PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) RECEBE DOAÇÃO DE ARMAS DA POLÍCIA FEDERAL

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, e o comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, receberam na quinta-feira (22/12) no Departamento de Polícia Federal do RN a doação de 24 revólveres calibre 38. O armamento vai reforçar a atividade de patrulhamento e segurança preventiva desenvolvida pelos agentes da GMN.
Na oportunidade o secretário Carlos Paiva exaltou o bom entendimento entre a PF e a GMN, que num primeiro momento efetivou um convênio que concedeu o direito do guarda municipal do Natal portar arma de fogo.
"A Polícia Federal vem sendo parceira contribuindo com a Guarda Municipal sempre que possível e com essa doação amplia o número de guardas municipais equipados para garantir a segurança do cidadão", afirmou.
O comandante Edivan Bezerra disse que parte do armamento recebido vai ser direcionado as guarnições de postos fixo, visto que foi iniciado junto a PF a composição de um curso de capacitação particular voltado para o uso de pistola 380. "Muitos guardas municipais integrantes dos grupamentos operacionais dispõe desse tipo de armamento que pretendemos qualificar seu uso a partir de janeiro", adiantou.
Todo o equipamento foi entregue pelo superintendente regional da Polícia Federal, Marcelo Mosele, acompanhado pelo delegado federal de Repressão ao Crime Organizado, Elton Zanata. Também foi doados revólveres para a Secretaria Estadual de Interior Justiça e Cidadania (Sejuc), que vão ser direcionados aos agentes penitenciários do RN.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO (BA): SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL FALA SOBRE A GM





Foi convidado para participar da sessão da Câmara Municipal de Brumado, desta segunda-feira, 13 de junho, o comandante geral da Guarda Municipal de Itapetinga, José Domingues de Oliveira. O convite, feito pelo vereador Édio Pereira (PCdoB) e pelo guarda municipal brumadense Marcos Fernandes, foi no sentido de mostrar como está a Guarda Municipal de Itapentiga e que Brumado pode se espelhar nesse exemplo. Oliveira explicou que em Itapetinga a Guarda Municipal trabalha em parceria com as Polícias Militar e Civil e com o Ministério Público, “todos buscando o bem comum da segurança pública”. Ele assinalou que a Guarda Municipal de Itapetinga foi a primeira a usar pistolas tipo taser (arma que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos, considerada uma arma não letal) na Bahia, “nós ainda contamos com duas motos, uma S10, um doblô e dois pálios”. O comandante acredita que é dever do Prefeito Municipal de cada cidade investir em Segurança Pública. “Infelizmente alguns políticos não se preocupam com a segurança pública”, criticou finalizando que “a Guarda Municipal de Brumado só vai andar se o Prefeito quiser”.

Fonte: http://www.brumadoagora.com.br/v1/2011/06/14/sessao-da-camara-de-brumado-fala-sobre-a-guarda-municipal/

GUARDA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO (BA) E POLÍCIA CIVIL ESTOURAM BOCA DE FUMO


Na manhã do dia 18, na Rua Carlos Chagas  no centro, após denúncias realizadas por dois guardas municipais, foram presos  Valdir de Melo Siqueira, vulgo “Tenente” e sua mãe, Maria do Socorro de Melo.
Os guardas estavam sendo vítimas de ameaças e extorsões quando resolveram denunciar o caso na Delegacia Regional de Paulo Afonso, o Delegado Regional, Dr. Mozart, os policiais civis e os guardas municipais foram à residência de Valdir realizar uma busca, onde encontraram cerca de 25 pedras de crack.
Ambos foram conduzidos à Delegacia Regional sendo que Valdir encontra-se preso na carceragem e sua mãe foi conduzida diretamente para o Presídio Regional de Paulo Afonso. Valdenir de Melo Siqueira, vulgo “Neguinho”, é irmão de Valdir e também está sendo procurado pela Polícia Civil.


AUTORIDADES RECONHECEM DIMINUIÇÃO DE CRIMINALIDADE APÓS IMPLANTAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE BAUNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) ARMADA


Autoridades policiais da região confirmam que a queda da criminalidade em Balneário Camboriú, que fica a 80 km de Florianópolis capital do Estado de Santa Catarina, comparando-se o ano de 2011 com 2010, está diretamente ligada à criação da Guarda Municipal Armada. Um exemplo é a redução de 20% no número de homicídios – conforme os registros até dia 16 de dezembro. O efetivo de 60 agentes começou o trabalho em maio e outros 42 estão em curso de formação.
"A atuação dos guardas no maior número possível de espaços públicos contribui significativamente para a segurança", avalia o secretário de Segurança Pública, Nilson Probst, que elogia a iniciativa do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito: "os números mostram a relevância da decisão de investir no setor".
Probst fala que a partir de fevereiro, os 42 agentes em formação também estarão nas ruas. "A prefeitura faz tudo o que está ao seu alcance", acrescentou o secretário que espera "que o Estado cumpra com suas obrigações, destinando para a cidade maior efetivo policial, reduzido drasticamente nos últimos anos", concluiu.
"O trabalho conjunto das polícias e operações especiais contribuíram para a diminuição de delitos", garante a delegada Magali Inácio, da Polícia Civil, que credita parte dos bons resultados do ano "à presença da Guarda Municipal na região central da cidade."
 Para o Major Ronaldo de Oliveira, sub-comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, "ações conjuntas das polícias, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito são de extrema importância e resultam, necessariamente, em benefícios aos cidadãos”.

Fonte: http://guardamunicipaldetapiramuta-ba.blogspot.com/2011/12/autoridades-reconhecem-diminuicao-da.html

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA) REALIZOU AÇÃO PREVENTIVA CONTRA MANIFESTANTES


A ação teve caráter preventivo em função do risco de incêndio que poderia ter sido provocado por velas acesas, além de evitar a ocupação de um prédio público, onde funcionam as várias secretarias do governo e agencias bancárias, como ocorreu recentemente na Universidade de São Paulo. Ele conta que ao chegar à prefeitura encontrou um pequeno grupo de manifestantes pedindo mais segurança e acendendo velas, “apenas os alertei, pois as chamas das mesmas poderiam danificar as estruturas do Centro Administrativo, com o risco de provocar um incêndio de grandes proporções”, argumentou. Informa ainda, que na sua intervenção preventiva os guardas municipais apagavam as velas passando seus bastões sobre as mesmas, “preocupados para que não houvesse um problema maior, como um incêndio. Com isso, nós tentamos interromper a ação de maneira pacífica, pois, em nenhum momento nós partimos para uma ação repressiva contra nenhum dos manifestantes.”
O comandante da GCM de Itabuna (BA) acredita que caso tenha ocorrido algum incidente, ele não envolveu nenhum representante da guarda municipal – o que seria objeto de um inquérito interno - e complementa: “se algum problema ocorreu, ele pode ter envolvido possivelmente algum transeunte que passava pelo local e que não aprovou a forma da manifestação”, finalizou.

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) REALIZA NATAL SOLIDÁRIO E FAZEM ALEGRIA DE CRIANÇAS




Os Guardas Municipais de Salvador entregaram ontem, dia 22 de dezembro de 2011, cerca de 60 brinquedos para os pequenos internados nos hospitais Aristides Maltez, Martagão Gesteira e nas Obras Sociais Irmã Dulce.
A ação faz parte da campanha social Natal Solidário, idealizada pelos próprios integrantes da Guarda.
“Arrecadamos dinheiro entre nossos colegas para comprar bons brinquedos”, conta o coordenador de comando do canil da Guarda, Ubirajara Azevedo.
Além de presentear a criançada, os Guardas Municipais levaram cães para interagir com as crianças em uma espécie de cinoterapia, que é a atividade terapêutica com cães treinados.
“Esta ação é muito bonita. Eles (guardas) estão quebrando paradigmas. Os pequenos se divertem, são tirados do ambiente frio de hospital. Nesse momento, esquecem a dor e sofrimento e dão espaço à esperança”, afirma a gerente operacional do Martagão, Márcia Guimarães.
Ações Reduzem sofrimento
Ações sociais, a exemplo da distribuição de brinquedos para o Natal, feitas por iniciativa da Guarda Municipal de salvador, ajudam a diminuir a dor de pais e filhos que estão em tratamento de saúde. Principalmente quando se trata de doenças como o câncer. “Qualquer ação beneficente traz muita alegria e ajuda na recuperação mais rápida das crianças”, afirma a enfermeira do Hospital Martagão Gesteira, Meire Cerqueira.

Fonte:
Joana Lopo
Jornal Massa
redação@jornalmassa.com.br


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) E HEMOBA CONSOLIDAM PARCERIA NA CAMPANHIA DE DOAÇÃO DE SANGUE NO NATAL


Integrantes da Guarda Municipal de Juazeiro (BA) fizeram doação de sangue nesta quarta-feira (21) na Hemoba, pelo segundo ano consecutivo, consolidando a parceria na Campanha Natalina. Mais do que servir como exemplo de cidadania, a iniciativa é de grande importância, pois além de reforçar o estoque de bolsas de sangue da Unidade no período mais crítico do ano, favorece a construção de uma nova mentalidade em doação de sangue.
O Comandante da GCM, Sr. Elias Rodrigues, visitou a Hemoba e fez também a sua doação de sangue. O mesmo ressaltou as ações de responsabilidade social que são estimuladas pela Instituição que representa e elogiou a atitude positiva dos funcionários que participam de forma efetiva, lembrando ainda, que a Campanha se estende até o dia 30 de dezembro.
A Unidade Hemoba de Juazeiro agradece a Guarda Civil Municipal e espera que a ação sirva de exemplo para outras instituições, empresas e grupos. Aqueles que quiserem colaborar promovendo atividades de incentivo à doação de sangue, podem entrar em contato através do telefone 74 3611 7532 ou fazer uma visita na Unidade, localizada à Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antonio, ao lado do Hospital Regional.
A Hemoba te espera de braços abertos!

Por Cislene Bandeira
Fonte: http://wwwagmjjuazeiroba.blogspot.com/2011/12/hemoba-e-guarda-civil-municipal.html

PODER DE POLÍCIA: EXISTE QUANTOS PODERES DE POLÍCIA?

Segunda-feira, 26 de zembro de 2011
Poder de polícia é matéria de Direito Administrativo. Portanto, é estudado à luz do Direito Administrativo e sua aplicabilidade no exercício da administração pública. O Poder de Polícia esta umbilicalmente vinculada à Soberania do Estado (Estado brasileiro, Estado – Poder Público). A Soberania do Estado é UNA, indivisível, indelegável. Conseqüentemente, o Poder de Polícia também é UNO, indivisível, indelegável. Ora, sendo UNO, não existe dois ou mais tipos de Poder de Polícia. Portanto não existe Poder de Polícia da polícia e poder de polícia da administração. Os órgãos do Estado não têm poder. Têm função! Sua função é exercida dentro da sua esfera de competência. A Polícia Militar exerce uma função dentro da sua esfera de competência. A Polícia Civil exerce uma função dentro da sua esfera de competência. As Forças Armadas exercem uma função dentro da sua esfera de competência... A Polícia Federal, o Fiscal Sanitarista, A Polícia Rodoviária, o Agente de Trânsito, o Agente da Defesa Civil, O Fiscal do Imposto de Renda, o Guarda Municipal... TODOS, são Agentes do Estado (Agentes do Poder Público), investido de Poder de Polícia, que é UNO, portanto, todos estão investido d o mesmo e ÚNICO poder de polícia, o qual poderá ou não ser aplicado no exercício de sua atividade legal. Sendo pois, ÚNICO o Poder de Polícia, então há de concluir que não existe hierarquia de Poder de Polícia. Sim, pois trata-se de um instrumento, cujo titular é o Estado, o qual INVESTE este poder em TODOS os seus Agentes, os chamados Agentes do Estado (Poder Público), instrumentalizando-os para que possam fazer valer a Soberania do Estado no caso concreto. Logo, o Poder de Polícia investido no Policial Federal, não é maior que o investido no Policial Civil ou Militar, nem estes maiores que o poder de polícia da Guarda Municipal ou do fiscal de posturas públicas municipais. Aliás, o Brasil é um Estado Federado, portanto, todos os entes federados possuem o mesmo status de soberania; O Município não se submete ao Estados federados e estes não se submetem à União. Todos têm a sua soberania, a sua autonomia legislativa e administrativa, nos termos da Constituição Federal. Impressionante como a herança colonial nos leva a dar maior importância ao que vem de fora, considerando melhor e superior!.
Assim, muitos acham que a Polícia federal tem mais poder e autoridade que as Polícias estaduais. E estas tem mais poder, autoridade e importância que as Guardas Municipais e estas têm mais poder que os fiscais municipais.
Ledo engano. Todos são importantes. Todos são agentes do Estado, investido de autoridade e poder para representar o Estado nas suas ações e, para tal, estão investidos do poder de polícia para impor a Lei, reflexo da soberania do Estado.
Observemos que a Soberania do Estado, em curta síntese, é o poder que o Estado tem de criar e impor sua vontade sobre a população em seu território. Em outras palavras, é o poder que o Estado tem de criar suas leis e impor estas leis sobre a população em seu território! E, para impor suas leis, investe seus agentes de Autoridade e Poder. Autoridade para representar o Estado. Poder para impor a vontade do Estado, mesmo contrariando interesses particulares, porém sempre dentro da legalidade e no interesse da sociedade.

PORTANTO: PODER DE POLÍCIA É UNO, INDIVISÍVEL INALIENÁVEL.
LOGO NÃO EXISTE HIERARQUIA DE PODER DE POLÍCIA. NÃO
EXISTE AGENTE DO ESTADO COM PODER DE POLÍCIA MAIOR OU MENOR. NÃO HÁ COMO AUMENTAR OU DIMINUIR O PODER DE POLÍCIA, POIS, REPITA-SE É UNO.
Poder de Polícia não quer dizer que é um instrumento ou atividade exclusiva da polícia, como a maioria pensa, inclusive integrantes das polícias, alguns magistrados, promotores, público em geral e autoridades públicas, e muitos guardas municipais. Nem só de segurança pública.
Poder de polícia é uma Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a
prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. É regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.

Veja Art. 78 do Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172/66 
Poder de Polícia “É o poder e o dever que tem o Estado de, por intermédio de seus agentes, manter coercitivamente a ordem interna, social, política, econômica, legal ou sanitária e preservá-la e defendê-la de quaisquer ofensas à sua estabilidade, integridade ou moralidade; de evitar perigos sociais, de reprimir os abusos e todo e qualquer ato capaz de perturbar o sossego público; de restringir direitos e prerrogativas individuais; de não permitir que alguém use do que é seu em prejuízo de terceiro; de interferir na indústria e no comércio internos e com o exterior, para lhes regular as funções; de proibir e limitar a exportação: de zelar pela salubridade pública, proteger ou resguardar a propriedade pública e privada, a liberdade e a segurança do indivíduo e da família, para que haja paz na vida coletiva.
Embora o Poder de Polícia seja UNO, não há dois poderes de
polícia num único Estado, o Poder de Polícia recebe várias adjetivações em função do órgão do Estado que irá empregá-la em sua investidura, daí poder de polícia administrativa, poder de polícia na segurança pública, poder de polícia na saúde, poder de polícia alfandegário, poder de polícia portuário, etc.
Assim como o Direito é uno, somente para fins de estudo, de metodologias etc., é que se divide em ramos, o mesmo ocorre com o Poder de Polícia. Também com a atividade policial. A Atividade policial do Estado é uma. Apenas para fins de especialização, se divide em polícias federais, estaduais, municipais. Polícias de costumes, e muitas outras. Todavia, repita-se, a atividade policial do Estado é una.
Por: Dr Osmar Ventris

GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS (BA) SE DESTACA EM CORRIDA DE RUA



O atleta da Guarda Municipal de Ilhéus (BA), Hailton Junior, fez bonito e conquistou o primeiro lugar na categoria 30-39 anos na 4ª corrida do natal, que foi realizada em Itajuípe (BA) neste 24/12.
Hailton Junior vem se destacando em várias corridas, sempre ficando nas melhores colocações, apesar de não estar sendo patrocinado por ninguém vem mostrando grande desempenho, é com certeza um atleta que só precisa de um patrocínio para representar nossa cidade pelo Brasil afora. Com o brilhante trabalho que vem fazendo com garra, força de vontade e determinação com certeza veremos o brilho deste atleta o mais breve possível.
Hailton Junior treina com a equipe AIA (Associação itabunense de atletismo). A equipe AIA é a melhor equipe de atletismo da região, que sempre consegue colocar seus integrantes entre os vencedores e tem ajudado o nosso atleta.

GUARDA MUNICIPAL DE MIRANGABA (BA) ACIONADA PARA PRESTAR SOCORRO A ACIDENTE GRAVE














Por volta das 18:50 hs, do dia 26 de dezembro de 2011, a Guarda Municipal de Mirangaba (BA) foi acionada para deslocar ao km 5 da estrada BA 419 entre os municípios de Mirangaba e Jacobina, onde houve um acidente grave com uma carreta, modelo volvo NLI 236 4x2, de Placa JTI 8617, na qual o caminhão saindo da pista capotou várias vezes, o condutor o Sr. Marcelino Gomes da Silva, de 48 anos de idade, não registiu ao grave acidente falecendo no local.


Fonte:

GM Reginaldo

CMT da Guarda Municipal de Mirangaba - BA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) EVITA TENTATIVA DE HOMICIDIO


Na manhã desta quarta-feira (21) a Guarda Civil Municipal registrou uma tentativa de homicídio nas proximidades do Terminal de Transbordo Central, localizada no bairro Tanque da Nação.
O motivo foi um acerto de contas envolvendo o tráfico de drogas, mais precisamente no bairro Rua Nova. A rixa envolve duas mulheres: a agressora, Geisa dos Anjos Bastos, 18, que segundo informações da GM desferiu quatro facadas no pescoço de Luiziane Portugal Souza, 18, ambas moradoras do bairro Rua Nova.
O comandante da Guarda Municipal, Marcus Vinícius Alves, contou que os prepostos perseguiram a acusada, percorrendo um trecho de 500m até deter a agressora. “Tudo foi por causa de uma discussão banal. A Luziane está em estado grave e estamos aguardando o laudo do médico para apresentar Geisa a autoridade policial responsável”, respondeu Alves. A agressora será autuada em flagrante por tentativa de homicídio.
De acordo com Geisa Bastos, as duas são usuárias de drogas e Luziane estava traficando no bairro. A acusada afirmou que também foi vítima de agressões por parte da rival e que hoje resolveu descontar. “Eu não vendo, só faço comprar. Eu tenho cinco anos nesta vida de crack. O crack está querendo me dominar, aliás, já estou dominada. Usei hoje e não estou sob efeito, mas quero ficar”, respondeu.
Luziane encontra-se internada no Hospital Geral Cléristion Andrade (HGCA), enquanto Geisa foi conduzida para o Complexo Policial Investigador Bandeira. 
Por: Valdir Moreira – Repórter local

BANDA DE MÚSICA DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE EVENTO SOLIDÁRIO




Em atenção ao pedido feito pela SUCOM, a Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador (BMGM) participa amanhã (21) de evento solidário a ser realizado no Asilo São Lázaro, localizado na Avenida Aliomar Baleeiro, Bairro de Nova Brasília, a partir das 13h. Os 19 agentes de segurança do município que integram o grupo fazem uma apresentação como parte do projeto de aproximação da Guarda Municipal das comunidades através da música e ações de prevenção à violência.
Fonte: ASCOM / SUSPREV

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) FOI FUNDAMENTAL PARA REDUZIR INDICE DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICÍPAIS



Exatamente do dia 19 de dezembro de 2010, o prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) nomeava Marcus Vinícius Alves como comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana (BA). Nesta segunda (19), Alves realizou um balanço das ações do ano de 2011, onde a corporação realizou a Operação Paz nas Escolas e também teve o Estatuto da Guarda aprovado.
Segundo Alves foi um início de trabalho difícil e que contou com a desconfiança da população sobre a capacidade dos Guardas em exercer as funções. “Porém na Operação Paz nas Escolas foram retiradas 130 armas, inclusive de fogo, completamos 99 prisões em flagrantes entregues a Policia Civil. Até o momento já realizamos 2.850 operações”, revelou.
Marcus Vinícius comentou que a Guarda apóia as ações de todas as secretarias, mas que encontra alguns empecilhos, limitados pela função dos prepostos, como por exemplo as fiscalizações sobre o volume do som excessivo dos carros. “Fica uma sugestão para que se crie uma Lei que autoriza os guardas municipais a notificarem os carros, como acontece em outras cidades. Quem tem a incumbência sobre isto é a SMT, porém quando pedem o apoio da Guarda enviamos quantas viaturas sejam necessárias. A Operação Paz e Sossego é uma realidade. O indivíduo pode ser conduzido por perturbação da ordem pública”, disse.  
Sobre o armamento que a Guarda porta, o comandante explicou que Lei n° 056/2011, classifica a corporação como uma Guarda armada. “Os nossos guardas foram treinados. Aqueles que não têm o perfil para usar o armamento não vão usar, e o Grupamento Especializado, GERP, foi capacitado pelo Exército brasileiro”, respondeu. Alves destacou a formatura de 119 guardas, que acontecerá amanhã, às 9h no Centro de Cultura Maestro Miro.
Com relação a proteção ao patrimônio público, o comandante revelou que a Guarda foi. fundamental para reduzir a violência nas escolas em 85% e a redução dos furtos em 75%. “O problema é que falta efetivo. Na área operacional temos 130 guardas. As rondas estão sendo feitas e nas escolas, apesar de ter uma empresa de segurança, nós fiscalizamos os serviços, e nos distritos, também realizamos diligências”, finalizou o comandante. 
Por Hamurabi Dias

GUARDA MUNICIPAL DE IRARÁ (BA) EM ATUAÇÃO CONJUNTO COM COMISSÁRIOS DE MENORES



No dia 17 de dezembro de 2011, a Guarda Municipal de Irará (BA), município que fica a 128 km da capital do estado da Bahia, em uma ação conjunta com os comissários de menores da cidade, fizeram fiscalizações na feira livre, onde percorreram as principais ruas da cidade.
Fiscalizaram em bares, boates, casas de conviniencias etc. inclusive, encontramos o menor T.R. de 07 anos de idade que teria no meio da multidão se perdido da sua genitora a senhora Ivanilda, que desesperada nos procurou por ajuda afim de encontrar a criança, fizemos uma busca pela localidade e encontramos o menor, onde a mãe ficou muito agradecida e nos contou que é de Itaberaba (BA) município a 276 km de Salvador, e estava na cidade à negócios. É a Guarda Municipal de Irará (BA) em defesa do cidadão, da ética, cidadania, da ordem pública e a favor da paz, trabalhamos  em união para darmos melhores condições de segurança aos nossos munícipes.
Fonte:
José Paulo Cruz Pinheiro
GM de Irará - BA


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA RECEBERÁ CAPACITAÇÃO DA FORÇA NACIONAL FRANCESA ATRAVÉS DE TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA




A capacitação dos guardas municipais de Curitiba será ampliada, numa parceria com o governo francês. A futura cooperação técnica entre a Prefeitura e forças de segurança francesas começou a ser discutida nesta sexta-feira (18) durante visita do adido policial da Embaixada da França no Brasil, Patrick Vicente, ao prefeito Luciano Ducci.
Vicente veio a Curitiba conhecer as experiências da cidade na área de segurança e oferecer vagas aos guardas municipais nas ações de capacitação já desenvolvidas na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, por meio de convênio com o governo do Estado.
"Ficamos agradecidos pela proposta de parceria e temos a certeza de que os resultados para a Guarda Municipal serão muito positivos", disse Luciano Ducci. O prefeito conversou sobre programas da Prefeitura na área de segurança, destacando a Guarda Mirim, presente em mais de 50 escolas municipais, uma ação que envolve também educação. 
"Na Guarda Mirim as crianças aprendem a ter disciplina e respeitar a hierarquia. Vale a pena investir na formação do futuro cidadão, como das ações que permeiam as questões de segurança pública", afirmou o prefeito.  "Sem dúvida a educação, a forma de bons cidadãos, é sempre a primeira ação", disse o adido policial Patrick Vicente.
O secretário da Defesa Social, Nazir Chain, que participou do encontro, disse que em Curitiba as ações na área de segurança são sempre acompanhadas por programas sociais. "Onde chega a polícia, chegam também ação social, moradia, urbanismo, num conjunto de ações que levem mais dignidade à população e acalme a situação de criminalidade no local",  afirmou.
Chain destacou também as ações integradas da Guarda Municipal com as polícias civil e militar do Paraná. "Já fazemos capacitação para nossos guardas na Escola Superior de Polícia Civil e agora vamos ampliar esse benefício", afirmou.
O diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, Luiz Fernando Artigas, o diretor da Guarda Municipal, Odgar Cardoso, e a consulesa honorária da França em Curitiba, Emilie Dely, também acompanharam a visita ao prefeito.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/franca-sera-parceira-de-curitiba-na-capacitacao-de-guardas/24998

GUARDA MUNICIPAL DE SANTA BARBARA (BA) GANHA VIATURA NOVA


No último dia 14 de dezembro o município de Santa Barbara (BA), município a 147 km de Salvador, estava em festa comemorando sua bodas de ouro, os 50 anos de emancipação política do município que foi marcada por festejos durante todo o dia onde a Guarda Municipal de Santa Barbara se fez presente desde o asteamento da bandeira ás 8:00 hs ao seu termino com os show de Jau Peri dentre outros cantores, promovendo a segurança mantendo tranqüilidade no decorrer no dia de festejos  tão importante para nossa cidade.
Mesmo a cidade estando em festa quem ganhou o presente foi a Guarda Municipal, pois o prefeito Jailson Costa dos Santos a presenteou com uma viatura nova para ronda escolar, garantindo assim maior eficácia na qualidade do nosso serviço prestado a comunidade.
Fonte: http://guardacivilmunicipaldesantabarbara.blogspot.com/2011/12/guarda-civil-municipal-de-santa-barbara.html

sábado, 17 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE QUIXABEIRA (BA) RECEBE TREINAMENTO


Este último mês de novembro foi de muita alegria para Guarda Municipal de Quixabeira (BA), município que fica a 290 km de Salvador. O efetivo formado por 49 servidores passou por um treinamento intensivo que durou uma semana, e recebeu o seu novo fardamento, que já é patrão para todo Brasil.
Como parte das comemorações pelo investimento feito pelo poder público, a Guarda fez uma apresentação pela manhã em frente a prefeitura, com o asteamento das bandeiras e apresentou o novo fardamento a comunidade. À tarde no salão do STTR foi à vez da entrega dos certificados aos participantes do curso preparatório, o evento reuniu várias autoridades.
Segundo o presidente da Associação dos Guardas de Quixabeira Eugênio Lima, essa é a primeira vez que o efetivo passa por um treinamento, “com 19 anos de fundação da guarda, nunca aconteceu um investimento como esse, direcionado especialmente para essa classe. Então queremos agradecer profundamente ao prefeito Eliezer pelo que tem desempenhado”, disse o presidente.
O curso iniciou no dia 21/11 e finalizou na sexta-feira, 25/11, perfazendo um total de 40 horas, de aulas praticas e teóricas onde foram trabalhados os seguintes temas: Legislação, relações humanas, direitos humanos, segurança patrimonial, técnicas de abordagens, defesa pessoal, civismo, ordem unida e outros. A capacitação dos guardas ficou a cargo dos instrutores Jairo Leal e Wellington Santos da empresa Segurion com sede em Feira de Santana. O prefeito Eliezer destacou que o investimento na guarda é muito importante, pois além de envolver competência técnica para os servidores, eleva a auto-estima destes guerreiros que tanto faz pela sociedade.
Fonte: http://varzeadopoconoticias.blogspot.com/2011/11/quixabeira-guarda-municipal-e-treinada.html

GUARDA MUNICIPAL DE MARACÁS (BA) FAZ PALESTRAS NAS ESCOLAS SOBRE VIOLÊNCIA DOMESTICA E VIOLÊNCIA INFANTIL




O SUB-Comandante GM Reinaldo Filho da Guarda Municipal de Maracás (BA), município que fica a 369 km de Salvador, tem feito muitos trabalhos com a comunidade escolar principalmente na área de palestras e cursos nas escolas municipais da cidade de Maracás e cidades vizinhas em Maracás um dos trabalhos que tem recebido grandes solicitações da comunidade escolar e comunidade em geral é justamente as palestras muitas com o tema VIOLÊNCIA DOMESTICA e VIOLÊNCIA INFANTIL, as pessoas participam e tiram suas duvidas em relação às punições penais e quais os caminhos a serem seguidos para denuncias, nos da guarda municipal de Maracás temos consciência  que muitos recursos não chegam para muitos principalmente nos lugares mais isolados por isso estamos atuando juntamente com essa parte da população esquecida pelo poder publico, muitos além de terem alguns serviços afastados não sabem qual o caminho a serem seguidos para terem seus direitos constitucionais reconhecidos de modo que é justamente ai que abordamos em nossos trabalhos clareando seu duvidas e encaminhando muitas vezes para tratamentos em outras cidades como é o caso do internamento em clinicas de recuperação dos usuários de drogas.

GUARDA MUNICIAL DE JEQUIÉ (BA) FECHA BOCA DE FUMO NO BAIRRO DE JEQUIEZINHO


Uma guarnição da Guarda Municipal de Jequié (BA), município que fica a 365 km de Salvador, deteve o suspeito Marcos Santos Silva por está portando uma cartela de cartucho calibre 38 intactos, uma balança de precisão e dois tabletes de maconha acondicionados em saco plástico, pesando 171g. Conforme ocorrência policial 7526/2011. A operação para estourar a boca de fumo na Rua Antonio Brandão, bairro de jequizinho, próximo a lagoa do DERBA. Essa foi mais uma ação da GMJ no combate ao crime na cidade de Jequié, recentemente esses profissionais tem tido êxito em suas operações. A Guarda Municipal de Jequié o reforço de duas motocicletas para o patrulhamento e deverá receber também mais uma viatura padronizada e comprada com recursos de uma verba federal, esse dinheiro servirá também para aparelhar a corporação e cursos de reciclagem da tropa.

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) IMPLANTAM E APRESENTAM O PROJETO GUARDA MIRIM NESTE SABÁDO, DIA 17/12, NA ESCOLA CAIC




Com uma turma de 37 alunos entre crianças e adolescente, agentes da Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA), município a 502 km de Salvador, colocaram em pratica um sonho que há tempos essa equipe vinha tentando realizar. Há alguns meses eles partiram em busca desse sonho, e com a ajuda de algumas empresas e comerciantes solidários, foi possível a concretização do projeto social, com o objetivo de desenvolverem estratégias que viabilizem a melhoria do desempenho e comportamento educacional, social e disciplinar e o relacionamento familiar. O Trabalho vem sendo desenvolvido aos sábados pela manhã na Escola CAIC, no Bairro Malhada da Areia na cidade de Juazeiro, norte do estado da Bahia.
Fonte:
Elias Rodrigues
Comandante da Guarda Civil Municipal de Juazeiro (BA)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE IRARÁ (BA) PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



Buscando mais interação com os demais órgãos do município e prestar cada vez um serviço melhor promovendo a segurança pública e o bem estar social da população a Guarda Municipal de Irará (BA), município que fica a 128 km de Salvador, participou ativamente da 2º Conferência do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizada neste município.
Assim, cada vez mais a Guarda Municipal de Irará mostra a sua importância para a comunidade e depois do seu primeiro curso de capacitação sempre vem buscando interagir com todos os órgãos municipais e demais órgãos das esferas estaduais e federais, dando apoio dentro das suas funções e atribuições legais.
Fonte: GM José Paulo Cruz Pinheiro – GM de Irará

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS


Visando oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que atuam em prol da segurança pública, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA), município a 107 km de Salvador,  adquiriu através de licitação pública novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal de Feira de Santana (GCM).

Os prepostos foram contemplados nesta semana com 60 novos capacetes. Deste total, 20 são na cor vermelha, e serão distribuídos para a Brigada de Incêndio da Guarda. Os demais (40), na cor preta, serão utilizados pelos guardas de Controle de Distúrbio Civil.

De acordo com o comandante da corporação, Marcos Vinícius Alves, a iniciativa representa a política de valorização da Guarda, adotada pelo Governo Municipal, e reflete na melhoria do atendimento aos chamados da população.

“A Guarda Municipal vive hoje uma nova realidade com muitas conquistas e reconhecimento da importância do nosso trabalho no combate à violência. Este ano já foram entregues 60 coletes à prova de balas, realizamos cursos de capacitação e atualização para aperfeiçoar o trabalho da corporação”, destaca Marcos Vinícius.

O comandante da GCM informa que nos próximos dias serão entregues os 300 pares de fardamento também adquiridos pelo Governo Municipal. A novidade, segundo ele, é que, pela primeira vez na história da Guarda Municipal, todos os 40 agentes de vigilância também serão contemplados.
“Os prepostos receberão kits de fardamento completos na cor azul marinho. Os kits contêm calças, bonés, gandola, blusas, coturnos. Enfim, esta é mais uma ação que assegura melhores condições de trabalho aos profissionais”, afirma. 

Fonte:
Marcos Vinicios Alves dos Santos
Comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana (BA)

GUARDA MUNICIPAL DE IPIRÁ (BA) RECEBE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Depois das Guardas Municipais de Capim Grosso e Pintadas, o município de Ipirá (BA), através do RESBAJA – Rede Sindical da bacia do Jacuípe, e da fetrameb/CUT, promoveram um seminário de formação dos Guardas Municipais de Ipirá. O evento foi bastante proveitoso e marcante para esta Guarda Municipal, pois foram discutidos vários temas relacionados à atuação, direitos e deveres da categoria e também serviu para capacitar estes profissionais que pela primeira vez partiiparam de um evento direcionado para a sua área de atuação.
Raimundo Calixto
Secretário de Relações do Trabalho – CUT/BA
Coordenador Geral da FETRAMEB
Fonte: http://fetrameb.blogspot.com/2011/12/guarda-municipal-de-ipira-recebe-curso.html

GUARDA MUNICIPAL DE MIRANGABA (BA) DA MAIS SEGURANÇA A POPULAÇÃO DO SEU MUNICÍPIO




O efetivo da Guarda Municipal de Mirangaba (BA), município que fica a 350 km de Salvador, vem fazendo um grande papel para a população deste município dando mais segurança a todos os seus cidadãos, este ano a GM de Mirangaba vem se destacando na sua atuação, fazendo rondas constantes na ruas da cidade e também atuando fortemente em todos os eventos realizados no município, assim como também agindo em conjunto com os demais órgãos de segurança pública existente neste município baiano. As como nas ruas também são festas rondas contaste nas escolas e demais instalações públicas para evitar e inibir a violência e a depredação, parabéns a Guarda Municipal de Mirangaba (BA) com certeza a população Mirangabense vem apoiando cada vez mais os seus serviços prestados.
Fonte: FEBAGUAM