PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) FAZ O PRIMEIRO GUARDA MUNICIPAL INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO DO ESTADO DA BAHIA

                                                    Imagem do GM Almir Santos Lima
O Guarda Municipal 1ª Classe, Almir Santos Lima, com o apoio do Comando da Guarda Municipal de Jacobina, Marcos Adriano UGMJ (Associação dos Guardas Municipais de Jacobina) e Prefeitura Municipal de Jacobina, fez o Curso Avançado para Capacitação de Instrutores de Armamento e Tiro que ocorreu na Cidade de Barueri-SP, entre os dias 14 a 19 de novembro 2011 e ministrado pelo Coordenador do Curso, GCM Siderley Andrade , Instrutores GCM Carlos Roberto, GCM Cleiton e o Pedagogo Alcides ambos da cidade de Jandira-SP e o armeiro, CB Edimar de Barueri-SP, O Curso teve duração de 82 horas e 500 tiros distribuídos nas seguintes armas, Revolver 38, pistola 380, carabina, espingarda calibre 12 e Safir T14, tendo como objetivo principal dar conhecimentos básico e avançados sobre instrução de tiro, metodologia e tipos de instruções, dar conhecimentos básicos para montar e conduzir uma instrução de armamento e tiro, seja ela para um aluno iniciante ou um curso avançado em tiro, bem como está preparado para o credenciamento na Polícia Federal. Lembrando que o Ministério da Justiça, através da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), vem incentivando as Guardas Municipais de todo o Brasil, para formar seus próprios formadores. Pensando nisso a Guarda Municipal de Jacobina está planejando formar novos formadores em 2012.

Fonte: Marcos Adriano CMT da Guarda Municipal de Jacobina - BA 

GUARDA MUNICIPAL DE POÇÕES (BA) DETEM MELIANTE APÓS ROUBO EM FEIRA LIVRE

Ladrão é pego correndo com 8 kg de arroz Na tarde de sábado dia 12 de novembro de 2011, por volta das 15 hs; a Guarda Municipal de Poções, capturou um elemento que tinha acabado de entrar em um estabelecimento comercial  na feira livre de Poções , e roubado 8 ks de arroz, a mercadoria foi recuperada  pelos guardas que estavam de serviço, o meliante foi parar  na Delegacia de Poções, trata-se de Marcio Fernandes de Oliveira, de 23 anos, alem de roubar os 8 kg do produto, ainda estava em estado de embriaguez.

GUARDA MUNICIPAL DE UNA (BA) RESGATA CORPO DE MENINA QUE MORREU AFOGADA EM PRAIA DO MUNICÍPIO

                       Imagem de Emyli que se afogou na praia de lenções município de Una -BA

A menina de sete anos encontrada morta na praia de Lençois na cidade de Una, era Emyli, estava desaparecida desde as 11h de domingo dia 13 de novembro. O resgate foi realizado pela Guarda Municipal Civil de Una - BA. De acordo com familiares, a menina brincava na areia com outras crianças e estava sendo observada por adultos. “A gente estava olhando de cima o tempo todo”, disse uma tia. Segundo ela, ninguém viu quando a garota entrou no mar, que estava com correntezas fortes naquela manhã. A família mora em Buerarema, cidade vizinha, onde o corpo da garota foi velado.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) EVITA SUICÍDIO DE JOVEM COM O USO DA PISTOLA TASER

O SAMU,POLICIA MILITAR JUNTAMENTE COM A GUARDA MUNICIPAL TRABALHARAM EM CONJUNTO PARA EVITAR O SUICÍDIO DE UM  JOVEM DE 37 ANOS NO BAIRRO OTÁVIO CAMÕES.


 GUERREIROS DA GM JURACI (que efetuou o disparo da taser),ALEX E JOÃO LUCAS.


Adeildo Teles de 37 anos, cidadadão pacato, trabalhador, sem vício, de ótima convivência na vizinhança, depois de três noites sem conseguir dormir, tomado pelo transtorno psicológico, supostamente uma síndrome do pânico, se apossou de um punhal e uma faca enorme, se trancou na residência da família na Rua Eliphas Levy, nº 11, bairro Otávio Camões, ameaçando dar cabo à própria vida.
A ação desse homem pacato começou a causar desespero na família,principalmente a mãe e os irmãos. Os vizinhos se aglomeraram na frente da residência, de onde dava pra ver o homem com um punhal no queixo e a faca apontada para seu peito. Em princípio a Polícia Militar foi acionada e uma guarnição do PETO (Pelotão Especial) da 8ª CIPM foi designada para o local, composta pelos bravos soldados Caetano, Arley e Pedroso.
Na sequência chegaram uma patrulha da Guarda Municipal  composta pelos GMs Juraci Fernandes, Alex Santos e João Lucas, abordo da VTR S-10, e uma equipe do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), composta de médico, técnico de enfermagem, enfermeiro e condutor numa Unidade de Suporte Avançada (USA).
O drama teve início às 16:00h, quando o Sr. Adeildo Teles de Jesus, 37 anos, conhecido por "DÉ", tentava a todo custo, acabar com a própria vida, sem motivos aparentes. O desespero tomou conta da família, que a todo momento, tentava dialogar com ele pela grade da área, já que Adeildo estava na sala da casa.
O médico da equipe do SAMU 192, Dr. Álvaro, juntamente com os policiais do PETO negociou com o homem por mais de uma hora, sem contudo, lograr êxito. O irmão, a mãe e os demais parentes da vítima tentaram de tudo para convencê-lo a desistir desse intento macabro, mas também não lograram êxito.
Com a Guarda Municipal não foi diferente, os GMs tentaram dialogar com ele, mas sem sucesso. O PETO manteve contato com o Quartel e informou a situação da ocorrência ao comando, que designou o oficial Tenente Davi, acompanhado do Cab/PM Fernando Experidião, com a missão de gerenciar a crise no local.
O tenente Davi assumiu o comando e começou a gerenciar a criseIsolou a área, depois de pedir a colaboração de dezenas de pessoas no local, iniciou o diálogo, tentou de tudo para convencê-lo a entregar as armas brancas.
Por diversas vezes, "Dé" se dirigiu até a varanda da casa e dava a entender que ia deixar as facas para receber seu irmão, mas acabava recuando e começava com as ameaças. As negociações se avançaram e a noite começou a chegar, quando já esgotadas todas as possibilidades de diálogo, o inesperado aconteceu.
A Guarda Municipal empunhando Pistolas Taser (arma não letal), ficou posicionada o tempo todo, aguardando apenas o sinal do gestor da crise, Tenente Davi, que às 18:40h, acionou o GM Juraci Fernandes aguardou um momento em que ADEILDO colocou a faca em cima de um móvel, e ao trazer a água para o Tenente Davi,
                                         Gm Jurací - tiro salvador
O GM INTELIGENTEMENTE realizou o disparo, atingindo o peito de Adeildo. O rapaz acabou caindo com o choque emitido pela pistola de choque da Guarda Municipal, rapidamente ele foi imobilizado e conduzido pelos Socorristas do SAMU 192, onde no interior da UTI MÓVEL, recebeu os primeiros atendimentos médicos, sendo posteriormente conduzido para o Hospital Cristo Redentor de Itapetinga.
 A vítima estava com um copo vazio em uma das mãos, que ao ser alvejado, acabou quebrando o copo e os estilhaços atingiram seu rosto, mas foi imediatamente atendido pela equipe do SAMU 192. Os policiais militares, os homens da Guarda Municipal e a equipe do SAMU, tiveram muito trabalho para conseguir imobilizar o homem qu estava em crise.
Em seguida o homem foi levado para o Hospital Cristo Redentor (HCR), para atendimento médico. A família ficou arrasada com esse  episódio, principalmente por se tratar de um cidadão que até então não apresentava nenhum transtorno, não tinha vícios, se dava com todos a sua volta. A mãe de "DÉ" passou mal e foi atendido na Unidade de Suporte Avançado do SAMU 192, ainda no local.







                                      Ação depois do uso da pistola TASER

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE BONITO (BA) AJUDA A REDUZIR VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO



A principal reivindicação da população atualmente é segurança. Em 2010, o município de Bonito foi vítima de várias agressões praticadas por assaltantes, arrombadores e delinqüentes. Acontece que a administração “Transparência e Participação Popular” não se esquivou da responsabilidade de sanar essa problemática. A Prefeitura Municipal de Bonito - BA resolveu investir no aparelhamento da Guarda Municipal com fardamento, aumentando o efetivo (20 homens), aquisição de uma viatura em parceria com a Câmara de Vereadores, combustível e treinamento.
Após a reestruturação da Guarda Municipal de Bonito, a comunidade pôde contar com vigilância 24 horas, segurança dos prédios públicos e das festas, ronda noturna, abordagem preventiva de suspeitos, parceria com a Polícia Militar e Civil, enfim, a redução significativa de furtos e arrombamentos.
Além de atuar na sede do município, a Guarda Municipal também assegura a ordem em eventos nos povoados, deixando a população cada vez satisfeita com a atuação destes profissionais.
“A Guarda Municipal é mais um projeto que deu resultados em nossa administração, dentre em breve, iremos promover cursos de capacitação e continuar investindo no bom serviço que esses profissionais vêm prestando a comunidade”. Ressalta o prefeito Rômulo


GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO (BA) PEDI SOCORRO



Há mais de um ano, a Guarda Municipal de Brumado – BA  não recebe uniformes novos. “Para alguns o período é bem maior, pois a regra, na época, é que só iria receber quem desfilasse o sete de setembro”, declarou um guarda, ao Brumado Notícias. Dessa forma, com o passar do tempo, os uniformes tem se desgastado e é comum ver-se os guardas com uniformes rasgados ou tingidos, para dar um aspecto de novos. Ainda segundo denúncia da categoria, alguns guardas estão indo trabalhar sem uniformes e de chinelo, devido a falta de botinas. Em entrevista o prefeito Eduardo Vasconcelos, deixou claro que não tem aprovado a atuação dos GMs no município. “A ação da guarda tem sido minimizada, na medida em que tem sido identificados problemas no comportamento da equipe, pois tem se revelado insatisfatória, e isso cabe da parte de quem está gerindo o município que as coisas não são assim”. De acordo o prefeito, a categoria busca os deveres, mas se esquece das obrigações. “A cada direito que cada cidadão tem corresponde a um dever, e nós não podemos viver em uma sociedade que haja privilégios de uma categoria, uma sociedade de castas”. Ele ainda ressaltou: “A categoria tem que ser admoestada, repensada, sobre a sua de contribuição efetiva de segurança patrimonial do município, na medida em que isso não está acontecendo. Quem está administrando o município, não se sente muito estimulado em estar favorecendo a categoria”.

sábado, 26 de novembro de 2011

AGAT-LF COM O APOIO DA FEBAGUAM PROMOVEM IMPORTANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS - BA




A Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Lauro de Freitas, através do seu Presidente GM Jarbas Pires, do seu Diretor Social, GM Adaílton Santos e dos demais diretores, com o apoio e parceria permanente firmada com a FEBAGUAM (Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais) representada pelo seu Presidente GM Nélson Querino e solidariedade de várias guardas da Bahia (em especial: Salvador, Maragogipe, Irará, Água Fria, Cruz das Almas e Santanópolis), promoveram na data de hoje (25/11), importante Audiência Pública no Município de Lauro de Freitas, com o tema: SEGURANÇA PÚBLICA – Dever de Todos!
            A Audiência foi muito rica para os presentes, tratando-se da abordagem do tema e debate saudável por parte de todos.
            Participaram da mesa representando a Segurança Pública na esfera estadual do Município, a Dra. Patrícia Nuno (Delegada da 23º DT) e o Tem PM Roney, representando a 52º CIPM.
            Estiveram presentes aos trabalhos, os vereadores: Antônio Rosalvo (Presidente da Câmara), Alexandre Marques, José Augusto, Lula Maciel, Manoel Messias, Márcio Araponga  representando o Poder Legislativo Municipal e compondo córum de a metade do número de vereadores(6/12).
            Representando o Governo Municipal e as categorias se fizeram presentes e compuseram a mesa: A Secretária de Administração – Sra. Inglid Leila, o Secretário de Cultura e Turismo – Sr. Alírio de Oliveira, o Secretário de Trânsito e Transporte – Sr. Abraão Barros, o Superintendente de Segurança Pública Municipal – Sr. Mozart Vivas, o Coordenador interino da GM – Sr. Marcos, o Supervisor do Trânsito – Sr. Jamílton Coelho, os GMs de Lauro de Freitas: Jarbas Pires e Adaílton Santos e o Presidente da FEBAGUAM – Sr Nélson Querino.

            O Presidente da Sessão, GM Jarbas Pires, iniciou a audiência lendo a Pauta do Dia:

1) Explanar com as demais autoridades do município de Lauro de Freitas (do âmbito municipal e estadual), assim como os demais presentes e convidados, sobre o tema proposto em questão, a fim de debater de maneira saudável e proveitosa sobre o DEVER DE TODOS dentro do contexto SEGURANÇA PÚBLICA;
2) Citar a Guarda Municipal como componente da Segurança Pública de acordo menciona a Constituição Federal e as demais legislações vigentes, tratando a mesma com igual respeito e reconhecimento perante as outras instituições policiais;
3) Debater com as demais autoridades e presentes, políticas públicas, de forma a utilizar as forças de Segurança Pública do município como parceiras, tentando sensibilizar os gestores do poder público sobre a necessidade de uma maior integração, respeitando-se cada um o seu espaço e limitações.

            Após apresentação de importante Projeto de Reestruturação da Guarda Municipal e subdivisão em grupamentos (GOE, Ambiental, Ronda Escolar, Rondas Motorizadas, Grupamento de Trânsito) de autoria da AGAT (por parte de 3 diretores da associação), o governo municipal se sensibilizou e mostrou interesse imediato em implementar o projeto, para que a guarda de Lauro de Freitas esteja: equipada, capacitada, treinada, reconhecida e habilitada para melhor servir a comunidade, tudo isso sendo confirmado tanto pela secretária de administração, como pelo superintendente de segurança pública municipal, e com o aval da prefeita Moema Gramacho.
            A delegada Patrícia Nuno teve importante participação na audiência, com explanação rica em detalhes, mostrando que é uma profissional zelosa, dedicada e comprometida com a Segurança Pública, assim como o Ten. PM Roney.
            Os guardas municipais de Irará, e Água Fria levantaram para dar exemplo das mudanças ocorridas e da seriedade que a FEBAGUAM os capacitou no interior... Conseguimos algumas conquistas e reconhecimento dos nossos gestores, e em grande parte agradecemos a FEBAGUAM e os instrutores que nos capacitaram e ajudaram a abrirmos nossa mente, frisou o GM Pinheiro. Nossa farda já está em pauta, e era apenas um sonho até alguns dias atrás, comentou o GM Edivan de Água Fria.
            O GM Nogueira da Guarda de Salvador, como membro do GOE e atualmente membro da Guarda Ambiental explicou a importância e seriedade desses grupamentos, assim como do município de investir nas suas guardas.
            Estiveram presentes membros de várias associações e sindicatos como, por exemplo: Prof. Chyco(Presidente ASSEPMULFE), Valdir(Coordenador da Asprolf), Macula(Diretor do Sindicato dos Servidores de Irará) e Luís Mendes(Diretor do Sindguardas).
            Parabéns a AGAT-LF e a FEBAGUAM, pois com argumentos concisos e pertinentes, mostraram mais uma vez que o conhecimento é talvez o maior alicerce em busca da paz e do crescimento das instituições de Segurança Pública. Mais uma vez, mostramos que as forças podem ser parceiras e irmãs, porquanto só o cidadão tem a ganhar, falou o GM Jarbas. Novos horizontes virão a partir dessa audiência de hoje, disse o Gm Adaílton.
            Talvez numa data próxima, haja uma nova audiência, para se discutir com as autoridades, o governo e a sociedade civil sobre o tema GUARDA MUNICIPAL ARMADA.

Presidente: GM Nélson Querino
Texto: GM Jarbas Pires(Presidente AGAT e do Conselho Deliberativo Febaguam)
Fonte: FEBAGUAM



GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS REDUZ OCORRÊNCIAS NAS ESCOLAS


Para proporcionar maior segurança aos estudantes do município, a Prefeitura Municipal de Barreiras – BA, (oeste do estado) implantou, através da Guarda Municipal, o Grupo Especial de Ronda Escolar (GERE), responsável pelo patrulhamento de todo o perímetro escolar. O objetivo do GERE é evitar que vândalos ou traficantes se aproveitem do horário de aula para abordar ou aliciar estudantes.

“A criação do GERE foi uma idéia abraçada pelo atual governo e desde a sua criação em agosto de 2009 até a presente vem dando resultados positivos reduzindo drasticamente o número de ocorrências nas escolas e em todo o perímetro que abrange este estabelecimento público. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barreiras – BA, conversamos com os alunos, eles respeitam o GM e o ambiente escolar ficando assim mais seguro.

As rondas deste grupamento são feitas durante todas as semanas de segunda a sexta, nos três turnos do dia, a ronda é realizada por uma equipe que utiliza duas motos e um carro. “Aqui a indisciplina era muito grande, já tivemos caso de aluno armado na escola, membros de gangues esperavam os alunos na porta da escola para brigar. Agora, com a ronda estamos mais tranquilos porque a violência foi coibida”, relata a diretora do Centro Educacional Luiz Viana Filho, Mirtes Campos.

BRIGADISTAS DA GUARDA MUNICIPAL DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES EM AÇÃO




Os brigadistas da Guarda Municipal de Luis Eduardo Magalhães - BA, município que fica no oeste do estado, estão tento muito trabalho no combate aos incêndios na Cidade.
Cerca de 13 homens e mulheres da corporação, estão trabalhando duro. Isto porquê nesta época do ano a seca é muito grande na Região, e por não ter um Corpo de Bombeiros na Cidade, a população acaba solicitando o apoio da Guarda Municipal para combater os incêndios ocorridos na Cidade e Zona Rural pelo telefone de urgência e emergência da GM que é o 153.

Graças a Deus que ainda temos heróis comprometidos pelo bem estar da sociedade, pena que são poucos valorizados.
Fonte: http://www.fofocalem.com/2011/09/brigadistas-da-guarda-municipal-em-acao.html

GUARDA MUNICIPAL DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES GANHA REFORÇO COM GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES



A Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães – BA município localizado no oeste do estado, ganhou um importante reforço na noite da última terça-feira, 30. Trata-se do Grupamento Operacional de Cães, formado por 4 cães que vão auxiliar o trabalho da guarda na proteção de locais públicos e eventos.

Para o trabalho com os cães, foram destacados oito GM. Cada cão ficará sob responsabilidade de dois guardas. Os cães, que chegaram ao município no dia 29 de agosto, foram treinados no Batalhão de Choque da Polícia Militar de Salvador. “Os guardas municipais receberam treinamento teórico e prático. É preciso que eles se acostumem com a presença de crianças e outros animais soltos em praças e eventos”, comentou o secretário Eder Fior.

Na quinta-feira, 1º, foi feita a entrega dos certificados de participação no curso de adestramento de cães. O treinamento durou 72 horas e teve o objetivo de capacitar esses servidores para domar os animais. Os cães são todos machos, sendo dois da raça pastor alemão, um Rottweiler e um Labrador. Eles têm atestado de saúde e Guia de Transporte de Animais (GTA)
.

GUARDA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO SÁ EM PARCERIA COM A GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO



A GUARDA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO SÁ - BAHIA. No dia 09 de novembro de 2011, foi realizado no auditório Furtuoso Carvalho de Sá nesta cidade, o encontro dos GM’s (Guarda Municipais). O comandante da equipe, Nilton (policial da civil) e o chefe do agrupamento, Edson Joaquim contaram com a presença do presidente da associação dos GM’s da cidade de Jeremoabo - BA, Sr. Siqueira e o supervisou Sr. Souza, acompanhados de mais três guardas da cidade vizinha, entre eles uma agente feminina. No evento trataram da regularização da GM da cidade de Coronel João Sá, tomando como exemplo os trabalhos realizados na cidade de Jeremoabo. O supervisou Souza iniciou os trabalhos falando da importância de se ter a GM em um município e os avanços que si pode atingir quando se tem uma boa organização, logo em seguida o mesmo passou a palavra para o presidente da associação dos GM’s de Jeremoabo, que fez uso de sua fala pontuando os desafios que encontrou e a questão dos anseios da classe, ele também fez questão de frisar para todos os presentes a grandiosidade de se ter conhecimento dos nossos direitos, dando continuidade o comandante Nilton junto ao chefe Edson, explicitaram os avanços que a GM da cidade de Coronel João Sá vem tendo de 2009 pra cá, na esfera da estrutura e dos apoios do prefeito Carlos Augusto Silveira Sobral e da Vereadora Marly do sindicato (PC do B) que também fez presente ao encontro, e em seu pronunciamento parabenizou o prefeito pala estrutura que vem dando a Guarda e reafirmando o total apoio aos mesmos, concluído sua fala, recomendou aos presentes que buscassem o conhecimento de seus direitos e que não tivessem medo dos desafios porque, segundo ela eles foram feitos para serem vencidos por nós e desde que nos mantenhamos organizados e respaldados dos nossos direitos, iremos saber defender a nossa classe. Usaram ainda da palavra, os guardas Ivanildo e Joeligton, ressaltando a importância do concurso para os mesmos, e reconheceram a existência das dificuldades, mas mostrando-se acreditados que essas podem ser vencidas, desde quando haja um esforço da coletividade de e luta da referida classe. Por fim o comandante e o chefe dos GMS de Cel. João Sá parabenizaram a todos os guardas presentes, pela dedicação a sua profissão, e afirmaram que irão estar juntos com os mesmos em busca de seus direitos e organização. Afirmando também que em breve ira ter curso para todos os GMS, visando assim um preparo melhor para a equipe.

Fonte: http://emjoaosa.com.br/ver-noticia/667/a-gm-(guarda-municipal)-de-coronel-joao-sa


GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA - BA COMEÇA CURSO DE ARMAMENTO E TIRO COM A CATI E SWAT






Começou na segunda-feira, dia 21 de novembro de 2011, no auditório do Centro Educacional DR. José Marcos Gusmão, o curso de armamento e tiro para os integrantes da Guarda Municipal de Itapetinga, curso este ministrado pela CATI SWAT representante da SWAT aqui no Brasil e umas das melhores do Brasil a qual já ministrou cursos para o BOPE e TROPA DE ELITE do Rio De Janeiro e outras policias do Brasil e Guardas Municipais.

Objetivo: Proporcionar ao profissional da Guarda Municipal o adequado conhecimento e utilização do equipamento letal, utilizado na defesa de sua integridade física e/ou de terceiros, ou no estrito cumprimento do dever legal, com base no ordenamento jurídico vigente e dos tratados internacionais,

A Guarda Municipal de Itapetinga é contemplada com a lei 10.826 de 2003 (Estatuto do Desarmamento) em seu artigo 6º, na qual cidades a partir de 50 mil habitantes as Guardas Municipais podendo sim usar armar de fogo.
Os integrantes da Guarda Municipal foram divididos em duas turmas e passaram por uma carga horária de 84 h/aula.


GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA EM PARCEIRA COM A GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS





O Sr. Luís Henrique Ressurreição de Souza, Presidente da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, acompanhado do Secretário de Segurança com Cidadania do Município, Sr. Clóvis Guerra, e do Chefe da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas - BA, localizado no extremo sul do estado, Sr. Emerson de Oliveira Santana, visitaram na cidade de Itapetinga - BA, localizada no sudoeste do Estado, a Guarda Municipal daquele município que lá existe há mais de 15 anos, para acompanhar de perto os excelentes serviços que ela presta àquela comunidade.
Em virtude do grau de organização e da credibilidade desses serviços, o Presidente Luís Henrique Ressurreição de Souza, que já conhecia o trabalho daquela Guarda, lá esteve com os gestores da nossa Secretaria de Segurança para que o seu desempenho pudesse ser observado e analisado, e fosse fechado, com ela, um acordo de Intercâmbio com trocas de informações e experiências.
A Guarda de Teixeira de Freitas está passando por um processo de otimização, que, com esta aproximação, aprimorará ainda mais os serviços que vem prestando à população.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO





Foi realizado nas dependências do Ginásio de Esportes Dr. Otto Alencar e do Antigo Fórum, um treinamento destinado aos Guardas Municipais de Capim Grosso, comandado pelo instrutor Jairo Leal e realizado pela Empresa Segurion da cidade de Feira de Santana e EBF. Cinqüenta e oito guardas participam do treinamento com o objetivo de aprimorar o conhecimento na área de defesa pessoal uso correto da ‘tonfa’, trabalho cívico, ordem unida e postura. Foram feitos exercícios teóricos, práticos, testes de agilidade, força e coragem.
O curso teve carga horária de 40 h, que teve inicio dia 07 de novembro e foi ministrado até o dia 11 de novembro, sendo que foi realizado pela Guarda Municipal uma demonstração de Ordem Unida, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, comandados pelo Chefe da Guarda Sgtº Santana e dos instrutores Jairo Leal e Wellington Silva Santos.

O tenente aposentado Santana, chefe da guarda municipal acompanha o treinamento e acredita que esse tipo de curso prepara melhor os guardas para enfrentar as ocorrências do dia a dia.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Capim Grosso - BA, Jamerson Augusto disse que esse tipo de curso deixa os guarda mais preparados para oferecer um serviço de qualidade à população.


GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA - BA IMPEDE CHACINA EM ESCOLA


Por pouco não aconteceu, uma tragédia em Feira de Santana, parecida a que aconteceu no Rio de Janeiro há meses, quando naquela oportunidade, o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, situada na rua General Bernardino de Matos, no Oeste do Rio de Janeiro, dizendo que iria fazer uma palestrar e armado com dois revolveres calibre 38 e recarregando as armas, passou nas salas atirando contra os alunos.

Na manhã do dia 30 de outubro de 2011, por volta de 8h,30, na Escola Municipal Otaviano Ferreira Campos, situada no bairro Novo Horizonte foi invadida, por uma mulher armada com uma faca, falando que iria matar todos, ela foi identificada como Noberta Jesus Mota, 49 anos, residente na Rua Lauro de Freitas, no bairro Novo Horizonte. A tragédia não aconteceu, por que, a vigilante da escola, Marileide Fonseca, reagiu com um pedaço de pau.

A vigilante acionou a Guarda Civil Municipal, que imediatamente se deslocou para a escola, depois conduziu a acusada para Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM). Na delegacia, Noberta demonstrou estado de psicose, alegando que queria ver uma pessoa que reside no interior do terreno da escola. “Eu estava armada mesmo, mais não queria matar ninguém, quero matar as pessoas que incomodam principalmente essas crianças, que anda me roubando, eu tenho até uma arma escondida dentro da minha casa”.

Investigadores da DEAM conduziram a mesma até a residência a procura da outra arma, mas, até o fechamento desta edição, a reportagem não tinha informações se encontrou ou não, outra arma na casa de Noberta.

ASSUSTADOS

A funcionária da Escola Municipal, Juliana da Conceição afirmou para reportagem, que a mulher invadiu a escola com a faca nas mãos, assustando a todos as crianças estavam desesperada. “Eu mesma, entrei correndo, numa sala e tranquei todos, ela estava armada com a faca e fiquei com medo de enfrentá-la, mais graças a Deus, a guarda conteve a mulher e conseguiu tomar a faca das mãos dela”.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana - BA, Marcos Vinicius afirmou que, por pouco Feira de Santana, não era palco negativo nacionalmente, essa mulher estava “doida”, ela entrou com a faca nas mãos, querendo matar as crianças  e falando que ia dar café  e para isso tinha que matar alguém. negociamos   ela solicitou que eu tirasse os equipamentos  então a mesma se distraiu e foi imobilizada  e conseguimos prender a acusada”.



GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ APOIA A CAMINHADA CONTRA AS DROGAS






Foi realizada no dia 23 de novembro de 2011 pelas ruas da cidade de Tapiramutá município do norte do estado da Bahia, a caminhada contra as drogas com o tema DIGA NÃO AS DROGAS E SIM À PAZ! Participou da caminhada alunos e professores da rede municipal e estadual e pessoas da sociedade organizada e a fanfarra da  nossa cidade, a FANTAPI, grupo de capoeira e os desbravadores da Igreja Adventista. A caminhada, mais uma vez, mostrou à população Tapiramutense os perigos das drogas.
A Guarda Municipal de Tapiramutá - BAHIA participou dando mais segurança para a realização deste grande acontecimento nesta cidade e apoiou este evento porque as drogas é um problema que atinge a todos e é necessário que haja mais ações no combate às mesmas, visto que estão destruindo, principalmente, famílias e jovens não só da nossa cidade, mas também de todo o mundo.
Fonte: http://guardamunicipaldetapiramuta-ba.blogspot.com/2011/11/caminhada-contra-as-drogas-pelas-ruas.html

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GCM DE SERRINHA ENCONTRA MULHER COM DESTURBIO MENTAIS QUE ESTAVA DESAPARECIDA DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO



Aconteceu no ultimo dia 16/11/2011, onde Guarda Civil Municipal de Serrinha - BA encontrou uma mulher que sofre disturbio mental e que estava desaparecida, a mulher conhecida por Eliana, estava nas aproximidades do posto Guanabara BR 116 Norte, quando populares acionaram a GCM e o Caps, já que ela aparentava problemas mentais. A mesma foi levada ao Caps II na tentativa de ser reconhecida e em seguida para o Hospital Municipal de Serrinha onde permaneceu após ser medicada. Com o trabalho em conjunto da GCM do Caps e a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi possivel localizar  o endereço já que ela nos informou o nome da possivel cidade onde morava. Ao contactar Caps da cidade de São Sebastião-Ba, foi localizado todo seu historico já que ela era paciente daquela unidade. Segundo informações a Eliana estava desaparecida a alguns dias e teriam ido até mesmo ao programa do Se Liga Bocão na tentativa de encontra-la.
Eliana de Santana foi devolvida a sua familia na noite desta quinta-feira e levada a sua cidade.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ITAMBÉ PARTICIPARÁ DE CURSO DE RECICLAGEM ARMAMENTO E TIRO

 
A Guarda Civil Municipal de Itambé - BA, participará de um curso de reciclagem ministrado por Drº Rubens F. da Silva: Graduado em Teologia- Faculdade Internacional de Teólogos e Doutores- Ituberaba/MG, Gestor em Segurança Pública, Instrutor de Tiro pela AFITEV, Instrutor de Transito em Técnicas Veiculares (Teoria e Prática), Credenciado pelo DETRAN/SP para manobras de (DD e DE), GM 1ª Classe de Jundiaí-SP desde 1991. Consultor e Instrutor do IPECS, atualmente lotado na Corregedoria Geral/SIAP (Gestor de Convênio junto a Policia Federal) pela Guarda Municipal de Jundiaí/SP.

Os ensinamentos serão utilizados por Guardas recém admitidos até os mais experientes. “Essa é uma reciclagem para os mais experientes e uma preparação para aqueles que acabam de ingressar na guarda.
A abertura do curso será no próximo sábado (26/11/2011), a partir das 08hs, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
 
Será realizado exame psicológico com a Psicóloga Sônia e a parte teórica (Armamento) com o Drº Rubens F. da Silva, nos dias 28/11 e 29/11.

Dias 30/11 e 01/12 aulas práticas no Stand de Tiro, em Itapetinga, com o Instrutor credenciado pela PF Jaci Cardoso.

Dia 02/12 Solenidade de Encerramento com entrega de Certificados.

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPARICA GARANTE SEGURANÇA DOS PARTICIPANTES DO 6º PASSEIO DE AMIGOS MOTOCICLISTAS






A Guarda Municipal de Itaparica – BA esta sempre pronta quando solicitada para atender as necessidades do município no de Itaparica, assim sendo foi novamente solicitada para mais um grande evento onde no dia 20 de novembro de 2011 a Guarda mais uma vez se fez presente em mais uma importante ação apoiando e dando segurança e tranqüilidade aos participantes do evento 6º Passeio dos Amigos Motociclistas da Ilha de Itaparica – BA, ajudando também na orientação e organização do trânsito local prevenindo a ocorrência de acidentes por todos os participantes do eventos e colaboradores, e assim preservando a integridade física dos participantes do evento que teve a participação de mais de 300 motociclistas da região.           

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR RECEBE CAPACITAÇÃO PARA USAR A ARMA TASER PELA FORÇA NACIONAL




Trezentos e setenta e cinco Guardas Municipais de Salvador - GMS participam do dia 7 a 11 de novembro de 2011 do Curso de Operador de Taser, realizado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, na avenida da França – Comércio. As aulas ministradas por membros da Força Nacional de Segurança estão divididas em dois períodos: manhã, com aulas teóricas; e tarde, com aulas práticas. A cada dia, 75 Guardas recebem as instruções do curso que teve o encerramento marcado na esta sexta-feira (11/11). De acordo com Olívia Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Corregedoria – GDCOR da Guarda Municipal, o treinamento é mais uma atividade de preparação continuada na formação do Guarda Municipal. “Nós estamos felizes por contar com pessoas qualificadas para passar conhecimentos para nosso efetivo”, ressalta. Nas aulas, os agentes recebem orientação e desenvolvem o manuseio, montagem, desmontagem, manutenção, aplicação correta e outros procedimentos operacionais para o uso da Taser (arma de baixa letalidade). De acordo com o Capitão Daniel Pires, instrutor designado pela Força Nacional para instruir os Guardas de Salvador, a Taser é uma arma de menor potencial ofensivo e que deve ser usada quando o infrator da lei põe em risco a vida do agente de segurança. “Neste caso, é preciso o uso diferencial da força”, disse. Capitão Daniel acrescenta que em Diadema – SP, quinze dias após o curso, um homem tentou agredir um Guarda e, ao perceber que o GM estava portando uma Taser, se rendeu. A Taser é uma arma que, ao ser acionada, lança através de descarga elétrica dois dardos que atingem e imobilizam o alvo numa distância de até 10m. As ondas emitidas pela Taser atuam diretamente no sistema nervoso (sensorial e motor) ao simular impulsos emitidos pelo cérebro que incapacitam a pessoa por tempo determinado, impedindo sua reação. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, ressalta que a qualificação dos Guardas de Salvador trata-se de mais uma ação visando a Copa de 2014. “Queremos uma Guarda mais atuante, preparada para o trabalho diário na cidade e para grandes eventos também”, encerra.

Fonte: ASCOM / SUSPREV

GRUPAMENTO DE RONDA ESCOLAR E PATRIMÔNIAL GARANTE TRANQUILIDADE NAS ESCOLAS E PATRIMÔNIOS PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA - BA




 A Guarda Municipal de Itaparica - BA implantou com sucesso no dia 23 de maio de 2011 o programa ronda escolar, com o Grupamento de Ronda Escolar e Patrimônio em todas as escolas do município, que obtendo sucesso em suas ações cotidianas. 
Suas atuações diárias  estão evitando ações danosas dentro e fora da unidade efetuando rondas nos períodos diurnos e noturnos em todas as unidades do Município de Itaparica, sendo vista com sucesso pelos professores e diretores escolares, assim como pais e alunos, que após a implantação deste grupamento informa que não ocorreram mais nenhuma irregularidade, tendo o agradecimento tanto da comunidade como das unidades que são visitadas pela ronda e de suma importância pôs tem afastado a presença de que não e bem vindo no perímetro das escolas deixando assim mas seguros tanto os alunos quanto os funcionários que mão serão perturbados por pessoas que mão são bem vindos dentro e fora das unidades escolares. Isso é a Guarda Municipal de Itaparica – BA agindo em pró de seus cidadãos mostrando que a guarda de fato pode contribuir para segurança pública em seus municípios.