PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) GARANTIRÁ A SEGURANÇA DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO PÚBLICO NO DIA DE FINADOS



Os cemitérios das zonas urbanas e rural de Mossoró estão quase prontos para receber os visitantes na sexta-feira, 2, Dia de Finados. O Cemitério São Sebastião, no Centro, terá a limpeza e a pintura dos meio-fios concluída hoje.
Familiares e amigos dos entes falecidos concluíram ontem os serviços de limpeza e reforma dos túmulos. A partir de agora só funcionários da municipalidade fazem a limpeza dos locais. 
Segundo Edward Smith, titular da Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (SESUTRA), foi feito à Secretária de Obras do município, um pedido de reforma de algumas partes do Cemitério Novo Tempo, que fica na BR-304. “São alguns espaços que precisam de reformas, entre eles a recuperação da capela e de outras estruturas. Estamos aguardando uma posição”, disse.
O esquema de trânsito foi definido pela Gerência de Trânsito (GETRAN) e Guarda Civil Municipal. 20 agentes estão escalados para organizar o tráfego de veículos no entorno do Cemitério São Sebastião.
O perímetro que compreende a frente será destinado somente a circulação dos pedestres a partir das 6h. Para isso, haverá bloqueio nos seguintes cruzamentos: Rua Augusto Severo com a Rua Juvenal Lamartine; Avenida João da Escóssia com a Rua Melo Franco e também na Melo Franco com a Rua Duodécimo Rosado.
Guardas civis municipais vão trabalhar para garantir a segurança das pessoas e a conservação do patrimônio público. Os agentes de trânsito também farão ronda motorizada no entorno do Cemitério Novo Tempo.
“A data é um momento em que as pessoas manifestam um sentimento por seus entes queridos e não é registrado, há muitos anos, maiores transtornos. A gente espera que se repita o clima de tranqüilidade”, destacou José Beques, coordenador da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito.
                              
Fonte: http://guardamunicipalmossoro.blogspot.com.br/2012/10/dia-de-finados-guarda-civil-de-mossoro.html#more

GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS (BA) PRENDE MELIANTE EM FLAGRANTE POR FURTAR BICICLETA




Por volta das 7 horas desta terça-feira, 30/10, a Guarda Municipal prendeu em flagrante um indivíduo sob alcunha de “soneca”. De acordo com os Guardas Municipais, Leandro de Jesus Brito, 22 anos, natural de Gandu, morador da zona sul, havia furtado uma bicicleta aro 26, marca export, 18 marchas, cor vinho, no bairro do Pontal. 
Conforme o proprietário da bicicleta, o criminoso pulou o muro da casa, furtou e saiu montado na bicicleta. Assim que o meliante fugiu, solicitei socorro da Guarda Municipal que fazia ronda no local, minutos depois fiquei sabendo que a bicicleta foi recuperada e o bandido preso, disse. 
O criminoso foi detido há menos de 500 metros do local do crime. Informações revelam que soneca já possuí passagem pela polícia com ampla ficha criminal, a vítima registrou a ocorrência no Departamento de Polícia, e por ter sido efetivada a prisão em flagrante, o mesmo permanecerá encarcerado. 
O furto de bicicletas é um dos crimes mais comum cometido em nossa cidade, dezenas de bicicletas são roubadas diariamente. 

Fonte: Blog Guarda Maria

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (RJ) PRENDE HOMEM NA PRAIA DE IPANEMA



Jornal do Brasil

Guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) prenderam Daivison da Silva Crispin, 18 anos, na tarde da última terça-feira, dia 30, acusado de furtar um cordão de ouro na Praia de Ipanema. Na delegacia, ficou comprovado que o homem havia praticado outros dois crimes no mesmo dia.
Uma equipe de guardas municipais recebeu via rádio informações sobre um princípio de tumulto na Avenida Vieira Souto, altura do nº 320. Ao chegar no local, os GMs encontraram o acusado sendo imobilizado por um agente da Polícia Federal, que pediu apoio dos guardas para prender o acusado e encaminhá-lo para uma delegacia.
Ao chegar na delegacia, os GMs encontraram mais duas vitimas de Daivison, que tinham registrado ocorrências. Ele havia praticado outro furto e ainda havia tentado sequestrar uma criança para ameaçar sua mãe em troca de dinheiro.
Os casos foram registrados na 14º DP (Leblon) como furto (artigo 155 do Código Penal) e extorsão (artigo 158 do Código Penal).

Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/31/guardas-prendem-homem-na-praia-de-ipanema/

BAHIA É O SEGUNDO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE POLICIAIS MORTOS EM 2012



Com dezesseis policias assassinados este ano, a Bahia é o segundo estado com maior número de mortes na categoria em 2012, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (31/10) pelo jornal Folha de São Paulo com base em dados das secretarias estaduais de Segurança Pública.
Segundo o levantamento, um policial é assassinado no Brasil a cada 32 horas. Os dados mostram que ao menos 229 policiais, entre civis e militares, foram mortos este ano no país. Grande parte deles – 183 ou 79% - estava de folga no momento do crime. O número pode ser ainda maior porque Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas da morte dos policiais mortos fora do horário de trabalho. O estado do Maranhão também não forneceu dados.
O estado com maior número de policiais assassinados é São Paulo, que tem quase metade das ocorrências – 98 policias mortos, 88 deles PMs. A Bahia aparece em segundo, empatado com o Pará, que também tem 16 policiais mortos.
O número é considerado elevado por Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo USP). “Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais no EUA”.
Dos 16 policiais mortos na Bahia em 2012, 14 estavam de folga e 2 estavam a serviço quando foram assassinados.
O último policial morto na Bahia foi o sargento da Polícia Militar Juraci Brito Góes, 51 anos, baleado em um assalto a ônibus no último dia 27. O PM entrou pela frente do ônibus da empresa 2 de Julho no momento em que dois assaltantes entraram pelo fundo. Juraci teria feito menção de levantar os braços e foi baleado. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, ele foi socorrido para o Hospital do Aeroporto, mas não resistiu.

Fonte: http://rotapolicialfsa.blogspot.com.br/2012/10/bahia-e-segundo-estado-com-maior-numero.html

GUARDA MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA (AL) DENUNCIA PERSEGUIÇÃO



A redação do site Chico Sabe Tudo recebeu um e-mail de um guarda municipal, onde o qual denuncia perseguição a sua classe na cidade de Delmiro Gouveia.
Leia o e-mail na integra:
Boa noite amigo Chico, sou guarda municipal em Delmiro Gouveia – Alagoas, procuro esse meio de comunicação para pedir que divulgue o que o prefeito de nossa cidade está fazendo conosco.
Hoje ele iniciou um ato de perseguição a nossa classe, elaborou uma escala de serviço onde todos os guardas foram colocados em povoados em horários onde o deslocamento implica perigo a vida do GM.
Não satisfeito com esse ato, ainda deu ordem ao comando da Guarda que não deve ser dado transporte aos tais GMs, que cada um deve se deslocar com seus próprios meios, passando assim por cima do regime jurídico de nossa cidade que diz que o funcionário público ao se deslocar deve ser sim ser dada condições de deslocamento.
A escala também é absurda no ponto em que todos os GMs terão que trabalhar todos os dias sem ao menos terem folga, apenas terão 24 horas de um serviço para o outro, isso durante os trinta dias do mês.
Todos os guardas estão desesperados, pois em tantos anos nunca foram colocados guardas nesses locais, e agora por simples perseguição política isso está acontecendo. Já sabíamos que algo parecido aconteceria, pois as pessoas que trabalham ao lado do gestor passaram após as eleições a fazerem ameaças de perseguição a nós Guardas Municipais.
Neste momento pedimos socorro aos meios de comunicação para que divulguem o máximo possível essa situação, desde já agradeço ao amigo.
Enviado por Guarda Municipal Delmiro Gouveia.

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS (BA) EXPÕE PROJETO DE ESTATUTO NA CÂMARA MUNICIPAL


Vereadores manifestaram apoio ao projeto de Estatuto da Guarda Municipal que ajudará a reorganizar a corporação no Município, definindo exatamente suas funções e atribuições, cargos e benefícios assim como sua atuação. A intenção e desejo dos guardas municipais é que seja aprovada em breve para poderem dar mais organização e fortalecer o órgão se tornando referência na região do Recôncavo Baiano.

Na noite desta terça-feira, 30/10/2012, a Guarda Municipal de Santo Antonio de Jesus, se fez presente na Câmara Municipal participando da Sessão dos vereadores. No momento oportuno, a Guarda Municipal, representada pela GM Creuza dos Santos, fez uso da palavra, onde a mesma apresentou a proposta do Estatuto da Guarda Municipal para todo o legislativo. Pode-se afirmar que isso foi de suma importância, pois houve uma aceitação de todos os vereadores. 
Agora, o projeto irá para o jurídico para ser criado o número da lei e ser apresentada na Câmara Municipal para votação. Todos os integrantes da Guarda Municipal estiveram presentes acompanhando a explanação da apresentação do projeto e aguardam com bastante entusiasmo essa aprovação que dará uma nossa visão e organização da Guarda Municipal, e também contribuirá melhor com mais ações preventivas na segurança pública dentro do município. 

Fonte: GM Creuza dos Santos – Guarda Municipal de Santo Antonio de Jesus/BA

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) ENCERRA A CAPACITAÇÃO DE MANUSEIO DE PISTOLA ELÉTRICA


O curso capacitou 1000 agentes de segurança, sendo 730 Guardas Municipais de Fortaleza e 270 do interior

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF) encerrou nesse sábado (27) a parte prática do Curso Operacional de Manuseio de Pistola de Descarga Elétrica. O treinamento teve carga horário de 16h e foi coordenado pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro). As aulas ministradas pelo Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O curso capacitou 1.000 agentes de segurança, sendo 730 guardas municipais de Fortaleza, e as demais 270 vagas, foram disponibilizadas às Guardas Municipais do interior do Ceará, à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), às Polícias Civil e Militar, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Federal (PF).
As aulas práticas foram ministradas por profissionais habilitados na área, com credenciamento e contratados pela Nupes. O intuito foi disseminar ensinamentos sobre o manuseio da pistola, como o controle de tempo de disparo, manuseio da munição, cuidados com os cartuchos, tipos de abordagens em situações adversas, estudos de casos, entre outros. Segundo o instrutor, Daniel Ferreira, o manuseio da pistola elétrica é de grande importância tanto para a proteção do agente, do cidadão e do próprio suspeito.
Cada aluno passará por um teste que avaliará pontos essenciais para a aprovação. Alguns pontos avaliados são: trava de segurança, necessidade do uso da pistola, domínio do gatilho, distância do disparo, abordagem, entre outros. O resultado e entrega dos certificados emitidos pelo Iepro, com carga horária de 40h/aula, está previsto para o dia 05 de novembro, durante a abertura dos seminários extras.
Os seminários serão temáticos e acontecerão de 05 a 08 de novembro, no Centro Cultural do Parlamento Cearense, na Assembleia Legislativa. Serão discutidos temas como Direitos Humanos; Liderança, Chefia e Hierarquia; Sociologia do Crime e da Violência; Procedimentos em Delegacia; Uso da Força e Mediação de Conflitos.
Saiba mais

O treinamento de manuseio da pistola elétrica iniciou dia 16 de agosto e foi composto por aulas teóricas, práticas e seminários, somatizando 40h/aula. Esta é a segunda vez que a instituição capacita os servidores em pistola elétrica. A primeira etapa aconteceu em 2010, onde foram treinados 200 servidores, com um total de 22h/aula. Na mesma época foram adquiridos 50 equipamentos através de convênio com o Ministério da Justiça. E agora, a instituição recebeu a doação de mais 270 pistolas elétricas, com a devida autorização do Ministério da Defesa.


GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) PRENDE DUPLA ACUSADA DE ASSALTO EM ESTAÇÃO-TUBO


Suspeitos foram reconhecidos pela vítima

Dois jovens que assaltaram uma estação-tubo na noite desta segunda-feira (29) no bairro Capão Raso, em Curitiba, foram presos comprando bolacha com o dinheiro do roubo. A Guarda Municipal efetuou a prisão dos suspeitos dez minutos depois do assalto. Eduardo Willian Morais, 18 anos, estava acompanhado de um adolescente de 17 anos. Os dois foram apreendidos.
Minutos após o assalto, a cobradora da estação-tubo passou as informações para a Guarda Municipal que encontraram a dupla em um supermercado ao lado do terminal de ônibus do Capão Raso.  No momento da prisão, eles estavam com o ‘cestinho’ cheio de guloseimas.
“Eles utilizaram uma arma e levaram certa quantia em dinheiro. A cobradora passou todas as características e fomos fazer patrulhamento. Tivemos a informação de que eles estariam em um supermercado. Com o auxílio dos vigilantes do local, abordamos a dupla e checamos que eles tinham a arma e o dinheiro. A vítima reconheceu os marginais”, disse o guarda Fillus.

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) AUXILIA NO SOCORRO A VITIMA EM ACIDENTE NA ESTRADA BA 409




O motociclista Antônio Carlos de Jesus, 26 anos, morador do povoado Malhada do Alto, ficou ferido na manhã desta terça-feira (30) após perder o controle da motocicleta que pilotava e sai da pista.
De acordo com populares, o rapaz tentou fazer uma ultrapassagem, porém não conseguiu. O acidente foi registrado por volta das 6h10m, na BA-409 KM 1, Clube de Campo Gravatá. O rapaz perdeu o controle da moto e saiu da pista.
Antônio Carlos foi socorrido em uma ambulância com a ajuda da Guarda Municipal para o Hospital Municipal de Serrinha onde ficou aos cuidados médicos.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

terça-feira, 30 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PROPAGA CULTURA DA PAZ NA FAZENDA GRANDE

Palestras semanais contribuem para a formação de alunos na Escola do Calafate


Com o objetivo de promover a interação com a comunidade, a Guarda Municipal de Salvador vem realizando palestras, campanhas e projetos sociais, por meio do Programa Guardiões da Paz, ligado à Gerência de Ações de Prevenção à Violência (Gprev). As atividades estão sendo realizadas semanalmente, desde agosto passado, na Escola Municipal do Calafate, na Fazenda Grande do Retiro.
Na avaliação dos educadores, os temas abordados, incluindo a prevenção ao uso de drogas, proteção ao patrimônio público e violência nas escolas, dentre outros, têm gerado resultados positivos para os alunos que freqüentam a escola, na maioria oriundos da própria comunidade. “As palestras têm contribuído com a formação moral, intelectual e social de nossos alunos”, afirma Alessandra.
Os alunos Luis Fernando, 15, e Márcia Karine, 11, demonstraram satisfação com a aproximação da Guarda Municipal, ao defender a importância das atividades. “Tem muita coisa que para nós é novidade”, disse Karine. “Estamos aprendendo a conviver melhor com nossos colegas, além de podermos compartilhar o que ouvimos nas palestras com as pessoas que moram em nossa comunidade”, completou Fernando.
Para a diretora da unidade escolar, Patrícia Nascimento, o estreitamento da relação da comunidade do Calafate e os guardas municipais tem também favorecido o futuro dos alunos. “Eles se espelham nos exemplos projetados pelos guardas, além de desenvolverem a compreensão da estrutura social em segurança pública”, relatou.
Na última semana, a GMS realizou palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Os alunos tinham muitas dúvidas a respeito dessas questões, o aproveitamento por parte deles foi enorme”, avaliou a guarda municipal Fabiana Augusta.
O grupo Guardiões da Paz anunciou que pretende aumentar seu campo de inserção social, com o apoio de guardas municipais voluntários que, em suas diversas áreas de atuação, têm estado nas comunidades, eventos e escolas, ministrando palestras e propagando a cultura da paz.

Fonte: Diário Oficial do Município – Publicado no dia 30/10/2012 

GUARDA MUNICIPAL DE PALMAS (TO) FAZ APREENSÃO DE MATERIAL ILEGAL E DROGAS



GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) LANÇA CAMPANHA "VENHA CONHECER A GUARDA"


O PODER DO CRACK



Essa é a praga que está tomando conta do país inteiro. Neste vídeo o jovem viciado em crack relata seus delírios no efeito da droga a um repórter.


Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE CAMOCIM (CE) AUTUA CODUTOR DE PAREDÃO NA AVENIDA BEIRA-MAR



Por volta das 17h25min desta segunda-feira (29), na Av. Beira-mar nas proximidades do Hotel Ilha uma Equipe da GCMC realizou fiscalização e lavrou Auto de Constatação Eleitoral em desfavor do Sr. Cícero A. C. de Brito, que conduzia um automóvel, Toyota/Corola, cor prata, de placas HMS-7073 de Camocim-Ce, com reboque de Som com placa NIX-1557 registrado em Parnaíba-PI.
O mesmo trafegava com o som do veículo em alto volume em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e ferindo o Item 1.1 do §1º da Portaria nº 005/2012 do Magistrado da 32ª Zona Eleitoral da Comarca de Camocim-Ce. O Termo fora efetivado em virtude da grosseria do infrator com os Agentes de Trânsito e Guardas Municipais e será encaminhado a Justiça Eleitoral. As informações são do Supervisor Agente de Trânsito Marques.

Fonte: Guarda Municipal de Camocim/CE

GUARDA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB) COMEÇA A ATUAR NAS RUAS DO MUNICÍPIO



A decisão do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, em fazer com que o município contribua com a segurança da população já apresenta seus primeiros resultados.
Com a criação da Guarda Municipal, ocorrida na atual gestão municipal, os campinenses e pessoas que visitam o município conquistaram um reforço à segurança nas ruas.
Os 62 integrantes, empossados no mês passado, estão trabalhando em sistema de revezamento (24 horas) ampliando a segurança nas ruas durante todos os dias da semana.
Outra vantagem é o trabalho em parceria com a Polícia Militar da Paraíba no combate a criminalidade, como explica o coordenador da Guarda Municipal, Eric Silva.
De acordo com Silva, os integrantes podem realizar autuações e prisões em suas áreas de competência, prédios pertencentes ao patrimônio da Prefeitura de Campina Grande, praças e logradouros públicos e Câmara de Vereadores.
O prefeito Veneziano Vital ressalta que a criação da Guarda Municipal foi a concretização de um compromisso assumido com a população. Segundo Veneziano, apesar das criticas e sinalizações de descrédito ao projeto de criação da Guarda Municipal, a Prefeitura de Campina Grande conseguiu colocar em prática mais essa promessa feita aos campinenses.
O prefeito destacou que, mesmo sendo obrigação do Estado garantir segurança à população, é importante que o município também ofereça contribuições à segurança pública, o que pode ser feito por meio da Guarda Municipal.
O treinamento dos 62 integrantes da Guarda Municipal foi realizado numa parceria com a Polícia Militar da Paraíba. As equipes têm ainda à disposição cinco viaturas (2 carros e motocicletas) e um micro-ônibus.
A sede da Guarda Municipal fica na Avenida Getúlio Vargas, no prédio onde funcionou a antiga Escola de Radioamadores, e os contatos poderão ser realizados por meio do número (83) 3341-7051.

GUARDA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ (CE) REALIZA CAMPANHA NATAL COM CIDADANIA





A Guarda Civil Municipal de Viçosa do Ceará, deu inicio nessa terça-feira (23/10), a Campanha Natal com Cidadania. A Campanha tem como missão arrecadar roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis que serão distribuídos as famílias carentes do município.
A campanha envolverá o comércio local e a comunidade em geral, com o objetivo de arrecadar o maior volume de colaborações. Para isto a Guarda Civil Municipal, através da equipe denominada: Anjos da Guarda estará visitando, na sede e nos distritos: as comunidades, o comércio e as instituições particulares.
O objetivo da corporação é arrecadar até o dia 20 de dezembro donativos suficientes para beneficiar aproximadamente 100 famílias, proporcionando um Natal melhor, mais feliz e com cidadania aos beneficiados.
Os donativos serão entregues no dia 24 de dezembro as famílias beneficiadas. Estas serão relacionadas pelos critérios da vulnerabilidade social e da renda per capita familiar, constantes no cadastro fornecido pela Secretária de Ação Social e Promoção Social.
Os interessados em fazer alguma doação devem deixar os donativos da sede da Guarda Municipal, situada à Rua Major Felizardo de Pinho Pessoa (Praça da Matriz). A campanha segue até o dia 20 de dezembro. Também serão montados postos de arrecadação nos bairros e nos distritos conforme calendário que será divulgado posteriormente.
“Esperamos sensibilizar nossos irmãos viçosenses para o verdadeiro espírito do Natal, aquele que doa por amor ao próximo, que fraternalmente acolhe as necessidades alheias como suas e que compartilha por devoção e caridade”, afirma o Comandante da GCMVC Antônio Sávio Vidal Dias Faustino.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Viçosa do Ceará/CE

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FEBAGUAM PARTICIPA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM OS GUARDAS MUNICIPAIS DE UAUÁ (BA)





A Associação dos Guardas Municipais de Uauá, ontem dia 28, realizou uma confraternização para comemorar o dia 10 de outubro, Dia Nacional dos Guardas Municipais, onde se fizeram presente Nelson Querino – Presidente da FEBAGUAM e CMT da Guarda Municipal de Maragojipe, Marcos Adriano – Vice Presidente da FEBAGUAM, diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais e CMT da Guarda Municipal de Jacobina, Vandimeire Matos – Diretora da Associação dos Guardas Municipais de Serrinha e Adelson do Rosário membro da Associação dos Guardas Municipais de Maragojipe, foi uma belíssima festa com a presença de familiares dos Guardas. Vale salientar a força da Associação e agregação dos Guardas Municipais de Uauá, nós da FEBAGUAM ficamos muito felizes em participar desta grandiosa festa.



Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP) RECEBE ELOGIOS DA PM POR ATITUDE HERÓICA



Policia Militar faz elogio individual a um GCM de São Bernardo do Campo por salvar uma vida de forma heróica.

Nesta última semana chegou as mão do GCM Matias de São Bernardo do Campo por atitude heróica ao salvar um homem que estava prestes a acabar com a própria vida.
A ocorrência aconteceu no dia 30 de maio, que ao ser acionado pela Central de Comando Operacional, no viaduto da Rodovia dos imigrantes, altura do KM 24, cruzamento com a Estrada dos Alvarengas, Vila União.
Havia um homem de aproximadamente 35 a 40 anos pendurado à beira do viaduto à baixo uma altura de 25 metros de altura.
Não permitindo a aproximação de outras pessoas o GCM Matias com estratégia, ganhou a confiança do homem e com grande proeza de psicologia eclesiástica, uma vez que o GCM é conciliador  mediador de conflito da igreja onde atua. Com o apoio de uma viatura da polícia militar que chegou, aproveitou um pequeno momento de distração e se pendurou no parapeito do viaduto agarrando o homem e com grande coragem lançou ambos para o acostamento, logrando êxito em salva-lo e recebendo aplausos de toda a multidão que assistia a ocorrência.
O cidadão foi conduzido a UPA para cuidados médicos e passa bem. A Nota de Elogio foi assassinada pelo Coronel PM Milton Sussumo Nomura e acatada pelo Secretário de Segurança da Guarda Civil de São Bernardo do Campo, Benedito Domingos Mariano.
Embora não tenha recebido por parte de sua chefia direta da GCM elogio pela ocorrência, Policiais Militares que participaram da ocorrência encaminharam nesta semana um documento de elogio individual enaltecendo a atitude do GCM.
Parabéns ao GCM Matias da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo. São atitudes como estas que enobrecem o trabalho de todos nós.

Fonte: http://www.amigosdaguardacivil.blogspot.com.br

domingo, 28 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE DIADEMA (SP) TEM RESIDÊNCIA INVADIDA POR INTEGRANTES DA FACÇÃO CRIMINOSA PCC



GCM de Diadema tem sua residência invadida por dois integrantes do PCC na data de 27 de outubro de 2012 por volta das 10:00 hs, os meliantes invadiram a residência e encontraram apenas a filha do GCM está foi amordaçada, amarrada e viveu momentos de terror nas mãos dos criminosos que por diversas vezes fizeram ameaças de morte contra seu pai, reviraram todo o interior, furtaram objetos domésticos, um carregador de pistola 380 e picharam as paredes com a sigla PCC 1533. Os meliantes antes de deixarem a residência afirmaram que iriam voltar para eliminar o Guarda Civil Municipal.
O boletim de ocorrência foi elaborado no 1º Distrito Policial área Central de Diadema.
Tanto o nome quando o endereço foram preservados por questão de segurança.


Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

GUARDA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO (SE) PRENDE DUPLA EM FLAGRANTE



Dois rapazes que roubaram um ciclomotor na Avenida Coletora A, próximo ao Shopping Prêmio no conjunto Marcos Freire II em Nossa Senhora do Socorro, os homens foram presos em flagrante delito pelo ROPE grupamento especial da Guarda Socorrense.
Com os suspeitos foi encontrado um revolver calibre 38 municiado, e o ciclomotor que foi tomado de assalto da vítima. Os indivíduos presos foram identificados como Robert Antônio Fontes Gama, de 20 anos, e José Wellington Santana dos Santos, de 19 anos, um deles encontrava-se em liberdade condicional.
A ocorrência foi encaminhada à autoridade policial onde foi lavrado o procedimento.
A Guarda que mostra a cada dia profissionalismo e capacidade ainda carece de respeito do governo municipal, sem estrutura e com maus salários os agentes são verdadeiros heróis que fazem segurança pública por amor e por entender que mesmo não tendo reconhecimento a missão precisa ser cumprida da melhor forma possível.


Fonte: Portal Coisas de Socorro

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) NO COMBATE A INCÊNDIO NAS SERRAS DO MUNICÍPIO


CMT Marcos Adriano na linha de frente de combate aos incêndios em Jacobina

A Guarda Municipal de Jacobina neste momento vem combatendo as queimadas que estão ocorrendo no meio ambiente do município, e pelo que se visualiza com fortes indícios de incêndios criminosos, inclusive o próprio comandante da Guarda Municipal, o GM Marcos Adriano, compõe a linha de frente dessa instituição de combate ao fogo no local. Apenas da chuva fina registrada ontem à noite, 27/10, ainda assim existem diversos focos de incêndio na região.
A Guarda Municipal não esta medindo esforços para poder combater estes incêndios na região, e fará tudo que for necessário dentro de suas possibilidades juntamente com os demais órgãos para controlar esse possível ato criminoso, e preservar o meio ambiente local.

Fonte: FEBAGUAM 

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) REFORÇA SEGURANÇA DE EVENTOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO



Cerca de 200 guardas municipais serão disponibilizados para reforçar a segurança de dois eventos no fim de semana. Neste sábado (20), um efetivo composto por 100 agentes atuará no evento religioso Evangelizar 2012, que será realizado no aterro da Praia de Iracema. A operação terá início às 19h de hoje(19), e prossegue até às 24h de sábado(20), após a dispersão do público. O contingente da Guarda Municipal tem a missão de dar apoio aos fiscais de comércio ambulante da Secretaria Executiva Regional II (SER II) e aos agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).
No domingo (21), para o jogo de futebol entre Fortaleza e Icasa, também serão disponibilizados 100 guardas que serão divididos no Estádio Presidente Vargas (PV) e nos terminais de integração de ônibus. No PV a missão é controlar o acesso dos torcedores e dar apoio à Polícia Militar (PM).
Já nos terminais do Siqueira, Parangaba e Lagoa, a ação inicia às 13 horas, até a volta da normalidade e o objetivo é garantir a segurança e a integridade física dos usuários, reforçando o efetivo fixo já existente. Para os dois eventos serão disponibilizados guardas dos Pelotões Especial (PE), Guarda Comunitária (PGC), Ronda Preventiva Escolar (ROPE) e Unidade Patrimonial Operacional (UNIOP).

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) ENCONTRA-SE DE LUTO



O Comando da Guarda Civil Municipal d Juazeiro e todo o seu contingente, vem com extremo pesar comunicar o trágico falecimento do GCM Frankilin Adriano de Oliveira, ocorrido hoje, (27/10). “Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade”.

Quartel da Guarda Civil Municipal de Juazeiro
CMT/GCM Elias Rodrigues
Juazeiro – BA, 27 de outubro de 2012

sábado, 27 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE AMÉLIA RODRIGUES (BA) AGORA É REALIDADE NO MUNICÍPIO





A Guarda Municipal esta sempre atuando em todos os eventos e seguimentos realizados pela Prefeitura de Amélia Rodrigues, na região metropolitana de Feira de Santana. Sempre atuando com firmeza, em tudo que a Guarda Municipal faz temos um propósito de buscar unificar toda a classe e estar oferecendo um bom serviço a toda a população em geral.

GUARDA MUNICIPAL DE SOBRAL (CE) PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS NÃO LETAIS




A Secretaria da Cidadania e Segurança realizará nos dias 29 e 30 de outubro, um curso de Tecnologias Não Letais. O curso será ministrado pelo Subinspetor da Guarda Civil Municipal, Paulo Adriano, sendo direcionado aos integrantes da Guarda Civil Municipal.
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da Guarda Municipal sobre a importância de se conhecer e utilizar novas técnicas e tecnologias que podem ser tão eficazes (ou mais) quanto às existentes atualmente.

Fonte: Blog da GCM de Sobral/CE

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (RJ) CONCLUIU O CURSO DE FORÇA DE PAZ “OBSERVADOR MILITAR” DA ONU





O Subinspetor de Guarda Municipal CARLOS HENRIQUE SACRAMENTO DOS SANTOS, o Subinspetor "S.Santos" da GM Rio, concluiu com louvor o Curso de Observador Militar - ONU, matriculado no inicio de 2012, após longa jornada de estudos e reflexões, contatos com a Direção do Programa "ELPLAC" que forma operadores de Segurança Pública e Forças Armadas para missões da ONU, conseguiu realizar a última prova do Curso e finalizar com nota igual a 88,0, os caminhos para chegar a esse momento da prova final não foram fáceis, sou testemunha da busca incessante do Subinspetor S. Santos para que pudesse concluir seu Curso, e o fez com louvor e méritos que devem ser destacados.
A Organização das Nações Unidas mantêm ao redor do mundo operações de Força de Paz, que são responsáveis pelo restabelecimento e manutenção da Ordem Pública em locais assolados por guerras, guerrilhas e eventos críticos, os integrantes são reconhecidos pela característica cobertura na cor azul claro, são chamados de "Blues Berets", serviço de natureza essencial de alta relevância pública e humana é patrocinado pela ONU, atualmente são 16 conflitos localizados, distribuídos ao redor do nosso planeta, os casos mais emblemáticos é a guerrilha na Síria no Oriente Médio que está assolando o país e o pós guerrilha em Moçambique na Africa onde a população tem sofrido muito.
Fato interessante é o Programa "ELPLAC" do P.O.T.I e do D.P.K.O. da O.N.U. reconhecerem de forma ampla que as funções desempenhadas por Guardas Civis Municipais/Guardas Municipais são de natureza policial e se encaixam perfeitamente dentro do conceito de "GENDARMARIA", dispensando o GCM/GM inclusive das taxas administrativas de aproximadamente U$ 260,00 para acesso aos conteúdos dos seus Cursos (Todos eles voltados para Operações de Força de Paz e Ajuda Humanitária).
O Subinspetor S.Santos é lotado atualmente no 1º Grupamento Especial de Trânsito da GM RIO, motivo de orgulho de sua Corporação, possui atividades de forte relevância, atuando como Instrutor no Curso de Formação de Pessoal, possui extenso currículo profissional com formações em diversos segmentos do conhecimento, é o Subcomandante do GET (Grupo Especial de Trânsito), sendo também um dos responsáveis pelo Núcleo de Inteligência daquela Guarda Municipal, é formado em Gestão de Recursos Humanos pela renomada Faculdade Castelo Branco, serviu no 1º Batalhão de Guardas (Batalhão do Imperador) na cidade do Rio de Janeiro, possui sangue militar correndo nas veias, idealista, pessoa de vanguarda, exemplo a ser seguido.
Oficiei ao Coronel Lima Castro, Inspetor Geral da GM RIO, (O Cel PM Lima Castro também é Boina Azul da ONU), ao Sr. Prefeito Eduardo Paes e ao Comandante do GET, dando conta da conclusão do Curso pelo Subinspetor S.Santos, tal fato deve ser ressaltado e ter toda consignação de elogios pela conduta, pela nota alcançada e em especial pelo esforço para realização e conclusão do referido Curso, que certamente agrega valores ao profissional e a Corporação em sí, em um universo de mais de cem mil profissionais somos apenas oito com essa importante qualificação.

Parabéns meu caro Sacramento, concito que faça outros cursos, inclusive aqueles de língua Inglesa, quanto mais nos preparamos mais fácil fica para quebrar as barreiras e vencer os estigmas.

Faço minhas suas palavras:

"QUE NUNCA POR VENCIDOS NOS CONHEÇAM"

Fonte: http://www.milicianomunicipal.blogspot.com.br 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE (MS) TEM ÁREA DE ATUAÇÃO AMPLIADA COM A MUDANÇA DA LEI ORGÂNICA



Foi aprovada por unanimidade a proposta de emenda que modifica o artigo 81. (Foto: Minamar Júnior)

Por: Viviane Oliveira e Luciana Brazil

Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal desta quinta-feira (25) a proposta de emenda que modifica o artigo 81 da Lei Orgânica do município, ampliando a área de atuação dos guardas municipais. Com a mudança, eles vão passar a cuidar e proteger também a integridade física da população campo-grandense.
De acordo com o vereador Marcos Alex (PT), autor do projeto, essa alteração significa segurança física do cidadão e pode ser entendida como um reforço ao serviço que é feito pela Polícia Militar.
“Todos foram favoráveis para que alteração fosse feita. Agora, por exemplo, os guardas podem ajudar na ronda escolar e em terminais rodoviários”, disse Alex. 
Para o presidente da associação dos guardas municipais, Hudson Pereira Bonfim, 33 anos, a votação de hoje demonstra o comprometimento do poder público com a população. “Nós já fazíamos há muito tempo esse serviço, a diferença é que agora estamos amparados pela lei”, destaca.
A próxima luta da categoria, afirma, é aumento de salário. O plano de cargos e remunerações já está incluído no orçamento, que será definido pelo próximo prefeito. “Hoje a formação para ingressar na guarda municipal é o ensino fundamental, porém a classe já está preparada para que essa exigência mude para o ensino superior”, afirma.
Segundo o presidente, essa mudança vai aumentar os requisitos para que a categoria lute por melhores salários. “A guarda vai ampliar a segurança da cidade”, finaliza o vereador Alex.
Guarda municipal há 3 anos, Ronildo Sales, 32 anos, disse que a votação de hoje significa melhores condições de trabalho e salário. “Antes não podíamos fazer nada pela população antes de acionar a PM”.
Próximo passo - No mês passado, a prefeitura de Campo Grande anunciou que a Polícia Militar vai ceder armas para a Guarda Municipal.
Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura. O próximo passo será a legalização do armamento, solicitada ao Exército.
A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados. A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas.

Fonte: campograndenews

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) RECEBE CONSULTORA DA ONU



Na manhã de ontem (25), a Susprev recebeu a Consultora do Fundo de População das Naçõs Unidas (UNFPA), Vanessa Gusmão, com o intuito de coletar dados para identificação do perfil da população jovem de Salvador das ações do poder público municipal voltadas, direta ou indiretamente, a esta população. Na reunião, foi realizada uma breve apresentação sobre a Guarda Municipal d Salvador, além de abordagens sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Guardiões da Paz e de que forma é possível contribuir para a elaboração de uma política municipal de juventude para o município. “Em todo Brasil, há uma resistência muito grande à Segurança Pública aliada às ações preventivas como foco. É importantíssimo a Guarda Municipal de Salvador apresentar propostas como as que stão sendo desenvolvidas com o intuito de aproximar a corporação das comunidades”, afirmou Vanessa Gusmão. Para o Coordenador dos Guardiões da Paz, Cláudio Mendes, a GMS está adquirindo cada vez mais o espírito de trabalho coletivo, voltado para ações preventivas como forma de prevenir a violência. “Hoje nós temos 1304 Guardiões da Paz. Nossa missão, enquanto servidores, é uma só: fazer o melhor para a população”, concluiu Mendes.

Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/BA 

XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS



Será realizado na cidade de São Paulo - SP, entre os dias 12 a 14 de dezembro de 2012, o XXII Congresso Nacional das Guardas Municipais. Em breve publicaremos a programação completa dos temas abordados.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) ACIONADA PARA ISOLAR E ORIENTAR TRÂNSITO APÓS UM CAMINHÃO DERRUBAR UM POSTE NA CIDADE



Um caminhão baú bateu na manhã de hoje, 25, por volta das 10 horas em um poste na Rua Siqueira Campos, Rua Nova, próximo a uma casa de material para construção. Por conta do impacto do acidente, os fios de alta tensão foram destruídos causando transtornos aos comerciantes que ficaram com seus estabelecimentos sem energia e aos motoristas que tiveram que retornar pela contramão. A Guarda Municipal foi chamada para organizar o trânsito no local e a Coelba foi acionada para corrigir o problema da falta de energia.
A Guarda Municipal permaneceu no local até às 20 horas e fará rondas periódicas até que se normalize o fluxo dos veículos.
A falta de respeito de muitos motoristas são na maioria das vezes o causador de vários acidentes, como foi um dos fatores que causou este acidente, no local existem várias placas que normatiza a não parada e estacionamento, mais como o município não municipalizou o trânsito fica impossível para a Guarda Municipal aplicar as medidas legais no processo de autuação das infrações de trânsito.


Fonte: Guarda Municipal de Maragojipe/BA