtudes. Outra característica marcante da águia é a representação da liderança e do espírito vitorioso. Tudo isso resume na Ronda Ostensiva Municipal.
O brasão foi criado pelo GCM Moura da Guarda Civil Municipal de Mossoró.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Mossoró/RN

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): BANDA DE MÚSICA ALEGRA CRIANÇAS DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA


Relembrar as antigas marchinhas carnavalescas e levar um pouco mais de alegria para as crianças do Hospital Pediátrico Martagão Gesteira. Foi assim ontem (29/01) na participação da Banda de Música da Guarda Municipal do Salvador (BMGMS) no Baile de Carnaval do Martagão Gesteira, onde os músicos da GMS tocara diversas canções e fizeram a alegria da criançada. Segundo o maestro Hamilton Fernando, é extremamente gratificante para todos os músicos da Banda contribuir para que a vida destas crianças possa ter mais brilho e emoção. “É um trabalho espetacular! Faltam-me palavras para dizer o quanto é recompensador”, afirmou Hamilton.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Hospital Martagão Gesteira. O evento, que será realizado sempre nas manhãs, tem por objetivo traze o entretenimento e alegria da festa carnavalesca das ruas da cidade para as crianças do Hospital. Para isso, o Baile, além de contar com a participação solidária dos artistas, proporcionou um ambiente decorado de confetes, serpentinas e máscaras para as crianças que estão internadas no Martagão. Hoje (30/01), a cantora Marcela Martinez esteve animando as crianças que estão na aera da Oncologia e na quinta-feira o Martagão recebe a presença do Tio Paulinho do Bloco Happy.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO (BA) PRENDE HOMEM ACUSADO DE ROUBAR CALCINHA


João Augusto filho, 34 anos, natural de Jequié, foi conduzido a DEPOL pela guarnição da Guarda Municipal, formada pelos GMs Claudio Guerra, Marcão e Rogério, acusado de ter furtado dois shorts e sete calcinhas, a denunciante foi uma vendedora da Loja Opcional Modas, localizada na Praça José Prado Alves, no centro da cidade.


Fonte: http://gmcaf.blogspot.com.br/2013/01/homem-e-preso-acusado-de-roubar.html

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE IRARÁ (BA) PRESENTE NOS FESTEJOS POPULARES DO MUNICÍPIO



Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2013, o município de Irará realizou os Festejos Populares de Irará, que é sempre realizado na última sexta-feira do mês de janeiro, em homenagem a Nossa Senhora da Purificação, na qual são realizados durante 3 noites diversos shows em praça pública, no palco instalado na Praça da Purificação dos Campos. O palco principal dos Festejos nesta edição teve nomes como: Grupo Revelação, Jau, Jú Moraes, Banda Rapina e Ninha.
A festa teve a presença de cerca de 20 mil foliões, sendo que durante o festejo os agentes da Guarda Municipal de Irará, GM´s José Paulo, José Roberto, Roberto Carlos, Carlos Bonfim e Jailson Góis, ajudaram a manter a ordem pública do local fazendo rondas pela área do evento durante todos os dias de festa, atuando em parceria com as demais forças de segurança pública garantindo a integridade física e a tranqüilidade dos participantes da festa.
Durante a atuação da Guarda Municipal para manter a ordem pública para a promoção e prevenção a violência deteve alguns cidadãos que estavam exaltados que promoviam brigas, assim como também teve uma ocorrência de um senhor que estava dando cerveja a uma criança de aproximadamente 2 anos de idade, encaminhado o caso para o Conselho Tutelar que constatou que houve mesmo o fato, e devido aos Guardas Municipais em sua brilhante atuação o senhor foi notificado e disse que vai pagar pelo seu crime.

Fonte: José Paulo Cruz Pinheiro – Guarda Municipal de Irará/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) FOI DESTAQUE NA SEGURANÇA DE FOLIÕES NO PRÉ-CAJU 2013


      Durante os quatro dias de festa da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju, a Guarda Municipal de Aracaju - GMA, mostrou um pouco do que poderá ser capaz de realizar dentro do que foi prometido ainda no período de campanha pelo então candidato João Alves Filho.
Este ano a GMA ajudou a garantir a segurança e a tranqüilidade dos foliões, coibindo desde o inicio a entrada de armas de fogo e objetos perfurocortantes como facas e garrafas de vidro. Essa ação foi realizada nas revistas dos portões de acesso das Avenidas Silvio Teixeira e Beira Mar. A segurança das dependências do Parque da Sementeira ficou por conta da equipe de ciclopatrulhamento.
“Trabalhando de forma incansável, a guarda municipal pode mostrar aos foliões, aos turistas e a população de forma geral que a implantação do projeto de uma cidade mais segura é o objetivo desta corporação, que no dia a dia trabalha com afinco e prazer no desempenho das suas atividades”, garante a futura secretária Georlize Teles.
A novidade este ano foi a presença de equipes de dez GM´s que atuaram nos postos de observação móveis, em dos automóveis. “A colocação destas patrulhas táticas e de forma estratégica foi nosso grande diferencial”, enfatizou Georlize.

Prefeito de Aracaju/SE João Alves Filho cumprimentando Guardas Municipais durante o evento

Os mais de 90 guardas que trabalharam durante os quatro dias estavam equipados com coletes balísticos, tonfas e capacetes de proteção, as patrulhas agiram em ocorrências, imobilizando e conduzindo infratores até o posto de comando da Polícia Civil.
A proteção dos homens e o treinamento ficou sob a coordenação do tenente Jonatas, sub-comandante da GMA que pontuou aspectos técnicos de conduta e patrulha, abordagem pessoal, comportamento e operacionalidade.
O saldo positivo da festa se deve ao trabalho conjunto das forças de segurança estadual e municipal. Principalmente ao que se refere a atuação da Guarda Municipal em contato direto com o público do local que foi inclusive parabenizada pessoalmente pelo prefeito João Alves Filho devido à sua excelente atuação.

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br

GUARDA MUNCIPAL DE SALVADOR (BA) PRESENTE NAS FESTAS DE ITAPUÃ E YEMANJÁ


 Nos próximos dias, a Guarda Municipal do Salvador atende solicitações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em duas festas tradicionais do verão soteropolitano. A Festa de Itapuã se inicia na madrugada do dia 31 de janeiro de 2013, quando a música começa a invadir o bairro. Por volta das cinco da manhã, fogos anunciam a pré-lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, quando blocos de chão embalam a festa. Posteriormente, chegam os trios e a lavagem oficial acontece ao meio dia. Para garantir a tranqüilidade e a manutenção da ordem pública, a GMS designou efetivo do Grupamento Rondas da Capital (Rondac), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e da área operacional 06 para proteger  equipamentos e postos de saúde implantados no local, além da prestação dos demais serviços públicos, desde às 7h do dia 30 até a manhã do dia 2 de fevereiro. Ao mesmo tempo, desde às 7h dia 1º de fevereiro às 7h do dia 3, agentes também do Rondac, do GOE e da área 05 garantem a segurança da Festa de Yemanjá, no Rio Vermelho, nos postos de saúde e em locais movimentados do bairro que receberá milhares de fiéis que  todos os anos colocam suas oferendas em agradecimento à rainha do mar.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) PASSARÁ POR REFORMA ADMINISTRATIVA



Aconteceu no último dia 19/01, sábado, das 09 h. as 12:00 h. no auditório da Igreja Católica São Francisco de Assis, no bairro Bela Vista, Teixeira de Freitas, Ba. Reunião Geral da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, que tem a frente o tenente coronel Bartolomeu Correia Calheiros. A Secretaria possui um corpo administrativo integrada pelos seguintes órgãos: Departamento de Defesa Civil, Departamento da Guarda Municipal, Departamento de Defesa Social e recentemente o Departamento de Trânsito.
Em seu discurso, o Secretario fez esclarecimentos sobre a Reforma Administrativa que brevemente acontecerá na Guarda Municipal. Firmou seu apoio ao Comando que encontrou na Guarda, dando aval para os mesmo continuarem à frente do grupo, para isso o comandante GCM Vieira foi nomeado Diretor do departamento da Guarda Municipal e o subcomandante GCM Alves foi nomeado chefe de divisão da Guarda municipal. Contudo ambos os cargos tem o mesmo valor “são dois chefes”.

Sobre o Estatuto, o secretario informou que está quase pronto, faltam apenas duas observações, para então ser encaminhado ao prefeito.
Quanto à AVGMTF (Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas), o Secretario tem o objetivo de trabalhar juntos, desde que sejam atendidos os interesses da classe.
Ainda esse mês as horas extras serão substituídas por gratificações. Observando a importância das mesmas serem incorporadas ao salário após dois anos de recebimento.
A Postura Disciplinar foi um tema discursado em forma de reflexão pelo do Coronel, que destacou a importância do respeito à Lei. O Respeito ao cidadão consolida a democracia plena. Temos o dever de respeitar o outro, e entender que “o meu direito vai, até onde começa o direito do outro”, disse o Secretario.
Haverá dois quadros de Guardas Municipais. O GUARDA PATRIMONIAL, E O GUARDA DE SEGURANÇA.
Após a Reforma Administrativa ser aprovada pela câmara de vereadores, todos os vigias do Município passarão a serem guardas municipais oficialmente.

Haverá dois quadros de guardas: o Guarda Patrimonial que cuidará somente do patrimônio da prefeitura e o Guarda de Segurança, que poderá fazer policiamento ostensivo igual a policia, usando arma e tudo mais de direito. Para ser deste segundo grupo, o guarda municipal deverá ser aprovado em concurso público, atendendo as exigências da grade curricular da SENASP. Para os guardas municipais haverá quotas, e será exigida escolaridade mínima de 2° grau completo. Quanto à idade a Secretaria estará discutindo com o corpo da guarda.

Fonte: Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) INICIA ATIVIDADES NAS PRAÇAS DA CIDADE



A segurança púbica é uma das prioridades da gestão da prefeita Cláudia Regina. Uma das estratégias já adotada e posta em prática é a presença preventiva da Guarda Municipal, através de atividade operacional, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), nas Praças de Mossoró. De acordo com o comandante da Guarda Civil, Edward Smith, a fiscalização será feita com frequência com o objetivo de inibir delitos e ocorrências de vandalismo nas áreas de lazer da cidade.
“Esta será uma ação de ordenamento participativo. Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com outras secretarias municipais, instituições públicas e outras organizações de segurança pública. A ação tem como proposta diminuir o índice de ocorrências, como por exemplo, embriaguez, violência física, pessoas portando armas brancas como facas e canivetes, consumo de drogas, a depredação do patrimônio público municipal, dentre outros casos”, explica.
Ainda segundo o comandante, está sendo vista a possibilidade de montar uma parceria com o Juizado da infância e da Juventude para reduzir a quantidade de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis nestes locais, principalmente, em horários inadequados quando estes ficam mais vulneráveis a situação de violência.
A Ronda Ostensiva conta ainda com o apoio da Polícia Militar, que tem colaborado com o trabalho da Guarda e da sua outra atividade operacional o Grupo de Ações Táticas (GAT). “A PM tem no seu efetivo guardas civis especializados para atuar no controle de distúrbio civil em caso de reintegração de posse, desapropriações, desocupações, intervenções em situações de risco como manifestações e desordens públicas”, ressalta.
“A prefeita Claudia Regina tem investido bastante na nossa Guarda. Todo o nosso efetivo está agradecido e motivado nessa nova missão que recebemos da prefeita, que é de juntamente com os outros órgãos de segurança pública, construirmos um ambiente seguro e disciplinado a partir dos equipamentos municipais que são construídos pela Prefeitura com a finalidade de gerar cidadania para os moradores dos bairros.” Finaliza o GCM Nascimento, chefe do Departamento de Comando Operacional da Guarda Civil.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Mossoró/RN  

GUARDA MUNICIPAL DE CAXIAS (MA) PRENDE MÉDICO POR OMISSÃO DE SOCORRO E DESACATO


Na manhã deste sábado (26/01), mais um caso estarrecedor deixou a população da cidade de Caxias, município do estado do Maranhão, revoltada. A dona de casa Maria Francisca recorreu ao Hospital Infantil Dr. João Viana, em busca de atendimento médico para seu filho de apenas nove anos de idade, que se queixava de fortes dores na barriga, no entanto devido a falta de médico na unidade de saúde a criança não foi atendida. A criança foi encaminhada para Hospital Municipal de Caxias Gentil Filho, mas segundo  a mãe,  o médico plantonista,  clinico geral Francisco Paulo de Teresina-PI, não quis atender o paciente. “Duas horas da manhã meu filho estava chorando com dor na barriga, peguei o carro vim até o hospital infantil, não tinha médico foi encaminhado para o hospital geral o médico disse que não iria atendê-lo por que já bastavam os favores que ele teria feito até a meia-noite, daí eu comecei a chorar, e voltei a pedir ele, Dr. me atenda é uma criança ele tá sofrendo dores! Ele me disse o seguinte “Senhora eu não vou atender nem a você nem a mais ninguém”, desabafou a mãe do garoto.
Desesperada a senhora  rapidamente acionou a Guarda Municipal de Caxias que efetuou a prisão do médico. O mesmo foi conduzido ao primeiro Distrito Policial de Caxias. Após prestar depoimento ao delegado, o médico acabou sendo liberado.
Ao falar com nossa equipe de reportagem o médico alega que não prestou socorro a criança porque já havia trabalho além do expediente, o mesmo disse ainda que o problema é de responsabilidade do secretário de saúde do municipio, que não contrata médicos suficientes para atender a população. 
Acompanhe na íntegra o vídeo da reportagem completa produzida pelo apresentador e repórter Ricardo Rodrigues.


Fonte: http://www.portaldomaranhao.com/Noticias/20334/MEDICO-DO-HOSPITAL-GERAL-MUNICIPAL-DE-CAXIAS-se-recusa-a-atender-crianca-e-acaba-preso

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) PRENDE ACUSADO DE ROUBAR LOTÉRICA



Material apreendido com o suspeito

Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN) deteram nesse domingo (27) Anderson Rodrigues da Costa, 19, acusado de assaltar uma casa lotérica situada no bairro de Petrópolis. O jovem foi preso pelos guardas municipais na praia de Ponta Negra de posse de um carro modelo Palio com queixa de roubo, um revólver calibre 38 e duas máscaras de carnaval, provavelmente utilizadas para cometer assaltos.
O suspeito foi reconhecido através do sistema de videomonitoramento instalado na casa lotérica que sofreu a ação delituosa do acusado por duas vezes seguidas na mesma semana. No momento da prisão Anderson se encontrava na companhia de um adolescente de 15 anos.

Anderson Rodrigues é acusado de assalto a lotéricas nos bairros de Petrópolis e Tirol

Segundo informações da guarnição da GMN, o acusado chegou a confessar a autoria de outros assaltos realizados nos bairros de Petrópolis e Tirol. Ele também teria confessado ser o autor de um homicídio ocorrido no bairro das Rocas a cerca de vinte dias atrás.
Anderson Rodrigues foi conduzido pelos guardas municipais a Delegacia de Plantão Zona Sul, em Candelária, onde foram registrados os procedimentos legais do auto de prisão.

Imagens: Sérgio Costa
Fonte: Assecom – Guarda Municipal de Natal/RN

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI (CE) NA OPERAÇÃO CARNAVAL 2013


O Subcomandante da Guarda Municipal de Aracati Marcos Vinicius fala em coletiva de imprensa sobre o trabalho preventivo que já vem sendo realizado nessas semanas que antecedem o Carnaval 2013 pela Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar e diz que todo o efetivo estará empregado na operação carnaval 2013.



Fonte: Guarda Municipal de Aracati/CE

domingo, 27 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) PATRULHA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL


Zona de Proteção Ambiental 09, na zona Norte, foi alvo de desocupação em setembro de 2012.

A Guarda Municipal do Natal (GMN), através do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), vem realizando patrulhamento assíduo na Zona de Proteção Ambiental 09 (Zona Norte) com o intuito de evitar novas invasões na área. O trabalho segue com a participação da equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que detectou alguns novos focos de posse irregular na região.
A guarnição da GMN realiza varreduras em toda a extensão do terreno que foi desocupado em setembro do ano passado por uma força de coalização que reuniu a Semurb, GMN e Polícia Militar. A missão se deu devido a diversas famílias terem edificados barracos no local. A ação foi concluída com êxito, porém é necessário o patrulhamento continuado para evitar que o problema de ocupação irregular e agressão ao meio ambiente voltem a se repetir.
Durante o patrulhamento os guardas municipais notaram a queimada de vegetação em alguns pontos, como também a derrubada de árvores, possivelmente na tentativa de limpar o terreno para nova posse ilegal. Outro ponto verificado foi a derrubada de parte da cerca que isola a área.
O comando do GAAM/GMN informou que a guarnição continuará fiscalizando a ZPA e qualquer cidadão que for pego em flagrante delito invadindo ou depredando o local deverá ser conduzido a Delegacia da região onde deve ser tomada as providencias legais contra qualquer ato praticado que venha transgredir a lei.

Fonte: Assecom – Guarda Municipal do Natal/RN

sábado, 26 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE BANANEIRAS (PB) TEM NOVO COMANDANTE




O prefeito Douglas Lucena (PPS) anunciou neste sábado (19), o nome do novo comandante da Guarda Civil Municipal de Bananeiras/PB. Trata-se do PM Jailson Santos da Silva.
O novo comandante da GCM é graduando em licenciatura em História pela UEPB e licenciatura em Educação Física pela UFRN. Atualmente é soldado da Força Tática da 2ª Cia de Polícia em Solânea-PB. Com curso de estágio de Ações de Choque; Direitos Humanos; Aspectos Jurídicos de Abordagem Policial; Violência, Cultura e Criminalidade; Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e Adolescente.
Ao aceitar o convite do prefeito Douglas Lucena para comandar a GCM de Bananeiras, Jailson disse ao Bananeiras Online que pretende desenvolver um trabalho dinâmico, aumentando ainda mais sua efetiva participação na segurança e manutenção da ordem em Bananeiras, dando maior respaldo a mesma (GCM), que tem sido um referencial na região.
O prefeito Douglas Lucena manteve sua filosofia ao nomear mais um jovem para compor seu governo e disse que esta escolha foi pautada na capacidade de Jailson em dialogar e ouvir e também para promover a revitalização da Guarda, tendo em vista que a mesma é composta em sua maioria de jovens e que este comando entenderá de forma mais tranquila a arte do diálogo constante e incessantemente em sua gestão.
“Este bananeirense irá trabalhar mais a finco para o fortalecimento e solidificação desse instrumento tão necessário para a segurança pública municipal que é a Guarda Civil de Bananeiras, um cara extremamente capaz, que vai propiciar à Guarda um comando, uma energia, que eu acredito é um ponto fundamental para esse processo de revitalização”, relatou.
Para a subchefia manteve José Antônio, que é civil e que já estava compondo este cargo. Deixa o comando da GCM, o Policial Militar, Sargento Luís Antônio.
Questionado sobre o adicional noturno que havia sido retirado pela gestão passada, o prefeito Douglas Lucena disse que irá restabelecer: “É um direito, não tem o que questionar e vai ser prontamente restabelecido,” afirmou.
O novo líder do Governo do Estado na Câmara Municipal de Bananeiras, o vereador Kilson Dantas (PPS), também esteve prestigiando o anúncio do novo comandante da GCM. 

Créditos das fotos: Trindade (GCM)
Fonte: Bananeiras Online

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA): TIROS E AMEAÇAS DURANTE A OPERAÇÃO "FEIRA QUER SILÊNCIO"



Mais uma ação da operação "Feira Quer Silêncio", coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, foi realizada na noite de sexta-feira, (25/01). Duas equipes foram deslocadas para pontos considerados críticos e atendendo a denúncias de poluição sonora através da Central 156. O foco da ação foi os sons automotivos.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Polícia Militar. A principal ocorrência da sexta-feira aconteceu em um espaço de eventos na rua Salvador, próximo ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. A poluição sonora no local chegou a 99,3 decibéis - quando o máximo permitido é 60 decibéis.
Além do som em volume excessivo, a Guarda Municipal e a Polícia Militar abordaram no local um jovem acusado de praticar assaltos na região. O suspeito resistiu à abordagem e atirou contra as guarnições, conseguindo fugir em seguida. O equipamento de som, conhecido popularmente como "paredão", estava instalado no reboque de um veículo, e foi conduzido pelo proprietário até o Complexo Policial Investigador Bandeira.
Guardas Municipais, Policiais Militares, os funcionários das secretarias que estavam envolvidas na ação e os profissionais de imprensa que registravam o trabalho foram ameaçados por dois homens que estavam comandando a festa. 
Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, a situação flagrada na rua Salvador revela problemas que vão além da poluição sonora. “E isso mostra a importância desta ação. Pois geralmente onde há eventos desse tipo, regidos pelo som em volume excessivo, existem também menores de idade que não deveriam estar ali, pessoas armadas, e outras situações suspeitas”, observa.
Nos demais locais fiscalizados, inclusive em pontos considerados críticos, como no Conjunto Centenário, não foram encontradas irregularidades. Para Roberto Tourinho a situação de normalidade nesses locais representa os efeitos da operação, que vem sendo executada há uma semana.
“Iniciamos na semana passada e monitoramos durante esta semana. Foram 30 veículos e 22 estabelecimentos e templos religiosos fiscalizados e muitos proprietários e responsáveis por esses locais compareceram na Secretaria para fazer as alterações necessárias e se enquadrarem dentro do que prevê a lei. E o resultado da operação nesta sexta-feira já mostra os efeitos positivos deste trabalho”, considera Tourinho.
O secretário garante que a ação continuará sendo realizada na cidade e contará com um suporte ainda maior. "Poderemos ter também nas próximas ações a presença de comissários de menores , devido à quantidade que encontramos de crianças e adolescentes nesses locais. Feira não suporta mais essa onda de contravenção que tem como pano de fundo a poluição sonora", afirmou Tourinho.

Fonte: Rota Policial

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA PARA AS COPAS



Encerrou-se nesta sexta (25), o ciclo de oficinas Temáticas da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil da Bahia, realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O evento tem como objetivo consolidar os protocolos integrados de segurança pública que são desenvolvidos pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, coordenada pela Polícia Federal e ligada diretamente à Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE-MJ), órgão que coordena as ações de segurança relativas à Copa das Confederações de 2013, à Copa do Mundo de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e a outros grandes eventos sediados no Brasil.
Além de desenvolver estudos com base em análise e avaliação de riscos, as oficinas visam a elaboração de planos integrados de segurança pública e de defesa civil, através de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A unidade, presente nos mesmos moldes nas maiores cidades do mundo, irá centralizar a parte operacional, de monitoramento de imagens e de ações de inteligência policial. O workshop é realizado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e a CESPDC-BA.
Além da presença do Escritório da Copa (Ecopa), órgãos municipais, como a Defesa Civil de Salvador, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), estão presentes no evento.  De acordo com o Subgerente da Guarda Municipal do Salvador, Vagner Santos, das 15 Câmaras Temáticas criadas, 11 têm a participação da Guarda Municipal do Salvador (GMS) sendo estas: Aparelho Urbano, Vias Urbanas e Transportes Públicos de Massa; Acomodações, Hotéis e Navios-Hotéis, Áreas Impactadas e Pontos Turísticos; Estádios (Arenas) de Competição; Fan Fest, Public View e Eventos Relacionados/Oficiais; Operações Especiais, Gerenciamento e Negociação de Crises e Ações Contramedidas; Segurança de Dignitários Escoltas e Batedores às Delegações Estrangeiras; Comando e Controle Integrados; Comunicação; Comando de Incidentes e Gerenciamento de Riscos Relativos a Eventos da Natureza; Inteligências; e Áreas e Instalações de Treinamento. “A Guarda Municipal hoje é a principal responsável pela coordenação da câmara temática de segurança do município, além de estar representando a cidade na câmara temática nacional”, concluiu Vagner.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE LAGARTO (SE) NO ATO DE INAUGURAÇÃO DO FÓRUM ELEITORAL "JUIZ OSÓRIO DE ARAÚJO RAMOS"



A Guarda Municipal de Lagarto e o DTTU foram solicitadas para o ato de inauguração do Fórum Eleitoral "Juiz Osório de Araújo Ramos" no dia 25 de janeiro/2013, às 10 hs. Lá estavam presentes secretários e o Prefeito deste município. Com isso, para manter a ordem social a Guarda Municipal se fez presente e atuante. E o DTTU também, no sentido de dar o apoio na organização do trânsito nas proximidades.



Fonte: Guarda Municipal de Lagarto/SE

GUARDA MUNICIPAL DE ARACATI (CE) EM OPERAÇÃO INTEGRADA DE COMBATE E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA




Na última terça-feira 23/01/2013, aconteceu em Aracati uma operação de combate e prevenção a violência, envolvendo  a Polícia Militar com o Comando de Policiamento do Interior, sob o Comando do Coronel Macedo, o Policiamento Ostensivo Geral, o Programa Ronda do Quarteirão e a Guarda Municipal de Aracati. Foram realizadas várias abordagens a pessoas e a veículos buscando encontrar armas e drogas. Foram apreendidos e retidos um total de 11 veículos, sendo 9 motocicletas e um automóvel. Foram constatadas irregularidades de condutores sem Carteira Nacional de Habilitação e veículos com licenciamentos atrasados, onde foram conduzidos para o pátio do DEMUTRAN para que seus proprietários regularizem a situação dos mesmos.

Essa integração entre os órgãos de Segurança Pública nas três esferas de Governo é importantíssima e acaba deixando a população mais tranquila. Essas operações serão frequentes e é resultado de uma reunião do Exmo. Prefeito Municipal Ivan Silvério com o Secretário de Turismo e de Segurança Pública do Estado, que mostrou toda sua preocupação com esses fatos violentos que vem ocorrendo no Município de Aracati.
A Guarda Municipal de Aracati, por determinação do Comandante Manuel Lima Monte e do Subcomandante Marcos Vinícius, está empenhada no intuito de colaborar com a redução da criminalidade no município. 
Vale salientar que recentemente a Guarda Municipal de Aracati recebeu um ofício de número 002/2013 da Décima Sexta Superintendência de Polícia Rodoviária Federal, agradecendo pelo excepcional apoio na apreensão de drogas ocorrida no município de Aracati no dia 16/01/2013.
                       
Fonte: Guarda Municipal de Aracati/CE

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) EM EVENTO DE CIDADANIA


Neste sábado (26), a Guarda Municipal do Salvador participa do Projeto Sociedade nos Bairros, evento mensal de cidadania que disponibiliza serviços gratuitos como orientação jurídica, teste de compatibilidade para doação de medula óssea, ações educativas para o trânsito, dentre outros, além de atividades recreativas, artísticas e de lazer aos moradores de bairros soteropolitanos.
          A corporação estará com um stand no evento para falar sobre: prevenção as drogas; cuidados com a escola; civilidade no trânsito; vandalismo; cidade mais limpa; como ser um bom vizinho, além de levar cães pertencentes ao seu Grupamento de Operações (GOC), adestrados especialmente para a boa convivência com populares, especialmente para a diversão de crianças e jovens que apreciam animais. Segundo o Chefe do Canil, Ubirajara Azevedo é uma iniciativa de grande valia para população e para as instituições participantes. “para nós Guardas Municipais é uma oportunidade de estarmos mais próximos da população, e mostrar um novo conceito de polícia cidadã”, completou Ubirajara.
        O Projeto Sociedade nos Bairros é um evento mensal promovido pela Rádio Sociedade AM que conta com diversos parceiros, dentre eles outros órgãos e entidades municipais, que disponibilizam seus serviços de forma gratuita para a população. Este mês, o bairro contemplado é a Ribeira, e as atividades ocorrem na Praça General Justo (final de linha), a partir das 8h. 
Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

CONVITE PARA A PASSAGEM DE COMANDO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA - DIA 30/01/2013


PASSAGEM DE COMANDO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA NO ANHANGABAÚ/SP.

Conforme tem sido divulgado na mídia, na semana passada a capital paulista se viudiante da apresentação do novo comando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, naturalmente estas nomeações ocorrem em todas as cidades do pais após eleições.
Em cidades que existem Guardas Municipais além da nomeação dos comandantes indicados pelos prefeitos, geralmente é de praxe, a posse oficial deste ato ocorrer de forma mais formalizada, na capital paulista, este ato acontecerá no próximo dia 30/01/13, as 09h00 no Vale do Anhangabaú, bem no centro de São Paulo.
Venha prestigiar este ato que contará com a presença de várias autoridades importantes.

* Nota sobre o novo Comandante da GCM/SP
Encaminhado por Marcos dos Santos Queiroz
Guarda Civil Metropolitana tem novo Comandante, Eduardo de Siqueira Bias assume o posto após Joel Malta de Sá que comandou a corporação desde 2009. Eduardo de Siqueira Bias, 47 anos, é inspetor da Guarda, casado e pai de dois filhos.
Ingressou na Guarda Civil Metropolitana em 1986, na primeira turma de guardas, onde passou por todos os postos dentro da Corporação tornando-se o segundo Comandante de Carreira, conforme a Lei 15.365/11. O novo comandante é formado em letras pela Faculdade Oswaldo Cruz e possui diversos cursos no campo de segurança, como a Escola de Comando, além de trabalhos realizados na área de Comunicação Social.
Atualmente o Inspetor estava lotado na Inspetoria do Gabinete do Prefeito (IR/GP).

Foto: GCM Ulisses

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SOROCABA (SP) APREENDE ARMA APÓS LUTA CORPORAL


Guardas Municipais apreenderam um revólver durante patrulhamento comunitário no bairro Ana Paula Eleutério, conhecido também como Habiteto, em Sorocaba (SP), na tarde desta quarta-feira (23). Três homens estavam em atitude suspeita quando foram abordados. Um deles entrou em luta corporal com um agente.
De acordo com a GCM, os jovens agiram de maneira suspeita ao avistarem a viatura no bairro. O comportamento dos jovens chamou atenção dos guardas que resolveram realizar abordagem.
No momento da revista pessoal, os rapazes deram início a uma luta corporal, tentando impedir que os guardas os revistassem. Um GCM viu a arma de fogo na cintura de um deles e conseguiu retirá-la.
Os três homens conseguiram se afastar e saíram correndo. Os jovens não foram encontrados e a arma foi apresentada no DPP Norte.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/01/guarda-municipal-apreende-revolver-apos-luta-corporal-em-sorocaba-sp.html