PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 31 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) APOIA A ASSISTÊNCIA A FAMÍLIAS DESABRIGADAS



As famílias de desabrigados que ocupavam uma área no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Cidade Nova, serão removidas para albergues ou contempladas com o benefício Aluguel Social. O levantamento no local foi feito na manhã desta segunda-fera (30), por uma equipe composta por membros do Conselho Tutelar e a Guarda Civil Municipal.
Durante o levantamento foi apurado se as pessoas estão cadastradas em programas habitacionais, sociais, ou detém alguma renda. Além da remoção para albergues e do beneficio Aluguel Social – recurso destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia – as pessoas em situação de rua podem ser contempladas com passagens de volta para a sua terra natal, já que muitos são retirantes.
O comandante da Guarda Municipal, Marcus Vinicius Alves, observa que o processo de retirada das famílias tem o objetivo de garantir oportunidade de uma vida digna. O bairro Cidade Nova foi o terceiro a receber a ação este ano. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, já havia garantido assistência e famílias desabrigadas nos bairros Tomba e Novo Horizonte.

SOROCABA: LEI TORNA EXCLUSIVO UNIFORME DA GUARDA MUNICIPAL



A partir de agora, os uniformes da Guarda Civil Municipal (GCM), com seus distintivos, insígnias e emblemas, passa a ter sua exclusividade garantida por lei. O Jornal do Município publicou na edição de ontem a Lei 10.188, de 25 de julho de 2012, de autoria do vereador Geraldo Reis (PV), que trata esses uniformes como privativos dos guardas civis municipais e deixa claro que eles “representam o símbolo da autoridade institucional da Guarda Civil com as prerrogativas que lhe são inerentes”.
A aprovação da lei, segundo o vereador, é de extrema importância não só para a valorização institucional da GCM, mas também para a própria segurança da sociedade. Na justificativa do projeto, que virou lei, o vereador observa que a guarnição desenvolve um trabalho comunitário de segurança urbana, auxiliando os órgãos policiais, e, com isso, pode ser confundida com outros agentes de segurança que também usam uniformes.
Esse fato, segundo explica Reis, dificulta a relação da comunidade com a corporação, pois as pessoas, sobretudo quando precisam de ajuda, necessitam identificar o agente automaticamente, como ocorre, por exemplo, em relação à Polícia Militar. Para o parlamentar, dispor de uniformes e insígnias institucionalizados, que simbolizem a corporação no imaginário social, é de vital importância para a interação da corporação com a comunidade. 
A lei aprovada adverte que o uniforme privativo dos guardas civis (de cor azul na tonalidade escura, igualmente adotado pela grande maioria das demais GCMs no Brasil) não poderá ser confundido com nenhum outro da área de segurança e assemelhados. Com isso, vigilantes, vigias, guardas patrimoniais, seguranças, porteiros e outros trabalhadores de segurança não poderão usar uniformes ou insígnias que sugiram vinculação com a guarnição. As empresas de segurança que descumprirem a norma pagarão multa de R$ 2.500.

PODER DE POLÍCIA DA GUARDA MUNICIPAL




POR DR. OSMAR VENTRIS
Advogado criminalista formado pela USP - SP, Largo São Francisco. Pós-graduado em Segurança Pública Municipal-Gestão Estratégica.
AUTOR DO LIVRO “Guarda Municipal Poder de Policia e Competência”, (2007).
ESPECIALIDADE: Cursos de Formação de Guardas Municipais, Cursos de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais. Palestras sobre a importância da atuação das guardas Municipais. Consultoria para reestruturação de guardas Municipais. Elaboração de Diagnóstico da violência e criminalidade nos municípios visando a elaboração do Programa Municipal de Segurança Pública tendo a Guarda Municipal como um dos atores fundamentais.
FILOSOFIA: Guarda Municipal: Agente do Estado na esfera municipal, com atuação policial, investido de PODER DE POLÍCIA, para fiscalizar e impor a Soberania do Estado através da manutenção da ordem pública no contexto da Segurança Pública.
PALESTRANTE: Único palestrante a provar a verdadeira missão e função das Guardas Municipais, ante o Título V da Constituição Federal, quebrando a falácia de que Guarda é para cuidar de próprios municipais. Já ministrou palestras para mais de vinte mil Guardas Municipais em todo o Brasil.
EXPERIÊNCIA PRÁTICA: Atual Secretário Geral do INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA E CONSULTORIA EM SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL - IPECS
Diretor da empresa VENTRIS-CURSOS PRÓ CIDADANIA, onde atua como palestrante, professor e consultor em Segurança Pública Municipal.
Atuou por 10 anos, como Coordenador do Departamento Jurídico defendendo Guardas Municipais em Tribunais do Júri, Processos administrativos e criminais em Geral. Não consta de seu histórico nenhum caso em que tenha atuado na defesa de um Guarda Municipal e que no final o Guarda tenha sido condenado e ficado preso.
Um dos fundadores da UNIÃO NACIONAL DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DO BRASIL-UNGCM, onde, por dez anos, atuou como Chefe de Gabinete da presidência,
Através da UNGCM idealizou e realizou o primeiro Censo das Guardas Municipais no Brasil, o que o levou a ser chamado pela SENASP/MJ para elaborar o esboço da Matriz Curricular para reestruturação das Guardas Municipais visando capacitá-las para atuar no PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, Ação 56, no governo Fernando Henrique Cardoso, quando participou ativamente do ENCONTRO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS EM JAGUARIUNA-SP, promovido pela SENASP onde participou guardas e comandantes de todo o Brasil, com passagem, alojamento e alimentação custeado pela SENASP.
É um dos Fundadores e diretor do Departamento de Cursos e Concurso do IPECS através do qual, coordenou cursos de formação de Guardas Municipais em inúmeros municípios, tais como Cajamar-SP, Pirassununga-SP, Sumaré-SP, Guarujá-SP, Cerquilho-SP, Itapeva-SP, Rio Claro-SP, dentre outras. Também ministrou cursos de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais em inúmeros municípios, tais como Tietê-SP, Taboão da Serra-SP, Cosmópolis-SP, Jundiaí-SP, Cerquilho-SP, Artur Nogueira-SP, Sorocaba-SP, Franca-SP, Cajamar-SP, Ibiúna-SP, Limeira-SP, Araras-SP, dentre muitas outras.
Foi coordenador de um módulo do Curso: ESCOLA DE COMANDO da Guarda Civil metropolitana de São Paulo e, neste ano, foi um dos instrutores da segunda etapa da ESCOLA DE COMANDO promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo-SMSU e Centro de Treinamento da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Atuou como consultor jurídico nos projetos de lei que tramitaram na ALESP E ALERJ que propondo a regulamentação da profissão de Guarda Municipal. Foi Chefe de Divisão de Treinamento da Guarda Municipal de Cajamar-SP. Foi Diretor Jurídico do Conselho Nacional das Guardas Municipais do Brasil. Atual Coordenador de Cursos do IPECS.
É Pesquisador, professor e palestrante na área de Segurança Pública Municipal, Guarda Municipal tendo por foco: Guarda Municipal: Um novo paradigma em segurança pública municipal.
E-MAIL: osmarventris@gmail.com

sábado, 28 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CAMACAN (BA) MARCA PRESENÇA NO 2º FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA DE VALENÇA (BA)




“Evolução das Guardas Municipais no Brasil”, foi o tema da 2º Edição do Fórum de Segurança Pública Municipal de Valença que neste ano de 2012 teve uma abrangência regional maior trazendo para o município guardas municipais de várias cidades da Bahia.
O fórum contou com a presença de autoridades políticas, civis e militares, além de lideranças comunitárias.
Mais de 500 pessoas lotaram a Igreja batista dos Vales, que abrigou o evento que foi promovido pelo GCM Sérgio Costa. Os professores da rede pública participaram do debate com autoridades presentes discutindo diversos temas relacionados a segurança pública.
Depois das saudações das autoridades locais e, apresentações, o ciclo de palestras iniciou com o Dr. Pr. Josafá Sousa Costa da Igreja Batista Lírio dos Vales.
Teve muitos momentos emocionantes, sendo que o mais marcou nos Guardas Municipais foi receber a notícia da morte de um membro da Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA.
Na fala de Delmo Souza da Guarda Municipal de Camacã, citou uma fábula de Paulo Coelho e pediu para fortalecer a segurança pública, pedindo que esquecessem bandeiras e cores partidárias, mas participassem rotineiramente de sua construção, enquanto família, escola, igreja e comunidade.
PRESENÇAS
Estiveram presentes no evento o Tenente PM Franklin, a Vereadora Maria Helena da cidade de Valença, Dr. Marinalvo, Reginaldo Araújo, Jucélia, Dalmo, Nilo e Flordolina da Diretória Regional de Educação (DIREC 5), empresários, professores, diretores, coordenadores de escolas e as seguintes Guardas Municipais:
·         Guarda Municipal de Amargosa;
·         Guarda Municipal de Camacan;
·         Guarda Municipal de Cruz das Almas;
·         Guarda Municipal de Serrinha;
·         Guarda Municipal de Jeremoabo;
·         Guarda Municipal de Vera Cruz;
·         Guarda Municipal de Santo Antonio de Jesus;
·         Guarda Municipal de Taperoá;
·         Guarda Municipal de Nazaré.
Por Delmo Costa – Guarda Municipal de Camacã/BA


GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DAS OLIMPIADAS DE LONDRES


GM Fábio Cerqueira

Representando a Guarda Municipal de Salvador, a Bahia e o Brasil o GM Fábio Cerqueira, que exerce a função de encarregado na área 06, viajou com uma equipe composta por 16 integrantes, para realização de apresentações de Capoeira e Folclore no encerramento das Olimpíadas de Londres. O final dos jogos Olímpicos acontece no dia 12 de agosto.

Guarda Municipal participa do Dia da Mulher Negra

Nesta quarta (25), a Guarda Municipal do Salvador esteve presente na cerimônia realizada no Auditório da Câmara Municipal, em homenagem ao Dia Municipal da Mulher Negra. A Instituição foi representada pelas GM’s Elza Carolina, do Centro de Formação, Cristiane Carvalho, Encarregada de Operações, e Graziela Amaral do Grupamento Especial – GOE, que presenciaram uma noite de comemorações.
A data também foi instituída como marco internacional por causa das lutas e resistências dessas mulheres e foi criada com o intuito de denunciar e conscientizar as pessoas e o poder público do preconceito sofrido por elas. Para o Secretário Municipal da Reparação (Semur), Ailton Ferreira, a data foi consolidada com o objetivo de reconhecer o papel fundamental das mulheres negras pelo Brasil. “Devemos valorizá-las e lutar sempre por uma sociedade justa”, diz.
Vinte homenageadas representaram todas as outras mulheres do país, mostrando que conquistas são possíveis, grandes caminhos podem ser trilhados e muitas podem ser consideradas, na história, símbolos de mulheres guerreiras.

Fonte: ASCOM/SUSPREV

GUARDA MUNICIPAL DE MARACÁS (BA): PREFEITURA ENTREGA NOVA SEDE DA GM


Prefeito de Maracás Nelson Portela

Pensando na segurança da população o Prefeito Nelson Portela, do município de Maracás que fica a 470 km de Salvador, entregou no dia 6 de julho de 2012, a nova sede da Guarda Municipal, que tem realizado um ótimo trabalho na sede no município na preservação do bem público, bem estar social e ordem pública.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO



GCM Ednilton Borges de Araújo (Dão Gol)

Por volta das 08h00min, a polícia foi informada que um corpo havia sido encontrado, o qual foi crivado a bala. O Guarda Civil Municipal Ednilton Borges de Araújo, mais conhecido como “Dão Gol” de 38 anos, que residia no povoado da Bela Vista. Segundo a polícia, a vitima pilotava uma motocicleta CG Titan vermelha de placa JMV 9441 de Camaçari em uma estrada quando foi assassinado com um tiro na cabeça. Familiares disseram que “Dão Gol” recebu uma ligação no dia anterior e saiu para se encontrar com uma pessoa. O fato aconteceu no povoado Guarani, zona rural de Serrinha.

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA): GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS PRENDE HOMEM QUE ESTAVA ROUBANDO A SECRETÁRIA DE SAÚDE





Por volta das 22:00 horas, a guarnição da Guarda Municipal foi acionada por moradores que viram uma pessoa nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, ao chegar no local os agentes da Guarda Municipal perceberam um individuo retirando uma CPU, duas cadeiras plásticas e um ventilador, ao chamar atenção o mesmo tentou evadir-se, gerando uma perseguição, que terminou na prisão no meliante identificado por Charles Calmon Pereira que foi conduzido a delegacia para lavratura do boletim de ocorrência.
O Código Penal Brasileiro define o crime de dano no caput do art. 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”.
No caso de “dano qualificado”, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos e multa, estão elencadas nos quatro incisos do parágrafo único do citado dispositivo. Sendo que o inciso III prevê a qualificadora quando o crime for cometido: “contra o patrimônio da União, Estados, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista”.

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): GOE DÉTEM HOMEM ACUSADO DE PORTE ILEGAL DE ARMAS


GOE DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR DÉTEM HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMAS (Exibido no programa Na Mira da TV Aratu canal 4 - Salvador, dia 26/07/2012)

O Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal de Salvador foi acionado pela população durante uma ronda pela cidade, quando ao passar pela região do Iguatemi foi acionada por populares que afirmavam que um homem havia entrado em um ônibus armado e que existia a suspeita que o mesmo poderia cometer o delito neste mesmo transporte coletivo. O veículo foi abordado pela guarnição do GOE que fez a averiguação contando de faço que o homem estava de posse de uma arma calibre 38 e que não possui porte de arma, sendo encaminhado para a 18º Delegacia, localizada na Avenida Magalhães Neto, para lavratura do boletim de ocorrência. O homem alegou que era vigilante de supermercado e usava aquela arma para fazer a segurança do local e afirmou não ter porte de arma e que tinha entrado do ônibus armado por ter ido atrás de um meliante que havia roubado a loja. Veja o vídeo divulgado no programa Na Mira da TV Aratu através do link do You Tube:

Fonte: FEBAGUAM

quarta-feira, 25 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): BANDA DE MÚSICA DESENVOLVE O PROJETO DOCE CANÇÃO



O projeto Doce Canção, promovido pela Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (SUSPREV), através da Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador, que é coordenada pelo músico e maestro da banda o GM Hamilton Freitas, que vem oferecendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes, todas terças e quintas, das 10 às 11h, na sede da Guarda Municipal, na Avenida San Martin.
As aulas começaram no dia 8 de maio e trata-se de uma iniciativa que envolve profissionais em música que pretendem melhorar a vida de crianças das comunidades da Fazenda Grande do Retiro e adjacências, com aulas de flauta doce e iniciação a teoria musical.

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) COMPLETA 45 ANOS DE HISTÓRIA




 A Guarda Municipal de Jacobina (BA), localizada na região da chapada diamantina, a 360 km de Salvador, completou nesta última terça-feira, 24/07, mais um ano de vida, com isso são 45 anos de história servindo a sociedade jacobinense. A GMJ foi criada em 24 de julho de 1967, pelo então prefeito o Sr. Gilberto Prado Alves, o “Zuquinha”.
     São muitos anos de luta, atualmente a Guarda Municipal de Jacobina vem elevando cada vez mais o nível de conhecimento profissional e capacitação, com cursos constantes, como o mais recente deles, o curso de Direitos Humanos, realizado durante todo o mês de junho de 2012. A GMJ também possui:
·         Instrutor de armamento e tiro próprio;
·         Área de treinamento com estande de tiro;
·         Equipamentos de proteção individual e coletiva (capacetes, cintos de guarnição completo, escudo para controle de distúrbio civil, etc.) de última geração;
·         Sistema de rádio-comunicação;
·         Número 153 para atendimento ao público (número nacional exclusivo destinado as Guardas Municipais);
·         Armas próprias da instituição;
·         Comando de carreira próprio exercido por um Guarda Municipal efetivo da instituição;
·         Treinamento constante em diversas áreas (Curso de Comando de Guardas, Procedimentos Operacionais Padrão, Normas Gerais de Atuação, Defesa Pessoal, etc.);
·         Instalações e sede própria;
      Esta também protocolando até sexta-feira, 27/07, a documentação para a assinatura do porte de armas de fogo com a Polícia Federal e também estará recebendo novas viaturas para aumentar a efetivação e as ações da Guarda Municipal em diversos cantos do município.
Parabéns a Guarda Municipal de Jacobina e a todos os seus integrantes que vestem essa farda azul marinho com orgulho e fortalecem cada vez mais as Guardas Municipais do Brasil, sendo um grande exemplo a ser seguido.

Fonte: FEBAGUAM  

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) RECUPERA MOTO FURTADA



A Guarda Municipal de Jacobina (BA) conseguiu recuperar uma motocicleta que havia sido furtada do senhor José Moreira da Silva, de 37 anos, morador da comunidade do tombador. Segundo consta, a moto foi localizada pelos GM´s Josélio, Rambo e Barreto, abandonada às margens da estrada BA 131, próximo ao lixão de Jacobina, por volta das 22 horas. A moto, uma Dafra Super 100 de cor prata, não estava funcionando e foi deixada pelo meliante que evadiu do local.

GUARDA MUNICIPAL DO NATAL (RN): BEBÊ ABANDONADO É AMPARADO POR GM´S



Uma criança de aproximadamente 45 dias foi resgatada por agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/RN). O bebê foi abandonado na noite do último domingo, 22/07, na porta de uma residência situada na Rua Santa Clara, bairro Felipe Camarão na zona Oeste da capital potiguar.
A viatura da Guarda Municipal do Natal foi solicitada para o atendimento via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que relatou a ocorrência de abandono de incapaz. Os guardas municipais se deslocaram para o local e acionaram uma equipe de Educação Social do SOS Criança com o objetivo de configurar os procedimentos necessários para o pleno amparo ao bebê e o possível enquadramento legal do provocador do delito.
Os agentes da GMN recolheram a criança dos braços do casal que a abrigou até a guarnição chegar e a levaram a Casa de Passagem I, que é o abrigo municipal responsável pelo acolhimento de menores em situação de risco social.
O crime de abandono de incapaz é punível com detenção de 6 meses a 3 anos ou até mesmo com reclusão de 1 a 12 anos dependendo do que venha resultar a ação.
Fonte: ASSECOM GMN

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN): CAPACITAÇÃO PARA ARMA PT .380



O comandante da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN), CGA Rosivam Valle, informou nesta terça-feira (17/07) que já dispõe do efetivo dos guardas municipais pré-inscritos no curso de pistola .380 que deve ser realizado para garantir o porte de arma semi-automática a esses agentes.
O CGA Valle vai ter um encontro, ainda nesta semana, com a coordenação da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do RN dos ajustes necessários ao inicio da capacitação. Caso todos os procedimentos sejam acertados o curso tem previsão de acontecer no mês de agosto. “Estamos preocupados em agilizar o treinamento dentro dos trâmites legais exigidos pela lei 10.826/03 e pela Polícia Federal para que o porte de arma semi-automática seja concedido”, disse.
A capacitação deve contar com a carga horária de 120 h distribuídas entre instruções prática e teórica. Cada participante vai efetuar 120 disparos com o armamento citado. A intenção é habilitar mais guardas municipais para portar arma semi-automática, além do porte legal do armamento de repetição já concedido pela Polícia Federal a Guarda Municipal do Natal através de convênio firmado com a Prefeitura do Natal.
Fonte: ASSECOM GMN

GUARDA MUNICIPAL DE CAMPINAS (SP) DETÉM SUSPEITO DE ESTELIONATO




A Guarda Municipal de Campinas deteve na tarde desta terça-feira, dia 24 de julho, um suspeito de estelionato, no Centro de Campinas. Os agentes realizavam patrulhamento na Avenida Senador Saraiva quando suspeitaram do comportamento de um individuo que entregava um notebook à uma moça. Na abordagem, perceberam que o computador, na verdade, era uma réplica, feito de madeira e restos de outras máquinas. A jovem já havia entregado R$ 400,00 ao homem.
O caso foi encaminhado para o 1º Distrito Policial (DP). O suspeito, G.R.G., de 41 anos, estava em liberdade havia aproximadamente um mês, depois de ter cumprido pena por estelionato.
Final de semana
No último domingo, dia 22, um rapaz foi encaminhado pela GM para o 1º DP depois de agredir o próprio pai. Segundo informações da vítima - um senhor de 85 anos -, seu filho, M.A.B., de 56 anos, brigava com a mãe quando o pai tentou protegê-la. Ele acabou sendo agredido com tapas e caiu, ferindo sua mão.
Ainda de acordo com o senhor, o rapaz estava alterado em razão do uso de álcool e drogas e outros boletins de ocorrências já teriam sido feitos em situações semelhantes. Ainda no domingo, duas mulheres foram detidas pela GM na região do Terminal Central, com dez papelotes de cocaína, 1 pedra de crack e R$97,90 em dinheiro. Elas foram encaminhadas ao 1ºDP e presas em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Fonte:http://www.campinas.sp.gov.br

FEBAGUAM CONVOCADA PARA PARTICIPAR DE REUNIÃO PROMOVIDA PELA AVIMUC E SISEMC





A Associação dos Vigilantes Municipais de Candeias - AVIMUC e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Candeias – SISEMC, realizaram hoje, 25/07, uma reunião com todos os integrantes do corpo de vigilantes municipais de Candeias, também participando da reunião o GM Alan Braga, secretário do conselho deliberativo da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais. Foram discutidas diversas ações para os próximos meses em relação e também a forma de mudar de forma licita o cargo de vigilante municipal para guarda municipal, haja vista que já existe a lei de criação da guarda municipal no município de Candeias, e segundo os presidentes da AVIMUC e SISEMC existe inclusive um comandante da guarda e subcomandante nomeados, entretanto não existe nenhum guarda municipal concursado e somente vigilantes municipais concursados. O integrante da FEBAGUAM explicou como a gestão municipal pode alterar de forma licita sem prejuízos ao município como integrantes os vigilantes municipais para o cargo de guarda municipal através de decreto municipal elaborado pela gestão municipal. Aproveitando o ensejo, o GM Alan Braga, explicou a diferença entre vigilante e guarda municipal, onde mostrou claramente que a área de abrangência de atuação da guarda municipal se estende a todo o território municipal, inclusive que existem recursos federais para investimentos na segurança pública municipal e nas guardas municipais. O mesmo explicou também que existe uma matriz curricular de forma de guardas municipais elaborada pela Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP, e na questão do porte de armas para a guarda municipal existe uma exigência muito grande pela legislação brasileira, mas que é valida para mostrar que não é simplesmente comprar uma arma e usar no coldre, e que a SENASP vem exigindo dos municípios que adéqüem suas instituições de GM´s a esta formação fornecendo recursos para realizar a capacitação conforme a matriz curricular nacional, e que também possam estar recebendo mais recursos financeiros do PRONASCI e do Fundo Nacional de Segurança Pública para investimentos em segurança pública municipal.
Fonte: FEBAGUAM

terça-feira, 24 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DA 54º REUNIÃO DO GRUPO DA OPERAÇÃO INTEGRADA COMÉRCIO LEGAL





Hoje (24/07), às 11h, a Guarda Municipal do Salvador esteve presente na 54º Reunião do Grupo da Operação Integrada Comércio Legal, realizada na Câmara de Dirigentes e Lojistas de Salvador – CDL, na Avenida Carlos Gomes. O Encontro, para análise das operações realizadas e planejamento das demais, reúne representantes da Receita Federal, Polícia federal (PF), Ministério Público do Estado, Agência nacional de Petróleo (ANP), Sucom, Susprev, Transalvador, Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Fonte: ASCOM/SUSPREV
 

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE VERA CRUZ E ITAPARICA REUNIDA PARA TRAÇAR NOVAS AÇÕES COM A PRESENÇA DA FEBAGUAM




Os integrantes da Associação dos Guardas Municipais de Vera Cruz e Itaparica reuniram-se na manhã de hoje, 24/07, com os guardas municipais destes dois municípios para discussão da nova diretoria da instituição com a presença de vários Guardas Municipais dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, com a presença e apoio do GM Alan Braga, secretário do conselho deliberativo da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, que também participou desta reunião. Foram discutidos além da questão da nova diretoria, o fortalecimento da associação, postura dos GM´s em serviço, padronização de normas e ações, hierarquia e disciplina, a questão da organização e estruturação das guardas, formas de capacitações gratuitas como através dos cursos do Programa de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, cursos da Fundação Getulio Vargas, e também através de parcerias como feitas por diversas associações com a FEBAGUAM. Todos os guardas municipais presentes também puderam ficar sabendo dos próximos eventos que ocorreram na Bahia e no Brasil em relação as GM´s. Segundo o GM Marinho da GM de Itaparica, a presença do representante da FEBAGUAM foi muito proveitosa pois pudemos conhecer melhor esta instituição assim como também como podemos ser apoiados por ela para diversas situações.
Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP) APREENDE CERCA DE 300 MUNIÇÕES DE USO RESTRITO




Guarda Municipal de Americana apreende cerca de 300 munições de uso restrito; três pessoas foram conduzidas ao 3º Distrito Policial.
Uma denúncia anônima levou patrulheiros da Gama (Guarda Municipal de Americana) na localização de 293 munições, algumas delas de uso restrito. Os cartuchos foram localizados em uma residência de fundos, na Vila Bertine, em Americana, por volta das 11h30 de hoje (dia 24). No local foi encontrado, M.F.S., 52, o filho dele (um adolescente de 17 anos) e a namorada do menor, M.C.T., 18. 
Entre os calibres encontrados estavam 9mm (de uso exclusivo das forças policiais), além dos calibres 28,  38 e 22. Também foram localizados uma pedra de crack com cerca de 100g, 18 trouxinhas de maconha com cerca de 30 e R$ 108.
De acordo com os patrulheiros, a denúncia dava conta que na residência teria chegado uma quantia de entorpecentes. Quando chegaram no endereço informado surpreende ram a jovem com as porções de maconha. O adolescente e o pai dele estavam no interior do imóvel.
Foi realizado uma varredura no imóvel, incluindo também o telhado, mas as supostas armas não foram encontradas. O caso está sendo apresentado no 3º Distrito Policial e posteriormente será apurado se os suspeitos estariam apenas guardando as munições para outras pessoas ou confirmar se possivelmente estariam envolvidos em assaltos. O delegado vai definir se todos ficarão presos ou apreendidos.

Fonte: GCM Cristiani Azanha - Assessoria de Imprensa da Guarda Municipal de Americana/SP

segunda-feira, 23 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CRUZ DAS ALMAS (BA) PARTICIPA DE CURSO EM JACOBINA


Os guardas municipais tiveram aulas teóricas e práticas

A Guarda Municipal de Cruz das Almas participou entre os dias 11 e 13 de junho do Curso de Normas Gerais de Atuação para Guardas Municipais. O curso aconteceu no CTA (Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento), em Jacobina.
O treinamento foi promovido pela FEBAGUAM (Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais) para qualificação das guardas municipais baianas e foi ministrado por instrutores das corporações de Jacobina, Maragojipe, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Salvador.
Os 10 guardas municipais de Cruz das Almas receberam aulas teóricas e práticas sobre Atribuições das Guardas Municipais, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, abordagem cidadã e veicular, patrulhamento e manuseio de armamento. Além de Cruz das Almas, também participaram da capacitação os contingentes de Maragojipe, Irará, São Gonçalo e Mirangaba.
A guarda municipal de Cruz das Almas conta atualmente com 64 servidores que atuam na proteção de prédios e repartições públicas, logradouros públicos e promovendo ações cidadães como o projeto Guarda Mirim.

O POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO REALIZADO PELA GUARDA MUNICIPAL




POR CLAUDIO FREDERICO - INSPETOR DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA/PR

FAZER SEGURANÇA PUBLICA DESARMADO? SÓ NA CABEÇA DE IRRESPONSÁVEIS, SONHADORES E CORPORATIVISTAS MAL INTENCIONADOS


sábado, 21 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE UNA (BA) E POLÍCIA MILITAR PRENDEM TRIO DE ASSALTANTES




O taxista Ivanilson Bispo dos Santos passou maus momentos em mãos de assaltantes na noite do dia 05/07, em Ilhéus, onde três elementos pegaram o táxi na qual o mesmo dirigia no centro de Ilhéus, próximo a Igreja Universal e seguiram para a cidade de Una. No posto São José, em Uma, eles anunciaram o assalto e levaram, da vítima a quantia de R$ 114,90.
A Guarda Municipal de Una juntamente com a Polícia Militar foram acionadas e conseguiram prender Rafael Lisboa de Carvalho, 19 anos, Luiz Carlos Silva, 20 anos e uma menor de iniciais P. S. M. de 15 anos, todos moradores de Ilhéus, autores do crime. Com eles foram encontrados todo o valor subtraído do taxista e um revólver calibre 38.

GUARDA MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON (BA) FAZ PALESTRA SOBRE DROGAS PARA PAIS E JOVENS DO PROJETO SEMENTES DO AMANHECER



A Guarda Municipal de Miguel Calmon, município a 350 km de Salvador, foi convidada pelo professor Rogério da Escolinha de Futebol Sementes do Amanhecer, mas conhecido como Ual, para participar de um momento de reflexão onde o tema discutido seria as Drogas. O evento que saiu da Praça Lauro de Freitas, com destino ao Estádio Municipal João Liberato contou com a presença dos pequenos atletas do projeto e de um número muito grande dos pais desses jovens. O projeto é mantido pelos pais que voluntariamente pagam uma taxa de R$ 15, já que outras entidades públicas e privadas não ajudam no custeio do projeto. A taxa cobrada por Rogério não é uma exigência para a estadia no projeto, alguns garotos mais carentes não precisam para e mesmo assim tem os mesmos direitos que os pagantes, isso porque a intenção do professor é desenvolver um trabalho social que melhore a qualidade de vida das crianças e os exclua do possível envolvimento com o mundo da marginalidade e, sobretudo o envolvimento com as Drogas. Ao adentrar no estádio, todos se acomodaram e a palestra teve inicio com a fala de Rogério que agradeceu ao público presente e falou um pouco de sua história de vida e sua luta contras as drogas. Na seqüência o palestrante foi o Freire, Comandante da Guarda Municipal de Miguel Calmon, que falou sobre drogas licitas e ilícitas e os malefícios causados por seu consumo. Ao termino da palestra houve também as falas de dois religiosos que agradeceram a Deus por aquele momento e oficializaram o inicio das atividades recreativas que contagiou as crianças e os adultos ali presentes.
Fonte: Guarda Municipal de Miguel Calmon/BA

GUARDA MUNICIPAL DE COARACI (BA) COM NOVO COMANDANTE


GCM Campos - Novo Comandante da Guarda Municipal de Coaraci/BA

No último dia 9 de julho de 2012, em solenidade ocorrida às 18 horas no prédio da Prefeitura de Coaraci, município a 420 km de Salvador, o GCM Campos foi nomeado Comandante da Guarda Municipal de Coaraci, sendo este cargo assumido pela primeira vez por um guarda municipal de carreira neste município. Foi uma grande vitória para a categoria ter um companheiro tão dedicado assumir o posto de Comandante da honrada Guarda Municipal, sendo nomeado pela excelentíssima senhora Prefeita Josefina Castro.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): POLUIÇÃO SONORA COMBATIDA COM RIGOR



Com objetivo de reduzir a violência e dar mais tranqüilidade ao cidadão, uma força tarefa montada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), vem realizando diversas operações na cidade com apoio das Policias Civil, Militar, Transalvador e Guarda Municipal do Salvador (GMS).  Com a atuação do Grupamento de Operações Especiais (GOE), a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) já registrou diversas ocorrências que vão desde agressões, ameaças, desacatos a servidores públicos, além do encontro de entorpecentes. De acordo com o Supervisor do GOE, Anderson Barros, as ações da Guarda Municipal são focadas no apoio aos agentes da Gerência de Fiscalização e Prevenção à  Poluição Sonora (Gefip), responsável por medir os decibéis dos sons dos veículos e aparelhos que emitem sons. “Os agentes muitas vezes encontram dificuldades para se aproximar de carros de som e verificar os decibéis, a simples presença do nosso grupamento facilita as ações dos prepostos da Gefip”, relata Barros. Segundo o Coordenador da Sucom, Everaldo Freitas, as denúncias recebidas pelo órgão são confrontadas com os dados da SSP, para a partir daí serem definidos os pontos da cidade em que ocorrerá as operações. “Os agentes da Guarda Municipal têm colaborado muito conosco, inclusive nos apoiando na condução das apreensões e na segurança dos nossos servidores. O trabalho realizado juntamente com as polícias Civil e Militar e Transalvador tem contribuindo para garantir a tranqüilidade dos munícipes”.  Baseada na Lei Municipal n° 5.354/98, que estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h, a ação integra o Programa Pacto pela Vida e foi batizada de “Operação Silere”, e já traz diversos resultados positivos, principalmente com a redução de homicídios nos principais bairros da cidade. O número de equipamentos sonoros apreendidos já chega a cerca 1.000.
Fonte: ASCOM/SUSPREV