PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FEBAGUAM INICIA O CURSO DE NORMAS GERAIS DE ATUAÇÃO NA CIDADE DE JACOBINA (BA)




A FEBAGUAM em parceria com a Guarda Municipal de Jacobina iniciou ontem (29/11) o 2º Curso de Normas Gerais de Atuação – NGA, com a presença de guardas municipais dos municípios de Salvador, Jacobina, Juazeiro, Jitauna, Poções, Santo Antônio de Jesus, Uauá, Maragojipe, Cruz das Almas, Capim Grosso, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Jequié, Santo Estevão, Água Fria, São Gonçalo dos Campos e Alagoinhas.
Além do curso que esta sendo realizado no CTA – Jacobina (Centro Treinamento e Aperfeiçoamento), também será discutida as futuras ações da FEBAGUAM para o ano de 2013, como a realização do Congresso Estadual, Diretorias Regionais da Federação, realização de cursos e ações políticas para os próximos anos.
O objetivo geral da FEBAGUAM é o fortalecimento da categoria e das instituições de guardas municipais no Estado da Bahia.

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) FAZ A SEGURANÇA DE CASAS NO LAMARÃO


Medida foi tomada após tentativa de invasão de sem tetos
Guarda Municipal faz a segurança do local (Foto: Portal Infonet)
Por conta da tentativa de invasão de 410 casas que estão sendo erguidas pela Prefeitura no bairro Lamarão, ocorrida na noite desta terça-feira, 27, a Guarda Municipal montou um esquema de segurança no local.
De acordo com informações, algumas pessoas tentaram invadir as residências, após a saída dos trabalhadores. O comandante da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão, explicou que ao tomar conhecimento da possibilidade de uma invasão, enviou viaturas para o local, a fim de evitar possíveis ocupações.
O Coordenador Nacional do Movimento de Luta pela Moradia em Sergipe, Gilson dos Santos, contou que os invasores estavam escondidos em um matagal, à espera de uma oportunidade para adentrar nas casas, ainda semi construídas.
“Nós já sabemos que há pessoas que se aproveitam da situação de vulnerabilidade do local. São pessoas ligadas ao mesmo grupo que têm invadido casas na capital”, acredita Gilson.
De acordo com Santos, os moradores que aguardam as casas, já estão cadastrados há mais de 14 anos. Ainda segundo ele, uma comissão de moradores faz o monitoramento das construções e do local para evitar possíveis invasões. “A gente já faz esse trabalho de monitoramento para evitar que eles se articulem de outras formas para invadir nossas casas. Ontem eles só não invadiram porque chamamos a polícia, que evitou a ocupação”, conta.
Gilson Santos: "A gente espera pelas casas há 14 anos" (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Há dois anos

Em 2010, os moradores do residencial Vitória deixaram o local, na esperança de receber em breve a casa própria. Os trabalhos de construção das casas começaram em 2011 no loteamento onde as famílias viviam em péssimas condições.
Com relação à invasão, a assessoria de comunicação da Secretaria da Municipal da Assistência Social (Semasc) confirmou o fato, mas alegou que houve contenção por parte da Guarda Municipal. Ainda segundo a assessoria, as obras caminham de forma acelerada e já estão 80% concluídas.

Por Eliene Andrade

Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/11/guarda-municipal-de-aracaju-faz.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

1º MULHER A COMANDAR O BOPE VENCEU "SEM PEDIR PRA SAIR"

Cynthiane raspou o cabelo e passou cinco meses com um grupo de homens na mata, enfrentando dificuldades impostas por um dos mais rigorosos cursos de ações táticas e operações especiais do país, que prepara policiais de tropas de elite para atuar em situações complexas como sequestros e distúrbios em presídios. No dia 19 de outubro, a hoje tenente-coronel Cynthiane Maria Santos, de 40 anos, foi nomeada pela Polícia Militar a primeira mulher a comandar uma tropa de elite no Brasil: o Batalhão de Choque do Distrito Federal.
"No curso [do Bope], a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema" Cynthiane Maria Santos, tenente-coronel da PM
Rastejar na lama, buscar criminosos na mata e suportar frio, longas caminhadas, noites sem dormir, racionamento de comida e horas seguidas de aulas de tiro garantiram a Cynthiane a farda com uma caveira, símbolo das melhores tropas de elite do mundo.
Ela é uma das poucas brasileiras a concluir um curso da elite da polícia. Formada em 1999 no treinamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Distrito Federal, foi a única mulher em meio a 42 homens. Vinte abandonaram. Ela, não.
"Ainda há preconceito. Ouço comentários de que não acreditam que eu concluí o curso, que não sou capaz. Mas os homens me respeitam, nunca tive caso de insubordinação. Ainda quero mais. Todo mundo sabe que meu sonho é comandar o Batalhão de Operações Especiais", diz a tenente-coronel.
Ela garante que não teve qualquer regalia ou diferencial em relação aos demais colegas. Nos treinamentos na mata, tinha que procurar "uma moita" mais longe quando precisava ir ao banheiro. "No curso, a pressão é tanta que você fica assexuado. Não tive nenhum problema".

'Pede pra sair'

As dificuldades do curso fizeram Cynthiane pensar em desistir. "Eu falava 'vou pedir para ir embora, não aguento mais', e meus colegas do curso me incentivavam a fazer isso. Eles respondiam ‘pede, pede para sair mesmo, porque daí eu posso sair também’. Não desistiam porque eu ainda estava lá", relembra. "Mas daí eu pensava: daqui eu não saio, daqui ninguém me tira".
Além do Distrito Federal, nove estados possuem Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em nenhum deles, no entanto, uma mulher completou o curso de formação. Em Roraima, uma sargento passou nos testes físicos e psicológicos, conseguiu ingressar no treinamento que dura 7 meses, mas foi cortada depois de 80 dias. Segundo o major Elias Santana, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Roraima, ela não suportou as adversidades do curso.
"Eu falava 'vou pedir para ir embora, não aguento mais', e meus colegas do curso me incentivavam a fazer isso. Eles respondiam ‘pede, pede para sair mesmo, porque daí eu posso sair também’.Cynthiane Maria Santos.
No Bope do Rio de Janeiro, famoso pelo filme "Tropa de Elite", nenhuma mulher foi formada desde que a unidade foi criada, em 1978. Em São Paulo, tanto as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) quanto o Comandos e Operações Especiais (COE), tropas usadas na repressão contra grupos armados em situações de alto risco, não permitem mulheres em seus grupos operacionais.
Os cursos de Comandos, do Exército, de Para-Sar, da Aeronáutica e de Comandos Anfíbios, da Marinha, também não permitem o ingresso de mulheres. Os três grupos das Forças Armadas formam agentes extremamente especializados em ações contra-terrorismo, no resgate de reféns, em inteligência e ações diferenciadas em zonas de conflito.
"Este universo de tropas especiais é muito masculino. Eu já estou completamente integrada aqui no Distrito Federal, mas deve ter situações pelo país que mulheres ainda enfrentam muito preconceito", afirma Cynthiane.
Depois de Cynthiane, nenhuma outra mulher fez um curso de operações especiais no Brasil. Onze anos antes dela, duas mulheres, também no Distrito Federal, fizeram um curso semelhante, mas ainda não existia Bope na região.
"A minha chegada ao comando mostra que uma mulher pode qualquer coisa, basta querer, ter preparo psicológico e persistência", completa a oficial, com unhas pintadas de vermelho e longos cabelos pretos presos em um rabo de cavalo.
"A minha chegada ao comando mostra que uma mulher pode qualquer coisa, basta querer, ter preparo psicológico e persistência" _Cynthiane Maria Santos


"Vamos cortar o cabelo longo dela"

Cynthiane recorda que, no início do curso, ouviu uma conversa entre dois instrutores. "Vamos cortar o cabelo longo dela e fazer ela se desligar. Pegar ela pela vaidade", recorda. "Eu ouvi o comentário e cheguei ao quartel de cabelo curto, mas decidiram passar máquina zero. Meu filho tinha 3 anos e se assustou quando me viu. Eu brinco que carreguei cada um dos meus companheiros nas costas, porque tinha que mostrar que eu estava ali para sobreviver, para mostrar para eles que eu era capaz", diz a oficial.
"Acho que foi muito mais difícil para eles, homens, entenderem que eu estava passando por todas as etapas e conseguindo ir adiante, do que para mim. Quando decidi fazer o curso, pensei: eu só saio daqui se algo grave acontecer. Não vou desistir", afirma.
"Para mim, é um enorme desafio comandar o Choque por nenhuma outra mulher ter comandando uma tropa de elite no país. Mas não deixo a feminilidade de lado, por ser o que eu sou. Uso vestido, salto alto, maquiagem. Fora do quartel, eu sou a Cyntiane, não a comandante"._ Cynthiane Maria Santos


Treinamento diferenciado

O Bope do Rio de Janeiro, unidade reconhecida como uma das melhores do mundo em incursões em favelas, devido a operações diárias contra traficantes, tem algumas policiais mulheres que trabalham em áreas como medicina e comunicação social. No entanto, segundo o coronel Mário Sérgio Duarte, ex-comandante-geral da PM do Rio e que comandou o Bope, nenhuma delas fez o curso.
"Não há mulheres cursadas no Bope. Até há algumas do quadro de combatente, em outros setores. Tínhamos o projeto de adequar o curso para a presença de mulheres, com um teste de aptidão física (TAF) e treinamentos diferenciados, mas não acabou ocorrendo", diz Duarte.
Através da assessoria de imprensa, o Bope do Rio de Janeiro informou que não limita vagas pelo sexo e que tanto homens como mulheres podem se inscrever no curso. "As provas seletivas são as mesmas e não há previsão para modificação no edital, visando diferença em qualquer etapa do concurso".
Filha de militar do Exército, a tenente-coronel Cynthiane lembra que sempre teve o apoio da família na carreira, desde que ingressou na Academia da PM do Distrito Federal, em 1992. Nas ruas, ela trabalhou no policiamento de trânsito, na Guarda Presidencial e, por um ano, em missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Timor Leste.
"Quando me formei como PM, os tempos eram outros. As mulheres trabalhavam em grupos separados dos homens. Depois que fiz curso de pós-graduação, assumi a responsabilidade por áreas de ensino da polícia", relembra. "Resolvi conhecer um dos vários cursos realizados no Bope e o primeiro que fiz foi para me especializar na segurança de autoridades. Eu estava em ótima forma física e o comandante do Bope me convidou para ficar. Não tinha ideia do que me esperava".
No comando do Batalhão de Choque, que inclui pelotões que buscam conter assassinatos na região metropolitana do Distrito Federal, a oficial diz que a profissão lhe permite viver muitas emoções e "situações bem peculiares". "Quanto você está em uma troca de tiros, sua vida está em risco por milímetros. É uma situação em que você está muito exposto", diz.
Ela recomenda que mulheres tenham coragem para arriscar na carreira. "Para mim, é um enorme desafio comandar o Choque por nenhuma outra mulher ter comandando uma tropa de elite no país. Mas não deixo a feminilidade de lado, por ser o que eu sou. Uso vestido, salto alto, maquiagem. Fora do quartel, eu sou a Cyntiane, não a comandante.

Fonte: G1

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) APREENDE 1 KG DE MACONHA PRÓXIMO A ESCOLA



Prepostos da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, sob o comande de Marcos Vinicius, apreenderam, na noite de ontem (27/11), por volta de 19 horas, 1kg de maconha prensada, além de 60 dolões da mesma droga.
O que chamou atenção da Guarda foi que a droga estava ao lado do muro da Escola Municipal Celida Soares, no bairro Rua Nova.
Marcos Vinicius afirmou para reportagem que recebeu uma denuncia anônima, informando que tinha um saco contendo droga, próximo da escola.
O mesmo foi verificar juntamente com a sua guarnição, onde encontrou toda droga.
Os guardas encaminharam a maconha para a Central de Flagrante no Complexo Policial Investigador Bandeira e apresentou ao delegado platonista.
No dia de hoje, investigadores da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes deve iniciar uma investigação para descobrir de quem era a droga.

Fonte: http://www.policiaeviola.jornalfolhadoestado.com/noticias/753/guarda-municipal-apreende-1kg-de-maconha-proximo-de-uma-escola/

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE UAUÁ (BA): NOTA DE REPÚDIO


Nota de Repúdio

A Associação dos Guardas Municipais de Uauá – AGMUUB, vem de público repudiar as decisões do Prefeito de Uauá e do Senhor Comandante da Corporação.
É sabido que a atual gestão nunca se interessou em qualificar os GM´s, prova é, que os que tomaram posse entre 2008 e 2010 (último concurso realizado) nunca participaram de qualquer tipo de curso de formação.
Pensando em sair da “Lama”, a categoria criou em 2011 a Associação dos Guardas Municipais de Uauá - AGMUB.
Recentemente, a diretoria da associação foi convidada pela FEBAGUAM (Federação Baiana das Associações das Guardas Municipais) a participar de um curso na cidade de Jacobina/BA, com início em 29/11.
Logo, solicitamos por escrito ao chefe da Guarda Municipal que liberasse 10 (dez) Guardas (todos  eles diretores da AGMUB) para que pudessem participar de tal evento.
Em resposta, o chefe da GM disse que “opinava a associação enviar um documento ao prefeito, solicitando a liberação”, visto que ele não poderia tomar decisão alguma sem o conhecimento do prefeito.
O secretário que, em tese, responde pela Guarda Municipal disse que não poderia tomar decisão sem o aval do seu irmão, o prefeito, mas o contatou e este (o prefeito) teria dito que “não liberaria os Guardas porque não podia passar por cima da ordem do chefe da Guarda”.
         É o famoso empurra-empurra, não somos idiotas.
Nunca tiveram compromisso algum com a nossa categoria e quando recebemos o convite para participar de um evento que nos traz informações, ainda tentam nos intimidar dizendo que se formos e acontecer algo no trabalho, o dia será cortado.
Se é de corte de dia de salário que a prefeitura precisa, que corte os dias em que os guardas irão se ausentar, mas jamais deixaremos de participar de um curso importante como esse, por causa da truculência de quem quer que seja.
A importância do curso é tamanha, que a diretoria da FEBAGUAM acertará com aquela entidade a realização do mesmo em Uauá, no ano de 2013, oportunidade essa em que todos os Guardas Municipais de Uauá poderão participar.
Essa nota tem o objetivo de informar a toda a Bahia e Brasil a forma como nós Guardas Municipais de Uauá, Estado da Bahia, somos desrespeitados pela atual administração, que nada fez pela categoria em oito anos de governo.
Tentamos a todo instante resolver na boa, na conversa, mas fica claro aqui que os culpados pelo não entendimento não somos nós Guardas Municipais de Uauá – Bahia.
A Guarda Municipal não sentirá saudade alguma dessa administração, que felizmente está com os dias contados.
A AGMUB é politicamente neutra, mais jamais concordará com esse tipo de ato que fere a moralidade de nós Guardas Municipais.

Fonte: ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE UAUÁ - AGMUB

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP): PODER DE POLÍCIA É APROVADO PELA CÂMARA



Câmara de Americana aprovou projeto de emenda à LOM que garante o poder de polícia à Gama.
A exemplo de vários outros municípios do Estado de São Paulo a Câmara de Americana aprovou ontem, em primeira discussão, uma emenda à Lei Orgânica que prevê respaldo legal a atividades que a autarquia já realizava regularmente.
A emenda altera o artigo 214 da legislação municipal, que dispõe sobre as funções da Gama. Hoje, os encargos da autarquia são a “preservação e proteção de seus bens, serviços, instalações e a incolumidade pública”. Com a mudança, além das antigas atribuições, passa também a ficar a cargo da Guarda a preservação e proteção da “integridade física e da ordem pública”.
O diretor da Gama, Téo Feola, afirmou que antes a Guarda tinha que realizar algumas ações, como combate ao tráfico e flagrantes, de forma não regulamentada e, com a nova legislação, terá respaldo da lei. “Isso é de extrema importância para a autarquia”, apontou.
Para o Patrulheiros da Guarda Municipal de Americana a alteração da Lei trouxe muita satisfação, é mais uma ferramenta para facilitar o trabalho de uma instituição que só vem crescendo com belos trabalhos.

Fonte: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2012/11/poder-de-policia-para-gama-e-aprovado.html

terça-feira, 27 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) RECEBE A VISITA DO FUNDADOR DO BOPE


Coronel Amendola à esquerda, acompanhado dos GM´s Dantas e Sampaio 

A Guarda Municipal de Juazeiro do Norte-CE recebeu a ilustre visita do ex- Coronel da Policia Militar, Paulo César Amendola, criador do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e primeiro Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro em 1993.
O coronel Amendola conheceu as instalações e o funcionamento da Guarda Municipal de Juazeiro acompanhado pelos Guardas Civis Dantas e Sampaio, que explicaram o funcionamento e a atuação da Guarda de Juazeiro do Norte, além de mostrar os equipamentos adquiridos junto ao PRONASCI (viaturas, escudos e capacetes balisticos, HT´S, rádio-comunicadores, tonfas, algemas entre outros).

Coronel Amendola, criador do Bope e ex-diretor da GM do Rio de Janeiro - RJ

Durante a visita o Coronel elogiou o funcionamento e a estrutura , além do padrão dos uniformes da Guarda Municipal e disse que a cor azul (padrão) foi modificada no Rio em decorrência da semelhança dos uniformes com as cores da policia militar. Disse ainda que foi ele quem introduziu a Guarda Municipal carioca nas funções de trânsito e que enfrentou resistência da critica por acharem que a Guarda não podia atuar no trânsito.
O destaque da conversa não foram os elogios atribuídos a Guarda de Juazeiro do Norte, mas sim a opinião do Coronel que os Municipios estarão brevemente inseridos na Segurança Pública.

Guarda Municipal do Rio de Janeiro - RJ

A admissão dessa realidade por um militar é muito importante, mas  os Municípios já participam da Segurança de fato, e de direito também, pois a legislação é interpretada de maneira erronea pelos Prefeitos, parte  da Policia e alguns juristas,  que buscam isentar os Municípios de uma responsabilidade, que já é atribuída a ele, em diversos pontos da Constituição. "Grifo da Guarda Civil Municipal de Juazeiro do Norte"      
  
Foto: GCM Sampaio
Fonte: GCM Marcelo

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) EM AÇÃO



Um jovem na noite do dia 25/11 próximo ao mercado do Areal enfrentou o comandante da Guarda Municipal de Maragojipe Nelson Querino, em um total descontrole o desconhecido partiu para cima do servidor público que teve que reagir usando a força para controla-lo, Nelson em sua pagina no Facebook falou sobre o assunto vejam:
"Venho agradecer a Deus por esta vivo e por ter me livrado da peleja do inimigo, trabalhando, fui agredido e ameaçado por um elemento fui obrigado a utilizar da força necessária e do apoio da PM, para conduzir o elemento para a Delegacia, muita violência, agora me pergunto como vamos trabalhar desarmados? Sem um colete balístico? Entrego a minha vida nas mãos do Senhor, pois sei que ainda que eu ande pela sombra do vale da morte não serei atingido porque o Sr. estará comigo".
A crescente violência que assola Maragojipe, temos que atacar as causas para evitar as consequências.


Fonte: http://www.enadiocareca.com.br/2012/11/guarda-municipal-de-maragojipe-em-acao.html





GUARDA MUNICIPAL DE SOROCABA (SP) PRENDE PAI E FILHO EMBALANDO DROGAS



Na tarde de 26 de novembro, por volta das 16hs, a equipe da ROMU 3 Delta em patrulhamento pela Vila Santana, mais precisamente á rua Gonçalves Crespo, visualizou duas adolescentes, que são conhecidas por venderem drogas na Vila Haro, paradas em frente a casa de nº 440 desta via e que estas ao verem a viatura de ROMU se aproximando entraram correndo na residência. A equipe entrou atrás, onde conseguiu abordar no interior do imovel as adolescentes V.C.C.B e J.C.F. (ambas de 16 anos) e também A.R.N. de 41 anos e seu filho F.R.M.N. de 22 anos. Em revista pessoal nada de ilícito foi localizado com eles, porém em buscas pelo imóvel foi localizado em cima de uma mesa 730 gr de maconha á granel, 92 porções de crack, 29 porções de cocaína, 112 porções de maconha e grande quantidade de material para embalar os entorpecentes. Questionados sobre os fatos, as adolescentes informaram que só foram ao local para comprar e consumir maconha e os adultos alegaram que só falariam perante o Juiz. 
Mediante as evidências, todos foram conduzidos à DPP Norte, onde pai e filho foram presos em Flagrante por Tráfico de Drogas e encaminhados ao CDP de Sorocaba e as adolescentes foram ouvidas como Testemunhas da ocorrência e liberadas aos responsáveis.

Obs: A adolescente J.C.F. tem 02 passagens pelo artigo 33 e 01 pelo artigo 157 e a adolescente V.C.C.B. tem 02 passagens pelo artigo 33. Ambas já foram detidas pela equipe de ROMU. O imóvel, bem como os presos tem várias denuncias no 181.

Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE SOROCABA (SP) SOFRE TENTATIVA DE ASSASSINATO APÓS LADRÕES INVADIREM SUA CASA


Um dos homens atirou contra o morador, mas a arma falhou. Criminosos conseguiram fugir com o revólver do GM 


Dois homens invadiram a casa de um guarda municipal na noite desta segunda-feira (26), por volta das 21h, na Vila Barão, em Sorocaba (SP). Segundo informações da Guarda Municipal, houve uma tentativa de roubo.
Ainda de acordo com a GM, o agente encontrou com os criminosos dentro da residência. Um dos ladrões tentou atirar contra o morador, porém a arma falhou.
O guarda reagiu, mas os dois homens conseguiram fugir da casa levando uma arma dele. Não há informações de feridos. O caso foi registrado no plantão da delegacia e a polícia vai investigar o caso.


Blog Amigos da Guarda Civil

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) SE ENCONTRA COM VEREADORES ELEITOS E EXPÕE DIFICULDADES



Teixeira de Freitas – Na última quarta-feira (14), a Guarda Municipal (GM) de Teixeira de Freitas se reuniu com os vereadores eleitos para deixa-los cientes das principais demandas da categoria, bem como acerca da necessária atuação da Câmara Municipal para regulamentação da guarda.
De acordo com informações do subcomandante da GM, Lucas Alves, os próprios guardas municipais manifestaram-se quanto à convocação da Câmara eleita, justificados pela necessidade de participar-lhes, por exemplo, a precisão da criação de um estatuto, e, antes disso, a própria criação da função guarda municipal, haja vista que, legalmente, inda são reconhecidos como vigias.
“No papel nós somos vigias e isso nos incomoda porque nos sentimos e fomos preparados para assumirmos o nosso papel, assim como a Constituição Brasileira prevê, nós queremos assumir essa responsabilidade porque, afinal de contas, estamos preparados para isso, não vemos porque não sermos de fato, se já estamos exercendo nossa função de guardas municipais”, comentou Alves.
Foram também apresentadas outras reivindicações da categoria que visa melhorias como melhores condições de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, e a estrutura necessária para que o serviço possa ser prestado à comunidade da melhor maneira possível.
Alves continuou explicando: “Nós precisamos que seja criada uma lei, ou reformulada a Lei Orgânica do município. Eu não sei qual o melhor caminho para isso, extinguir o cargo de vigia, ou manter os dois, eu só sei o seguinte: o papel da Câmara agora é assim que receber do Executivo, porque ao que nos consta isso ainda não aconteceu, esta demanda e atender favoravelmente, é isso que nós estamos pedindo ao Legislativo, que atenda, que aprove uma lei que nos garanta os nossos direitos e regulamente a Guarda Municipal”.
Recentemente, a Guarda Municipal esteve em meio à polêmica do desguarnecimento das escolas municipais, o que, contudo, foi explicado também, não ocorreu, mas sim, que a escala se alterou, haja vista que os guardas trabalhavam quase 24 dias por mês, o que foi retificado.
“Nós tivemos uma discussão, um planejamento, o secretário de Segurança desenvolveu essa discussão muito antes da formação da guarda acontecer, então a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Planejamento do município, todas essas eram secretarias que conheciam essa mudança, sabiam que isso ia acontecer, há mais de um ano isso já é discutido, e planejou-se que a Guarda Municipal ia entrar atuando com a ronda escolar, o que tem sido feito por nossos servidores dia e noite, nós temos entendido que o que se tentou foi implantar na população uma sensação de insegurança, de impotência, de que a partir de agora o patrimônio público estaria desguarnecido, mas na verdade não. A prova disso é que as escolas a partir de agora passam a ser monitoradas, e a Guarda Municipal dará esse suporte”, ele ainda complementou afirmando que os “nossos servidores continuam trabalhando, mas a questão é que agora eles tem uma folga maior, uma escala mais condizente com o trabalho que exercem”.
A avaliação feita pelo presidente da Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas, Gilberto José dos Santos, foi de que o encontro foi extremamente válido, e que, o primeiro passo para sanar as dificuldades é conhecê-las, o que foi proporcionado aos vereadores eleitos.

Fonte: http://adf.ly/FFlHl

domingo, 25 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) COMPLETA 45 ANOS DE EXISTÊNCIA




Com 45 anos de serviço prestado a comunidade Itapetinguense, a Guarda Municipal de Itapetinga criada pela lei 195 de 20 de novembro de 1967 e regulamentada pela lei 951/04, na atualidade a GM conta hoje dentro da instituição com um Comandante de Carreira sendo ele o GM José Domingos Oliveira, sendo o 1º Comandante escolhido pela própria corporação através de lista tríplice, a GM conta hoje com 58 homens e 11 mulheres totalizando 69 guardas municipais que fazem parte da história vitoriosa desta GM.


A guarda municipal de Itapetinga Tem por finalidade a proteção dos bens públicos, serviços, e instalações, bem como a proteção da população atuando em todos os bairros da cidade com ações de prevenção a violência, executando rondas preventivas e comunitárias em Escolas Municipais, dando segurança aos alunos nas entradas e saídas das respectivas escolas, além de implantar no distrito de Palmares rondas preventivas nos finais de semana. Na área social a Guarda Municipal implantou este ano o Telecentro Comunitário GM DANIEL ALMEIDA, com previsão para funcionar a partir do mês de Dezembro, o telecentro é composto de 20 computadores para capacitação dos integrantes da Guarda Municipal e a população, tendo como público alvo os adolescentes e jovens moradores dos bairros: Ponto Certo, Residencial Doze de Dezembro e instituições filantrópicas. A Guarda Municipal implantou este ano o Projeto Educar é Preciso promovendo nas escolas municipais palestras educativas com temas relevantes como: Drogas, Violência Contra a Mulher, Prostituição Infanto-Juvenil, Bullyng, Segurança Pessoal nas Ruas, Violência Contra os Idosos, Preservação do Patrimônio Público. Na atual  administração a GUARDA MUNICIPAL, adquiriu vários equipamentos de segurança, viaturas, a pistola TASER e cursos de capacitação e avaliação psicológica por meio de convênio com o Ministério da Justiça além de um local para funcionamento operacional.
GUARDA MUNICIPAL SE CAPACITANDO PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE.


Fonte: http://www.diariodeitapetinga.com/2012/11/guarda-municipal-de-itapetinga-completa.html

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA (PE) PARTICIPA DE CURTO DE COMBATE A INCÊNDIO



Durante o mês de outubro, a convite do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina, integrantes da Guarda Municipal de Petrolina participaram de um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ministrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O objetivo do curso foi capacitar outros profissionais da segurança municipal além dos bombeiros da cidade.
Com carga horária de 40 horas, o curso teve como um dos instrutores, Ana Virgínia Vieira, que destaca a importância de Guardas Municipais ligados a Defesa Civil de Petrolina participarem da formação. “A Defesa Civil de Petrolina ganhará mais pessoas capacitadas para uma situação de incêndio, saberão lidar com o momento a que pessoas irão recorrer nesses casos”, conclui.
O Guarda Municipal José Welton Aquino afirma que os conhecimentos adquiridos durante a formação serão imprescindíveis em situações de risco no município. “Nós da Defesa Civil estamos aprimorando os conhecimentos junto ao Grupamento de Bombeiros para que em casos de risco possamos auxiliá-los. É importante que haja essa integração entre os órgãos de segurança, para que todos possam agir em conjunto a favor da comunidade”, frisa.
O cursos que acontecem periodicamente já capacitaram dezenas de Guardas Municipais, contribuindo com o conhecimento e a formação continuada qualificada.

Fonte: ASCOM – PMP

GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) APREENDE 140KG DE MACONHA



A Guarda Municipal de São José dos Pinhais/PR, na região metropolitana de Curitiba, apreendeu 140 quilos de maconha, nesta sexta-feira (23/11). De acordo com a prefeitura, dois homens foram presos durante a ação, que aconteceu na área rural da cidade.
Do total de maconha apreendida, 100 quilos estavam dentro de uma caminhonete usada para o transporte. Dentro da casa que seria o destino da droga, estava o restante do entorpecente.
Os homens eram investigados há pelo menos duas semanas. Nesta sexta, os guardas receberam uma ligação anônima com a informação sobre o local onde a droga seria levada.

Fonte: G1

sábado, 24 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN): HOMEM É NOTIFICADO PELA PRÁTICA DE INFRAÇÃO AMBIENTAL E MOTOSSERRA APREENDIDA


Árvore foi abatida sem autorização do órgão competente

O patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal do Natal (GMN) abortou mais um crime ambiental que estava sendo cometido no bairro de Candelária, zona sul da cidade, quando um homem realizava a derrubada de uma árvore fazendo uso de motosserra. A abordagem foi feita por agentes do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, que foram acionados na tarde do último sábado (17) pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
No momento em que a guarnição do GAAM/GMN chegou ao local da ocorrência se deparou com o vegetal abatido sobre a calçada, porém o infrator foi detido em flagrante para averiguações a respeito da licitude do ato.

Motosserra foi apreendida pelos guardas municipais

Segundo o comandante da viatura da GMN, GM Martins, foi solicitada a apresentação da Licença de Porte e Uso (LPU) da motosserra, como também a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) concedendo o direito de derrubada da árvore. “Nenhum dos documentos foi apresentado o que resultou na apreensão do motosserra e registro dos fatos para emissão das notificações de infração”, disse.
O equipamento apreendido foi levado e custodiado no setor competente da Semurb, onde também foi lavrado pelos fiscais ambientais os autos de infração, sendo o primeiro direcionado ao ordenador do abate do vegetal sem a devida autorização e o segundo em desfavor do proprietário do motosserra, por portá-lo sem a LPU.
O coordenador de Operações do GAAM/GMN, Elias Cordeiro, informou que as infrações cometidas estão tipificadas nos artigos 10 da Lei Municipal 6.058/2012 e o no 57 do Decreto Federal 6.514/2008. “A parceria dos fiscais ambientais do município e a Guarda Municipal vem apresentando resultados positivos no combate a crimes ambientais realizado na cidade”, exaltou.

Fonte:  Assecom GMN

FEBAGUAM VISITA A GUARDA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS (BA)



Na manhã deste sábado, 24/11, o GM Alan Braga secretário do conselho deliberativo da FEBAGUAM, visitou a Guarda Municipal de Alagoinhas. No momento, foi recepcionado pelo Coordenador da Guarda Municipal Delvanito Nolasco, e pelos GM´s Renata Fortaleza, Lisboa, Rosival e Jeancarlos. Na oportunidade, o GM Alan Braga discutiu diversas questões relacionadas as Guardas Municipais e também os convidou para o curso de Normas Gerais de Atuação – NGA que será realizado em Jacobina, nos dias 29, 30/11 e 01/12, e também para o Curso de Técnicas Operacionais para Grandes Eventos que será realizado em Salvador no mês de dezembro.
Os guardas municipais ficaram muito agradecidos com a visita e pretendem retribuir com uma visita a Guarda Municipal de Salvador em breve.


A Guarda Municipal de Alagoinhas conta atualmente com 153 guardas municipais, sendo 126 homens e 27 mulheres, possui duas viaturas operacionais, 57 postos de serviços, regimento interno e a sua sede própria esta sendo construída e em breve entregue aos integrantes dessa briosa instituição, e assim como também possui a Associação dos Guardas Municipais de Alagoinhas para defender e lutar pela melhoria da categoria. Os integrantes da GMA vem também buscando a melhoria de seu efetivo e a qualidade de suas ações com capacitações que vem se tornando cada vez mais periódicas como a de técnicas de abordagens, combate a incêndios e primeiros socorros.
A FEBAGUAM deve em breve atuar com mais uma parceria com a GMA para capacitação e também orientações quanto as questões organização, formação de estatuto, comando de carreira e também na padronização de ações.

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE PELOTAS (RS) INICIA TREINAMENTO COM O EXÉRCITO



Inicia nesta segunda-feira, 26/11, o treinamento do pelotão da Guarda Municipal (GM) pela Polícia do Exército. O curso, com duração de uma semana, ocorrerá no quartel da 8º Brigada de Infantaria Motorizada das 8h às 12h.
Cerca de 30 integrantes da GM receberão técnicas de controle de invasões de prédios públicos. O curso será ministrado pelo comandante do 8º Pelotão, capitão Eduardo Freitas Gorga, e por sarentos que comandam grupos específicos.
Segundo o comandante da GM, Ladislau Lopes Neto, o treinamento não acarretará custo para a Prefeitura. “A iniciativa é uma parceria entre as forças, sem custo para nenhuma das partes”, declara.
Na manhã do dia 30, haverá cerimônia de formatura do pelotão da GM no quartel do Exército.


Fonte: http://guardamunicipaljardimdoserido.blogspot.com.br/2012/11/guarda-municipal-de-pelotas-rsinicia.html

GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS (MS) DETÉM JOVEM COM 24 SIMULACROS DE ARMA DE FOGO



Às 17h30 desta quinta-feira (22) a Guarda Municipal de Dourados, no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, abordou em atitude suspeita, um jovem de 22 anos, morador no bairro Cidade Jardim, em Caete, Minas Gerais, ele portava uma mochila com armas de brinquedo, adquiridas no Paraguai.
No interior da mochila continham 24 simulacros de pistola (pistola de brinquedo), uma faca, seis frascos de bolinha (munição), dois frascos de gás, dois socos ingleses e dois sacos de plástico contendo bolinhas. Ele foi encaminhado para a delegacia, disse que comprou os objetos no Paraguai, pois tem um grupo de amigos em Minas Gerais que gostam de brincar com essas armas.

Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/11/guarda-municipal-detem-jovem-com-24.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP) PRENDE CASAL POR PASSAR NOTAS FALSAS



Dupla tinha R$ 800 em notas falsificadas quando foi descoberta em rodeio.
Indignados, vendedores ambulantes seguraram casal e impediram fuga.
Um casal foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (23), no rodeio de Americana (SP), com dinheiro falsificado. Segundo a Guarda Municipal, a dupla tentou comprar cinco latas de cerveja de um vendedor ambulante com uma nota de R$ 100 falsa.
O comerciante percebeu o golpe e pediu ajuda para os outros vendedores. Juntos, eles impediram a fuga do casal. A GM foi acionada, assim como a Polícia Civil, para realizar a prisão dos dois. Com eles, foram encontrados mais R$ 700 em notas falsas.
De acordo com a polícia, as cédulas chamavam a atenção por terem numeração repetida. Além disso, a marca d'água havia sido impressa por cima do desenho e a ranhura das notas, outra marca de identificação, não estava em relevo. As cédulas ainda irão passar por análise mais detalhada da perícia.
A dupla foi levada para a delegacia da Polícia Federal de Piracicaba (SP), onde serão ouvidos. Eles serão autuados por posse de moeda falsa e tentativa de introdução na circulação. Em seguida, será aberta uma investigação para determinar a origem das notas.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/casal-e-preso-ao-pagar-cerveja-com-notas-falsas-em-americana-sp.html

SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ARACAJU (SE) REALIZA ATO PÚBLICO CONTRA A ANTIGA GESTÃO



O SIGMA (Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju) estará promovendo um café da manhã e caminhada em repúdio à gestão anterior do citado sindicato. O protesto e contra a falta de prestação de contas no período da antiga gestão, e pela recusa em não ceder os bens da categoria à nova diretoria eleita pelos Guardas Municipais de Aracaju na eleição do dia 9 de outubro do corrente ano. Na ocasião, a chapa "Renovação" encabeçada pelo GM Denis Frutuoso obteve maioria dos votos dos filiados da categoria e saiu vitoriosa com 54 votos a 39 da chapa "Azul Marinho". Houve também um voto em branco.
A concentração e o café da manhã acontecerão no dia 27 de novembro às 06h30min na Praça da Catedral em frente ao Paço Municipal, Centro de Aracaju. A caminhada sairá do mesmo local passando pelas Ruas Itabaianinha e Geru seguindo em direção à Praça General Valadão onde ocorrerá ato simbólico de repúdio com a chegada de um caixão, um boneco de Judas, panfletagem e carro de som.

Por Diretoria de comunicação do SIGMA

Fonte: http://www.coisasdesocorro.net/2012/11/sindicato-dos-guardas-de-aracaju.html

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE PINDOBAÇU (BA) UMA NOVA REALIDADE



O município de Pindobaçu saiu na frente e conseguiu de fato constituir a sua Guarda Municipal. Um desfile pelas principais ruas da cidade comemorou o sonho.
Apos aprovação na Câmara, a Guarda Municipal, se constitui em uma nova realidade em Pindobaçu.


Fonte: http://blogdowalterley.com.br/?p=7295

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) REGISTRA OCORRÊNCIAS PELA CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO



O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Fortaleza registrou de 05  a 11 de novembro um total de oito ocorrências nos 15 pontos monitorados pelas 24 câmeras. Os pontos são: Praça do Ferreira, Coração de Jesus, dos Leões, José de Alencar, Lagoinha, do Carmo, Passeio Público, do Mercado Central, da Estação, do BNB, da Bandeira, Cidade da Criança, Palácio do Bispo e calçadões da Guilherme Rocha e Liberato Barroso.
A Praça da Bandeira registrou sete ocorrências, sendo cinco de consumo de entorpecentes, uma de atentado ao pudor e outra de pessoa em situação suspeita. O Parque das Crianças registrou uma ocorrência de consumo de entorpecentes.
Todas as imagens são compartilhadas com Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), com o intuito de intensificar a vigilância e a integração dos órgãos de segurança. O sistema de videomonitoramento é coordenado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF).
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/gmf/noticias/guarda-municipal/boletim-semanal-registra-oito-ocorrencias-no-centro-de-fortaleza