PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS (SP) RECEBE REFORÇO EM ARMAMENTOS





Chegaram esta semana a Cosmópolis dois reforços importantes à Segurança Pública da cidade.  A Prefeitura adquiriu dois fuzis para o combate ao crime. As armas serão usadas pela Guarda Municipal de Cosmópolis através do grupo especializado Romu (Rondas Ostensivas Municipais), para garantir a repressão ao crime organizado. Trata-se de duas armas de marca Safir, modelo T-14, de fabricação turca. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Alexandre Braga, somente Cosmópolis e Campinas possuem este tipo de armamento. A importação é restrita e só pode ser autorizada pela Polícia Federal, explica o Braga. Com isto, a Guarda Municipal de Cosmópolis possui armamento de primeira linha. As aquisições fazem parte do processo de aparelhamento e reestruturação da Guarda Municipal de Cosmópolis. Com a reestruturação da corporação, a Prefeitura de Cosmópolis conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência no município. O objetivo é potencializar o trabalho qualificado que já é realizado por uma Guarda Municipal equipada e devidamente treinada para usar armas no combate ao crime e garantia de segurança às famílias de Cosmópolis. Os testes e treinamentos do novo armamento foram realizados nas dependências do Centro de Treinamento (CT) da GCM de Artur Nogueira, os quais foram acompanhados por instrutores nogueirenses.


Fonte: http://www.cosmopolis.sp.gov.br/news/2012-09-21/prefeitura-de-cosmopolis-adquire-fuzis-para-guarda-municipal/

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) ESTA SENDO ARMADA




GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) APREENDE ARMAS DE BRINQUEDO





Na tarde da última sexta-feira (21/09) a Ronda Ostensiva Municipal Preventiva Especial (ROMPE) da Guarda Municipal de Mossoró deparou-se com dois indivíduos que pilotavam uma moto Honda modelo biz na contra mão da avenida principal no bairro Abolição II. Os meliantes ao se depararem com a viatura empreenderam fuga e ao se evadirem do local, jogaram em um terreno baldio próximo um simulacro de arma de fogo (uma arma de brinquedo).
Coincidência ou não?
Na mesma tarde a ROMPE foi chamada para atender uma ocorrência no prédio onde funciona o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), onde foi encontrado um aluno portando uma arma de brinquedo. O interessante é que o objeto encontrado com o menor era do mesmo modelo e fabricante do simulacro apreendido anteriormente no bairro Abolição II.




Fonte: Guarda Municipal de Mossoró/RN

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) RECEBE CAPACITAÇÃO DO SAMU




Curso de Técnicas de Abordagem a Pessoas com Transtornos Psicológicos


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está promovendo a capacitação sobre técnicas de abordagem a pessoas com transtornos psicológicos para o efetivo da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana. A capacitação será realizada até quinta-feira (27/09), no auditório da Central de regulação, dividida em turma com 14 profissionais.
Segundo o supervisor de enfermagem, Robson Batista Santos, o objetivo da capacitação é preparar a Guarda Civil Municipal para atuar com este tipo de atendimento. “Durante o curso os profissionais aprendem a contenção física e seus aspectos gerais”, explica.
Para o comandante da Guarda Civil, Marcos Vinicius Alves, o curso é de grande importância para que a abordagem seja feita da forma adequada. “Através do curso temos noções importantes sobre as técnicas de abordagem preservando a saúde física do paciente, que na maioria das vezes resiste ao procedimento”, afirma.


GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) MAIS UMA VEZ PRESENTE NA ELEIÇÃO MUNICIPAL





A Guarda Civil Municipal de Tucano GCMT sempre desempenhou tarefas importantes dentro do nosso município, acompanhando festejos juninos, eventos escolares, e outros acontecimentos que exigem a presença de prepostos dessa corporação, para garantia de um clima pacífico e harmônico.
Neste sentido, como se aproxima um dos eventos que mobiliza toda a população tucanense: As eleições 2012, o Comando da GCMT Jose Richard Oliveira Cavalcante convocou todo o efetivo da Guarda Civil Municipal, exceto os guardas que se encontram afastados por motivo de férias e licença, para prestarem serviço no pleito eleitoral, no policiamento, monitoramento e acompanhamento das urnas, como também das seções de votação.
Estarão presentes nos locais de votação aproximadamente 70 (setenta) homens e mulheres, prepostos da Guarda Civil Municipal.
É válido salientar que a mais de dez anos que a GCMT de Tucano vem exercendo juntamente com a Policia Militar  e o Ministério Público nas eleições um trabalho preventivo e ostensivo com grande número de efetivos da GCMT.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) TROCA TIROS COM MARGINAIS NA REGIÃO DO SÃO BRAZ




Marginais assaltam um comércio na manhã desta quarta-feira (26/09) um foi baleado na Rua Inês Jacek em um confronto com a Guarda Municipal (GM) no bairro Orleans, em Curitiba. Luiz Carlos Portela foi atingido no ombro e estava na companhia de um adolescente que não foi ferido. Houve troca de tiros em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nosso Tempo., mas não teve outros feridos. Duas armas foram apreendidas com a dupla.
Uma viatura da Guarda Municipal estava em patrulhamento pela Avenida Toaldo Túlio quando na altura do cruzamento com a Rua Três Marias pessoas que andavam pela rua levantaram a mão para chamar atenção dos guardas. No momento em que a viatura parou na Rua Inês Jacek, a dupla de suspeitos que tinha acabado de assaltar uma vidraçaria tentou fugir com um carro Gol, que havia sido roubado de um cliente.
Eles bateram este veículo contra um caminhão, abandonaram o carro e correram em direção ao Centro Municipal de Educação Infantil Nosso tempo. Há informações de que o cliente teria se ferido na ação, mas de acordo com a GM, o homem bateu a cabeça na porta da vidraçaria.





quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) PASSA POR CAPACITAÇÃO







Visando a melhoria de seus trabalhos e ampliação dos conhecimentos para desenvolvimento de suas atividades com mais eficiência e eficácia a Guarda Municipal de Lauro de Freitas passa por mais uma capacitação.
Seguindo o Projeto da Rede de Proteção a Vida e contra a Violência no qual a Guarda Municipal de Lauro de Freitas está inscrita na Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP, no convênio nº 396 sobre Vulnerabilidade Social, os guardas municipais receberam aulas de Práticas Sociais e Atuação em Zona de Conflitos, durante os dias de 17 a 19 de setembro de 2012.
Mais uma capacitação que estará ajudando a Guarda Municipal a desenvolver uma atividade melhor em seu cotidiano. A Capacitação continua é extremamente importante para o cotidiano da instituição para estar sempre prestando um serviço de qualidade elevada à população que clama por segurança nas ruas das mais diversas cidades brasileiras.





Fonte: Denise Alves Brisa

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) LANÇARA PATRULHA ESCOLAR





A Prefeitura de Juazeiro irá lançar nesta quarta-feira, 26/09, a Patrulha Escolar, que cobrirá toda Rede Municipal de Ensino com o objetivo de prevenir e coibir o uso de drogas e da violência no ambiente escolar e todo seu entorno. A solenidade oficial aontecerá às 8h, na Escola de Tempo Integral, localizada no bairro São Geraldo.
4 carros, 2 motos e 17 homens da Guarda Municipal serão responsáveis pelo patrulhamento diário, que acontecerá mais intensamente das 7 às 22:30 (período de aulas). De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Juazeiro, Elias Rodrigues de Oliveira, e o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, o trabalho será feito em parceria com os gestores e agentes de portaria.


Fonte: Blog do Geraldo José

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) REPRESENTADA EM SEMINÁRIO NA CIDADE DE CURITIBA (PR)








A Guarda Civil Municipal de Serrinha, foi representada no I Seminário das Guardas Municipais do Estado do Paraná, que foi realizado no dia 15 de setembro de 2012.
O GCM Edinaldo Lisboa, de Serrinha – BA, representou os Guardas desta cidade afim de adquirir novos conhecimentos e novos métodos para solucionar problemas e promover melhorias na instituição.
Um dos temas abordados “aspectos da regulamentação das Guardas Municipais”, foi palestrado pelo Sr. Maurício de Mendonça Vilar, Presidente da União Nacional dos Guardas Municipais.







Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

terça-feira, 25 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) DETÉM ACUSADO DE ASSALTO




O acusado foi apresentado na 1º Delegacia de Polícia, no Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foi autuado em flagrante por roubo


Foi preso por volta das 14h deste domingo (23/09) José Bastos dos Santos, acusado de assaltar duas jovens, próximo a churrascaria Los Pampas, em Feira de Santana.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius, após o assalto o acusado tentou fugir numa bicicleta, mas foi capturado por guardas municipais que estava passando próximo ao local e foram chamados por moradores, que gritaram e indicaram a direção para onde o homem seguiu.
José Bastos roubou um celular e foi apresentado na 1º Delegacia de Polícia, no Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foi autuado em flagrante.


Fonte: Redação Jornal Acorda Cidade. 

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) É CAMPEÃO DO CAMPEONATO INTERNACIONAL DE JIU JTSU – BAHIA OPEN DE JIU JTSU





No último domingo (23), o GM Romildo de Jesus Pinheiro, lotado no Grupamento de Operações Especiais (GOE), foi campeão na categoria pesadíssima, faixa azul, na competição do Primeiro Bahia Open Internacional de Jiu Jtsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jtsu Esportivo.


Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/SUSPREV

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA): ESTATUTO SERÁ ENCAMINHADO A CÂMARA DE VEREADORES






A Comissão organizadora do Estatuto da Guarda Municipal de Maragojipe entregou o Estatuto totalmente pronto e revisado ao Prefeito Silvio Jose de Santana Santos no último dia 19/09/2012, em reunião com o comando o Gestor se comprometeu e afirmou que o Estatuto será encaminhado a Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira dia 26/09/2012, os Guardas Municipais há anos lutam pelo reconhecimento dos trabalhos realizado em prol da comunidade maragojipana. Agora é aguardar que a Câmara de Vereadores coloque o referido estatuto na pauta da sessão da próxima segunda-feira dia 01/10/2012.
Toda a Guarda Municipal estará se mobilizando e promete lotar a Câmara de Vereadores na busca da tão sonhada regulamentação que poderá proporcionar uma padronização da atuação da Guarda Municipal e o crescimento profissional, clique no link a baixo e faça o download do Estatuto e anexos.



Fonte: Guarda Municipal de Maragojipe/BA


GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA) RECEBE CERTIFICAÇÃO DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA FEBAGUAM







Na última sexta-feira, 21/09, em um grande evento na Câmara Municipal, os integrantes da Guarda Municipal de Santo Antonio de Jesus – BA, receberam o certificado do Curso de Capacitação promovido aos agentes da Guarda Municipal, foi um fruto da parceria entre a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, e o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Santo Antonio de Jesus – SINDSERV. O Curso teve como instrutores os GM´s Alan Braga, do Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal de Salvador, Nelson Querino, Comandante da Guarda Municipal de Maragojipe, Rafael Teixeira, Guarda Municipal de Maragojipe, Jarbas Pires, Guarda Municipal de Lauro de Freitas e Jucemir Araújo, Inspetor da Guarda Municipal de Feira de Santana.
A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do Vereador Hélio Silva e do Secretário de Administração, Magno Silva Cruz, da Capitã do Corpo de Bombeiros, Carla Moraes da Silva, da Sargenta da Policia Militar, Patrícia Boech, representantes das Guardas Municipais de Cruz das Almas, Nazaré, Maragojipe e Amaragosa, e também de Nelson Querino, Comandante da Guarda Municipal de Maragojipe e Presidente da FEBAGUAM.
O curso teve as seguintes disciplinas: Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Legislação, Prevenção e Combate ao Uso Indevido de Drogas, Gerenciamento de Crises, História da Guarda Municipal, Importância da Guarda Municipal, Uso Diferenciado da Força, Gerenciamento e Comando de Guardas Municipais, Análise e Diagnósticos de Postos de Serviços e Técnicas de Patrulhamento em Eventos.


Fonte: FEBAGUAM

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) REALIZA A OPERAÇÃO PRAIA SEGURA






Com vistas a segurança da população em seus momentos de lazer e da proteção do patrimônio público e ambiental a Guarda Municipal de Lauro de Freitas começou a realizar a Operação Praia Segura, para que todos os munícipes e turistas possam desfrutar das mais diversas praias do município. 
A Operação começou a ser realizada ontem, 23/09, nas praias de Burraquinho e Ipitanga, com a presença da Guarda Municipal fazendo rondas de prevenção a violência nestes locais através de uma base fixa e também de forma motorizada. Mais uma forma de marcar presença e mostrar para a população de Lauro de Freitas que pode confiar em sua Guarda Municipal para estar protegendo-a nas mais diversas situações.





Imagens: GM Mauricio Moncorvo
Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) RECEBE CAPACITAÇÃO PARA PORTAR ARMAS DE FOGO





Cem agentes de segurança estão sendo treinados para a utilização de pistolas em serviço nas atuações da Guarda Municipal

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Guarda Municipal de Salvador) esta preparando 100 guardas municipais para a utilização de armas de fogo. O objetivo é garantir a realização de atividades, que ofereçam riscos aos órgãos do Município, e colaborar com a Polícia Militar na promoção da segurança pública.
Para esta nova forma de abordagem, os servidores vêm sendo qualificados com vários cursos, que estão de acordo com a Matriz Curricular de Formação de Guardas Municipais da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP). Eles estão passando por treinamento específico de armamento e tiro. Hoje, a Guarda Municipal de Salvador já conta com a utilização de armas de choque (Taser) no dia a dia da sua função.
O uso de armas pelos Guardas Municipais é resultado de acordo firmado, em março deste ano, pela Prefeitura de Salvador e a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal da Bahia. Pelo convênio, a Polícia Federal garante a concessão de porte de armas de fogo aos agentes da Guarda Municipal. Com isso, eles passarão a atuar com mais eficiência no cumprimento de sua função.
De acordo com  Supervisor  do Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal, Anderson Barros, é embasada na Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003, que autoriza aos municípios com mais de 50 mil habitantes o armamento de suas Guardas Municipais em serviço, e nos municípios com mais de 500 mil habitantes o armamento de suas Guardas Municipais em serviço e fora do mesmo. “Estamos agindo de acordo com a SENASP, que hoje é o principal órgão responsável pela padronização das Guardas Municipais no Brasil”, afirma.
Outras etapas já estão sendo organizadas pela Guarda Municipal de Salvador. Elas vão desde a implantação da Corregedoria e Ouvidoria da GMS, que já estão funcionando, até a implantação do Núcleo de Psicologia.

Equipamentos

A princípio, o objetivo é que sejam adquiridas 50 pistolas do tipo 380, de emprego individual, após realização dos cursos, regulamentação e implantação de todos os setores necessários. Os recursos para aquisição do material já foram assegurados pelo Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, e a licitação para a compra deverá ser lançada em breve.
Segundo o superintendente do órgão, Sergio Raykil, a equipe da guarda está em constante atualização com a realização de cursos de Direitos Humanos, Atendimento a Pessoas com Deficiência, Ética, Relação Interpessoal, dentre outros. A capacitação vem sendo ministrada através de parcerias com diversos órgãos municipal, estadual e federal. “Estamos não só capacitando nossos agentes para portarem uma arma, mas para torná-los ainda mais cidadãos”, ressalta Raykil.

Tasers

Trezentos e cinqüenta guardas de Salvador foram qualificados no curso de Operador de Taser, ministrado pela Força Nacional de Segurança Pública, e já estão utilizando o equipamentos nas ruas. O Taser é uma arma de eletrocondutividade de baixa letalidade que através de uma descarga elétrica de alta tensão imobiliza o individuo.


Os agentes de segurança do Município receberam orientações sobre como utilizar a arma, cm relação ao manuseio, montagem, desmontagem. Manutenção, aplicação correta e outros procedimentos para o uso da Taser. Os guardas municipais atuam diariamente com o armamento, principalmente nas operações de apoio à fiscalização do comércio informal com a Secretária de Serviços Públicos (SESP) e com o combate da poluição sonora com a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo no Município (Sucom).





Imagens: FEBAGUAM
Fonte: Diário Oficial do Município – Publicado em 19 de setembro de 2012


Nota de Esclarecimento da FEBAGUAM:

            O curso de armamento e tiro que esta sendo ministrado para os integrantes da Guarda Municipal de Salvador, esta sendo realizado por Bruno Palma Santos, instrutor credenciado a Polícia Federal, seguindo as normativas das leis 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), Lei 5.123/06 e Portaria nº 365/06 da Polícia Federal e a grade da Matriz Curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP, sendo que todos os integrantes também se submeteram obrigatoriamente a exames de psicotestes, e após a conclusão do curso passarão por prova teórica e prática sobre armamento e tiro da Polícia Federal.



domingo, 23 de setembro de 2012

ATRIBUIÇÃO CONSTITUCIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS




Artigo do Dr. Annibal Bassan Júnior, Delegado de Polícia aposentado, e um dos mais brilhantes professores da ESPC - Escola Superior de Polícia Civil do Paraná


É a Guarda Municipal a Polícia do Município? 

Primeiramente uma breve explanação conceitual, no caso, a distinção entre atribuição e competência.Tomados comumente como sinônimos, nem mesmo na doutrina mais abalizada é pacífica sua definição.
Vamos aqui entender da seguinte forma:
Atribuição: a soma dos serviços (atributos) a serem realizados por um determinado órgão.
Competência: a capacidade de conhecer e deliberar sobre os assuntos contidos no elenco das atribuições delimitando o exercício da jurisdição.

Apenas para referência temos duas espécies de jurisdição: a administrativa e a judicial, esta última dizendo o direito derradeiro.

A Constituição da República tratou da Segurança Pública no Título V (Da defesa do Estado e das Instituições Democráticas), Capitulo III (Da Segurança Pública), compondo se todo o referido Capítulo em um único artigo:  o 144.
Aos órgãos de Segurança Pública, tabulados nos incisos do Art. 144, e o contido em seu parágrafo: oitavo (as Guardas Municipais), deferiu a Carta de 88 a atribuição geral mencionada no caput, qual seja:

“ a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio,...”

Mas, não só isso fez, determinou ele, o Art. 144, que “A segurança pública é dever do Estado, ...”, e este Estado é a República Federativa do Brasil, suas três esferas de governo: União, Estados Membros juntamente com o Distrito Federal e Territórios e os Municípios."

Desde já, por límpido que é, vamos afastar a idéia de que administração municipal nada tem de obrigações para com o exercício da segurança pública. A Constituição nada sugere, nem solicita, ela sempre, e sistematicamente, MANDA. E, é dever cometido aos administradores das cidades prestarem aos seus munícipes esta importante função do Estado brasileiro.

Após a expressa menção à atribuição geral, ou genérica, comum a todos os órgãos de segurança pública, houve por bem o Constituinte tratar das atribuições especiais, ou especificas, de cada um de per si. No que diz respeito a Guarda Municipal estabeleceu ser ela destinada “... à proteção de seus bens, serviços e instalações...”, referindo-se aos Municípios Brasileiros que poderão, ou não, constituí-las. É esta a característica que não a colocou como inciso VI da cabeça do preceito: o fato de ser o único órgão de segurança que sua existência depende de vontade política.

A título de ilustração, o Legislador Magno Espanhol houve por bem tomar outro rumo e não tratou de atribuições especiais no texto constitucional. As remeteu para a legislação ordinária. Fez, tão só, citação à atribuição geral de los cuerpos y fuerzas de seguridad Del Estado nos seguintes termos do Art. 104, da Carta Espanhola: proteger el libre ejercicio de los derechos y libertades y garantizar la seguridad Del ciudadana.
Observe-se que o capitulo em tela traz sete órgãos de segurança pública em expressa menção, sendo um deles, e apenas um, não destinado a proteger cidadãos de bons costumes, da ação dos cidadãos que delinqüem.O Corpo de Bombeiros Militar é este.

A partir do exposto, começamos a delinear o caráter eminentemente policial do órgão de segurança municipal. A hermenêutica jurídica traça a interpretação sistemática dos textos legais como método obrigatório para alcançar a teleologia da norma. Não podemos, ao analisarmos a atribuição constitucional da Guarda, observar apenas o teor do parágrafo oitavo sem cortejá-lo com o caput do seu Artigo regente.
Logo, tem o Município dever para com a segurança pública. Seu principal órgão nesta função recebe a atribuição geral constitucional de “...preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...”, dispondo também da atribuição especial de “...proteção dos bens, serviços e instalações, ...” da esfera de governo à qual pertence.

Assim, a Guarda Municipal é, verdadeiramente, a Polícia da Cidade à qual se circunscreve, exercendo a inteireza das atribuições pertinentes a este tipo de órgão público.

Não significa isto que a administração Pública da urbe não possa organizar e, por via de conseqüência, eleger prioridades. Não só pode, como é de sua expressa Competência Constitucional prevista no artigo 30, inciso V, da Magna Carta.

Se os recursos disponibilizados à Polícia da Cidade, são suficientes apenas para a proteção de seus bens, serviços e instalações, nos parece de boa prática administrativa uma instrução executiva que priorize o exercício da atribuição constitucional especial.
A orientação administrativa acima pode mudar, ou até mesmo deve mudar, atendendo ao imperativo constitucional, no exato momento em que o administrador público local aferir que a cidade, ou partes dela, sofre de grave incidência criminal, não estando os órgãos estaduais, os principais responsáveis pela proteção ao cidadão, todavia não os únicos, dando respostas que atendam os reclamos da comunidade.
Neste exato momento a Guarda Municipal deve exercer em sua totalidade a missão que o Constituinte Pátrio sabiamente concedeu.

Annibal Bassan Junior
Professor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná

sábado, 22 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) NO COMBATE A POLUIÇÃO SONORA




Na tarde de ontem, 21/09, começou mais uma operação de combate a poluição sonora. O Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador estará presente juntamente com membros da Sucom, Rondesp e Polícia Civil. As ações fazem parte da Operação Silere, que visa garantir a paz e tranqüilidade nos bairros de Salvador.

Guardas Municipais de Salvador especializados pela Universidade Federal da Bahia - UFBA



No dia 19 de setembro, os agentes Cristiane Carvalho, Robson José Pires e Vilmário Antonio Garcez concluíram oficialmente o Curso de Prevenção à Violência e Promoção da Segurança com Cidadania. A especialização é fruto da parceria entre o Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp/Senasp/Ministério da Justiça), através do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Progesp).



Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/SUSPREV
E-mail: guardasalvador@gmail.com
Site: http://www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br
Twitter: www.twitter.com/guardasalvador
Facebook: www.facebook.com/guardamunicipalsalvador

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) REALIZA ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO DO LOCAL EM QUE ACONTECEU MAIS UM ASSASSINATO





Ontem dia (21) por volta das 08 hs, populares comunicou ao Comando da Guarda Municipal de Maragojipe que havia um corpo, na localidade conhecida por Estrada da Boiada, próximo ao Alto do Sacramento, ao chegar no local foi possível contestar a veracidade dos fatos, foi um jovem conhecido por Rodrigo, que segundo informações de parentes e moradores o jovem tinha envolvimento com o mundo das drogas.
Como não havia nenhum representante das demais forças policiais, a Guarda Municipal realizou todo procedimento de isolamento e preservação do local onde foi realizado o crime, também acionando a Polícia Civil e Militar.

A importância em preservar o local do crime:

Segundo Rocha (1998), preservar um local de crime significa garantir a sua integridade, para a colheita de vestígios que fornecerão os primeiros elementos à investigação. O exame do local do crime, referindo-se aos crimes violentos, tais como: homicídios, latrocínios, extorsão mediante seqüestro com resultado morte, ou até mesmo em casos de suicídio, deverá obedecer a uma preservação rigorosa para que sejam resguardadas suas evidências, exigindo profissionais plenamente capacitados, formando, dessa forma, um conjunto de conhecimentos e trabalhos harmoniosos, afim de assegurar o êxito nas investigações futuras, levando-se em conta que o trabalho de levantamento do local do crime, ou seja, a perinecroscopia é o ponto de partida nas investigações.




Fonte: Guarda Municipal de Maragojipe/BA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP) SURPREENDE ADOLESCENTE COM DROGAS PERTO DE ESCOLA






Os patrulheiros dos Anjos da Guarda (Ronda Escolar) da GAMA (Guarda Municipal de Americana) surpreenderam um adolescente de 15 anos portando droga, nas imediações de uma escola, no bairro Chácaras Machadinho, por volta das 14h de ontem, 20/09. Com ele, os patrulheiros Cleiton e Edilaine apreenderam um cigarro de maconha e um celular.
Outro menor – usando uniforme da escola – conseguiu escapar sentido ao matagal. Posteriormente, o adolescente de 15 anos acabou confessando que tinha mais entorpecentes na casa dele. Os guardas municipais foram até o imóvel e com autorização da mãe entraram na casa. “Encontramos um chavador – usado para amassar a maconha, dez porções no total de 40g, folhas de seda, um celular e um isqueiro”, comentou Edilaine, que faz parte dos Anjos da Guarda.
No celular apreendido pela Polícia Civil tinha uma mensagem chamando o menor para ir na casa de outro rapaz. “Tem um cara que vai trazer 100g da “verde loka” (maconha)”. Questionado sobre o assunto, o adolescente disse que era um “chegado” (conhecido dele), mas não quis informar a identidade.
Durante o registro do ato infracional, o menor estava acompanhado pela mãe. Ele estuda em um colégio particular.
Por determinação do delegado Luis Carlos Gazarini, o adolescente foi liberado para a mãe mediante compromisso de ser apresentado nos próximos dias a Vara da Infância e Juventude para acompanhamento do caso.
MAIS APREENSÕES
Outras três apreensões de entorpecentes foram realizadas pela GAMA no período de duas horas. Uma delas aconteceu no Parque da Liberdade, por volta das 17h. Um adolescente de 17 anos com mais de dez apreensões em dois anos, por envolvimento com porte ou tráfico de droga foi localizado pelos guardas municipais.
Desta vez, os patrulheiros V. Miranda e Divino apreenderam com ele, 64 porções de cocaína com 132g. Ele foi encaminhado ao 1º Distrito Policial e depois custodiado ao Naia (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana).
Em outra abordagem no mesmo bairro e praticamente no mesmo horário, os guardas municipais Rogério e D. Beraldo apreenderam 29 microtubos com cerca de 30g cada. O suspeito T. L. P., foi surpreendido pegando as porções que estavam escondidas em um matagal. O suspeito foi encaminhado ao plantão policial, onde a ocorrência está sendo apresentada.
Na vila Mathiensen, um adolescente de 17 anos foi surpreendido com 32 trouxinhas de maconha, cinco pedras de crack, cinco porções de cocaína com cerca de 40g durante uma abordagem por volta das 15h de hoje. O ato infracional foi apresentado no 2º Distrito Policial, o menor foi liberado ao responsável.

Fonte: Cristiani Azanha – Assessoria de Imprensa da Guarda Municipal de Americana/SP

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) REALIZA OPERAÇÃO NA ESTAÇÃO MUSSURUNGA






Começa nesta segunda (24/09), a 2º Operação Equipamentos de Transportes Urbanos (ETU), realizada pela Guarda Municipal de Salvador nas estações de transbordo da capital. Dessa vez, a Estação Mussurunga foi escolhida pela Gerência de Operações da instituição, por ser uma das mais movimentadas da cidade, com média diária de 30.000 passageiros.
Assim como na Estação Pirajá, onde os trabalhos da GMS foram elogiados pela população, a próxima missão da GMS prevê a organização das filas e tumultos para a garantia dos serviços públicos oferecidos no local, a prevenção às diversas formas de violência e a proteção dos equipamentos e patrimônios públicos. “Assim faremos com que as pessoas possam chegar mais tranqüilas aos seus trabalhos e suas casas”, relatou Carlos Damasceno, titular da Gerência de Operações (GEOGM).

Com uma média de 73 agentes por dia, a GMS estará presente nos principais horários de picos, período em que há a necessidade da presença dos servidores. De acordo com o Superintendente Sérgio Raykil, a experiência que foi adquirida na Estação Pirajá, está servindo para melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. “Nós adequamos o que vivenciamos na Estação Pirajá à realidade da Estação Mussurunga, para assim garantir o direito de ir e vir, sempre com intuito de orientar o cidadão e manter o ordem pública”, finalizou Raykil.
A operação ETU que tem início na segunda (24/09), será desenvolvida na Estação Mussurunga até o próximo dia 05 de outubro pela Guarda Municipal, que deve se organizar logo após esse período para escolha de outra estação de transbordo na capital, para realização das atividades de preservação do patrimônio público e manutenção da ordem.


Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/SUSPREV

GUARDA MUNICIPAL DE CAMOCIM (CE) NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO





A semana Nacional de Trânsito tem como objetivo evidenciar o assunto, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes da importância da educação e da gentileza no Trânsito.
Este ano com o slogan: “NÃO EXCEDA A VELOCIDADE, PROTEJA A VIDA”, busca chamar a atenção de todos para o grande número de acidentes por excesso de velocidade. Em Camocim, município a 347 km de Fortaleza, será realizado diversas atividades durante 8 dias, como principalmente palestras nas escolas sobre a questão da segurança, gentileza e preservação na vida nas vias.
Agentes de trânsito e Guardas Civis Municipais de Camocim, estão realizando palestras para alunos de Educação Infantil relacionadas aos tipos de transportes e circulação viária. Ontem, quinta-feira (20), os Centros de Educação Infantil João Pascoal de Melo e Tia Carmélia, ambos no bairro Olinda, receberam uma dupla da Guarda Civil Municipal de Camocim nos turnos da manhã e da tarde. Já nesta manhã de sexta-feira (21) quem recebeu a presença do Agente de Trânsito Lopes e da Guarda Municipal Camila, forma os alunos da Escola Deputado Murilo Aguiar na comunidade do KM 04. Estão, também ministrando as palestras os Agentes de Trânsito Carlos e Renata, e o GM Linhares. Todas as palestras estão sendo dinamizadas e apropriadas à faixa etária das crianças.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) E TRANSALVADOR EM AÇÕES EDUCATIVAS NO TRÂNSITO





Em função da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 17 a 25 de setembro, hoje (20) e amanhã (21), a Guarda Municipal de Salvador e a Transalvador realizam ações educativas em locais de grande fluxo de veículos e pessoas na capital. Fruto da parceria entre os órgãos, a iniciativa visa conscientizar motoristas e pedestres a serem mais cautelosos e prudentes, com base no tema escolhido anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para o evento: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
De acordo com a Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência nas vias de tráfego. Vale ainda ressaltar que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade. “Nosso foco é a conscientização de jovens, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito”, afirmou o GM Davi Rocha, enquanto distribuía panfletos para uma jovem motorista na região do Colégio Anchieta, no bairro da Pituba. A ação agradou aos pais e alunos da instituição que, diariamente, freqüentam o local. “Aqui é muito movimentado neste horário; o cuidado com todos é louvável”, afirmou a ortopedista, Virgínia Cerqueira, mãe de dois adolescentes. Amanhã, os agentes da Guarda Municipal e da Transalvador estarão na Avenida San Martin, em frente ao Cólegio Modelo Kuís Eduardo Magalhães.
De acordo com o Detran/BA, a Semana Nacional de Trânsito na Bahia, tem como maior expoente de ação setorial proposta pelo CONTRAN, o Transitando – II Seminário sobre Segurança no Trânsito, que acontece no Auditório da Secretaria de Agricultura do Estado, no Centro Administrativo da Bahia. Para acessar a programação do evento que prossegue até o dia 21, acessar www.detran.ba.gov.br

Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/SUSPREV
Facebook: www.facebook.com/guardamunicipalsalvador